quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lição 1 - História e História - (2 Timóteo 3, 2 Samuel 12, Josué 3, Juízes 17)

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Lição 1 - História e História - (2 Timóteo 3, 2 Samuel 12, Josué 3, Juízes 17)

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Introdução: Coloque-se no lugar de Deus. Imagine que você acabou de criar seres humanos, e que queria dar-lhes uma espécie de manual do operador. O que você escreve? Qual seria o seu principal objetivo na escrita? Quer dar a eles uma lista de regras? Quer contar-lhes histórias sobre a vida? Quer contar-lhes histórias sobre você? Neste trimestre, nosso estudo é a figuras de fundo no Antigo Testamento. Eles fazem parte da história que Deus está nos dizendo sobre como devemos viver. Nesta semana, vamos considerar o objetivo geral da narração Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo e saiba mais!

            I.  Gols de Deus


Leia 2 Timóteo 3:16-17. O que você acha "inspirada por Deus" significa?

 

                                           1.  O que mais você pensar sobre quando você considera o sopro de Deus? (Leia Gênesis 2:07 - Deus soprou vida em Gênesis 1 a Adão. relatórios de Deus falando ao mundo à Bíblia existência. Claramente, o poder de Deus está em.)

 

                                           2.  O que significa 2 Timóteo 3:16-17 indicam são de Deus metas para comunicar-nos através da Bíblia? (Para nos equipar para a obra de Deus.)

 

                                                           a.  Qual o equipamento que nós precisamos? (Nós precisamos ser ensinados, treinados, repreendido e corrigido.)

 

                                                                            i.  Alguma vez você pensou que ficando repreendido e corrigido são bons para você?(Leia Provérbios 00:01. Se amamos a correção amamos conhecimento. Se nós odiamos correção somos estúpidos.)

 

                          B.  Leia Hebreus 4:12. Qual o benefício valioso outras que encontramos na palavra de Deus? (Escrituras atravessar o absurdo em nossas vidas e nos revelar nossos verdadeiros pensamentos e atitudes.)

 

                          C.  Leia 2 Samuel 12:1-4. O que você acha sobre o homem rico?

 

                          D.  Leia 2 Samuel 12:5-6. Qual foi o veredicto de Davi sobre o homem rico? (Que ele merecia morrer!)

 

                           E.  Leia 2 Samuel 00:07. Você acha que David teria chegado a essa mesma conclusão se ele tivesse apenas sido mostrado algumas regras?

 

                                           1.  Como é que uma história de ajudar a cortar o absurdo da vida de Davi e revelam seus verdadeiros pensamentos e atitudes? (Se você não conhece essa história, Nathan dá um pequeno esboço em 2 Samuel 12:9-10).

 

          II.  História Linhas

 

                          A.  Como vimos, a história ajuda a cortar as nossas defesas e revela as nossas ações e atitudes pecaminosas. Quantas histórias passam por sua mente a cada semana?

 

                                           1.  Será que isso tem algo a ver com o quanto você lê? (Não necessariamente. Vemos histórias em torno de nós. Quando observamos as pessoas, estamos levando em uma história.)

 

                                           2.  Considere a fraqueza em sua vida. deficiências mais comuns são a desonestidade, a infidelidade, orgulho e vício. Quando você vê uma pessoa que tem as mesmas fraquezas que você entrar em apuros por causa disso, qual é sua reação?

 

                                                           a.  Vamos dizer que você está pensando em roubar ou ser infiel ao seu cônjuge. Você vê alguém que é preso por roubar ou uma família destruída por um caso. O que significa que "história" ensinar-lhe? (Ela mostra o seu futuro se você continuar no seu curso atual! Se você não é estúpido, você vai se afastar e evitar que o futuro).

 

                          B.  Leia Jó 1:1-3. Imagine que você está sentado ao redor de uma fogueira e alguém começa a contar esta história. Ponha para fora de sua mente que você já sabe sobre o trabalho. Você gostaria de ser trabalho? (Ele parece ser a pessoa mais abençoada perfeito!)

 

                          C.  Leia Jó 1:4-5. Que tipo de atitude que Jó tem para com seus filhos? (Ele amou e cuidou deles. Ele estava preocupado com seu destino eterno.)

 

                          D.  Leia Jó 1:6-8. Como você caracterizaria o relacionamento entre Deus e Satanás, com base no que aprendemos com esses versículos? (Competitive. Satanás está comentando sobre o seu reino. Deus está comentando sobre um dos Seus súditos do reino de Satanás.)

 

                                           1.  Qual é a atitude do Trabalho sobre Deus e sobre Satanás? (Deus diz que Jó "medos" (aspectos) a Deus e que ele "foge" (não gosta) Satanás.)

 

                                                           a.  Como você reagiria se fosse Satanás? (Quem gosta de ser dito que alguém não gosta delas?)

 

                           E.  Leia Jó 1:9-12. O enredo é que vamos encontrar? (Que Deus e Satanás estão em uma competição, e Jó está no centro do concurso).



                           F.  Leia Jó 1:18-19. Que outras parcelas que encontramos no meio da maior parcela? (Que o homem seja mais invejado é agora o homem a ser mais miseráveis. Como ele vai reagir? Qual será o seu futuro?)

 

                          G.  Por que Deus está nos dizendo nessa história?

 

                                           1.  O "Manual do Operador" lições que podemos aprender com isso?

 

        III.  Uma estrada incerta

 

                          A.  Leia Josué 03:09. Onde estamos na história de Israel? (Eles deixaram a escravidão eo Egito, tenham atravessado o deserto, e estão prestes a entrar na terra que Deus prometeu a eles. É um novo começo e um momento de grande oportunidade.)

 

                          B.  Leia Josué 03:10. Quais são os desafios e problemas pela frente? (A terra é ocupada por outras pessoas que não estão interessados em movimento.)

 

                                           1.  Que solução é oferecer a Deus para esse problema? (Deus diz que Ele vai conduzir essas pessoas para fora da terra.)

 

                                                           a.  O que você acha que Deus quer dizer com isso? Será que Ele, literalmente, fazê-lo sozinho?

 

                          C.  Leia Josué 3:11-17. Esta é uma história para todos os de Israel de se ver. Qual é o sentido da história?

 

                                           1.  O que a história diz sobre como dirigir os habitantes da terra? (Olhe novamente para Josué 03:11. O símbolo da presença de Deus guiou o caminho e passou por cima das leis da natureza. Todos os sacerdotes tinham que fazer era levar, e todas as pessoas tinham que fazer era seguir. Gostaria de concluir que Deus poderia dirigir o povo da terra apenas com "mínimos" ajuda de mim.)

 

                                           2.  O que essa história nos ensina sobre a fé de Israel - ou pelo menos a sua liderança? (Os padres tinham a fé para entrar em "fase cheia" águas!)

 

                          D.  Leia Juízes 17:1-2. O que você acha sobre Micah? (Ele é um ladrão. Ele iria roubar sua própria mãe. Talvez ele ficou preocupado com a maldição proferida por sua mãe, então voltou a prata).

 

                                           1.  Observe que a mamã agora diz: "Senhor Deus te abençoe, meu filho." É isso o que você diria ao seu filho roubou o dinheiro de você, mas acabou se dando para trás? (Você não quer que a maldição de seu próprio filho - Acho que isso o coloca de volta no ponto morto. Terra assim)

 

                                           2.  Como muita prata que a mãe tem? (Mil e cem moedas de prata.)

 

                                                           a.  Leia Juízes 16:4-6. É esta mulher sem nome Dalila? (O fluxo da história e da quantidade do dinheiro sugerem que é possível).

 

                           E.  Leia Juízes 17:3-4. É a mãe de uma mulher espiritual? (Quando o texto diz "Senhor" que significa "Jeová". Esta mulher destina-se a adoração do verdadeiro Deus.)



                                           1.  O que está errado? (Leia Êxodo 20:4-6. Deus tinha proibido expressamente esse tipo de adoração.)

 

                           F.  Leia Juízes 17:5-6. O que isso sugere é o problema? (Quando estudamos Romanos 13 na nossa última série de lições, aprendemos que Deus é o autor da autoridade estabelecida. Israel não tinha rei. People fez o que eles achavam que era melhor. Aparentemente, esta foi mesmo sem mais básico da compreensão da vontade de Deus .)

 

                          G.  O que essa história nos ensina sobre a liderança da igreja?

 

                                           1.  O que isso nos ensina sobre o caminho que os israelitas haviam tomado? (Eles começaram a travessia do rio Jordão na fé. De alguma forma, sua organização e seu conhecimento de Deus tão deteriorada que pensavam fazer ídolos de prata foi a melhor abordagem para adorar a Deus.)

 

                                           2.  Leia Juízes 08:27. Gideão é um grande guerreiro para Deus. O que vemos aqui? (Que ele está corrompendo o culto do verdadeiro Deus.)

 

                                                           a.  O que isso nos ensina? (Que a fé grandes guerreiros mesmo pode sair da pista. Precisamos constantemente estar alerta para a vontade de Deus.)

 

                          H.  Amigo, você vai continuar conosco, estudamos as histórias que Deus colocou diante de nós, no Antigo Testamento?

 

         IV.  Na próxima semana: Caleb: Viver com a espera.

FONTE: http://www.gobible.org/study/628.php