sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lição 05 – ABIGAIL, SENHORA DAS CIRCUNSTÂNCIAS - Auxiliar Para Lição da Escola Sabatina - Casa Publicadora Brasileira

Resumo da Lição


Texto-Chave: 1 Samuel 25:41


O ALUNO DEVERÁ…


Saber: Comparar o tato e cortesia de Abigail com os insultos estúpidos de Nabal e com os impulsos furiosos de Davi.
Sentir: Que a presença do Espírito Santo alimenta o sentimento de paz, conforto e luz em nosso coração, transbordando em bênçãos aos outros.
Fazer: Interceder sábia e compassivamente na vida de outras pessoas, à medida que Deus provê oportunidade e direção.


Esboço
I. Conhecer: Suavidade e Luz

A. Aquilo que dizemos e nossa maneira de agir revelam o Espírito atuando em nosso coração.
B. Abigail foi não somente cuidadosa e cortês, mas corajosa e equilibrada em suas respostas a Nabal e Davi.


II. Sentir: Caminho de luz
A. Qual foi a fonte da sabedoria de Abigail?
B. Abigail restituiu a calma e a razão no confronto entre Davi e Nabal.
C. Como Davi respondeu ao conselho de Abigail, mostrando que ele tinha espírito receptivo ao ensino e era suscetível à direção divina?


III. Fazer: Intercessão
A. A habilidade de aconselhar sabiamente e com discernimento é um instrumento que Deus pode usar para abençoar outros. O que precisamos fazer para nos habilitar a ser usados por Deus como Abigail?
B. Que áreas de nossa vida necessitam ser encaradas com coragem e responsabilidade?
C. Como Deus poderia nos usar para intervir na vida dos outros?


Resumo: Abigail, embora esposa de um homem perverso, era cheia do Espírito de Deus. Sábia e humildemente interveio com conselho sensato e impediu o derramamento de sangue, quando Davi estava determinado a se vingar.


Ciclo do aprendizado


Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual: O exemplo de como Abigail lidou com dois homens difíceis ilustra como a beleza interior da personalidade, impregnada da graça e atmosfera do Céu, pode intervir em circunstâncias difíceis e influenciar outros para o bem.


Só para os professores: Use o diálogo e atividade de abertura para ajudar os membros da classe a examinar a dinâmica de casamentos desiguais e como cônjuges guiados por Deus podem se relacionar com seus companheiros.


O casamento de Abigail com Nabal provavelmente tenha sido arranjado, como alguns ainda são em muitas partes do mundo. Embora alguns casamentos arranjados tenham sucesso, outros são simplesmente meios socialmente aprovados para a prática de abuso. Mas até os casamentos que escolhemos por nós mesmos podem se tornar lamentavelmente difíceis, e duas pessoas muito diferentes podem se encontrar sob o mesmo jugo.


Atividade: Ilustre o conceito popular de romance com exemplos de cartões, caixas de bombons e flores. Ou então, peça que os membros da classe comentem como essa noção existe em sua cultura.


Comente: Até que ponto a ideia popular de amor romântico e casamento ilustram o relacionamento entre Nabal e Abigail?


Pense nisto: Que princípios espirituais promovem casamentos felizes? O que podem fazer os cônjuges que estão sob jugo desigual para melhorar seu casamento?


Compreensão
Só para os professores: Ajude os alunos a comparar e contrastar os efeitos de palavras tolas e sábias sobre os que os ouvem.


Comentário bíblico


I. Nabal
(Examine com a classe 1Sm 25:1-15.)


Nos tempos bíblicos, a primavera era usualmente a época em que as ovelhas eram tosquiadas. As 3.000 ovelhas de Nabal produziam abundância de lã, muito provavelmente a maior fonte de sua renda. Esse período de sucesso financeiro ocasionava festividades, e Nabal deveria estar de bom humor. Contudo, em resposta à mensagem cortês de congratulações de Davi, e seu pedido de uma doação de alimento, em reconhecimento de sua parte na proteção do rebanho de Nabal durante o inverno, Nabal insolentemente sugeriu que Davi era um inútil que não merecia bondade, muito menos uma recompensa.


Um servo, relatando a Abigail a mensagem de Davi ao seu marido, terminou dizendo que Davi ficaria furioso, que o arraial estaria em perigo imediato e que Nabal era "um homem tão mau que ninguém [conseguia] conversar com ele" (1Sm 25:17, NVI).


Demonstrou-se que uma boa conversa começa com um bom ouvinte. E no caso de Nabal fica claro que só ele falava e nada do que dizia era bom.


Salomão, filho de Davi, escreveu uma porção considerável sobre os efeitos das palavras perversas. Ele disse em Eclesiastes 10:12, 13, que no início as palavras do tolo podem ser mera tolice, mas no final são "loucura perversa" (v. 13, NVI). Provérbios 12:18 declara: "Há palavras que ferem como espada" (NVI). Podemos nos desculpar dizendo que nossas palavras descuidadas são "apenas conversa", mas as palavras imprudentes podem rapidamente se mover numa espiral para uma linguagem rude, insultante e abusiva.


O Novo Testamento é tão forte como o Antigo em condenar as palavras precipitadas. Uma das mais inquietantes linguagens da Bíblia sobre o dano que as palavras podem fazer é encontrada no livro de Tiago. O capítulo 3:6 é parafraseado deste modo: "Pela nossa língua podemos arruinar o mundo, tornar a harmonia em caos, jogar lama sobre a reputação, levantar o mundo inteiro em fumaça e subir na fumaça com ele, fumaça exatamente das profundezas do inferno" (The Message). A menos que estejamos profundamente conscientes de como nossas palavras podem afetar aqueles que nos ouvem e cuidadosamente guardarmos nossa conversa, nossas palavras podem acender um fogo intenso e descontrolado. Basta considerar o fogo que as palavras de Nabal acenderam.


Pense nisto: Você conhece alguma pessoa tão insolente e desagradável que ninguém pode falar com ela? Como respondemos a pessoas frequentemente irrazoáveis e de mau gênio?


II. Abigail e Davi
(Examine com a classe 1Sm 25:16-31.)


Abigail imediatamente preparou um banquete para Davi e seus homens e foi se encontrar com o guerreiro e seu bando que, conforme ela fora informada, estariam irados e com sede de vingança.


Quando se encontrou com Davi, prostrou-se diante dele e se dirigiu a ele como se já fosse rei. "Nada tendo de ostentação ou orgulho, antes cheia da sabedoria e amor de Deus, Abigail revelou a força de sua devoção para com sua casa, e esclareceu a Davi que o procedimento indelicado de seu marido de nenhuma forma fora premeditado contra ele como uma afronta pessoal, mas que tinha simplesmente sido a explosão de uma natureza infeliz e egoísta" (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 666).


A humildade de Abigail é evidente de diversas maneiras. Como esposa de um homem rico, ela poderia ter deixado a dádiva do alimento falar por si mesma ou enviar uma mensagem a Davi por um de seus servos, como Davi havia feito a Nabal. Em lugar disso, ela mesma acompanhou a dádiva. Abigail não tomou o crédito por nenhum conselho sábio de sua parte, mas reconheceu que foi Deus que impediu Davi de se vingar. Ela bondosamente aceitou a culpa pela indignação de Davi e delicadamente sugeriu que Davi deveria estar enfrentando as batalhas de Deus, em vez de procurar vingança para si mesmo.


Davi aceitou a reprovação com louvor a Deus pelo sábio conselho de Abigail. Em lugar de ser impaciente e manter o rancor, permitiu que as palavras calmas e respeitosas de Abigail influenciassem seu coração.


Palavras agradáveis, proferidas com moderação e no tempo certo, são "doces para a alma e trazem cura para os ossos" (Pv 16:24, NVI). São confiáveis e trazem instrução. São como uma fonte, transbordando com água fresca (Pv 18:4, NVI), "como maçãs de ouro em salvas de prata" (Pv 25:11). E palavras sábias podem afastar a ira, apagando o incêndio que as palavras perversas iniciaram. Quão importante é permitir que o Espírito de Deus influencie nossas palavras, dando-nos coragem para responder ao mal e imbuindo nossas palavras com Sua graciosa sabedoria, vigorosa beleza e doce cura!


Pense nisto: Se bem que não tivesse desculpado a tolice de seu esposo, como Abigail assumiu a responsabilidade pela situação? Como seu tato permitiu que Davi evitasse uma desgraça?


Davi poderia ter mantido o ressentimento. Em lugar disso, permitiu que Deus lhe ensinasse uma lição através da amável cortesia de uma mulher. Como esse espírito receptivo ao ensino o habilitou a responder a outras lições que precisava aprender ao longo de sua carreira como líder?


III. Casamentos inadequados
(Examine com a classe Gn 16:1-151Pe 3:1-7 e Ef 5:21-28.)


Embora as mulheres com frequência tenham possuído um status de segunda classe em muitas sociedades, as Escrituras têm lições tanto para os homens como para as mulheres sobre o relacionamento do casamento. Compare a história de Sara, Hagar e Abraão em Gênesis 16:1-15 e a descrição de Pedro de como as mulheres podem lidar com os maridos descrentes, terminando com um comentário sobre o relacionamento entre Sara e Abraão, em 1 Pedro 3:1-7. Sara respeitou Abraão, chamando-o "senhor". Contudo, Abraão também respeitou os direitos de Sara como sua esposa e companheira no lar, a ponto de mandar embora Hagar e seu filho, por causa da divisão que estavam causando no lar, embora isso tenha custado a ele muita dor.


Pense nisto: Como esse equilíbrio de poder ilustra a advertência de Paulo em Efésios 5:21, 22: "sujeitem-se uns aos outros" (NVI)? Quem é o modelo supremo de tal humildade e zeloso cuidado, e como demonstrou submissão? Como Deus pode usar a beleza interior de um coração santificado para ganhar outros para Si mesmo, incluindo nosso cônjuge?


Aplicação
Só para os professores: Ajude a classe a observar suas pressuposições culturais, enquanto contempla modelos bíblicos para relacionamentos.


Perguntas para consideração
1. Que exemplos você encontrou nos quais mulheres enfrentaram circunstâncias injustas no trabalho, no abuso doméstico ou quando solicitam justiça ou proteção? Há ainda muitas oportunidades para ajudar as mulheres a melhorar seu status em cada país do mundo. O que pode ser feito em seu próprio lar e comunidade?
2. Frequentemente, tradições culturais podem ditar muitas das injustiças que nos acostumamos a ver. Como podemos aplicar a lente santificadora do exemplo de Cristo em nossas próprias pressuposições acerca dos relacionamentos adequados entre homens e mulheres?


Criatividade
Só para os professores: Sugira as seguintes ideias para ajudar seus alunos a colocar em prática as discussões da classe durante as próximas semanas e meses.


1. Examine a mídia, livros, revistas e outros meios pelos quais transmitimos a meninos e meninas expectativas culturais sobre os relacionamentos adequados entre homens e mulheres. Como podemos influenciar contra os efeitos prejudiciais dessas mensagens em nossos lares, escolas e locais de trabalho?
2. Como você pode demonstrar o equilíbrio da submissão, liderança e terno cuidado em seu casamento?
3. Resuma os princípios de mediação ilustrados pela intercessão de Abigail com Davi. Como esses princípios o ajudam a responder a uma situação difícil que estejam desafiando sua vida?
4. A descrição da influência de Abigail em Patriarcas e Profetas compara sua piedade com o "perfume de uma flor, [que] exalava de seu rosto, de suas palavras e ações, sem que disso ela se apercebesse" (p. 667). Como você poderia rodear a si mesmo e aos outros com a inspiração edificante que vem das flores?

 


 

FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/aux542010.html