O livro do Apocalipse trata do tema da marca da besta com uma seriedade impressionante e, quando fala daqueles que a recebem, usa a linguagem mais forte e ameaçadora que poderíamos imaginar. Se você quer tirar as dúvidas, leia as três mensagens angélicas ( Apocalipse 14:6-12 ), especialmente a terceira. Segundo a revelação, os que receberem a marca da besta se perderão. O mais terrível é que a maioria das pessoas a receberá, a menos que saiba do que se trata e decida colocar-se ao lado de Deus, custe o que Custar.
Outro fato que se torna claro no Apocalipse, é que a humanidade se está dividindo rapidamente em dois grupos: aqueles que seguirão a besta e sua imagem e que receberão sua marca, e "os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus". Deus o ajude a estar entre estes últimos, pois eles receberão a vida eterna.
Sendo que este tema tem uma transcendência tão significativa para a vida eterna, oremos a Deus pedindo a unção do Espírito Santo a fim de que se cumpram as promessas feitas por nosso Senhor Jesus: "Mas o Consolador, a quem o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" ( São João 14:26 ). "Quando vier,... o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade" ( São João 16:13 ). "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" ( São João 8:32 ). "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" ( São João 8:36 ).
Sendo que o anticristo se coloca em lugar de Cristo e se opõe a Ele, é lógico supor que a marca, o selo ou sinal do anticristo seja oposta à de Cristo, ou uma substituição dela. Um estilo comparativo das diversas profecias bíblicas relativas ao anticristo reforça esta realidade. Temos um exemplo disto na profecia de Daniel 7 , onde o chifre pequeno, símbolo do anticristo, perseguiria durante "um tempo, dois tempos e metade dum tempo" ( Daniel 7:25 ). O Apocalipse declara que este período é igual a 42 meses ou 1.260 dias proféticos ( Apocalipse 12:4, 6; 11:2 e 3 ). Daniel fala do mesmo poder perseguidor que Apocalipse 13 , e nos ajuda a compreender em que consiste a marca da besta.