segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saldo Extra


Saldo Extra


Lucro em Pequenos Negócios

Posted: 19 Jan 2012 04:27 PM PST

É bastante comum que algum membro da família tenha uma atividade caseira, artesanal ou semi-artesanal, que represente uma receita a mais para a casa.
Atividades como corte e costura, bolos e tortas, artesanatos, fabricação de pequenos produtos ou compra de mercadorias para revenda implicam a apuração dos respectivos custos e o cálculo de quanto se quer ganhar na venda de cada produto.

OBS.: VEJA O VÍDEO NO LINK ABAIXO!!!

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Passa a ser, então, muito importante o conhecimento dos conceitos básicos de margens de lucro para a fixação do preço de venda desses produtos.
As transações que envolvem venda de mercadorias, e eventualmente serviços, dependem sempre de três fatores fundamentais que constituem a seguinte relação:

PREÇO DE VENDA = PREÇO DE CUSTO + LUCRO

Existem alguns critérios fáceis de serem aplicados para fazer a avaliação do lucro, ou se existe mesmo o lucro, de modo a identificar para os administradores ou fabricantes se vale a pena, ou não, a transação. Para facilitar a definição e avaliação do lucro será necessário fazer a aplicação de alguns cálculos usando porcentagens.
Percentuais são encontrados no cotidiano das operações comerciais quando se procura definir margens de lucro nas transações com mercadorias. Essas margens de lucro podem ser relacionadas ao preço de custo ou ao preço de venda.
Como a fórmula é muito simples, a diferença entre o preço de venda e o custo, obviamente, será o lucro da operação. Quando se quer saber quanto representa esse lucro comparado com o custo, divide-se o lucro pelo custo e obtém-se um percentual comercial que chamamos de mark up.
O mark up é importante porque mostra o quanto se está ganhando percentualmente ao comparar os materiais aplicados em todo o processo de fabricação do produto (ou, no caso de comercialização, o custo de aquisição para revenda) com o preço de venda realizado. Após essa análise, pode-se concluir se é satisfatório esse lucro em relação ao capital investido, ao tempo que o produto consumiu na sua fabricação e ao tempo que levou em estoque até ser vendido. Ou seja, se vale a pena continuar trabalhando com esse produto. Então podemos entender a equação do mark up:

PREÇO DE VENDA = PREÇO DE CUSTO + % DO PREÇO DE CUSTO.

Vamos ver alguns exemplos para facilitar a compreensão:

1.    Uma blusa de seda custa o preço unitário de R$ 21,00 e deseja-se um lucro de 40% sobre o preço de custo. Pegue sua calculadora e multiplique R$ 21,00 por (1 + 40%, que é o porcentual desejado), ou seja, multiplique por 1,40, e o resultado será o Preço de Venda que será de R$ 29,40. Esse preço de R$ 29,40 dará um lucro de 40% sobre o custo da blusa.
2.    O custo para preparar uma torta com vinte porções é de R$ 11,20 e deseja-se um lucro de uma vez e meia o custo apurado, ou seja, 150% sobre o custo. Qual será então o preço de venda ao consumidor? Vamos lá, peque sua calculadora novamente e multiplique $ 11,20 por (1 + o percentual desejado de 150%), ou seja, multiplique por 2,50, o que resultará no Preço de Venda de R$ 28,00. Esse preço de R$ 28,00 dará um lucro de 150% sobre o custo da torta.

O lucro na venda de uma mercadoria, tendo como referência o próprio Preço de Venda, é muito importante para se saber exatamente quanto se está ganhando.
Assim, por exemplo, se um vendedor de uma loja ganha o percentual de 4% nas vendas por ele efetuadas, ele sabe quanto estará ganhando ao consultar quanto ele vendeu no final do expediente.
O patrão acompanhando o faturamento da loja, saberá quanto estará ganhando, desde que ele conheça a chamada Margem sobre o Preço de Venda.

O lucro definido em função do preço de venda de uma mercadoria é o valor obtido pela diferença entre o preço de venda e o custo, dividido pelo preço de venda. O percentual obtido por essa relação, chamado de margem, é muito utilizado porque identifica quanto se está ganhando em relação a qualquer faturamento realizado. Vamos às fórmulas:

PREÇO DE VENDA = PREÇO DE CUSTO + LUCRO

Para o caso do cálculo da margem, tem-se o lucro como um percentual do preço de venda

PREÇO DE VENDA = PREÇO DE CUSTO + % DO PREÇO DE VENDA.

Nessas condições, toda vez que se apura o total vendido de um produto, ou até mesmo o faturamento de uma empresa, conhecida a margem pode-se determinar quanto se está ganhando Vamos novamente verificar alguns exemplos:

1.    Uma blusa de seda custa o preço unitário de R$ 21,00 e deseja-se um lucro de 40% sobre o preço de venda, ou seja, uma margem de 40%. Novamente pegue sua calculadora e vamos aos cálculos: Divida R$ 21,00 por (1 – o percentual desejado de 40%), ou seja, divida por 0,60, o que resultará no Preço de Venda de R$ 35,00.
Esse preço de R$ 28,00 dará um lucro de 150% sobre o preço de venda da blusa.
Esse preço de R$ 35,00 estará proporcionando um lucro de 40% sobre o preço da venda da blusa, isto é, uma margem de R$ 14,00.

Vamos a outro exemplo para ficar mais claro:

2.    O custo para preparar uma torta com vinte porções é de R$ 11,20 e deseja-se vender com uma margem de 50% (o mesmo que dizer: um lucro de 50% sobre o preço de venda). Vamos então determinar o preço de venda ao consumidor. Divida R$ 11,20 por (1 – o percentual desejado de 50%), ou seja, divida por 0,50, o que resultará no Preço de Venda de R$ 22,40.
Esse preço de R$ 22,40 dará um lucro de 100% sobre o preço de venda da torta.
Ao mesmo tempo, esse preço de R$ 22,40 estará proporcionando um lucro de 50% sobre o preço da torta, isto é, R$ 11,20.

Conhecendo-se o preço de venda e o custo de qualquer produto é possível identificar ao mesmo tempo o mark up e a margem desse produto.
Importante ter em mente que, em geral, o preço de venda de um produto é estabelecido em função do mercado. O mercado conta com vários concorrentes, e é esse mercado que estabelece o preço mais adequado para venda. Costuma-se dizer em "economês" que, hoje em dia, "é o preço que faz o custo". Em outras palavras, o preço de venda tem que estar compatível com o mercado, caso contrário, o produto se tornará inviável.
Nesse caso, dado o preço de venda, é necessário descobrir qual é o lucro obtido na venda do produto e identificar o mark up e margem verificados.
Vale notar que sempre que o mark up for o dobro do custo, isto é, de 100%, a margem será de 50%; assim como vimos no último exemplo.

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Eclesiastes 9:10

"Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário." I Timóteo 5:18

FONTE:  http://novotempo.com/saldoextra/2012/01/19/lucro-em-pequenos-negocios/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+SaldoExtra+%28Saldo+Extra%29