sábado, 1 de dezembro de 2007

Subsídios Para a Lição da Escola Sabatina nº 10 - Período de 1º a 8 de dezembro

 

Mansidão no crisol

Willian Oliveira - Pastor e psicólogo - Dir. do Ministério da Família da Associação Bahia
willianwo@hotmail.com

 "Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra" (Mt 5:5).

De que mansidão fala a Bíblia?

A mansidão bíblica é um mandamento. "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade" (Cl 3:12).

 A mansidão bíblica é proativa. "Buscai a justiça, buscai a mansidão..." (Sf 2:3).

A mansidão bíblica é resiliente. "Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz" (Sl 37:11).

A mansidão bíblica não é egocêntrica. Paulo alerta sobre o perigo da falsa humildade (Cl 2:23). A mansidão bíblica está muito conectada à humildade. Em algumas traduções bíblicas, a palavra utilizada por mansidão também é traduzida por humildade. O problema é que muitos entendem a humildade como menosprezo pessoal.

A mansidão bíblica defende a verdade e não a si mesma. O melhor exemplo é Jesus. Mesmo quando ultrajado e fustigado, jamais utilizou Seu poder para derrotar aqueles que O submetiam à prova (1Pe 2:21-23).

Mansidão bíblica não é sinônimo de fraqueza. Moisés aprendeu muito bem esta lição. Em Números 12:3 é dito que ele era o homem mais manso que havia sobre a face da Terra. Devo lembrar que ele mesmo matou um egípcio porque este maltratava um israelita. Ele tinha força, mas sabia controlá-la.

Mansidão bíblica é condição para o aprendizado. "Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho" (Sl 25:9).

A mansidão bíblica nos dá a consciência de nossa imperfeição. "Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor" (Ef 4:1-2).

A mansidão bíblica exige flexibilidade. "Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra" (Mt 5:5).

I. Pão quebrado e vinho derramado (Ez 24:15-27)

II. Intercedendo pela graça (Êx 32:1-14)

Que fazer para manter a mansidão diante da rebeldia e da ingratidão?

 "Os homens podem adquirir todo conhecimento susceptível de ser comunicado pelo professor humano. Deus, porém, deles requer ainda maior sabedoria. A exemplo de Moisés, precisam aprender mansidão, humildade de coração e desconfiança do próprio eu. Nosso próprio Salvador, quando suportando a prova pela humanidade, reconheceu que, de Si mesmo, nada podia fazer. Também nós precisamos aprender que, de si mesma, a humanidade não possui força alguma. O homem só se torna eficiente ao partilhar da natureza divina" (Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 410).

III. Amar os que nos ferem (Mt 5:43-48)

De que modo poderemos cumprir a ordem de Cristo de amar a quem nos persegue?

1. Desenvolva o amor.

2. Ore .

3. Espelhe-se em Deus.

4. Somos chamados para ser diferentes.

IV. Boca fechada (1Pe 2:18-25)

 "Pela mansidão sobre a prova, não menos do que pela ousadia nos empreendimentos, podem as pessoas ser ganhas para Cristo. O cristão que manifesta paciência e bom ânimo sob aflição e sofrimentos, que enfrenta a própria morte com a paz e calma de uma fé inabalável, pode realizar para o evangelho mais do que faria por uma longa vida de fiel labor. Muitas vezes, quando o servo de Deus é subtraído ao trabalho ativo, a misteriosa providência que nossa curta visão seria levada a lamentar, é designada por Deus para realizar a obra que de outra forma jamais seria feita" (Atos dos Apóstolos, p. 465)

 "Que modelo imitarei eu? Não vos indico grandes homens, homens bons, mas o Redentor do mundo. Caso queiramos ter o verdadeiro espírito missionário, precisamos imbuir-nos do amor de Jesus; precisamos olhar para o Autor e Consumador de nossa fé, estudar-Lhe o caráter, cultivar-Lhe o espírito de mansidão e humildade, e andar em Suas pegadas" (Beneficência Social, p. 55).

V. Nossa rocha e refúgio (Sl 62:1-8)

Comentário: Se tivermos dentro de nós as qualidades que aprendemos ao longo da semana, cultivaremos a mansidão. Quanto mais vazios de Cristo estivermos, mais facilmente poderemos explodir e perder o controle.

Você quer acompanhar o comentário completo em questão? Então, não perca mais tempo e acesse o link agora mesmo: http://www.cpb.com.br/

Não deixe de conhecer o material da Casa Publicadora Brasileira, vale a pena; então vá ao setor de serviços acesse todos os temas até agora estudado.

Você ainda pode acompanhar um comentário excelente da lição com os autores:

Bruce Cameron - http://www.portal.netium.com.br/iasdsf/noticias1.htm

Gilson Nery - http://www.oestadio.com/escola_NCCcomentario.shtml

Michelson Borges - http://www.michelsonborges.blogspot.com/ - http://www.escolanoar.org.br/

Sickberto Marks - http://www.cristovoltara.com.br/

 

Boas compras e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário