domingo, 1 de agosto de 2010

Lição 05 - Justificação e a Lei - Comentários de Gilson Nery

Lição 05. Terceiro trimestre. 24 a 31 / 07 / 2010

Comentários de Gilson Nery

Esc. Sabatina.

J u s t i f i c a ç ã o    e   l e i

 "E lembre-se: esta mensagem é para obedecer, e não apenas para ouvir. Portanto, não se enganem: pois se uma pessoa apenas ouvir e não obedecer, será como um homem que olha o seu próprio rosto num espelho. E logo que se afasta, ele não pode mais ver-se a si mesmo nem se lembrar de como é a sua aparência. Entretanto, se continuar olhando com firmeza na lei de Deus para homens livres, ele não só se lembrará dela, mas fará aquilo que ela diz, e Deus abençoará grandemente esse homem em tudo quanto fizer."  Tiago. 1:22-25. Bíblia Viva.

Sem Cristo e Sua Graça, toda a humanidade seria justiçada ( condenada ) pela lei de Deus; com Cristo e Sua Graça, toda a humanidade pode, se quiser, ser justificada e livre da condenação desta lei, para viver em harmonia com todos os mandamentos e preceitos de Deus; toda e qualquer fé ou crença que manifeste tendências para neutralizar ou anular a lei de Deus, é uma fé e crença segundo a carne e não segundo o Espírito. ( Rom. 8:7-8 ), assim sendo, qualquer fé ou crença que advogue tais tendências, são, segundo Rom. 8:7-8, desagradáveis a Deus, não podem agradar a Ele, e,  neste "pacote," estão todas as denominações cristãs que pregam que a lei de Deus foi abolida ou anulada e, isto é assim, porque a Palavra de Deus afirma que a verdadeira fé, longe de anular a lei, a estabelece, que é exatamente o contrario de abolir ou anular esta lei;  Rom. 3:31. A Bíblia é clara em afirmar que nenhuma condenação há  para os que estão em Cristo Jesus e define o que significa está em Cristo dizendo que estes são os que não andam segundo a carne, mas sim, segundo o Espírito ( Rom. 8:1 ) e, segundo os versos 7 e 8, andar segundo a carne é não está em harmonia com a lei de Deus, e , classifica os que estão em desarmonia com a lei de Deus como aqueles que não podem agradar a Deus. O homem, portanto, é justificado, perdoado e salvo da condenação da lei, exclusivamente por Cristo e Sua Graça mediante o dom da fé, para que possa está em harmonia com a lei de Deus, agradando a Deus como salvo obediente aos mandamentos da lei. A Bíblia diz que Cristo salva o Seu povo "dos" das suas transgressões da lei ( Mt. 1:21;I João 3:4 )e, não para que este povo continue a transgredir esta lei. Somos salvos sem as obras da lei para vivermos em harmonia com esta lei e assim, como diz Rom. 8:7 e 8, não mais desagradando a Deus seguindo a inclinação da carne a qual não é sujeita a lei de Deus. Viver segundo o Espírito, portanto, é viver em harmonia com a lei de Deus pelo poder da Graça de Cristo que liberta o homem da transgressão da lei para que viva livre da condenação desta lei.

Das funções das leis cerimoniais da lei moral dos dez mandamentos, em todas as épocas assim como em nossa época, assim como das leis de higiene, de saúde e mordomia.

A lei moral mostra ao homem o seu pecado ( transgressão ), ou seja, a sua enfermidade, ao passo que a lei cerimonial com todo o seu ritual alegórico do Santuário levítico, apresenta e identifica o Único e Todo Poderoso Médico que possui, Ele só, o medicamento para esta enfermidade da alma. Na pratica, a lei cerimonial com todo aquele ritual simbólico foi abolida na Cruz de Cristo, mas, quando bem analisada em seu significado escatológico de redenção no Cordeiro de Deus que haveria de vir e que já veio ao mundo, ela é, juntamente com as demais Escrituras da Bíblia Hebraica, a única que pode identificar o Verdadeiro Médico do corpo, da alma e do espírito e o Seu único bálsamo para o veneno mortal do pecado; note bem: A lei moral mostra a enfermidade da alma e cria a necessidade de Médico e cura, mas não identifica Este Médico e este antídoto para esta doença mortal do pecado, ao passo que a lei cerimonial identifica Este Maravilhoso Medido e o Seu medicamento para a nossa doença; estas são as diferenças fundamentais e de grande importância entre estas duas leis de origem divina.

É preciso conscientizar a todos que não existe e nunca existiu nenhuma espécie de lei que possa ou pudesse, justificar o transgressor, e, note bem: mesmo que fosse possível o pecador verdadeiramente arrependido e convertido pelo poder do Espírito santo, guardar fielmente e rigorosamente todos os requisitos de todas as leis de Deus, ESTA OBEDIÊNCIA NÃO JUSTIFICARIA AS SUAS TRANSGRESSÕES PASSADAS E, MESMO NESTA CONDIÇÃO DE OBEDIENTE, ELE ESTARIA CONDENADO E PERDIDO PARA SEMPRE, SEM O SANGUE DA ASPERSÃO DO SACRFICIO DE CRISTO E O SEU MINISTÉRIO SACERDOTAL NO SANTUÁRIO CELESTIAL  SERIA TUDO EM VÃO!  Costumamos dizer que somos justificados, perdoados e salvos pela fé sem as obras da lei, mas esta fé mencionada na Bíblia, nós a recebemos, também, como um dom de Deus e, neste caso, o que resta em nós de mérito? Nada, absolutamente nada; se dissermos, bem, nós aceitamos e, este nosso aceite é contado como mérito nesta questão, mas, em nosso estado e situação de pecado, podemos nós aceitar este dom desajudados? Não, não podemos; alguém dirá então: Onde fica, então o nosso livre arbítrio? O nosso livre arbítrio fica respeitado porque nós podemos interromper estas operações divinas em nossa vida a qualquer momento que quisermos, e, é exatamente o que a grande maioria faz e assim fica interrompido o processo da gestação da fé e de um novo nascimento e, a fé não se desenvolve, o novo nascimento não acontece ficando assim atrofiados todos os demais processos da nossa santificação; talvez não tenhamos livre arbítrio para escolher ser gerados de novo e nascer de novo, mas atemos livre arbítrio para interromper este processo gestatório do Espírito Santo em nós.

Justificação e a lei. Como vimos, é impossível encontrar no processo justificação e salvação, um lugar para a lei, mas este lugar está unicamente no que diz respeito ao processo demonstrativo e diagnóstico da doença da alma, do corpo e do espírito que, por sinal, é uma doença mortal incurável em todas as medicinas de origens humanas, é neste particular que entra a função da lei neste processo redentivo, isto é, ela mostra e diagnostica a enfermidade, esta é a função da lei moral dos dez mandamentos e demais preceitos correlatos, ao passo que, a lei cerimonial identificou durante milhares de anos, o Único e exclusivo Médico e o Seu antídoto para esta enfermidade terminal do pecado, nada mais além disso, e, isto significa que estaríamos fatalmente perdidos se dependêssemos da lei ou da nossa obediência a ela para sermos justificados, perdoados e salvos, mas, Deus proveu o Cordeiro, e, com o Seu precioso sangue, Sua morte, ressurreição, Sacerdócio e Sua fé, fomos justificados, perdoados e salvos.  Amém!

Verso para memorizar: Note o seguinte: Esta confirmação ou estabelecimento da lei de Deus mencionado neste texto, pode ter dois aspectos, ou seja, a lei moral dos dez mandamentos, as leis de higiene, de saúde e mordomia como estando em vigor para todos os crentes no Evangelho, e, a lei cerimonial, ritual e alegórica ensinada na Tora, que foram confirmadas na Cruz de Cristo em um sentido escatológico da vida e obras do Messias e Seu sacrifício expiatório na Cruz e Seu Santuário Celestial, nestes aspectos, toda a lei da Tora relacionadas com o cerimonialismo simbólico e profético a respeito do Messias vindouro, foi, também confirmada e estabelecida pela fé no Cordeiro de Deus; Confirmada e estabelecida porque, mesmo que tenham sido abolidas estas leis, elas ainda, quando bem analisadas e estudadas, apontam para o Cordeiro de Deus anunciado por estas leis, com a diferença de que a partir da Cruz de Cristo, elas anunciam O Messias Salvador do mundo, como um fato histórico e Sua obra de expiação do pecado, como um fato absolutamente CONSUMADO. Amém!

A lei moral dos dez mandamentos foi confirmada pela fé no sentido de sua imutabilidade eterna, imutabilidade esta confirmada pela morte de Cristo que teria sido desnecessária se esta lei pudesse ter sido abolida, e, o restante da Tora ( A lei em seu aspecto amplo como sugere a palavra lei na Bíblia ), foi confirmada pela fé que aceita que na Pessoa de Cristo Jesus, estas leis deixam de existir mas em todos os seus significados proféticos e alegóricos que apontavam para o Sei sacrifício expiatório na Cruz, ainda podemos ver as evidências que identificam o Salvador do mundo nestas leis, e, nestes aspectos a lei cerimonial também é confirmada pela fé porque somente através da fé é que é possível compreender e aceitar tais fatos a esta respeito; estou fazendo estas colocações para fique esclarecida a questão do significado amplo da palavra "lei" no conteúdo bíblico, tão questionado nas teologias cristãs e que não admitem restrição desta palavra, apenas para os dez mandamentos, mas a toda a Tora; Não me entendam mal por favor!

Parte de domingo. A lei confirmada.

A fé confirma as  leis e, as leis confirmam a fé.  

Perg. 01 – Em seu Espírito e Vida, a lei ou leis estabelecem a fé quando recebidas na alma como a Palavra Viva de Deus e a fé estabelece a lei.

Perg. 02 – Existe apenas uma dispensação, a dispensação da Graça para todas as épocas e lugares e para toda a humanidade.

Parte de segunda feira. Graça ou dívida.

Perg. 03 – A Graça concede o dom da fé a toda a humanidade independentemente de qualquer obra ou aceite da parte do homem, mas o homem pode, se quiser, bloquear este processo da gestação da fé e continuar em sua incredulidade e colhendo assim os frutos de sua decisão.

A humanidade tinha uma dívida "quase" impagável mesmo para o Próprio Deus, mas, a Graça Personificada em Cristo Jesus, o Deus Unigênito feito Homem, pagou  de forma absoluta esta divida e, neste aspecto, toda a humanidade foi colocada em situação de Graça e salvação, mesmo antes de sua existência. Ver. Apc. 13:8; I Pd. 1:18-20.

O processo divino de imputação, inclui imputar a justiça perfeita de Cristo, a Sua santidade, a Sua perfeição e a Sua nobreza como o Príncipe dos príncipes das Cortes Celestiais e, isso, mesmo antes de produzirmos alguma obra, e isto é processo exclusivamente divino para que possamos produzir as obras desta salvação.

Parte de terça feira. Promessa e lei.

Perg. 04 – Não esquecer que em seu Espírito e vida, cada mandamento da lei de Deus, seja lei moral ou cerimonial, é uma promessa de poder que recebida pela fé em Cristo, pode fazermos sábios e poderosos para a obediência da fé. Amém!

Parte de quarta feira. Lei e fé.

Perg. 05 – Note o seguinte: Sem fé é, em certo sentido, até possível que exista a salvação porque a salvação vem antes da fé, mas sem a Graça de Cristo é totalmente impossível que exista a salvação.

Perg. 06 – Antes que a fé viesse em nossa vida particular, existia operante a Graça de Cristo e, ao aceitarmos e cultivarmos este dom da fé que nos é concedida através da Graça, somos livres da condenação da lei, então notemos estes três estágios no processo da ação divina em nossa salvação: primeiro a Graça divina operante em nós mesmo antes que tivéssemos fé, nesta fase pode-se dizer que estávamos sob a condenação da lei e, isto é o que significam as palavras: "antes que viesse a fé;" do texto em estudo nesta lição; veio a fé em nossa vida e nesta fase é que podemos entender a expressão em Rom. 8:1 que afirma que não estamos mais debaixo da condenação da lei, não mais sob a lei mas debaixo da Graça que nos libertou da condenação e nos colocou em condições de obedecer esta lei. Todo o conteúdo do plano da redenção divino tem como objetivo salvar o homem da condenação da lei para que possa guardar esta lei; este plano não reconhece nenhuma obra humana, por menor que seja, que possa lhe conceder um átomo que seja, de mérito diante de Deus. Parece que lá na Galáxia estava se infiltrando o legalismo de um processo meritório da parte do homem em obedecer as leis de Deus; hoje existe ainda uma virose infecciosa de que a nossa fé, o nosso aceite, a nossa decisão, as nossas orações intercessorias, etc., nos concede algum mérito para a nossa salvação. Todos estes processos são dons divinos pelos quais nós podemos nos apoderar dos méritos de Cristo, de Sua fé do Seu poder para que possamos sermos salvos da condenação da lei para que possamos guardar esta lei e nos adaptarmos ao Céu onde reina a perfeita harmonia com a leis divinas.

Parte de quinta feira.  Lei e pecado.

Perg. 07 – Ninguém! Esta palavra exclui completamente e radicalmente a teologia que ensina que em algum tempo alguém tenha sido justificado ou salvo pelas obras da lei, a palavra ninguém exclui este conceito, fora com ele, portanto! Esta palavra associada a Heb. 9:15, refuta cabalmente e inapelavelmente, a teologia das duas dispensações, a da lei e obras e a da Graça e fé, o texto é claro quando usa a palavra ninguém e, Heb. 9:15 reforça esta verdade afirmando que o sacrifício de Cristo tem efeito retroativo e abrange, portanto toda a história da humanidade, antes e depois do Seu sacrifício na Cruz; todos os trilhões e trilhões de pecados de toda a humanidade foram pagos e consumados na Cruz de Cristo e, é, um desperdício astronômico sem medida, que a grande maioria desta humanidade venha a se perder eternamente, com todos os seus pecados pagos por este preço infinitamente tão alto.!

A lei não foi proclamada para provocar o pecado, mas, para evitá-lo e, este foi evitado na grande maioria e quase totalidade do Universo; a Graça foi proclamada para solucionar o problema do pecado e veio até nós independentemente da nossa fé ou obras de qualquer espécie, é esta Graça que gera em nós a fé através da qual somos justificados dos nossos pecados, santificados e, finalmente e muito em breve, glorificados. Amém!

O pecado. O pecado não se originou em nosso planeta e, talvez, nem mesmo em nossa Galáxia, ele foi importado pelos nossos primeiros pais, do mercador de pecados, o anjo rebelde ex-residente no Santuário Celestial, no terceiro Céu, este e seus parceiros foram os primeiros transgressores da lei de Deus, e, é por esta razão, entre outras, que teria que existir uma purificação no Santuário Celestial no fim do tempo do fim, mais precisamente, após o término dos 2300 dias anos de Dan. 8:14, e, em sua totalidade e mais amplamente falando, esta purificação somente se consumará, no término do milênio por vota do ano 3.000 d.C., aproximadamente, quando será eliminado de todos os recantos do Universo todo e qualquer vestígio do pecado ou suas conseqüências. Apenas os sinais no corpo de Cristo ficarão como memorial para a segurança do Universo. Ver Sl. 103:12;Ml.4:1 e Naum. 1:9.

Que pela Graça de Cristo possamos andar segundo o Espírito, livres da condenação da lei e revestidos da justiça do Salvador do mundo e Suas vestes da nobreza celestial e preparadíssimos para a glorificação. Amém!

Por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal.

E-mail gilnery@uol.com.br Tel.19-3651-1987.

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