domingo, 7 de novembro de 2010

Uma Pessoa Divina!

Uma Pessoa Divina!

 

Examinemos a dimensão do ministério do Espírito Santo, que somente um ser pessoal poderia realizar.

 

1- O Espírito Santo possui uma mente.

"E aquele que examina os corações sabe qual é a mente do Espírito; porque ele faz intercessão pelos santos, segundo a vontade de Deus." - Romanos 8:27.

 

2- O Espírito Santo conhece as profundezas de Deus.

"Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, sim, as profundas coisas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus" - 1 Coríntios 2:10 e 11.

 

3- O Espírito Santo pode conduzir.

"Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." - Mateus 4:1.

 

4- O Espírito Santo ama.

"E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações, por mim, a Deus." - Romanos 15:30.

 

5- O Espírito Santo pode criar.

"O Espírito de Deus me fez; e o fôlego do Todo-Poderoso me deu vida " - Jó 33:4.

 

6- O Espírito Santo É chamado de Senhor.

"Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." - 2 Coríntios 3:17.

 

7- O Espírito Santo fala.

"E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro." - Atos 8:29.

 

"Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios." - 1 Timóteo 4:1.

 

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas." - Apocalipse 2:74.

 

8- O Espírito Santo guia.

"Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir." - João 16:13.

 

9- O Espírito Santo ouve (veja o verso de João 16:13 acima).

 

10- O Espírito Santo consola.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre." - João 14:16.

 

11- O Espírito Santo ordena.

"E ordenou-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele varão." - Atos 11:12.

 

12- O Espírito Santo proíbe.

"E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram proibidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu." - Atos 16:6, 7.

 

13- O Espírito Santo testifica.

"O Próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." – Rom. 8:16.

 

"Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade." - 1 João 5:6.

 

14- O Espírito Santo profetisa.

"Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir." - 1 Pedro 1:11.

 

15- O Espírito Santo intercede pela humanidade.

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda em nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." - Romanos 8:26.

 

16- O Espírito Santo doa dádivas de talentos espirituais.

"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil." - 1 Coríntios 12:4–7.

 

17- O Espírito Santo pode ser ofendido.

"E não ofendais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção." - Efésios 4:30.

 

18- O Espírito Santo ensina.

"Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar." – Lucas 12:12.

 

19- O Espírito Santo convida homens ao reino dos céus.

"E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida." - Apocalipse 22:17.

 

20- O Espírito Santo pode ser blasfemado.

"Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. " - Mateus 12:31.

 

21- O Espírito Santo pode ser irritado.

"Mas eles foram rebeldes e irritaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles." - Isaías 63:10.

 

22- Seres humanos podem mentir para O Espírito Santo.

"Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? " - Atos 5:3.

 

23- O Espírito Santo É chamado Deus.

"Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus." - Atos 5:4.

 

24- Seres humanos podem tentar O Espírito Santo.

"Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor?" - Atos 5:9.

 

25- O Espírito Santo pode ser desagradado.

"De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" - Hebreus 10:29.

 

26- O Espírito Santo determina quem será ordenado ao ministério de Deus.

"E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado." - Atos 13:2.

 

27- O Espírito Santo possui uma vontade.

"Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." - 1 Coríntios 12:11.

 

28- O Espírito Santo envia adiante obreiros de Deus.

"E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre." - Atos 13:4.

 

29- O Espírito Santo toma decisões.

"Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias." - Atos 15:28.

 

30- O Espírito Santo revela.

"A não ser o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações." - Atos 20:23.

 

31- O Espírito Santo escolhe supervisores.

"Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu supervisores (bispos), para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." - Atos 20:28.

 

32- O Espírito Santo santifica.

"Que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo." - Romanos 15:16.

 

33- O Espírito Santo comunga com o homem.

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!" - 2 Coríntios 13:14.

 

34- O ser humano pode falar contra O Espírito Santo.

"E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro." - Mateus 12:32.

 

35- O Espírito Santo convence.

"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo." - João 16:8.

 

36- O Espírito Santo instrui.

"E deste o teu bom Espírito, para os instruir; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede." - Neemias 9:20.

 

37- O Espírito Santo perscruta.

"Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." - 1 Coríntios 2:11, 12.

 

38- O Espírito Santo luta.

"Então, disse o SENHOR: Não lutará o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos." - Gênesis 6:3.

 

39- O Espírito Santo sela o crente.

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção." - Efésios 4:30.

 

40- O Espírito Santo É uma dádiva para aqueles que pedem.

"Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? " - Lucas 11:13.

 

Essa revisão do ministério do Espírito Santo não pode levar-nos a outra conclusão senão a de que Ele É Um distinto Ser da Divindade. Dentro dos limites da experiência finita nós não podemos compreender a plenitude do Espírito Santo mais do que podemos compreender completamente o Pai ou o Filho. Devemos reconhecê-Lo como a terceira Pessoa da Divindade. Uma coisa é certa: não devemos ir além da Palavra de Deus, em especulações e teorizações humanas.

Alguns, sem um claro "assim diz o Senhor", tem argumentado que as Escrituras declaram que Cristo está à direita do Pai, ao passo que não há menção alguma do Espírito Santo. Mas o contexto de cada referência dessas indica o relacionamento de Cristo com o Pai.

 

Lembre-se, a língua Hebraica tem poucas palavras abstratas, portanto, os homens que escreveram em Hebraico usaram palavras concretas para expressarem conceitos abstratos. Apesar de o Novo Testamento ter sido escrito em Grego, a mentalidade Hebraica continuou no uso do Grego pelos apóstolos. Estar à direita do Pai expressa a verdade que ninguém se põe, em importância e poder, entre Cristo e o Pai. Esses textos não tratam do tema da Divindade. Aqui estão alguns exemplos:

 

"O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas." - Hebreus 1:3.

 

"Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus." - Atos 7:55, 56.

 

"Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." - Romanos 8:34.

 

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus." - Colossenses 3:1.

 

A compreensão da autoridade da direita pode ser entendida pelo pedido da mãe de Tiago e João a Jesus:

 

"E ele disse-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu Reino " - Mateus 20:21

 

Muitas aberrações são testemunhadas hoje, no tocante ao que se compreende acerca do Espírito Santo. Há aqueles que proclamam que o Espírito Santo é feminino, ou seja, é Deus a mãe, mas nós devemos rejeitar esta ideia descontrolada, porque não há a mais leve evidência nas Escrituras para apoiá-la. O fato de que o Espírito Santo cobriu Maria na conceição de Jesus Cristo é certamente prova positiva de que o Espírito Santo não poderia ser corretamente representado como sendo do gênero feminino.

Há quem tem ido tão longe quanto proclamar que a Divindade possui quatro membros – o quarto é Deus a filha. Eles declaram estarem completando a divina família. Porém, uma vez mais, tal especulação não está enraizada e nem fundamentada nas palavras da Escritura Sagrada e, portanto, deve ser decididamente rejeitada.

 

Quando contemplamos o ministério do Espírito Santo como representante de Cristo em favor da raça humana, nos é garantido que a todo ser humano tem sido feito um convite especial para a vida eterna, a qual é fornecida através da morte e do ministério Sumo-sacerdotal de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É o poder do Espírito Santo que inspira homens e mulheres a renderem suas vontades a Jesus, e a compartilharem o evangelho da salvação com outros membros da raça humana. Será sob o grandioso poder disponibilizado pelo Espírito Santo, que as testemunhas fiéis de Deus levarão o evangelho eterno de Apocalipse 14:6–12 a toda nação, e tribo, e língua, e povo. Acima de tudo, quando contemplamos o ministério da Divindade vemos que o poder infinito do céu foi disponibilizado para a salvação da raça humana. Nós não podemos "negligenciar tão grande salvação" (Hebreus 2:3).

 

O Espírito de Profecia certamente não silencia quanto a este assunto. A despeito da posição tomada por muitos dos primeiros líderes e pastores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Irmã White infalivelmente correspondeu ao testemunho das Escrituras Sagradas:

 

"Não precisamos considerar que o Espírito Santo, que É uma pessoa tanto quanto Deus É uma pessoa, está andando através desses jardins. " - Manuscrito 66, 1899;

 

de uma palestra aos estudantes na Escola de Avondale.

 

"O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. "Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11." - Evangelismo, pág. 617

 

"O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz consigo mesmo sua própria evidência. Em tais ocasiões acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus." - Evangelismo, pág. 616

"Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e esses poderes atuarão por nosso intermédio, fazendo-nos coobreiros de Deus." - Evangelismo, pág. 617.

 

"Os eternos dignitários celestes - Deus, Cristo e o Espírito Santo - munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana, ... avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado." - Evangelismo, 616.

 

"O Pai, O Filho, e O Espírito Santo, os três santos dignitários do céu, declararam que Eles fortalecerão homens a vencerem os poderes das trevas." - Comentário Bíblico, vol. 5, pg. 1110.

 

"No nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo o homem é imerso na sepultura líquida, "sepultado com Cristo no batismo", e erguido da água para viver uma nova vida de lealdade a Deus. Os três grandes poderes no Céu são testemunhas, invisíveis mas presentes. ...O trabalho é apresentado a toda alma que tem admitido sua fé em Jesus Cristo pelo batismo, e se tornou um receptáculo do penhor das três pessoas – O Pai, O Filho, e O Espírito Santo." - Ibidem, vol. 6, pg. 1074.

 

"O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo." - Evangelismo, pág. 617.

 

"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade (Divindade no original), a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. " - O Desejado de Todas as Nações, pág. 671

"O mal se vinha acumulando por séculos e só poderia ser restringido e resistido pelo eficaz poder do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade (Divindade no original), que viria com não modificada energia, mas na plenitude do poder divino." - Testemunho para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 392.

 

"Determinou-Se a dar o Seu representante, a terceira pessoa da Divindade. Não poderia haver dádiva mais excelente." - Minha Consagração Hoje – MM 1989, pág. 36

 

"A Divindade moveu-se de compaixão pela raça, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo deram-Se a Si mesmos ao estabelecerem o plano da redenção." - Conselhos Sobre Saúde, pág. 222.

 

"O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana, e dela independente. Limitado pela humanidade, Cristo não poderia estar em toda parte em pessoa. Era, portanto, do interesse deles que fosse para o Pai, e enviasse o Espírito como Seu sucessor na Terra." - Desejado de Todas as Nações, pág. 669.

 

Que todo Adventista do Sétimo Dia possa unir-se sobre esta mais crítica verdade, rejeitando qualquer vento de doutrina que abale e destrua nossa fé em Deus e na real compreensão da Divindade.

 

Postado por Jean R. Habkost

 

FONTE: http://literalmenteverdade.blogspot.com/