Lição 4 | 17 a 23 de abril |
A água da vida |
Sábado à tarde | Ano Bíblico: 1Rs 15, 16 |
Verso para Memorizar: "Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" (Jo 4:14) |
Leituras da semana: Gn 2:10; Is 40:31; Mt 9:2-7, Jo 4:1-26; 9:1-11; Rm 6:1-6
É surpreendente como nosso juízo pode nos enganar. A Terra está girando em seu eixo a aproximadamente 1.600 quilômetros por hora, enquanto traça sua órbita em torno do Sol a quase 30 quilômetros por segundo. Mas, apesar de todo esse movimento, ela nos parece perfeitamente imóvel. Enquanto isso, coisas como mesas, cadeiras, pedras e pessoas (matéria, basicamente) – por mais sólidas que pareçam ao nosso juízo – são principalmente espaço vazio. A qualquer momento, bilhões de partículas subatômicas do Sol estão atravessando nosso corpo, mas não sentimos nem vemos nenhuma delas. E, apesar de todas as aparências externas, o corpo humano é feito principalmente de água. Água? Sim, somos seres verdadeiramente aquáticos, no sentido de que nosso corpo é formado de cerca de 60 por cento de água. O cérebro, creia nisso ou não, é mais ou menos 85 por cento água. Até os ossos mais duros são cerca de 10 a 15 por cento de água.
Cheia de maravilha e mistério, a água é fundamental para toda vida física. Sem ela, não poderíamos existir. Nesta semana, vamos examinar tanto os aspectos espirituais como físicos desse líquido verdadeiramente essencial.
Prévia da semana: Deus é a fonte da água física e espiritual, essencial para toda vida.
Domingo | Ano Bíblico: 1Rs 17–19 |
A água viva
1. A que tipos diferentes de água Jesus Se referiu no encontro com a mulher samaritana? Jo 4:1-26. Que mensagem existe nessa história para nós hoje?
Jesus encontrou uma mulher em Samaria que fora tirar água no poço de Jacó. Ele lhe pediu um pouco de água. Na conversa que se seguiu, Ele disse que poderia lhe dar a água que tiraria sua sede para sempre e Se referiu a Si mesmo como a "Água Viva". Esse conceito inclui Sua capacidade de satisfazer às necessidades de paz, alegria, libertação da culpa, perdão e senso de unidade com Deus. Os cristãos encontram essa solução em Jesus Cristo.
É maravilhoso que Ele tenha oferecido a todos nós a oportunidade de ir e nos unir a Ele em serviço. Seu oferecimento é válido ainda hoje, pois Ele nunca muda. Muitos tiveram suas inquietudes, inseguranças e senso de futilidade transformados ao participarem de Sua compaixão, amor e aceitação.
Deus prometeu abundância da água espiritual, se a buscarmos. Em Apocalipse 22:17, Ele nos convida a todos a beber de graça da água da vida. Podemos experimentar a plenitude do Espírito Santo em nossa vida quando estamos perto de Jesus Cristo, o manancial da vida. Em Seu amor, Ele convida a todos a beber gratuitamente da água da vida (Jo 4:13, 14). Seu convite para receber para sempre essa água viva é estendido a todos nós.
Assim como Deus forneceu água da pedra aos filhos de Israel, também Jesus fornece a nós hoje essa água da vida (1Co 10:1-4).
Não importa quem somos, não importa qual tenha sido nosso passado, não importa quais tenham sido nossos erros e até mesmo não importa qual seja nossa situação presente, a oferta dessa água viva é para nós. Somos convidados a beber dela livremente. Ela é oferecida a nós pela graça de Cristo.
Sem dúvida, Jesus oferece essa água viva a todos nós. Qual tem sido sua experiência com essa água? Como você conheceu por si mesmo os benefícios e promessas que se encontram nela? Você está tomando livremente dessa água, ou está se mantendo um pouco atrás? Se for o último caso, pergunte a si mesmo por quê. Por "ganhos" imediatos? Comparando com a promessa oferecida por Jesus, qual é a vantagem? |
Segunda | Ano Bíblico: 1Rs 20, 21 |
As águas do batismo
Leia Atos 8:35-39. Nesta passagem, Filipe pregou as Escrituras ao eunuco, contando-lhe as boas-novas de Jesus. O eunuco aceitou Jesus Cristo como Filho de Deus. Quando eles viram água, ele perguntou a Filipe: "Que impede que seja eu batizado?" Então, ele foi batizado por Filipe, e saiu com alegria.
Não existe milagre na água em si; ela é símbolo de purificação. É o dom do Espírito que transforma a vida. O batismo é uma proclamação exterior da aceitação de Jesus. Leia João 3:5-8. Jesus disse a Nicodemos que "quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus".
2. Que acontece simbolicamente quando alguém é batizado por imersão? Rm 6:1-6
A conversão genuína, simbolizada pelo batismo por imersão, significa a purificação da vida da pessoa. O Novo Testamento menciona muitas vezes o batismo por imersão, enfatizando a importância dessa cerimônia em nossa experiência cristã.
"Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo" (At 2:38, NVI).
Quando somos salvos, somos batizados espiritualmente em Cristo (Gl 3:26, 27) e recebidos em Seu corpo, a igreja (1Co 12:13). No simbolismo bíblico, o batismo pela água representa a purificação interior (Ef 5:25, 26), o renascimento espiritual (Jo 3:5), ambos temas centrais da salvação.
Muitos consideram o batismo como algo certo, mas, para muitos no mundo, o ato exige imensa coragem. Em alguns países, o batismo pode levar ao isolamento do cônjuge, da família e da comunidade, ao encarceramento ou até a morte.
Entre as últimas palavras registradas de Jesus na Terra estão estas: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc 16:16). Pense nisso um momento: o último chamado de Jesus é para crer nEle, o que inclui o chamado para ser batizado. Se Ele considera assim, não podemos negligenciar seu significado.
Leia novamente Romanos 6:1-6. Como você experimentou a realidade das palavras de Paulo? Como sua "novidade de vida" em Cristo o transformou? De que você foi poupado? Em que áreas você ainda precisa de maior mudança? Como você pode cooperar melhor com o Senhor, que Se oferece para lavar seus pecados? |
Terça | Ano Bíblico: 1Rs 22; 2Rs 1 |
Usos da água
3. Gênesis 2:10 revela que na Terra do Éden, mesmo antes do pecado, havia água para as criaturas de Deus. O que está implícito nesse fato?
Como criaturas, todos nós precisamos de ar, água e alimento para preservar a existência (Gn 1:29). Na descrição do Éden, além da presença de um belo jardim, também havia um rio que se dividia em quatro braços: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Deus proveu água para preservar a vida de Suas criaturas.
Todos nós precisamos de água a fim de sobreviver. De fato, cada célula, tecido e órgão do corpo precisa de água para funcionar. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, transporta nutrientes e oxigênio para as células, remove os dejetos, evita a constipação, umedece os tecidos, protege de choques as articulações e mantém o sangue fluindo ao longo do corpo. Precisamos beber mais água do que a sede requer. Muitos líquidos, como água, leite e sucos de frutas e de vegetais, contribuem para hidratar; porém, paradoxalmente, as bebidas alcoólicas e cafeinadas podem aumentar a perda de fluidos, o que pode ser prejudicial.
Água pura é melhor que muitas outras bebidas. Comece o dia com um ou dois copos de água e continue bebendo água entre as refeições para manter-se bem hidratado.
A água tem também outras funções para a saúde. Lavar as mãos pode reduzir a transmissão de muitos agentes infecciosos de pessoa para pessoa. Uma grande porcentagem de doenças infecciosas seria eliminada mediante a lavagem das mãos, especialmente antes de comer. O banho diário remove a sujeira acumulada, o que também pode evitar doenças.
4. Como a água estava relacionada com as cerimônias de purificação do Antigo Testamento? Lv 11:40; 13:6, 34, 53, 54; 15:3-13. Que lição existe nesse fato?
Tem havido muito debate entre os eruditos quanto ao propósito por trás dessas cerimônias de purificação no Antigo Testamento. Muitos acham que eram puramente ritualísticas, sem qualquer aspecto de saúde envolvido. E embora, em alguns casos, esse ponto pareça mais óbvio que em outros (como quando os sacerdotes tinham que lavar as mãos e os pés antes de entrar no tabernáculo [veja Êx 30:20, 21]), pelo que sabemos hoje sobre os germes e a limpeza, o Senhor pode ter instituído essas coisas também por motivos de saúde, ainda que os israelitas não tivessem nenhuma ideia da teoria dos germes e semelhantes.
Sejam quais forem os fatos, hoje sabemos que o uso da água para nos manter limpos nos dá maravilhosos benefícios de saúde.
Quarta | Ano Bíblico: 2Rs 2, 3 |
O poder da água
Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" (Is 40:31).
5. Medite nesse texto. Que promessa você pode tirar dele para si mesmo? Como você pode aplicá-lo à sua experiência?
Uma experiência histórica ministrada pelo Dr. Pitts, da Universidade Harvard, colocou atletas – caminhando em uma esteira a 5,5 quilômetros por hora em um ambiente quente – para consumir tanta água quanto perdessem pela transpiração. No fim da experiência, os atletas sentiam que podiam continuar a caminhar – sete horas mais tarde! (G.C. Pitts, R.E. Johnson, F.C. Conzolazio, "Work in the Heat as Affected by Intake of Water, Salt, and Glucose" American Journal of Physiology 142:253, 1944). Em outro dia, os mesmos atletas, privados de água durante a experiência, chegaram ao ponto da exaustão dentro três horas e meia.
A mensagem é clara. A água pode dar poder e energia, especialmente quando estamos fazendo trabalho vigoroso. Em contraste, o consumo inadequado de água pode resultar em desidratação, que leva a cansaço e esgotamento muito mais depressa do que se bebêssemos água suficiente. Igualmente, água insuficiente pode prejudicar as funções vitais. Embora possam entrar em ação mecanismos compensatórios, a deficiência crônica de água levará à má saúde.
É possível que o consumo adequado de fluido limite alguns sintomas como enxaquecas, reduzindo assim a necessidade de medicamento contra enxaqueca, que pode provocar efeitos colaterais, especialmente se usado com frequência. Como a maioria dos atletas sabe, durante o exercício prolongado e intenso, a necessidade de água aumenta significativamente.
Mas deve-se lembrar de que é possível beber água demais, resultando em intoxicação por água. A quantidade apropriada de consumo de água depende de múltiplos fatores, como temperatura, tamanho do corpo e função renal, mas deve ser suficiente para produzir urina clara em circunstâncias normais. Na maioria dos casos, as pessoas devem fazer o esforço de beber no mínimo de seis a oito copos (pelo menos 250 ml por copo) de água por dia, e mais quando faz trabalho pesado em ambiente quente.
Quanta água você está bebendo cada dia? Tome a decisão consciente de registrar quanta água você está bebendo, e se não estiver tomando o suficiente, o que o está impedindo de voltar a fazer algo tão simples e que lhe traz tantos benefícios? |
Quinta | Ano Bíblico: 2Rs 4, 5 |
Água como terapia
Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo" (Jo 9:11).
6. Compare a história da cura do cego de nascença por Jesus, em João 9:1-11, com algumas outras curas. Veja, por exemplo, Mt 8:8-13; 9:2-7; Lc 8:46, 47. Que possível significado pode ser encontrado nessa diferença?
É essencial que a água usada tanto interna quanto externamente seja limpa. Muitos têm dificuldade de acesso à água pura, limpa. A água tirada de fontes contaminadas exige algum tratamento por substâncias químicas ou fervura a fim de torná-la segura para o consumo e uso doméstico.
A água usada exteriormente é tão benéfica quanto a usada internamente. Ela pode ser usada exteriormente em tratamentos conhecidos como hidroterapia. O uso inteligente, cuidadoso, de toalhas úmidas quentes e frias nesse processo de hidroterapia pode trazer alívio a várias enfermidades. Deve-se usar extrema precaução em casos de má circulação, pessoas com diabetes ou enfermidades neurológicas. Pode ser muito vantajoso obter treinamento apropriado sobre o uso de hidroterapia.
"Muitos há... que nunca aprenderam por experiência os benéficos efeitos do devido uso da água, têm medo dela. Os tratamentos hidroterápicos não são apreciados como deveriam ser, e aplicá-los bem requer trabalho que muitos não estão dispostos a realizar. Mas ninguém se devia sentir desculpado de ignorância ou indiferença neste assunto. Há muitas maneiras de aplicar a água para aliviar o sofrimento e combater a doença. Todos devem se tornar entendidos no seu emprego, nos simples tratamentos domésticos. As mães, especialmente, devem saber tratar de sua família, tanto na saúde como na enfermidade" (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 237).
Quão consciencioso você é com os hábitos de saúde em geral? Isto é, como você poderia cuidar melhor de si mesmo? Por que esperar até que os maus hábitos o deixem doente? Como seria melhor começar seguindo os bons princípios de saúde agora e evitar a doença em vez de passar pelo incômodo de buscar a cura! |
Sexta | Ano Bíblico: 2Rs 6–8 |
Estudo adicional
Leia, de Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 419, 420: "Bebidas"; Conselhos Sobre Saúde, p. 104: "Banhos Frequentes".
Os que tratam os doentes devem avançar em sua importante obra, com forte confiança em Deus de que Suas bênçãos acompanhem os meios por Ele graciosamente providos, e para os quais em misericórdia nos chamou a atenção como um povo, isto é, o ar puro, o asseio, o saudável regime alimentar, os devidos períodos de trabalho e de repouso e o emprego da água" (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 303).
"Naquela manhã, o sacerdote havia realizado a cerimônia que comemorava o ferir da rocha no deserto. Essa rocha era um símbolo daquele que, por Sua morte, havia de fazer com que brotassem vivas correntes de salvação para todos os sedentos. As palavras de Cristo eram a água da vida. Ali, em presença da multidão reunida, Ele Se pôs à tarde para ser ferido, a fim de que água da vida pudesse brotar para o mundo. Ferindo a Cristo, Satanás pensava destruir o Príncipe da vida; mas da rocha ferida correu água viva. Ao falar Jesus assim ao povo, o coração deste pulsou com estranho respeito, e muitos estavam dispostos a exclamar, como a mulher de Samaria: 'Dá-me dessa água, para que não mais tenha sede'" (Jo 4:15; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 454).