quinta-feira, 30 de setembro de 2010
A Igreja Adventista e a política
Figuras dos Bastidores - Lição 01 - História e Histórias - (II Timóteo 3; II Samuel 12; Josué 3; Juízes 17)
Figuras dos Bastidores - Lição 01
História e Histórias
(II Timóteo 3; II Samuel 12; Josué 3; Juízes 17)
Introdução: Coloque-se no lugar de Deus. Imagine que você acabou de criar os seres humanos, e você quer dar a eles um tipo de manual do usuário. O que escreveria? Qual seria o teu objetivo principal ao escrever? Você lhes daria uma lista de regras? Contaria histórias sobre como viver? Contaria histórias acerca de si mesmo? Neste trimestre o nosso estudo são os personagens dos bastidores do Antigo Testamento. Eles fazem parte da história que Deus está nos contando acerca de como deveríamos viver. Nesta semana vamos considerar o objetivo geral das histórias de Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir mais!
I. Os Objetivos de Deus
A. Leia II Timóteo 3:16-17. O que você acha que quer dizer "inspirada por Deus"?
1. Sobre o que mais você pensa quando considera a inspiração {fôlego} de Deus? (Leia Gênesis 2:7 – Deus inspirou vida em Adão. Gênesis 1 relata Deus trazendo o mundo à existência através da fala. Claramente o poder de Deus está na Bíblia.)
2. O que II Timóteo 3:16-17 indica que são os objetivos de Deus ao comunicar-se conosco através da Bíblia? (Equipar-nos para a obra de Deus.)
a. De que equipamento nós precisamos? (Precisamos ser ensinados, repreendidos, corrigidos e instruídos.)
(1) Já considerou que ser repreendido e corrigido é bom para você? (Leia Provérbios 12:1. Se amamos a correção, amamos o conhecimento. Se odiamos a correção, somos estúpidos.)
B. Leia Hebreus 4:12. Que outro benefício valioso encontramos na palavra de Deus? (As Escrituras cortam através das coisas sem sentido na nossa vida e nos revelam nossos verdadeiros pensamentos e atitudes.)
C. Leia II Samuel 12:1-4. O que você acha do homem rico?
D. Leia II Samuel 12:5-6. Qual é o veredicto de Davi sobre o homem rico? (Que ele merecia morrer!)
E. Leia II Samuel 12:7. Você acha que Davi teria chegado a esta mesma conclusão se lhe tivessem mostrado apenas algumas regras?
1. Como a história ajudou a cortar através das coisas sem sentido na vida de Davi e revelar seus verdadeiros pensamentos e atitudes? (Se você não conhece a história, Nathan dá um esboço resumido em II Samuel 12:9-10.)
II. Enredos
A. Como vimos, uma história ajuda a cortar através de nossas defesas e revelar nossas ações e atitudes pecaminosas. Quantas histórias passam pela tua mente a cada semana?
1. Isso tem a ver com o quanto você lê? (Não necessariamente. Vemos histórias em toda a nossa volta. Quando observamos as pessoas, estamos recebendo uma história.)
2. Considere as fraquezas da tua vida. As fraquezas comuns são desonestidade, infidelidade, orgulho e vício. Quando você vê uma pessoa que tem as mesmas fraquezas que você entrar em problemas por causa disso, qual é a tua reação?
a. Digamos que você está considerando roubar ou ser infiel ao teu cônjuge. Você vê alguém que é preso por roubar ou uma família destruída por um caso amoroso. O que esta "história" te ensinou? (Ela mostra o teu futuro se você continuar no rumo atual! Se você não é estúpido, Val mudar de rumo e evitar este futuro.)
B. Leia Jó 1:1-3. Imagine que você está sentado à volta de uma fogueira de acampamento e alguém começa a contar esta história. Apague da tua mente o que você já sabe sobre Jó. Você gostaria de ser Jó? (Ele parece ser a pessoa mais abençoada e perfeita!)
C. Leia Jó 1:4-5. Que tipo de atitude Jó tem em relação aos seus filhos? (Ele os ama e se preocupa com eles. Ele se preocupa com seu destino eterno.)
D. Leia Jó 1:6-8. Como você caracterizaria o relacionamento entre Deus e Satanás, baseado no que aprendeu nestes versos. (É competitivo. Satanás está contando vantagem acerca de seu reino. Deus está contando vantagem acerca de um de Seus súditos no reino de Satanás.)
1. Qual é a atitude de Jó acerca de Deus e acerca de Satanás. (Deus diz que Jó "teme" (respeita) a Deus e "evita" (despreza) Satanás.)
a. Como você reagiria se fosse Satanás? (Quem gosta que lhe digam que alguém não gosta dele?)
E. Leia Jó 1:9-12. Que esquema encontramos aí? (Que Deus e Satanás estão em uma disputa, e Jó é o centro da disputa.)
F. Leia Jó 1:18-19. Que outro esquema encontramos no meio do esquema maior? (Que o homem que era o mais invejado agora é o homem mais digno de pena. Como ele reagirá? Qual será o seu futuro?)
G. Por que Deus está nos contando essa história?
1. Quais lições para o "manual do usuário" podemos aprender dela?
III. Um Caminho Incerto
A. Leia Josué 3:9. Onde estamos na história de Israel? (Eles deixaram a escravidão e o Egito, cruzaram o deserto e estão próximos a entrar na terra que Deus lhes prometeu. Este é um novo começo e um momento de grande oportunidade.)
B. Leia Josué 3:10. Quais desafios e problemas estão adiante deles? (A terra está ocupada por outros povos, que não estão interessados em se mudar.)
1. Que solução Deus oferece para este problema? (Deus diz que Ele vai expulsar essas pessoas da terra.)
a. O que você acha que Deus quer dizer com isso? Ele mesmo faria isso literalmente?
C. Leia Josué 3:11-17. Essa é uma história para que todo o Israel veja. Qual é o ponto principal da história?
1. O que a história diz acerca de expulsar os habitantes da terra? (Veja novamente Josué 3:11. O símbolo da presença de Deus guiou o caminho e subverteu as leis da natureza. Tudo o que os sacerdotes tiveram que fazer foi liderar e tudo o que o povo teve que fazer foi seguir. Eu concluiria que Deus poderia expulsar o povo da terra apenas com uma "ajuda" mínima da minha parte.)
2. O que esta história nos ensina a respeito da fé de Israel – ou pelo menos da sua liderança? (Os sacerdotes tiveram a fé para andar para dentro da água do "transbordamento" do rio!)
D. Leia Juízes 17:1-2. O que você acha de Mica? (Ele é um ladrão. Ele roubaria a própria mãe. Talvez ele tenha ficado preocupado com a maldição proferida por sua mãe, e então devolveu a prata.)
1. Note o que a mãe agora diz: "O Senhor o abençoe, meu filho." É isso o que você diria caso o teu filho te roubasse, mas terminasse te devolvendo {o produto do roubo}? (Você não gostaria de amaldiçoar o teu próprio filho – então presumo que isto colocas as coisas em um terreno neutro.)
2. Quanta prata a mãe tinha? (Mil e cem ciclos {cerca de treze quilos} de prata.)
a. Leia Juízes 16:4-6. Esta mulher {cuja história acabamos de ver} seria Dalila? (O fluxo da história e a quantia de dinheiro sugerem que isto seja possível.)
E. Leia Juízes 17:3-4. Esta mãe é uma mulher espiritual? (Quando o texto diz "Senhor", quer dizer "Jeová". Esta mulher pretendia adorar ao verdadeiro Deus.)
1. O que está errado? (Leia Êxodo 20:4-6. Deus havia proibido expressamente este tipo de adoração.)
F. Leia Juízes 17:5-6. O que este texto sugere que seja o problema? (Quando estudamos Romanos 13 em nossa última série de lições, aprendemos que Deus é o autor da autoridade estabelecida. Israel não tinha rei. As pessoas faziam o que achavam que era melhor. Aparentemente, eles estavam sem a mais básica compreensão da vontade de Deus.)
G. O que esta história nos ensina acerca da liderança na igreja?
1. O que ela nos ensina a respeito do caminho pelo qual os israelitas enveredaram? (Eles começaram cruzando o rio Jordão pela fé. De alguma maneira, sua organização e seu conhecimento de Deus se deterioraram de tal forma que pensavam que fazer ídolos de prata era a melhor abordagem para adorar a Deus.)
2. Leia Juízes 8:27. Gideão é um grande guerreiro para Deus. O que vemos aqui? (Ele está corrompendo a adoração ao verdadeiro Deus.)
a. O que este texto nos ensina? (Que mesmo grandes guerreiros da fé podem tomar o caminho errado. Precisamos estar constantemente atentos para a vontade de Deus.)
H. Amigo, você vai continuar conosco, enquanto estudamos as histórias que Deus colocou diante de nós no Antigo Testamento?
IV. Próxima Semana: Calebe: Convivendo com a Espera
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Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
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Postado por Levi de Paula Tavares
Lição 1 - História e História - (2 Timóteo 3, 2 Samuel 12, Josué 3, Juízes 17)
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Lição 1 - História e História - (2 Timóteo 3, 2 Samuel 12, Josué 3, Juízes 17)
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Introdução: Coloque-se no lugar de Deus. Imagine que você acabou de criar seres humanos, e que queria dar-lhes uma espécie de manual do operador. O que você escreve? Qual seria o seu principal objetivo na escrita? Quer dar a eles uma lista de regras? Quer contar-lhes histórias sobre a vida? Quer contar-lhes histórias sobre você? Neste trimestre, nosso estudo é a figuras de fundo no Antigo Testamento. Eles fazem parte da história que Deus está nos dizendo sobre como devemos viver. Nesta semana, vamos considerar o objetivo geral da narração Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo e saiba mais!
I. Gols de Deus
Leia 2 Timóteo 3:16-17. O que você acha "inspirada por Deus" significa?
1. O que mais você pensar sobre quando você considera o sopro de Deus? (Leia Gênesis 2:07 - Deus soprou vida em Gênesis 1 a Adão. relatórios de Deus falando ao mundo à Bíblia existência. Claramente, o poder de Deus está em.)
2. O que significa 2 Timóteo 3:16-17 indicam são de Deus metas para comunicar-nos através da Bíblia? (Para nos equipar para a obra de Deus.)
a. Qual o equipamento que nós precisamos? (Nós precisamos ser ensinados, treinados, repreendido e corrigido.)
i. Alguma vez você pensou que ficando repreendido e corrigido são bons para você?(Leia Provérbios 00:01. Se amamos a correção amamos conhecimento. Se nós odiamos correção somos estúpidos.)
B. Leia Hebreus 4:12. Qual o benefício valioso outras que encontramos na palavra de Deus? (Escrituras atravessar o absurdo em nossas vidas e nos revelar nossos verdadeiros pensamentos e atitudes.)
C. Leia 2 Samuel 12:1-4. O que você acha sobre o homem rico?
D. Leia 2 Samuel 12:5-6. Qual foi o veredicto de Davi sobre o homem rico? (Que ele merecia morrer!)
E. Leia 2 Samuel 00:07. Você acha que David teria chegado a essa mesma conclusão se ele tivesse apenas sido mostrado algumas regras?
1. Como é que uma história de ajudar a cortar o absurdo da vida de Davi e revelam seus verdadeiros pensamentos e atitudes? (Se você não conhece essa história, Nathan dá um pequeno esboço em 2 Samuel 12:9-10).
II. História Linhas
A. Como vimos, a história ajuda a cortar as nossas defesas e revela as nossas ações e atitudes pecaminosas. Quantas histórias passam por sua mente a cada semana?
1. Será que isso tem algo a ver com o quanto você lê? (Não necessariamente. Vemos histórias em torno de nós. Quando observamos as pessoas, estamos levando em uma história.)
2. Considere a fraqueza em sua vida. deficiências mais comuns são a desonestidade, a infidelidade, orgulho e vício. Quando você vê uma pessoa que tem as mesmas fraquezas que você entrar em apuros por causa disso, qual é sua reação?
a. Vamos dizer que você está pensando em roubar ou ser infiel ao seu cônjuge. Você vê alguém que é preso por roubar ou uma família destruída por um caso. O que significa que "história" ensinar-lhe? (Ela mostra o seu futuro se você continuar no seu curso atual! Se você não é estúpido, você vai se afastar e evitar que o futuro).
B. Leia Jó 1:1-3. Imagine que você está sentado ao redor de uma fogueira e alguém começa a contar esta história. Ponha para fora de sua mente que você já sabe sobre o trabalho. Você gostaria de ser trabalho? (Ele parece ser a pessoa mais abençoada perfeito!)
C. Leia Jó 1:4-5. Que tipo de atitude que Jó tem para com seus filhos? (Ele amou e cuidou deles. Ele estava preocupado com seu destino eterno.)
D. Leia Jó 1:6-8. Como você caracterizaria o relacionamento entre Deus e Satanás, com base no que aprendemos com esses versículos? (Competitive. Satanás está comentando sobre o seu reino. Deus está comentando sobre um dos Seus súditos do reino de Satanás.)
1. Qual é a atitude do Trabalho sobre Deus e sobre Satanás? (Deus diz que Jó "medos" (aspectos) a Deus e que ele "foge" (não gosta) Satanás.)
a. Como você reagiria se fosse Satanás? (Quem gosta de ser dito que alguém não gosta delas?)
E. Leia Jó 1:9-12. O enredo é que vamos encontrar? (Que Deus e Satanás estão em uma competição, e Jó está no centro do concurso).
F. Leia Jó 1:18-19. Que outras parcelas que encontramos no meio da maior parcela? (Que o homem seja mais invejado é agora o homem a ser mais miseráveis. Como ele vai reagir? Qual será o seu futuro?)
G. Por que Deus está nos dizendo nessa história?
1. O "Manual do Operador" lições que podemos aprender com isso?
III. Uma estrada incerta
A. Leia Josué 03:09. Onde estamos na história de Israel? (Eles deixaram a escravidão eo Egito, tenham atravessado o deserto, e estão prestes a entrar na terra que Deus prometeu a eles. É um novo começo e um momento de grande oportunidade.)
B. Leia Josué 03:10. Quais são os desafios e problemas pela frente? (A terra é ocupada por outras pessoas que não estão interessados em movimento.)
1. Que solução é oferecer a Deus para esse problema? (Deus diz que Ele vai conduzir essas pessoas para fora da terra.)
a. O que você acha que Deus quer dizer com isso? Será que Ele, literalmente, fazê-lo sozinho?
C. Leia Josué 3:11-17. Esta é uma história para todos os de Israel de se ver. Qual é o sentido da história?
1. O que a história diz sobre como dirigir os habitantes da terra? (Olhe novamente para Josué 03:11. O símbolo da presença de Deus guiou o caminho e passou por cima das leis da natureza. Todos os sacerdotes tinham que fazer era levar, e todas as pessoas tinham que fazer era seguir. Gostaria de concluir que Deus poderia dirigir o povo da terra apenas com "mínimos" ajuda de mim.)
2. O que essa história nos ensina sobre a fé de Israel - ou pelo menos a sua liderança? (Os padres tinham a fé para entrar em "fase cheia" águas!)
D. Leia Juízes 17:1-2. O que você acha sobre Micah? (Ele é um ladrão. Ele iria roubar sua própria mãe. Talvez ele ficou preocupado com a maldição proferida por sua mãe, então voltou a prata).
1. Observe que a mamã agora diz: "Senhor Deus te abençoe, meu filho." É isso o que você diria ao seu filho roubou o dinheiro de você, mas acabou se dando para trás? (Você não quer que a maldição de seu próprio filho - Acho que isso o coloca de volta no ponto morto. Terra assim)
2. Como muita prata que a mãe tem? (Mil e cem moedas de prata.)
a. Leia Juízes 16:4-6. É esta mulher sem nome Dalila? (O fluxo da história e da quantidade do dinheiro sugerem que é possível).
E. Leia Juízes 17:3-4. É a mãe de uma mulher espiritual? (Quando o texto diz "Senhor" que significa "Jeová". Esta mulher destina-se a adoração do verdadeiro Deus.)
1. O que está errado? (Leia Êxodo 20:4-6. Deus tinha proibido expressamente esse tipo de adoração.)
F. Leia Juízes 17:5-6. O que isso sugere é o problema? (Quando estudamos Romanos 13 na nossa última série de lições, aprendemos que Deus é o autor da autoridade estabelecida. Israel não tinha rei. People fez o que eles achavam que era melhor. Aparentemente, esta foi mesmo sem mais básico da compreensão da vontade de Deus .)
G. O que essa história nos ensina sobre a liderança da igreja?
1. O que isso nos ensina sobre o caminho que os israelitas haviam tomado? (Eles começaram a travessia do rio Jordão na fé. De alguma forma, sua organização e seu conhecimento de Deus tão deteriorada que pensavam fazer ídolos de prata foi a melhor abordagem para adorar a Deus.)
2. Leia Juízes 08:27. Gideão é um grande guerreiro para Deus. O que vemos aqui? (Que ele está corrompendo o culto do verdadeiro Deus.)
a. O que isso nos ensina? (Que a fé grandes guerreiros mesmo pode sair da pista. Precisamos constantemente estar alerta para a vontade de Deus.)
H. Amigo, você vai continuar conosco, estudamos as histórias que Deus colocou diante de nós, no Antigo Testamento?
IV. Na próxima semana: Caleb: Viver com a espera.