Resistência
POSTADO EM: LIÇÕES 4° TEMPORADA 2010
Quando Calebe voltou da missão de espionagem de quarenta dias, ele os companheiros contaram o que haviam visto – a terra era maravilhosa, mas era preciso vencer gigantes. Os israelitas se sentiram incapazes ante a ideia de liberdade e o trabalho exigido para conquistá-la. Superestimaram seus obstáculos e subestimaram Deus. Ameaçaram arrumar suas coisas e voltar para o Egito (Nm 13:27-14:3).
Esses pessimistas nunca ocuparam a terra que Calebe e Josué descreveram. Os dois idealistas tiveram de esperar outros 40 anos antes que a posse da terra. Calebe havia passado pelos mesmos choques da escravidão que os outros israelitas, mas ele e Josué criam que o amor de Deus por eles era maior do que os obstáculos. Mas o tempo passou… Aos 80 anos, Calebe era um soldado forte e capaz. Se alguém podia ter se separado do povo e tentado conquistar uma parte da Terra Prometida sozinho, esse alguém era ele. Mas não o fez (Nm 14:38-45). Ele sabia que era parte de uma nação indivisível e se recusou a abandonar a esperança nas pessoas ou no Deus que tinha planos para todos.
*Christopher Peterson, Steven Maier e Martin Seligman, Learned Helplessness: A Theory for the Age of Personal Control (Oxford University Press, 1995).
FONTE: http://novotempo.com/codigoaberto/2010/10/04/resistencia/
NOTA: VEJA O VÍDEO NO LINK ACIMA!!!