Sábado, 5/6/2010 - › INTRODUÇÃO "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade". – Lm 3:21-23. A professora de Donald Culross Peattie, disse uma verdade muito importante: "O maior bem da vida é o poder de crescer". O otimista de visão que ama a vida, não se recolhe em si mesmo e com lamúrias e tristezas lamenta a sua má sorte. Pelo contrário, seu semblante irradia felicidade e esperança e reflete juventude. Correto está também William Makepeace Thackeray ao dizer: "O mundo é um espelho e devolve a todo homem o reflexo de seu próprio rosto". É verdade, quando andamos com o semblante fechado, todos nos olham da mesma maneira; mas quando comunicamos um olhar de otimismo e alegria, o mundo em torno de nós também passa a sorrir. Basta olhar em torno de nós, apesar da influência devastadora do pecado, para descobrir a importante lei que rege toda a natureza animada, a lei do crescimento, da esperança, do otimismo, da alegria. Deus, que dotou todas as suas criaturas de vida quer vê-las crescer: semente e ovo, botão e árvore, animal e humanidade. Como filhos de Deus, temos um forte apelo para viver com otimismo e felicidade – a bendita esperança da restauração de todas as coisas ao seu primeiro estado edênico. Por esta razão, Paulo infunde ânimo: "Regozijai-vos na esperança". – Rm 12:12 – Almeida Revista e Atualizada. Por outro lado, Paulo faz uma declaração que nos deve fazer refletir com profunda ponderação quando estamos por demais centralizados e preocupados naquilo que este mundo de pecado nos oferece: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens". – 1Co 15:19 – Almeida Revista e Atualizada. Pense: "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente". – Sl 16:11 – Almeida Revista e Atualizada.
Desafio: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos". – Fp 4:4 – Almeida Revista e Atualizada.
Domingo, 6/6/2010 - › DEPRESSÃO E DESESPERO Vivemos em dias em que muitos sofrem abalos em sua saúde mental. Onde estariam as origens desse problema que cada vez mais castiga um número maior de pessoas? O problema em verdade não é um mal de nossos dias; mas está em onda crescente. O profeta Jeremias chama a atenção para a origem do problema: "Caiu a coroa de nossa cabeça. Ai de nós, porque pecamos! Eis porque nosso coração está doente, eis porque se escurecem nossos olhos". - Lm 5:16 e 17 – Bíblia de Jerusalém. "Nosso coração está doente", dominado pela ansiedade, angústia e depressão. "Escureceram nossos olhos", porque a esperança apagou-se; não há expectativa do amanhã; não há futuro. São os sentimentos do depressivo
A origem do problema está no afastamento da única fonte que pode preservar nosso equilíbrio emocional, num mundo dominado pelo Malfeitor e autor do pecado. "Satanás é o originador da doença; e o médico luta contra sua obra e poder. Prevalece por toda parte a enfermidade mental...". – Mente, Caráter e Personalidade, pág. 12. A questão fundamental precisa ser compreendida: Nem sempre o problema está em nosso pecado, mas está no pecado. "Satanás é o originador da doença... Prevalece por toda parte a enfermidade mental". Vivemos em um mundo sob as conseqüências do pecado. Podemos contribuir para a doença quando desobedecemos às leis que regem nosso organismo. Deus, advertindo o povo de Israel se ele se afastasse dEle, declarou que sofreriam males em conseqüência de seus atos, e entre eles sofreriam de "loucura, cegueira e confusão mental". - Dt 28:28 – Nova Versão Internacional. Qual o medicamento recomendado naqueles idos para situações como estas? "Ó minha alma, confie no Deus Eterno, pois ele tem sido bom para mim". – Sl 116:7 – Bíblia na Linguagem de Hoje.
Pense: "Teu mal é incurável... por que gritas por motivo da tua ferida? Tua dor é incurável. Por causa da grandeza da tua maldade, e multidão dos teus pecados... Porque te restaurarei a saúde, e curarei as tuas chagas, diz o Senhor". - Jr 30:12, 15 e 17. – Almeida Revista e Atualizada. Desafio: "O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz. Sobre aqueles que habitavam a terra da sombra, uma luz resplandeceu. Multiplicaste a sua alegria, aumentaste o seu júbilo. Eles rejubilaram diante de ti como na alegria da colheita, como a gente se alegra na repartição do despojo". – Is 9:1 e 2. – Tradução Ecumênica da Bíblia.
Segunda-Feira, 7/6/2010 - › OS CUIDADOS DESTA VIDA Aqui reside a nossa participação e responsabilidade para manter a mente sob equilíbrio e saudável. Quando nos envolvemos em ambições doidas e corremos em busca de nossa segurança por nós mesmos, passamos a transgredir as leis de nosso sistema racional e emocional, e colhemos os resultados inevitáveis dessa prática. "Volta minha alma"; a esperança centraliza-se no poder protetor, provedor e restaurador de Deus. Quando o ser humano se coloca em harmonia com seu Criador, ele encontra a harmonia de espírito. A paz de espírito é um dom de Deus. "Esse sentimento de culpa tem de ser deposto aos pés da cruz do Calvário. O senso de pecaminosidade envenenou as fontes da vida e da felicidade. Agora Jesus diz: `Depõe tudo sobre Mim. Eu levarei teu pecado. Dar-te-ei paz. Não destruas por mais tempo teu respeito próprio, pois Eu te comprei com o preço do Meu próprio sangue. Tu és Meu, tua vontade enfraquecida Eu fortalecerei; teu remorso pelo pecado Eu removerei". – Mente, Caráter e Personalidade, pág. 451 O profeta Isaias também orienta na mesma direção: "Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança a vossa força, mas não o quisestes". - Is 30:15 - Almeida Revista e Atualizada. A fé, a confiança no Deus pessoal, que tem interesse e cuidado por seus filhos é o remédio mais eficiente no combate as enfermidades que costumam se abater sobre a mente.
Pense: "O amor difundido por Cristo por todo o ser, é um poder vitalizante. Todo órgão vital - o cérebro, o coração, os nervos - esse amor toca, transmitindo cura. Por ele são despertadas para a atividade as mais altas energias do ser. Liberta a alma da culpa e da dor, da ansiedade e do cuidado que consomem as forças vitais. Vêm com ele serenidade e compostura. Implanta na alma uma alegria que coisa alguma terrestre pode destruir - a alegria do Espírito Santo - alegria que comunica saúde e vida". – Mente, Caráter e Personalidade, pág. 452. Desafio: "Então desfaçam-se dessa velha natureza má - o velho "eu " que era parceiro nos seus maus caminhos - completamente apodrecida, cheia de imoralidade e engano. Agora as suas atitudes e os seus pensamentos, tudo deve estar constantemente mudando para melhor. Sim, vocês devem ser uma pessoa nova e diferente, santa e boa. Vista-se desta nova natureza". - Ef 5:22-25 – Bíblia Viva.
Terça-Feira, 8/6/2010 - › SEJA SEMPRE ALEGRE Para os filipenses Paulo escreveu: "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!" A alegria precisa tornar-se uma constante na vida do filho de Deus. A nossa vida neste mundo é breve, mas temos uma grande esperança. Paulo é enfático: "Alegrem-se na esperança". - Rm 12:12 – Nova Versão Internacional. O filho de Deus que possui esta esperança, mesmo não participando dos prazeres efêmeros e ilusórios deste mundo, é um homem ou mulher feliz, e irradia uma atmosfera contagiante de felicidade. Todos percebem que possui algo de valor extraordinário. A vida do verdadeiro filho de Deus, em cujo coração reside a esperança da glória - Cristo Jesus - será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas; sempre oferecendo abrigo aos cansados viajores sob a sombra de seu verdor; sempre florindo, sempre frutificando, sempre exalando o suave e balsâmico aroma do amor de Cristo. Ele é uma constante bênção e motivo de inspiração para o seu semelhante. Terá sempre um cântico de louvor, gratidão e alegria nos lábios. Edith Wharton legou esta jóia para a posteridade: "Eu nasço contente todas as manhãs". Aquele que vive a esperança em Cristo, precisa despertar feliz cada manhã.
Como estamos nós vivendo a alegria da esperança de eternidade? Ela ainda faz vibrar o nosso coração? Ou estará se estiolando ao longo da jornada? Se a alegria da esperança em Cristo, que deve contagiar todas as outras alegrias, está enfraquecida, oremos como Davi: "Devolve-me a alegria da tua salvação". – Sl 51:12 –Nova Versão Internacional.
Pense: "Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!" – 1Jo 3:1 – Nova Versão Internacional. Desafio: "Que diremos, pois, diante desta coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" - Rm 8:31 – Nova Versão Internacional.
Quarta-Feira, 9/6/2010 - › RISO E CURA Em seus provérbios o sábio Salomão declarou: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos". – Pv 17:22 – Almeida Revista e Atualizada.
Este conceito está sendo colocado em prática no tratamento de muitos doentes e tem comprovado a sua eficácia. O riso, a alegria ativa a endorfina, uma substância do cérebro que tem a capacidade de aliviar a dor e promover um estado de bem-estar. Logo, se a alegria é um bom remédio para quem luta com a enfermidade, deve ser melhor preventivo para quem está bem de saúde. Como não custa nada, pode ser usado em abundância. Viva alegre e promova a alegria dos outros, assim estará usando o medicamento em dupla dose. Mas de acordo com Paulo, aceitar uma enfermidade física e viver com intensidade a esperança da salvação, é um remédio mais poderoso. "Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois quando sou fraco é que sou forte". – 2Co 12:9 e 10 – Nova Versão Internacional. Com a certeza desse poderoso agente de cura à disposição, não admira que Davi, sob o peso de sua culpa, sofrendo o poder destruidor da doença espiritual do pecado, suplicasse a Deus: "Devolve-me a alegria da tua salvação". – Sl 51:12 – Nova Versão Internacional. "O choro a que Se (Jesus) refere, não consiste em melancolia e lamentação. Ao passo que nos afligimos por causa do pecado, cumpre-nos regozijar-nos no precioso privilégio de ser filhos de Deus". – Desejado de Todas as Nações, pág. 300. Pense: "Todos os dias do aflito são maus, mas a alegria do coração é banquete contínuo". - Pv 15:15 – Almeida Revista e Atualizada.
Desafio: "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se". – Fp 4:4 - Nova Versão Internacional.
Quinta-Feira, 10/6/2010 - › UM CORAÇÃO ALEGRE – OTIMISMO PRÁTICO! Certamente um dos grandes motivos que impulsionam o otimista é a sua confiança em Deus, como Aquele que dele cuida e o guia com segurança. "Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia". – Is 26:2 – Nova Versão Internacional. As orientações de Deus na Escritura apresentam muitas maneiras de viver um espírito de otimismo prático. O otimista olha a vida como algo a ser desfrutado em todo o seu potencial.
"A alegria faz bem à saúde, estar sempre triste é morrer aos poucos". - Pv 17:22 – Bíblia na Linguagem de Hoje. Por que viver carregado de angústia que vai matando devagar, quando é tão fácil desfrutar vida feliz? Precisamos aprender a viver de modo otimista.
Avaliemos com atenção esta mensagem do salmista: "O Deus Eterno fica muito triste quando morre alguém de seu povo". – Sl 116:15 – Bíblia na Linguagem de Hoje. Deus não tem prazer na morte de seus filhos. Deus também não tem prazer que vivamos como se estivéssemos morrendo aos poucos. Que mensagem preciosa e maravilhosa. Não poderia ser diferente, pois Ele nos criou para viver vida abundante. Ele é nosso Pai. Para desfrutar a vida, Ele quer que apreendamos e desenvolvamos o espírito de otimismo agradecido. "Um olhar amigo alegra o coração; uma boa notícia faz a gente sentir-se bem". - Pv 15:30. – Bíblia na Linguagem de Hoje.
Um olhar, que mensagem ele transmite? Se é um olhar triste, desanimado, ele vai fazer adoecer; mas se é um olhar otimista, amoroso, vai transmitir saúde e vida. Pense: "Tenho-lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa". – Jo 15:11 – Nova Versão Internacional.
Desafio: "Palavras agradáveis são como favo de mel, doces para alma, e medicina para o corpo". - Pv 16:24 – Almeida Revista e Atualizada.
Sexta-Feira, 11/6/2010 - › ESTUDO ADICIONAL O apóstolo Paulo escrevendo aos colossenses faz o apelo: "E sede agradecidos". – Cl 3:15
Junto com a alegria, a gratidão é outro poderoso remédio para combater as doenças mentais. Sede agradecidos, em tudo dai graças, porque Deus se agrada disto da parte de Seus filhos. Há muitas coisas pelas quais agradecer. O salmista coloca perante nós algumas razões para agradecer. "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome. Bendize, ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum só de Seus benefícios... de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia". - Sal. 103:1, 2 e 5. Agradecer com todo o nosso ser e não esquecer nenhuma só de Suas bênçãos. O espírito de gratidão conserva o vigor e a beleza da juventude.
Agradecer pela vida, agradecer pela esperança de salvação em Cristo Jesus, agradecer pela presença protetora dos anjos, agradecer pela liderança e orientação do Espírito Santo, agradecer pela família, agradecer pelos amigos e amizades, agradecer pelo sustento que Deus nos concede cada dia, agradecer pela saúde, agradecer pela alegria "Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa". - Jo 15:11 – Nova Versão Internacional. A alegria também é uma dádiva de Jesus. A verdadeira alegria tem motivos nobres e altruístas. Tem uma fonte eterna que jorra inesgotável e faz o filho de Deus transbordar de alegria real e permanente. Esta alegria é encontrada na dedicação a Jesus como Senhor de nossa vida. Pense: "E cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração". – Cl 3:16 – Nova Versão Internacional.
Desafio: "Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco". 1Ts 5:18 – Almeida Revista e Atualizada.
|
Conheça o autor |  | Pr. Albino Marks Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB. |
|