terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"O Espírito Santo é a 'mente' de Deus Pai"

"O Espírito Santo é a 'mente' de Deus Pai"

 

Essa é outra afirmação antitrinitariana que não possui fundamento bíblico, como veremos através da análise de Romanos 8:27 e de uma palavra grega empregada em Mateus 28:19.

 

"E aquele que sonda os corações sabe qual é a MENTE DO ESPÍRITO, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos." (Rm 8:27).

 

Se o Espírito "é a mente de Deus Pai"; e o texto acima afirma que o Espírito "TEM uma mente", isso significa que Deus tem "duas mentes"? Claramente o texto está distinguindo o Espírito Santo de Deus o Pai e apresentando uma verdade inquestionável: a de que a Terceria Pessoa da Trindade possui personalidade própria, distinta!

 

Isso está em harmonia com o que Ellen White escreveu na Review and Herald de 19 de novembro de 1908, p. 15:

 

"O Espírito Santo é o representante de Cristo, porém desprovido de sua personalidade humana e independente dela".

 

Agora, vamos ao termo grego do texto de Mateus:

 

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os EM NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19).

 

No grego, a expressão "em nome" é "ONOMA". Essa palavra está IGUALANDO as Três Pessoas da Trindade! Se Mateus não quisesse igualar os Três Membros da Única Divindade, não teria usado tal termo grego!

 

[O texto de Mateus 28:19 está sim no original grego. Isso será discutido noutro post]

 

A UNIDADE DIVINA NA PLURALIDADE não é politeísmo porque não existe diferença na ESSÊNCIA DIVINA das Três Pessoas.

 

Por isso, os antritrinitarianos teriam razão em acusar os trinitarianos de "idólatras" se a doutrina da Trindade ensinasse uma diferença de ESSÊNCIA e PODER entre as Três Pessoas.

 

Sendo que politeísmo envolve a crença em deuses "com poderes superiores a outros"; e que esse conceito não faz parte da teologia da Trindade - que ensina haver UM DEUS NA ESSÊNCIA (distitno apenas em Personalidade - conceito de pluralidade) - a acusação de "idolatria" é irrelevante e não condiz com os fatos.

 

Postado por Leandro Quadros às 05:24 5 comentários Descrição: http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif 

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Google Buzz

Marcadores: Respostas a questionamentos


FONTE: http://emdefesadoespiritosanto.blogspot.com/