Resumo da Lição
Texto-chave: João 16:20
O ALUNO DEVERÁ...
Saber: Os efeitos das variadas emoções humanas sobre o comportamento e a saúde.
Sentir: A humanidade das emoções de Cristo.
Fazer: Confiar no plano de Deus para transformar nossas tristezas em alegria.
Esboço do aprendizado
I. Saber: Respostas emocionais à vida
A. Responder emocionalmente às situações da vida é um aspecto importante da nossa natureza humana. Por que Deus nos criou com emoções?
B. Como as emoções enriquecem nossa vida? Como nos podem destruir? O que faz a diferença?
C. Como as emoções positivas e negativas afetam nosso corpo e nossa saúde?
II. Sentir: Tentado como nós
A. Como Cristo reagiu emocionalmente aos vários desafios enfrentados? O que O angustiava ou alegrava? Como ter empatia com Suas reações emocionais?
B. Como Suas reações ajudam a melhor entendê-Lo e se relacionar com Ele? Como ajudam a entender e aceitar melhor as características emocionais pessoais?
III. Fazer: Da tristeza para a alegria
Emoções são poderosas, quer negativas ou positivas. Como Deus quer nos ajudar a lidar com as dificuldades e com as fortes emoções que elas estimulam?
Resumo: Emoções positivas e negativas têm grande impacto na saúde. Embora Cristo tenha experimentado os dois tipos de emoções, também mostrou o plano de Deus para lidarmos com as emoções que Ele criou como uma parte muito importante da natureza humana.
Ciclo do aprendizado
Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual: Deus nos criou com capacidade de sentir grande variedade de emoções, intimamente ligadas ao comportamento e à saúde. Por isso, podemos olhar para Ele, em busca de caminhos saudáveis para lidar com as emoções.
Só para os professores: Use o seguinte exercício como uma forma engraçada de ajudar sua classe a se conectar com a ampla variedade de emoções que temos como seres humanos.
Atividade de abertura: Peça que cada membro da classe pense em uma emoção que comece com a primeira letra de seu nome. Em lugar de dizer qual é a emoção, peça que cada um demonstre a emoção na expressão facial e/ou apresentando uma cena. Peça que os outros identifiquem a emoção, enquanto o professor escreve em um quadro.
Comente a grande diversidade das emoções demonstradas pela classe. Quantas delas são positivas? Quantas são negativas? Foi relativamente fácil identificar as emoções pelas ações das pessoas?
Pense nisto: Faça uma lista de emoções que Cristo apresentou e compare com as emoções que a classe demonstrou. (Veja Mt 26:37, 38; Mc 3:5; 9:36; 10:21, 22; 8:1-3; Lc 19:41-44; Jo 11:32-38). Que emoções experimentamos que Cristo também experimentou? Que emoções negativas podemos ter que Cristo não demonstrou? Foi Ele tentado a ter essas emoções negativas? Por quê?
Compreensão
Só para os professores: Ajude os alunos a ver em Jesus um Irmão, com emoções como as deles, porém com poder para levá-los além de si mesmos, para uma conexão com Sua natureza divina e perfeita.
Comentário bíblico
I. "Sentimentos e Comportamento"
(Recapitule com a classe Mc 10:13-31 e trechos relacionados de O Desejado de Todas as Nações, p. 511-523.)
À medida que lê as histórias de Jesus e as crianças e de Jesus e o jovem rico, liste as emoções que as pessoas sentiram, bem como as que Jesus sentiu. As mães trazendo os filhos estavam tímidas e tristes. Os discípulos, tentando proteger Jesus, devem ter sido muito rudes e desagradáveis, impacientes com as mães ansiosas e desejosas de que Jesus tocasse e abençoasse seus filhos. Porém, em lugar de ficar descontente com as mães, Jesus ficou aborrecido com os discípulos. Mostrou tanta simpatia e bondade para com os filhos, que as mães ficaram confortadas e encorajadas a ir para casa e trabalhar por suas famílias com esperança e satisfação.
Pense nisto: Nesse relato, que sentimentos Jesus teve? Como revelou tanto Seu desprazer como Seu cuidado? Que sentimentos Ele despertou no coração das mães quando abençoou os filhos? Como isso afetou a atitude posterior das mães para com os filhos? Qual é nossa conclusão sobre os sentimentos de Jesus para conosco?
A princípio o jovem rico estava apenas observando a cena dos discípulos, mães e crianças. Mas a ternura que Jesus mostrou às crianças e mães tocou seu coração. "Viu o amor que Cristo manifestara para com as crianças que Lhe foram levadas; viu quão ternamente as recebera e tomara nos braços, e o coração delas se encheu de amor para com o Salvador. Sentiu o desejo de ser Seu discípulo. Foi tão profundamente movido, que, ao seguir Cristo Seu caminho, o jovem correu após Ele" – Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 518.
Observe a resposta do jovem rico quando suas emoções foram despertadas: ele correu, e, embora fosse um homem importante como era, se ajoelhou, perguntando o que necessitava fazer para herdar a vida eterna. Jesus, também, foi movido. A Bíblia diz que Jesus "o amou". Ele almejava encher de amor, alegria e paz o coração do jovem, como havia feito quando abençoou as crianças e suas mães. Mas a história do jovem rico não terminou bem. Apesar de ter sido tocado tão profundamente pelo amor de Cristo, ele não estava disposto a renunciar o eu a fim de segui-Lo. O que começou como uma grande história de "amor" terminou em tragédia, pois o jovem príncipe se voltou para suas riquezas e se afastou dos sentimentos do divino amor que se haviam recentemente despertado nele.
Pense nisto: Sentimentos são importantes. Sentimentos despertados ao testemunhar o amor de Jesus impeliram o jovem a correr atrás do Mestre, que amou a ele também. Cristo queria que o jovem O seguisse como um amado colaborador e discípulo. Por que essa história se tornou tão trágica? O que podemos concluir sobre o relacionamento com Jesus, os sentimentos de Jesus por nós, e nossos sentimentos e comportamento para com Ele?
Embora os sentimentos possam nos atrair para um compassivo Salvador, também devemos fazer a escolha de entregar nossa vontade a Ele e fazer o que Ele nos pede que façamos.
II. O Salvador angustiado
(Recapitule com a classe Is 53 e Jo 11:33.)
Embora Jesus tenha demonstrado muita compaixão e ternura enquanto esteve na Terra, Ele também foi curvado sob o peso da angústia e tristeza. Com a classe, faça uma lista dos sentimentos atribuídos a Jesus em Isaías 53. Compare-os com a terrível aflição que Jesus sofreu em João 11:33. O Senhor não estava triste por causa de Lázaro, pois sabia que o ressuscitaria logo. Sua profunda tristeza e indignação foram expressas como embrimaomai, palavra grega que poderia ser traduzida como uma expressão de raiva, suspiro, ou gemido causado por uma grande perturbação mental.
Jesus estava indignado porque os pranteadores hipócritas ao redor da sepultura de Lázaro estavam, mesmo naquele momento, planejando Sua morte. Em linguagem comovente Isaías previu como Jesus seria desprezado e rejeitado. Porque O rejeitaram, muitas dessas pessoas incrédulas em breve fechariam a porta para toda esperança de salvação. No juízo que logo cairia em Jerusalém, perderiam a vida, sem ter sequer esperança de lamentação por sua morte, a não ser pelas lágrimas que Jesus derramou por elas.
Jesus chorou, mas não por Si mesmo. Ele sentiu a dor de toda a humanidade. "Lançando o olhar através dos séculos por vir, viu o sofrimento e a dor, as lágrimas e a morte que caberiam em sorte aos homens. Seu coração pungiu-se pelos sofrimentos da família humana de todos os tempos e em todas as terras... e rompeu-se nEle a fonte das lágrimas no anelo de lhes aliviar todas as aflições" – Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 534.
Hoje ainda, muitos seres humanos O desprezam e rejeitam. Muitos ainda recusam Sua oferta de tomar sobre Si nossas dores e não aceitam Sua vida, oferecida em nosso favor. Quanto Ele anseia nos salvar! Quanto deve Ele almejar que reconheçamos Sua grande obra em nosso benefício e ofereçamos nossa gratidão em troca de Seu sacrifício.
Pense nisto: Ao descrever a aflição e profunda angústia de Cristo em meio aos sofrimentos humanos, que emoções são despertadas em nosso coração? Como essa descrição de Cristo O tornam mais valioso ao nosso coração e nos ajudam a entendê-Lo melhor? Como isso revela nossa dureza de coração e nossa necessidade do Espírito Santo para nos ensinar a bondade de Cristo?
Aplicação
Só para os professores: Ajude sua classe a reconhecer a necessidade que temos de nos voltarmos a Cristo em busca de auxílio ao lidar com nossas emoções.
Perguntas de aplicação
Mesmo os bebês demonstram suas emoções no semblante. (Se possível, mostre algumas fotografias de bebês com variadas emoções em sua face.) No começo da infância, uma das tarefas importantes é que as crianças aprendam a identificar o que estão sentindo e como lidar apropriadamente com suas fortes emoções antes que saiam do controle. Por exemplo, um pai pode ajudar um filho a identificar quando seu nível de frustração está subindo e ajudá-lo na decisão de sair para um "lugar especial" e para um "intervalo", para recuperar o controle de suas emoções. Em tais momentos, é importante aprender a levar os pensamentos a Jesus. Uma figura de Jesus ou um livro com ilustrações sobre Ele podem ajudar. Esse uso do tempo de "intervalo" não é uma punição mas um meio de administração positiva do comportamento.
Muitos adultos ainda têm lições a aprender acerca de como lidar com as emoções. Que passos podemos dar antes de perdermos o controle diante de fortes emoções de ansiedade, ira ou depressão? O que podemos fazer para entregar a Deus nosso coração e mente nessas ocasiões?
Criatividade
Só para os professores: Sugira estas ideias como possibilidades para o serviço e como uma forma de explorar criativamente e reforçar as emoções positivas.
A bondade e cuidado de Jesus trouxeram muito conforto e encorajamento aos que O rodeavam, renovando sua esperança e alegria. O que podemos dizer e fazer na próxima semana para abençoar o coração dos que nos rodeiam?
Examine a lista de emoções positivas em Gálatas 5:22. Escolha uma emoção para focalizar nesta semana. Pesquise textos bíblicos sobre essa emoção para estudar a cada dia e crie uma bandeira de feltro ou de tecido, retratando essa emoção, para pendurar em sua casa. Se outros em sua classe escolherem fazer essa atividade, vocês poderiam trocar bandeiras e textos, estudando uma emoção diferente a cada semana pelas próximas nove semanas. Isso poderia ser um bom projeto para o ministério da mulher e para um clube de bordados e estofados. Os homens poderiam escolher criar placas de madeira ou metal e partilhar seus textos e experiências em um desjejum ou almoço semanal.
Opção alternativa: Escolha uma emoção para focalizar nesta semana, pesquisando textos bíblicos que a descrevam. Partilhe o que você aprender dos textos sobre essa emoção na classe.
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2011/aux112011.html