"A doutrina da Trindade é de origem católica"
A afirmação de que o ensino da Trindade nasceu com o catolicismo é fruto da fértil imaginação.
João 14:16 afirma que o Espírito Santo é o "outro Consolador". A palavra grega para "outro" - "allos" - significa "outro da mesma espécie" (de Jesus). Se o Espírito é "da mesma espécie de Cristo", a conclusão óbvia é de que, se Cristo é um Ser Pessoal e Divino, o Espírito Santo também o é!
O termo grego para "Consolador" é "parakletos" e significa "advogado", "alguém chamado a estar ao lado de outro alguém". Esse termo por si só derruba a ideia de que a Terceira Pessoa da Trindade possa ser uma "energia" Divina.
Quem é mais antigo: o texto de João 14:16 ou a igreja Católica? Obviamente que é o evangelho de João, escrito entre os anos 96 e 100 A.D. Por isso, a idéia de que a doutrina da Trindade originou-se com a igreja Católica através de concílios está longe de ser verdade, pois, já estava claramente expressa no evangelho de João, por exemplo.
O que estes concílios fizeram foi confirmar uma crença cristã bem anterior. Por exemplo, o objetivo do Concílio de Nicéia em 325 A.D. foi o de combater a heresia de Ário. Além disso, nós Adventistas não temos como autoridade tais concílios e não aceitamos certos aspectos defendidos por eles, entre os quais destaco aquela descrição do Filho como sendo "eternamente gerado". Nossa autoridade repousa na Bíblia.
Sinceramente, negar a existência da Trindade e a personalidade do Espírito Santo sabendo que há o texto de João 14:16 nas Escrituras é o mesmo que negar a Bíblia Sagrada, trazendo para si a perdição eterna.
Porém, se você é sincero e está em busca da Verdade, não desanime ou se irrite comigo por você não crer na doutrina. Continue em sua busca e Deus Espírito se revelará a você.
Postado por Leandro Quadros às 03:59 0 comentários
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Google Buzz
Marcadores: Respostas a questionamentos