Lição da Escola Sabatina - Nº 06 – O desafio de Suas declarações
Você já estudou a sua Bíblia hoje?
Durante a semana, de 3 à 10 de maio, vamos estudar a lição de nº 06. Você tem a oportunidade de conhecer como Deus, o nosso Criador, utiliza para ensinar o Seu povo. Eu lhe convido a passar pelo resumo dos principais temas e faço a seguinte sugestão: Confia no SENHOR! Ele tem o melhor método para nos conduzir até a vida eterna.
O desafio de Suas declarações |
Ano Bíblico: 1 Cr 17-20 |
Sobre a riqueza e a liberalidade (Lc 12:32-34)
Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Luc. 12:32-34)
Para o jovem rico que veio a Ele, Jesus disse: "Vende tudo o que tens, dá aos pobres" (Lc 18:22). Nossa explicação dessa ordem radical normalmente é de que a determinação de Jesus foi específica para esse jovem, por causa da percepção profética sobre a necessidade do jovem. Aqui, Jesus põe o dedo no grande obstáculo entre o jovem e a salvação: o dinheiro. Mas Ele não deu essa mesma ordem a todos?
Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. (Luc. 18:22)
Em Lucas 12:33, Jesus parece aplicar a todos os que possuem meios o mesmo mandato que deu ao jovem rico: "Vendei os vossos bens e daí esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos Céus".
Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, (Luc. 12:33)
Como devemos entender essa declaração? Jesus estava defendendo uma distribuição das riquezas a todos os cristãos em todos os tempos e lugares? Que problemas práticos surgiriam se executássemos literalmente essa ordem ? Pense em alguma comunidade específica, em que todos os cristãos venderam todas as propriedades e deram o resultado aos pobres. Qual é agora a condição econômica desses cristãos? Como eles se sustentam e às suas famílias? E como eles agora obtêm os meios para cumprir o resto da missão de Jesus – levar o evangelho a novas fronteiras, por exemplo?
Neste caso, três considerações podem ser úteis. Uma é notar o que realmente aconteceu durante o curso do ministério de Jesus: Seu pequeno grupo parecia ter algum capital disponível – que Judas guardava (Jo 12:6; 13:29). A segunda é examinar cuidadosamente o que aconteceu no início da igreja, entre os cristãos mais próximos ao ambiente em que Jesus fez a declaração (em Atos 4:32-37, testemunhamos o que parece ser um processo ordeiro, voluntário enquanto buscavam seguir o mandato de Jesus). Uma terceira consideração é examinar o que aconteceu no início da igreja, além do livro de Atos (nas cartas de Paulo, João, Pedro, etc. não vemos nenhuma venda em massa de propriedade).
Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. (João 12:6)
Pois, como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe dissera: Compra o que precisamos para a festa ou lhe ordenara que desse alguma coisa aos pobres. (João 13:29)
Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade. José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos. (Atos 4:32-37)
Você quer acompanhar o estudo completo em questão? Então, não perca mais tempo e acesse o link agora mesmo: http://www.cpb.com.br/ no setor de "Serviços".
Não deixe de conhecer o material da Casa Publicadora Brasileira, vale a pena; então vá ao setor de serviços acesse todos os temas até agora estudado.
Você ainda pode acompanhar um comentário excelente da lição com os autores:
Bruce Cameron - http://www.portal.netium.com.br/iasdsf/noticias1.htm
Escola no Ar - http://www.escolanoar.org.br/
Gilson Nery - http://www.oestadio.com/escola_NCCcomentario.shtml
Sickberto Marks - http://www.cristovoltara.com.br/
Boas compras e bons estudos!