Criado e Educado no Lar - Parte 2
Preparo para Educação Formal
Nossas descobertas indicam que o confinamento da educação formal é prejudicial antes da idade de 12 anos. Bronfenbrenner adverte dos perigos da associação com colegas antes do quinto ou sexto anos. William Rohwer insiste que poderíamos salvar milhões de crianças do fracasso acadêmico ao adiar os estudos formais até o ginásio5. E ao passo que Piaget diz que a criança média se torna capaz de operações cognitivas formais (percepções e juízos semelhante aos dos adultos) entre as idades de 15 e 20 anos, o conselheiro escolar do Texas, David Quine relata que crianças expostas à vida familiar em tempo integral durante seus primeiros anos frequentemente alcançam maturidade cognitiva entre 8 e 12.6
Apesar da excitação precoce pela escola, a maioria dos iniciantes com quatro, cinco, e seis anos de idade se cansa da educação por volta do terceiro e quarto anos. David Elkind, professor de estudo infantil na Universidade Tufts e autor de The Hurried Child (A Criança Apressada), chama essas crianças de "esgotadas"7. Outros pesquisadores sugerem que essas crianças seriam beneficiadas se esperassem até a idade de 8, 10 ou mais para começar os estudos formais seja em casa ou na escola 8. Crianças que adiam sua entrada na escola e subsequentemente se matriculam no mesmo nível que as crianças de sua idade, rapidamente sobrepujam os que entraram muito cedo em realizações, comportamento e sociabilidade 9.
Nos primeiros anos, visão, audição, e outros processos cognitivos não estão suficientemente desenvolvidos para lidar com as sanções acadêmicas comuns. Como resultado da educação precoce, muitas crianças têm seus olhos permanentemente prejudicados antes dos 12 anos 10. Nem a maturidade do sistema nervoso em desenvolvimento, nem a "compensação" nem a "lateralização" dos hemisférios cerebrais, nem o isolamento dos caminhos nervosos podem prover uma base para um aprendizado refletido antes dos 8 anos. Em algum lugar entre a faixa etária dos 8 aos 12 anos, a maioria das crianças atingem um Nível de Maturidade Integrado (NMI), um ponto no qual todas essas faculdades têm florescido.
O NMI é uma consideração crucial. Algumas crianças amadurecem mais rapidamente na visão, outras na audição, e outras ainda na cognição. A soma total dessas habilidades, entretanto, abundância de tempo para se desenvolverem. Aparte de uma avaliação NMI, é difícil saber exatamente quando as faculdades de aprendizado de uma criança se têm amadurecido, embora as avaliações paternas são frequentemente de muita ajuda.
Nossas descobertas NMI coincidem com as conclusões de Piaget e outros: crianças, não obstante o quão brilhantes possam ser, não podem lidar com raciocínios de causa para efeito em nenhuma forma consistente nas idades em que, hoje, entram na escola 11. Em apoio a esse ponto, Hasler Whitney, um distinto matemático junto ao Instituto de Estudos Avançados de Princeton, cita o estudo histórico de L. P. Benezet sugerindo que matemática não deveria ser imposta às crianças até o sétimo ano 12.
De acordo com todos os parâmetros sob análise, o preparo para o aprendizado formal, especialmente para meninos, não deveria ser admitido antes dos 12 anos. Se cuidados anteriores a isso são necessários, o lugar preferencial é um ambiente caloroso, compreensivo e semelhante ao lar, oferecendo uma baixa relação criança-adulto e valores sadios. E para crianças entre 6 e 12 anos, a melhor escolha é um ambiente de lar ou escola não acadêmico e informal no qual muitos assuntos estão disponíveis mas não impostos.
6- David Quine, "The Intellectual Deelopment of Home-Taught Children". Um estudo exploratório não publicado disponibilizado pelo autor, em 2006 Flat Creek Place, Richardson, TX 75080.
7- David Elkind, The Hurried Child (Reading, MA: Addison-Wesley, 1981).
8- Ver nota 2.
9- Ver nota 2.
10- Essa pesquisa é resumido em School Can Wait (A Escola Pode Esperar), pág. 150-152.
11- Jean Piaget, "The Stages of the Intellectual Development of the Child", Bulletim of the Menninger Clinic 26 (1926): 3; and John L. Phillips, The Origins of Intellect: Piaget's Theory (San Francisco: H. W. Freeman, 1969).
12- "Math Crisis Predicted in US Classrooms", The Denver Post (15 de junho 1986).
Criado e Educado no Lar - Parte 1
Postado por Jean R. Habkost 0 comentários
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