terça-feira, 29 de novembro de 2011

Novidades - Reavivamento e Reforma


Novidades - Reavivamento e Reforma


Em busca do essencial

Posted: 28 Nov 2011 07:26 AM PST

Certo sábado, enquanto participava como palestrante num seminário da União Sul-Brasileira (USB) da Igreja Adventista do Sétimo Dia, fiquei maravilhado com o encadeamento não combinado dos temas de estudo, a começar pelo texto da Meditação Diária daquele dia. O pastor Rubem Scheffel escreveu (no ano passado) que "nos dias finais em que vivemos, chegamos a ficar surpresos quando nos deparamos com uma boa notícia nos jornais ou na televisão. Só se ouve falar de acidentes, homicídios, sequestros, atentados terroristas, enchentes, desabrigados e toda sorte de calamidades, tanto em nosso país como no estrangeiro". Depois, como jornalista que é, avaliou: "Para a imprensa secular, a má notícia é que é a boa. É a que faz manchete e vende. O povo de Deus, porém, não precisa se abeberar dessas cisternas rotas. Não precisa e não deve ouvir programas de rádio ou televisão em que homicídios, assaltos e outras ocorrências violentas são dramatizadas com sensacionalismo e até com ironia, procurando tornar a tragédia 'engraçada'. Não precisa e não deve ler jornais que destilam sangue e exploram o que há de pior na sociedade."
E concluiu: "Há mais de cem anos, quando a situação do mundo era provavelmente cem vezes melhor do que a de hoje, Ellen White [aconselhou]: 'Quando os jornais chegam em casa, quase desejo escondê-los, para que as coisas ridículas e sensacionais [sensacionalismo] não sejam vistas. [...] Os que desejam ter a sabedoria que vem de Deus devem tornar-se néscios no pecaminoso conhecimento deste século, para serem sábios. Devem fechar os olhos, para não verem nem aprenderem o mal. Devem fechar os ouvidos, para que não ouçam o que é mau e não obtenham o conhecimento que lhes mancharia a pureza de pensamentos e de ação' (O Lar Adventista, p. 404)."
Depois de meditar nesse texto, fui para o auditório me unir aos participantes do evento. Apresentei palestra sobre escolhas – escolher entre o essencial e o bom. Chamei atenção para o texto de Ellen White e testemunhei da experiência que vivo em meu lar. Desde que nossos filhos nasceram, minha esposa e eu decidimos não mais assistir a telejornais (praticamente os únicos programas de TV que ainda assistíamos). Nossas crianças terão bastante tempo para saber que este mundo não presta. Quando chego em casa, no fim da tarde, brincamos, lanchamos juntos, cada um toma seu banho e conversamos sobre o dia. A essas alturas, já passa das 20h e fazemos o culto familiar. As meninas gostam de cantar bastante. Depois oramos e lemos a Bíblia Ilustrada Para a Família (da CPB). Quando concluímos o culto, já é hora de dormir. Acredite-me: essa boa rotina faz toda a diferença na vida familiar. O dia termina em paz, sem o eco das notícias carregadas de sangue e violência que tiram a paz de qualquer um cuja mente ainda não esteja amortecida pela constante exposição a esse tipo de conteúdo. (Sinceramente, não consigo entender as pessoas que se deleitam em assistir programas que vivem de mostrar as mazelas, engarrafamentos das grandes cidades e crimes de toda espécie. O que elas ganham com isso? Que relevância têm essas informações, esse espetáculo macabro?)
Em minha palestra lá em Santa Catarina, procurei avançar um passo além. Imaginando que os líderes que me ouviam já tinham consciência de que não devemos ficar ciscando no lixo midiático, procurei deixar claro que, embora também existam coisas relevantes que são exibidas em alguns (poucos) programas de TV, elas não devem competir com o essencial. Mas o que é esse essencial? Já chego lá.
Depois da minha palestra, o presidente da USB, pastor Marlinton Lopes, e os presidentes das sedes administrativas da Região Sul nos ajudaram a recapitular a lição da Escola Sabatina. O tema: escolhas. Parecia tudo combinado mesmo (se a lição não fosse preparada anos antes de ser traduzida e publicada em cada país). Mas teve mais: o pastor Odaílson Fonseca, diretor da TV Novo Tempo, também falou sobre… escolhas.
À tarde, apresentei outra palestra sobre como devemos nos relacionar com os meios de comunicação, e levei os participantes a pensar na seguinte citação de Viktor Frankl, ex-professor de Neurologia e Psiquiatria da Universidade de Viena: "Vivemos numa sociedade de superabundância; essa superabundância não é somente de bens materiais, mas também de informações, uma explosão de informações. Cada vez mais livros e revistas se empilham sobre as nossas escrivaninhas. Vivemos numa enxurrada de estímulos sensoriais, não somente sexuais. Se o ser humano quiser subsistir ante essa enxurrada de estímulos trazida pelos meios de comunicação de massa, ele precisa saber o que é e o que não é importante, o que é e o que não é essencial, em uma palavra: o que tem sentido e o que não tem" (A Presença Ignorada de Deus, p. 70).
E o que é essencial, afinal? Paulo nos dá a dica: "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra" (Colossenses 3:2). As "coisas do alto" são o essencial e merecem o melhor de nosso tempo e dedicação. Deus, a família e os valores eternos – isso é o que realmente importa e estará conosco para sempre.
 
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Michelson Borges

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Os limites da graça

Posted: 28 Nov 2011 04:16 AM PST

A vontade de Deus pode ser frustrada
Quando falamos da graça divina, não estamos falando da bondade humana ou da nobre propensão humanista. Estamos nos referindo ao princípio fundamental de Deus da redenção do pecado. Como pecadores, merecemos a morte; Deus oferece a vida. Estamos separados; Ele oferece reconciliação. Estamos sob julgamento; Ele provê liberdade. Somos pródigos no chiqueiro de porcos; Ele nos traz de volta ao lar. Tudo gratuitamente.
As obras humanas, embora boas e nobres, nada têm que ver com o perdão divino. Para o apóstolo Paulo, no que diz respeito à salvação, a graça e as obras são mutuamente exclusivas. A salvação é pela graça mediante a fé; não há algo como a graça divina mais alguma coisa humana. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."(Ef 2:8, 9)*
A Bíblia descreve a graça salvadora de Deus como:
O meio pelo qual podemos ser "justificados por graça, [e] nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna." (Tt 3:7)
A dádiva de Deus, "[...] mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, [...]." (Rm 3:24, 25)
Superabundante (2Co 9:14).
"no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência." (Ef 1:7,8)
O instrumento pelo qual Deus nos salvou da morte para a ressurreição (Ef 2:5).
"que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça." (2Ts 2:16)
"a abundância da graça"  (Rm 5:17).
O ensino da Bíblia é óbvio, claro e simples. Não há pecado demasiadamente grande para não ser perdoado; não há pessoa que tenha ido longe demais para não ser alcançada pela graça de Deus quando dEle se aproxima em total entrega e fé. "Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei." (Jo 6:37, NVI) Essa é a promessa e a provisão.
A graça de Deus é maravilhosa, ilimitada, abundante e eternamente asseverada. Não obstante, a leitura de hoje tem o título incomum: "Os Limites da Graça". A chave para compreender a diferença entre o ilimitado e o limitado na graça de Deus se encontra no processo bíblico da salvação. O limite da graça pode ser visto de quatro formas: (1) O amor de Deus e a liberdade humana; (2) a futilidade da justificação pelas obras; (3) a vida infrutífera; e (4) a possibilidade de rejeitar a graça.
 
O Amor de Deus e a Liberdade Humana
A redenção tem sua fonte, seus meios, sua conclusão no amor de Deus, conforme manifestado em Jesus Cristo. Esse é o fundamento sobre o qual o evangelho todo foi erigido e proclamado. Aqueles que creem em Jesus são salvos e os que não creem são condenados. "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, [...] visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé." (Rm 1:16, 17)
Porém, exatamente o fato de que a salvação é tecida no amor de Deus mostra que a primeira limitação da graça de Deus é nossa resposta humana a essa graça. "Deus é amor" (1Jo 4:8), e o amor não força a lealdade. Tudo o que Deus faz, Seu plano da criação, providência, redenção, relacionamento, restauração e juízo, procedem do amor. Embora Ele não "rejeite" nenhum pecador que a Ele venha (Jo 6:37, NVI), não pode forçar ninguém a vir a Ele contra a própria vontade.
A liberdade de escolha desempenha um papel essencial na salvação. Se esta for uma lealdade forçada a Deus, não será um ato de um Deus amoroso, mas uma medida desesperada de um grande tirano, algo totalmente diferente do que de fato é o caráter de Deus. Visto que a graça abundante, gratuita e toda poderosa de Deus não pode salvar um pecador que não queira ir a Ele e aceitar, pela fé, a redenção provida por Deus em Jesus. Nossa liberdade de escolha pode, definitivamente, limitar a atuação da graça.
Justificação pela Obras
Outra limitação da graça de Deus ocorre devido ao orgulho humano que diz que pode salvar-se por suas próprias obras. A doutrina da justificação pelas obras é tão antiga quanto o pecado. "O princípio de que o homem se pode salvar por suas próprias obras, e que jaz à base de toda religião pagã [...]."[1]
A história de tentar alcançar a salvação por suas próprias obras se repete ainda hoje. Ela tem assumido muitos contornos e formas: filantropia, ética e estilo de vida, humanismo e honestidade moral, justiça social e evangelhos social, meditação universal e até mesmo obediência aos Dez Mandamentos.
Outra palavra para tal pretensão é legalismo. O apóstolo Paulo acusou os gálatas por rapidamente abandonarem Aquele que os "chamou na graça de Cristo para outro evangelho" (Gl 1:6).
Os gálatas que aceitaram a Cristo e entraram na experiência da salvação pela fé nEle (Gl 3:1, 2) corriam agora em grave perigo de perder essa experiência porque estavam atribuindo a salvação a suas obras. O apóstolo perguntou: "Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?" (v. 2)
Paulo foi muito firme: "[...] e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado." (Gl 2:16). Ellen White escreveu que o manto da justiça de Cristo "fiado nos teares do Céu não tem um fio de origem humana."[2]
As pessoas boas e honestas que aceitam a salvação pela fé no Salvador crucificado podem acabar voltando para outro assim chamado evangelho, o "evangelho das obras". Mas o legalismo nunca pode ser as boas novas da salvação. Certamente é a má notícia de acrescentar um fardo ao que o pecador já carrega.
O antidoto para a heresia dos gálatas é seguir mantendo diante dos cristãos a finalidade da cruz. "Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema." (Gl 1:8). Qualquer limitação a esse ato divino limita a graça.
Vida Infrutífera
Uma terceira limitação à graça é dizer que a graça de Deus nos livra da exigência da obediência. A graça nos liberta do pecado, mas não remove de nós a obrigação de obedecer à lei. Paulo perguntou: "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? [...] Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." (Rm 6:1-4)
Somos salvos pela graça mediante a fé e o resultado dessa liberdade não significa que iremos viver como nos agrada, mas viver de acordo com a vontade de Deus, conforme revelado em Sua lei. A salvação é pela fé, mas leva à obediência, a sequência natural da liberação do pecado mediante a graça de Deus.
Considere a afirmação de Jesus e esperança em João 14 e 15. Assim como o relacionamento de Jesus com o Pai precedeu Sua obediência ao Pai, o mesmo relacionamento devem ter os discípulos com Jesus antes de Lhe obedecer. "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." (Jo 14:15)
Observe a esperança que Jesus tem para Seus discípulos. "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim." (Jo 15:4)
O discipulado cristão não é alcançar um status moral, mas aceitar o chamado de Cristo; não é a perfeição moral, mas a constante habitação dEle em nós. Uma vez que é estabelecida essa habitação pela fé na graça de Deus, os frutos seguirão como algo natural. O princípio é simples: primeiro amar, então dar frutos; primeiro a graça, então a obediência.
O discipulado cristão não dá espaço para a heresia do legalismo ou o luxo da graça barata. Dietrich Bonhoeffer, teólogo alemão, escreveu: "A graça barata é a pregação do perdão sem o devido arrependimento, o batismo sem a disciplina da igreja, a comunhão sem a confissão, a absolvição sem a confissão pessoal. A graça barata é a graça sem o discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo, vivo e encarnado."[3]
Ser discípulo é ser seguidor e ser seguidor de Jesus não é um truque fácil. Aos coríntios Paulo escreveu: "Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo." (1Co 15:10) Paulo não recebeu a graça a fim de levar vida vã e vazia.
A graça de Deus não veio para nos redimir de um tipo de vazio para preenchê-lo com outro. Ela veio à família de Deus, dando frutos do amor de Deus mediante o poder de Sua graça. A graça barata que ignora a obediência e os frutos limitam a graça de Deus.
Rejeitar a Graça
A última limitação à graça de Deus pode ser resumida na falsa crença do "uma vez salvo, salvo para sempre". Em parte alguma a Bíblia ensina essa falsa pressuposição. Certamente, foi uma manobra astuta de Satanás levar os cristãos a crerem em sua experiência da salvação como algo certo e viver na letargia e na indiferença.
Embora o poder do amor e da graça de Deus seja grande e abundante, não garante que uma vez que a pessoa aceita esse amor e graça não irá pecar. Se assim não fosse, por que a Escritura nos advertiria a vigiarmos? Considerem as seguintes admoestações:
"Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos." (1 Co 16:13)
" Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão." (Gl 5:1)
" Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo" (Ef 6:11, 12).
" Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." (1Co 10:12)
"Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum." (2Pe 1:10)
Permanecer Firme
Nosso chamado e eleição na família de Deus se tornaram possíveis mediante a graça de Cristo quando a aceitamos pela fé. Fazendo parte dessa família, damos frutos do amor de Deus mediante o poder de Sua graça. Enquanto abitamos nessa graça, dando frutos, vivendo um relacionamento de amor com Cristo, não precisamos temer qualquer limitação na operação da graça de Deus. Ele é capaz de nos salvar totalmente (Hb 7:25).
Perguntas para Compartilhar:
1. Qual das quatro limitações à graça de Deus você considera especialmente perigosa? Por quê?
 
2. Como é possível experimentar todos os benefícios da graça pretendidos por Deus? Quais passos práticos podemos dar para permanecermos em "um estado de graça"?
 
3. Como você poderia abordar alguém que aceitou um dos quatro fatores que limitam a graça de Deus: o legalismo; a vida desregrada; "uma vez salvo, salvo para sempre", por exemplo?
_________________________
John M. Fowler tornou-se adventista na adolescência, em seu país natal, a Índia. Ele serve a igreja por 45 anos como pastor, professor, editor e administrador e, atualmente, é diretor associado do Departamento de Educação da Associação Geral.


* Salvo indicação contrária, todos os textos foram extraídos da Bíblia na Edição Revista de Almeida.


[1] Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 35, 36.
[2] Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 311.
[3] Dietrich Bonhoeffer, The Cost of Discipleship (Nova York: Macmillan Co., 1965), p. 47.
 
 

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Adventista rima com evangelista

Posted: 28 Nov 2011 03:22 AM PST

"Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário."
Antes mesmo de eu ser batizado, em dezembro de 1991, meu "pai na fé", o Vanderlei Ricken, me colocou para trabalhar – missionariamente falando. Na época, ele ministrava estudos bíblicos para um jovem em nossa cidade, Criciúma. Na segunda ou terceira lição, o Vanderlei me passou a responsabilidade: "Daqui para frente, você vai apresentar os estudos e eu farei apenas alguns comentários." Senti o peso do desafio, mas resolvi aceitar. Eu mesmo havia conhecido a mensagem adventista através de estudos bíblicos. Então, tudo o que fiz foi partilhar com aquele jovem o que eu estava aprendendo nas Escrituras Sagradas. E, nessa partilha, posso dizer que o maior beneficiado fui eu.
Posteriormente, o Vanderlei e eu resolvemos evangelizar um bairro que fica numa parte alta da cidade. Todos os sábados, nós caminhávamos uma longa distância, debaixo de sol, para visitar algumas famílias e explicar as verdades bíblicas para elas. Confesso que em alguns dias bem quentes de verão me senti tentado a ficar em casa, lendo um bom livro, sentado em frente ao ventilador. Mas então chegava o Vanderlei, me convidava para subirmos o morro e lá íamos nós. As vantagens de se trabalhar em duplas… E quer saber? Quando voltava para casa, cansado, desejando um bom banho e um lanche, eu agradecia a Deus por ter me dado o privilégio de falar do amor dEle. Nada podia se comparar ao senso do dever cumprido e à leveza da alma pelo fato de ter passado algumas horas falando da esperança que ardia em meu coração.
Não sei se o Vanderlei tinha exata noção do que estava fazendo, mas isso se chama discipulado. Não basta evangelizar as pessoas, temos que transformá-las em evangelistas. Aliás, adventista rima com evangelista. Num mundo que se desespera com tanta coisa ruim, com notícias desoladoras e com filosofias falidas, como podemos ficar calados com tamanho tesouro que nos foi legado?
E tem mais: se você não encontra prazer em falar de Cristo para as pessoas deste lado da eternidade, sinto dizer-lhe que a missão não termina aqui. Quem você acha que vai pregar para aqueles que ressuscitarão como crianças? Quem você acha que vai dar estudos bíblicos para pessoas como o "bom ladrão", que aceitou a salvação, mas desconhecia assuntos como a justificação pela fé e o santuário celestial, por exemplo? Agora, se você aprecia falar do amor de Deus, tenho boas notícias: seremos embaixadores do Pai nos mundos não caídos! Vamos falar para eles da nossa experiência. Quero ter o privilégio de explicar para o meu irmão Marcelo (que eu não conheci, pois faleceu aos quatro meses de vida, antes de eu nascer) o significado das feridas nas mãos do Salvador (Zc 13:6). Quero contar para o Universo da graça perdoadora de um Deus que viu em mim valor tão grande que enviou o próprio Filho para morrer e pagar o meu resgate.
Sempre acreditei no poder que reaviva da pregação. Como poderia dar estudos bíblicos para alguém se eu estivesse vivendo em pecado? Como poderia falar de princípios que eu não estivesse vivendo? Como poderia convidar alguém a se tornar cristão, se eu não sentisse a alegria de pertencer à família de Deus? Só podemos dar o que temos. E somente teremos prazer em dar aquilo que experimentamos. Do contrário, nosso discurso será vazio.
Reavivamento e reforma dependem da íntima comunhão com Deus por meio do estudo da Bíblia e da oração, mas têm que ver, também, com o testemunho, afinal, "todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo na alma é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tornando os que estão quase a perecer, ansiosos de beber da água da vida" (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 195).
Você já saciou sua sede na Fonte? Tem essa água para oferecer? Há muita gente morrendo neste deserto ressecado chamado Terra. Ao estender-lhes o copo da água viva, você mesmo sentirá o refrigério que ela opera no coração.
Michelson Borges é jornalista e mestre em teologia