segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vaticano: celibato não é a causa de casos de pedofilia

Vaticano: celibato não é a causa de casos de pedofilia

O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção dos Cristãos, cardeal Walter Kasper, disse ontem que o celibato não está relacionado aos casos de pedofilia na Igreja Católica revelados nas últimas semanas. "Não é um dogma, mas uma velha tradição, e não é necessário revisar essa legislação." A onda de escândalos de menores abusados por sacerdotes já atingiu Irlanda, Holanda, Áustria, Alemanha, Suíça e EUA.

Fonte: Folha de São Paulo, 30 de março de 2010.

Várias organizações laicas católicas, entre elas o movimento internacional "Somos Igreja", além de associações de ex-padres casados, solicitam há muitos anos o fim da tradição.

Desde o início, no século IV, a Igreja Católica institucionalizou a castidade e o celibato com uma ordem do Papa, ou seja, humana. Por este motivo, outras igrejas cristãs não praticam a abstinência sexual e o celibato.

Fonte: Terra

NOTA: Novamente o grande problema da Igreja Católica - colocar a Tradição acima da autoridade bíblica: "E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo. Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado" (1Co 7:8 e 9).