Centro White da Conferência Geral Publica Resposta Sobre Bateria
Marcadores: Adoração, Cultura, Liderança de Igreja, Louvor, Música
O Dr. William Fagal, diretor assistente do White Estate que governa todos os Centros White em todo o mundo publicou em 2010 um livro intitulado "101 Respostas Sobre Ellen White e Seus Escritos" (Pacific Press, 2010).
Nesse material, o Dr. Fagal responde à pergunta: "Há algo de errado com o uso da bateria/percussão?"A resposta é feita em estilo diálogo com o leitor:
_______
Leitor: Através dos anos, tenho ouvido só coisas ruins sobre o uso da bateria em nossa igreja. Ouvi de algumas fontes que o Vaticano está tentando "infiltrar-se" em nossa igreja através da "música de celebração," e as pessoas associam esse tipo de música com bateria. Se vocês usam bateria, então sua igreja é do tipo "celebração." O que me preocupa é o fato de que as pessoas que condenam o uso de bateria e outros tipos de instrumentos na igreja nunca apresentam base bíblica para o que dizem, utilizando apenas livros e artigos que dizem que essa música faz parte de uma conspiração. Venho estudando esse assunto na Bíblia – somente na Bíblia – e descobri que pessoas consagradas a Deus usaram muitos tipos de instrumentos, inclusive tambores.
O que Ellen White quer dizer ao declarar que, nos últimos dias, haverá "gritos com tambores, música e dança" (Mensagens Escolhidas, p. 36)? Estou ciente de que ela estava se referindo ao movimento Carne Santa, popular em seus dias. Parece que esta é a única vez que ela condena essas coisas, e creio que ela estava condenando a maneira como a percussão era usada, não o fato de estar sendo usada. Vocês poderiam dar mais informações sobre esse assunto?
Dr. Fagal: Assim como você, não confio muito em teorias de conspiração. Não acredito que devemos permitir que nossas práticas sejam por elas conduzidas, pois as considero questionáveis. Também creio que você está certo ao sugerir que o problema não está na bateria, mas na maneira como ela é utilizada.
Você perguntou o que Ellen G. White quis dizer na declaração que sobre percussão que você citou, feita na campal de Indiana, em 1900. É sempre um pouco arriscado se aventurar dizer para alguém o que a Sra. White quis dizer. Nesse caso, temos testemunhas oculares a respeito do que aconteceu nessa campal os quais são bastante reveladores.
"Há um grande poder em ação no movimento [Carne Santa] que está ocorrendo aqui. Ele [movimento] atrairia a praticamente qualquer um que prestar um pouco de atenção e se sentar para ouvir com o menor grau de aprovação que seja, em virtude da música que está sendo tocada na cerimônia. Eles têm umórgão, um contrabaixo acústico, três violinos, duas flautas, três pandeiros, três trombetas e um bumbo enorme. Talvez haja outros instrumentos aqui não mencionados... Nas notas mais altas, não se pode ouvir sequer uma palavra cantada pela congregação – nada mesmo, a não ser guinchos produzidos por gente meio maluca...
Depois de um apelo para que venham à frente para uma oração, sempre há os que vêm primeiro, para motivar outros; então, eles começam a tocar os instrumentos musicais até que você não consiga sequer ouvir seus pensamentos. É nesse tipo de excitação que eles conseguem que uma grande parte da congregação venha à frente dia após dia. – [Relatório de S. N. Haskell para a Sra. White, 25 de setembro de 1900]
"Estive presente na campal de setembro de 1900 ocorrida em Muncie. Ali, presenciei a excitação fanática e as atividades daquele povo.... Quando aqueles fanáticos tinham o seu culto no pavilhão maior, eles se deixavam levar até um alto grau de excitação por meio do uso de instrumentos musicais como trompetes, flautas, instrumentos de cordas, pandeiros, um órgão e um bumbo enorme. Eles gritavam e cantavam seus animados cânticos com a ajuda dos instrumentos musicais até ficarem realmente histéricos. Muitas vezes eu os vi após essas reuniões matutinas, quando vinham para a tenda do refeitório, e eles tremiam como se tivessem uma doença muscular cerebral. – [Narrativa de Burton Wade para A. L. White, 12 de janeiro de 1962.]
Com este pano de fundo, volto ao seu ponto sobre como a percussão é usada. Nos anos sessenta, quando fazia faculdade, eu tocava na banda da universidade. Chegamos a fazer algumas excursões e tocamos nos cultos de Sábado em vários lugares. Em algumas das músicas sacras que tocávamos eram utilizados o tarol, como também o bumbo, tímpanos e pratos. Se me lembro bem, havia um arranjo do hino "Ó Cristãos, Avante" por exemplo, em que o tarol ajudava a criar o apropriado ambiente de marcha. Não havia nada de irreverente ou de inapropriado nisso, em minha opinião. A música era sacra e digna. Lembro-me também de que mesmo o coro "Aleluia," de O Messias, de Handel, usa o tímpano. Assim, em minha opinião, o problema não está na percussão, mas na maneira como ela é usada.
Do meu ponto de vista, o problema em Indiana no tempo da Sra. White é que os instrumentos foram usados para provocar uma excitação no povo, o que pouco tinha a ver com a ação do Espírito Santo... O tipo de música hoje usada em algumas igrejas pode não ser exatamente o mesmo usado ali, mas muitas coisas parecem ser semelhantes. Canções de dança com letra sacra, música tocada em alto volume, a busca de emoções e a influência oriunda de pensamentos teológicos estranhos aos ensinamentos adventistas são algumas coisas que vêm à mente. Além do mais, as apresentações desse tipo de música tendem a obter aplauso para o músico – como nos shows de puro entretenimento – em vez de uma apreciação para com Deus. É isso, e não o tipo de instrumentos utilizados, que me parece ser o real problema. Se resolvermos isso, não encontraremos muito tempo para discutir se a bateria é apropriada. Acho que a questão se resolve por si mesma.
(William Fagal, "101 Questions About Ellen White And Her Writings, p. 89-91).
_________
É interessante que essa é a mesma conclusão a que eu cheguei, via vários outros teólogos adventistas, no meu artigo "Ellen White Era Contra a Bateria na Música Sacra?". Respondendo à pergunta título do artigo, eu conclui que:
"... podemos responder a pergunta com 'sim' e 'não'. Ela [Ellen White] seria sim contra a bateria (e qualquer instrumento musical) se esta se tornar um fim em si mesma na música e no culto, causando "ruído e confusão", auxiliando um culto e música caóticos que se tornam um "choque aos sentidos" e um "laço" nas mãos de Satanás para promover heresias carismáticas e tudo o que é "estranho" na adoração.
Ou ela não seria contra a bateria ou percussão em geral se estas forem usadas em obediência ao convite dos Salmo 149 e 150 para que instrumentos sejam tocados de maneira hábil, como parte de um contexto musical equilibrado, onde os instrumentos, cantores e congregação participam em "espírito e em verdade", "com entendimento", facilitando assim um louvor contrito e ao mesmo tempo exultante e "energético" a Deus." (p. 11).
Que esse equilíbrio nos ajude a continuar a oferecer um louvor em "espírito e em verdade" ao nosso Senhor!
Um abraço,
André Reis
Fonte: Adventistmo Relevante
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Qual é a Origem da Páscoa? Como foi instituida a Páscoa? Existem a páscoa cristã e outras páscoas?
Postado por Valdeci Jr às 14:33 0 comentários
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar no Google Buzz