domingo, 1 de junho de 2008

LIÇÃO 1 - Uma família de famílias


Lição 1


31 de dezembro a 7 de janeiro





Uma família de famílias





Sábado à tarde


Ano Bíblico: Vista geral de toda a Bíblia



VERSO PARA MEMORIZAR: 'Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular' (Efés. 2:19 e 20).


Leituras da semana: Gên. 2:18-25; 27:1–28:5; Mat. 10:35-37; João 17:11, 21 e 22; Atos 9:17; Atos 21:8 e 9; Rom. 16:1; I Cor. 4:14 e 15; Gál. 4:5, I João 4:8 e 16.

Maurício e Sara, adventistas recém-batizados que viviam em uma área de elevada criminalidade, contaram ao pastor que desejavam mudar-se para um lugar mais seguro, mais próximo da igreja, para que suas duas filhas pudessem freqüentar a escola da igreja. Com a permissão deles, o pastor revelou suas esperanças à congregação. Logo, um membro localizou um apartamento vazio não longe da igreja. Aquilo era tudo o que a família desejava, mas a esperança deles se foi diante do enorme adiantamento exigido. Os telefones tocaram, e no dia seguinte, as doações dos membros da igreja os ajudaram a fazer o depósito e a pagar o aluguel do primeiro mês. Os membros da igreja limparam os dois apartamentos e levaram sua mudança de um lado da cidade para o outro. Cansado, mas feliz e cheio de gratidão, no sábado seguinte, Maurício pôs-se diante da igreja. Sendo homem de poucas palavras, ele disse apenas: 'Estou muito feliz porque tenho uma família!'




Domingo


Ano Bíblico: Gên. 1–3

Origem da família

Quando uniu o primeiro homem e a primeira mulher em casamento no Jardim do Éden, o Criador formou a primeira família.

1. Qual foi o propósito de Deus ao criar a família? Gên. 2:18-25

'Não é bom que o homem esteja só'(Gên. 2:18). O companheirismo é um dos primeiros propósitos das famílias. A Escritura usa família e casa para descrever as unidades sociais compostas de parentes e, às vezes, os ajudantes domésticos, todos habitando juntos para companheirismo. Juntos, os familiares evitam a solidão e provêem às necessidades de cada um (Compare Lev. 25:49; Rute 2:20; Sal. 68:5 e 6).

Um companheirismo especial. Com a união do primeiro casal, Deus forneceu um tipo de companhia muito especial. Ele pretendia que marido e esposa experimentassem uma união sem igual que Ele chamou de 'uma só carne' (Gên. 2:24). Ao casal casado Ele confiou outro dos Seus propósitos para as famílias – a geração dos filhos (Gên. 1:28).

2. Que outro profundo significado da família surge da reflexão sobre a natureza e a pessoa de Deus e a criação da humanidade à Sua imagem? Gên. 1:26-28. Compare com João 17:11, 21 e 22; I João 4:8 e 16

Nas palavras de Cristo, o que podemos ver é a unidade e a relação amorosa dentro da própria Divindade. Pense no significado e no propósito que esse relacionamento dá à vida em nossos lares, e que, à sua própria maneira, podem refletir o amor abnegado visto dentro da Trindade! Não é de admirar que a família seja uma metáfora importante no Novo Testamento sobre a igreja, a casa de fé (Gál. 6:10).


Notamos que o companheirismo é um dos componentes fundamentais da vida em família. Quanto tempo você tira para ser companheiro dos outros familiares? De que coisas você deveria abrir mão para passar mais tempo com a família?




Segunda


Ano Bíblico: Gên. 4–7


Jesus e as famílias

3. Qual era a atitude de Jesus em relação às famílias?

a. Mat. 19:4-6


b. Marcos 7:9-13


c. João 5:17 e 18


d. João 19:26 e 27

O plano de Deus para a vida familiar teve um grande impulso no ministério de Jesus. Ele não deixou dúvidas sobre o plano de Deus quanto ao casamento, especialmente quando os fariseus O interrogaram sobre o divórcio. O quinto mandamento sobre a honra aos pais estava em Sua mente quando reprovou os fariseus que encorajavam os filhos adultos a darem como oferta o dinheiro que devia ser direcionado ao sustento dos pais idosos. Provavelmente, o maior reconhecimento da relação pai-filho por parte de Jesus teve lugar quando Ele falou de Deus como Seu Pai. Na cruz, Ele expressou amor e cuidado por Sua mãe, Maria. Naquele terrível momento, Ele providenciou para que aquela que O embalara, O acariciara e, às vezes, não O compreendera, recebesse o melhor cuidado que Ele poderia obter para ela no lar do Seu discípulo fiel.

4. Algumas declarações de Jesus sobre as famílias podem necessitar de esclarecimento. Por que Jesus disse que veio causar divisão dentro dos lares? Leia Mat. 10:35-37. Como reconciliar essa afirmação com a aprovação que Jesus deu à vida familiar em outras ocasiões?

Outras declarações de Jesus que podem necessitar de esclarecimentos estão Marcos 3:32-35; Lucas 9:59-62 e 14:26. Seria conveniente que esses textos fossem discutidos em classe. Aquele que estabeleceu a família no princípio não mudou de idéia durante o ministério terrestre. Assim como planejou na criação, o Filho de Deus apoiou a família como fonte de nutrição, apoio e força. Por mais importantes que sejam, as famílias devem ser vistas à luz da lealdade mais elevada que deve ser dedicada a Deus.



Terça


Ano Bíblico: Gên. 8–11


Estilos diversos de vida familiar

5. Pense nas diversas situações familiares existentes nos tempos bíblicos: Jacó (Gên. 27:1–28:5), Rute e Noemi (Rute 1:22; 2:23), Jeremias (Jer. 16:2) e Oséias (Osé. 1:2, 3, 6 e 8; 3:1-3). Como a sua igreja pode atender às diversas situações familiares existentes na sua congregação?

Isaque e Rebeca viviam com seu filho adulto, Jacó, e seu irmão gêmeo casado, Esaú. As viúvas Noemi e Rute, unidas como sogra e nora, juntas encontraram refúgio. Jeremias era solteiro. Oséias criava sozinho seus três filhos antes de se reconciliar com Gômer. Outras famílias da Bíblia incluem os irmãos Lázaro, Marta e Maria, que residiam em Betânia, onde Jesus os visitava (João 11:1-3 e 20); Áquila e Priscila, casados mas aparentemente sem filhos (Atos 18:2 e 18; I Cor. 16:19), e a família da avó Lóide, sua filha, Eunice e seu neto, Timóteo, em Listra. O pai de Timóteo, grego, pode ter-se separado da família como incrédulo (Atos 16:1; II Tim. 1:5; compare I Cor. 7:15).

6. Que valores fundamentais para a vida em família existem nas Escrituras? Gên. 2:24 e 25; Êxo. 20:14; Prov. 5:18-20; Rom. 1:26 e 27; I Cor. 7:3-5

Ao longo da história da salvação, a bondade de Deus dá testemunho da Sua misericórdia para com a humanidade em um mundo distorcido pelo pecado, onde o plano divino para as famílias raramente é reproduzido. No entanto, existem certos valores fundamentais que freqüentemente aparecem ao longo da Escritura, com a intenção de preservar e, onde for necessário, restaurar e elevar o dom divino da sexualidade para a família humana. Esses valores afirmam que a intimidade sexual é uma expressão mútua de amor abnegado, reservado exclusivamente para o casamento monógamo de um homem com uma única mulher (a Bíblia não tem provisão alguma para os casamentos do mesmo sexo).



Quarta


Ano Bíblico: Gên. 12–15


Um é um número inteiro

Em nossos dias, quando são contados os lares na família de Deus, os adultos solteiros representam um segmento grande e crescente. Sempre e onde a sociedade ou a igreja levantam o casamento como norma, é difícil a essas pessoas sentirem-se normais e saudáveis. Muitas vezes, elas não se sentem verdadeiramente parte do grupo.

7. Pense nas circunstâncias destes adultos solteiros. Como eles contribuíram para a causa de Deus?

a. Elias (I Reis 17:1 a II Reis 2:11)

b. Ana (Luc. 2:36-38)

c. João Batista (Mat. 11:7-11)

d. As filhas de Filipe (Atos 21:8 e 9).

8. Que outros personagens da Bíblia viveram solteiros?

A opção de viver solteiro. Para muitos, a vida de solteiro é um período da vida, que acontece antes do casamento ou depois da sua interrupção. Para outros, a vida como solteiro é uma positiva escolha de vida. Estes reconhecem que, embora muitos se casem, Deus também dá a Seus filhos e filhas a opção de viver sozinhos. Para outros, ainda, a vida de solteiro não é realmente uma escolha, mas a submissão inevitável às circunstâncias em que não existem parceiros apropriados ou em que o casamento seria impróprio.

Em seus ensinos e escritos, Paulo apoiava o casamento, mas pessoalmente afirmava que, devido à natureza da obra a ser feita por Cristo em pouco tempo, o celibato era preferível. Especialmente se a pessoa tem o dom do celibato, isso é verdade; isto é, a pessoa se sente guiada por Deus para fazer essa escolha. A comunhão da igreja deve incluir tanto pessoas solteiras como casadas. O valor e a realização pessoal, em última instância, não se relacionam com a condição civil, mas com a resposta de fé a Cristo. Todos são completos naquele que atrai todos a Si mesmo (Col. 2:10).



Quinta


Ano Bíblico: Gên. 16–19


Família de famílias

Assim como a família humana deve refletir a natureza relacional do Criador, também a Igreja deve ser uma réplica ainda mais primorosa da relação harmoniosa, abnegada e amorosa conhecida dentro da Divindade. Referências à família como nascimento, adoção, mãe, pai, irmã, irmão – fornecem um vocabulário novo, uma forma inteiramente nova de falar sobre a relação humana com Deus e entre os seres.

Modelo para a Igreja. O Espírito Santo usa as relações comuns de família para descrever a comunidade em que são esperados novos nascimentos, a diversidade é acomodada, as forças são renovadas e as pessoas são encorajadas a crescer. Se a palavra família evocar sentimentos cálidos para nós, provavelmente acataremos essa visão da igreja. Infelizmente para alguns, a palavra família significa lembranças dolorosas. Para estes, outras imagens da igreja podem ter mais apelo. Mas Deus é um ser relacional. Ele formou a humanidade com a capacidade de manter relacionamentos e é confortador saber que, embora nem sempre a família seja tudo o que se espera dela, em Sua igreja Ele oferece descanso, cura e experiências de inexcedível amor familiar (leia Sal. 27:10).

9. Como a idéia de igreja como família (Gál. 6:10; Efés. 2:19) abre as portas para incluir a todos?

A família da fé traz à mente o sentido de pertinência que as famílias constróem entre seus membros e a atitude de solidariedade que sempre caracterizou as relações de famílias bem estruturadas. Muitos daqueles que receberam Cristo como seu salvador pessoal vêm à igreja em famílias. Outros freqüentam sozinhos. No entanto, de certo modo, as famílias estão com eles, pois cada um foi formado por sua experiência familiar, e todos serão sempre parte de uma família em algum lugar. Assim, a Igreja é literalmente uma família de famílias. Os primeiros cristãos 'partiam pão de casa em casa' mas eram uma igreja (Atos 2:46 e 47). I Coríntios 12 mostra a importância de estimar, incorporar, nutrir e utilizar todas as partes individuais do organismo da igreja.


Como a sua experiência com a família da igreja se parece com o seu lar atual ou aquele em que você cresceu? Em que aspectos é diferente? Identifique uma qualidade cristã em seu lar que poderia fazer diferença na vida da sua igreja. Que qualidade da vida na igreja você gostaria de levar para casa?




Sexta


Ano Bíblico: Gên. 20–22


Estudo adicional

Leia, de Ellen G. White: 'O Lar Edênico, um Modelo', O Lar Adventista, págs. 25-28; 'Quem São Meus Irmãos?' O Desejado de Todas as Nações, págs. 321-327.

Salas de estar desarrumadas. 'As igrejas do Apocalipse mostram que as igrejas não são salas de estar vitorianas, onde tudo está sempre arrumado e pronto para receber os convidados. São quartos de família desarrumados. Entrando na casa das pessoas inesperadamente, às vezes somos recebidos com uma barragem de desculpas. São João não se desculpa. As coisas são defeituosas, é verdade, mas é assim que acontece nas igrejas vivas. Não se trata de salas de exposição, mas salas de estar, e se as pessoas que vivem nelas são pecadoras, certamente haverá roupas espalhadas, marcas de mãos nos móveis e poeira no tapete. Pois enquanto Jesus insistir em chamar pecadores e não justos ao arrependimento – e não existe indicação de que Ele mudou de tática a esse respeito – as igrejas vão ser um embaraço aos meticulosos e uma afronta para os justos.' – Eugene H. Peterson, Living the Message, pág. 71.

Perguntas para consideração

1. Comente com a classe como a igreja deve se relacionar com os que estão vivendo em uma relação familiar contrária às Escrituras. Como podemos mostrar-lhes o amor e a aceitação de Cristo sem desculpar suas ações?

2. Para os solteiros, às vezes é difícil perceber o senso de inteireza e pertinência em uma cultura que toma o casamento como padrão. O que vocês, como classe, podem fazer para mostrar aos solteiros da sua igreja que eles são parte muito amada da família da igreja?

Resumo: A família é uma idéia de Deus. Ele formou a família humana como expressão da Sua natureza relacional. Ele ordenou que tanto as famílias individuais como a igreja, como família de famílias, expressem Seu amor abnegado dentro desses círculos de íntimo companheirismo.



FONTE: www.cpb.com.br/





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