sexta-feira, 25 de julho de 2008

AS MULHERES DO VELHO TESTAMENTO, QUANDO MENSTRUADAS, NÃO PARTICIPAVAM DOS CULTOS RELIGIOSOS.

"Por que as mulheres do Velho Testamento, quando estivessem menstruadas, não poderiam participar dos cultos religiosos?"

Para esclarecer a questão da condição da mulher no período menstrual, basta ler o capítulo 15 de Levítico que trata das várias condições pelas quais uma pessoa poderia ser considera imunda.

No total podemos enumerar 6 diferentes casos:

1. Condições anormais no homem (Lev. 15:2-15);

2. Condições normais no homem (Lev. 15:16 e 17);

3. Relações conjugais normais (Lev. 15:18);

4. Condições normais na mulher (Lev. 15:19-23);

5. Relações conjugais anormais (Lev. 15:24);

6. Condições anormais na mulher (Lev. 15:25-30);

No primeiro e no sexto dos casos enumerados, quando existiam condições físicas anormais, se requeria um sacrifício, e o sacrifício era a menor de todas as ofertas de sangue: uma rola ou pombinho. Nos outros casos, não havia necessidade. Ver Deuteronômio 23: 10 e 11.

A palavra hebraica zab traduzida "fluxo de sêmen" ou "fluxo seminal", não é específica em sua tradução, significando apenas fluxo em geral, podendo-se incluir o fluxo normal de algumas funções fisiológicas, como também o fluxo anormal devido alguma enfermidade, tanto na mulher quanto no homem.

Essas contaminações não eram consideradas uma transgressão moral, tanto que assim como a própria pessoa, aqueles com quem ela entrasse em contato ficavam impuros. Algumas dessas contaminações ocorriam no curso normal da vida; como no caso da mulher que tem o seu período menstrual (verso 25), ou no caso do homem que tem emissão de sêmen enquanto dorme (verso 16).

Chegamos a conclusão de que essas contaminações não são resultado de pecado, mas sim do funcionamento normal do corpo. Qualquer pessoa que entrasse no santuário em estado de contaminação o contaminava, apesar de que na maioria dos casos a contaminação pessoal era involuntária e não se requeria um sacrifício. (Sendo que não era necessário sacrifício, não podemos considerar como pecado).

Estes regulamentos indicam o interesse de Deus na saúde e higiene pessoal, e ao mesmo tempo serviam para fazer ressaltar a santidade das coisas sagradas. Deus odeia o pecado e também aborrece toda classe de impureza, ainda que não seja especificamente pecado.

Deus faz distinção entre o pecado e a impureza, e não chama delinqüência moral o que é somente impureza. Deus faz saber ao homem que toda classe de impureza o desagrada.

Esta lição é também para nós. Deus exige santidade; exige limpeza e requer de todos nós modéstia e humildade. Como vemos, uma importante razão para a existência desses regulamentos era o caráter higiênico e de saúde muito importante para aquela época, onde a falta de conhecimento dos micro-organismos e das doenças contagiosas, poderia causar uma verdadeira epidemia, especialmente num mundo sem saneamento básico.

Hoje em dia a nossa sociedade tem bem mais recursos para a higiene do que na época do povo de Israel, desse modo não há razão para uma mulher não participar na igreja só por estar no período menstrual. É bom lembrar que muitas irmãs pregam e cantam na igreja; como ficaria a igreja se essas irmãs no dia em que tivessem que pregar ou cantar estivessem menstruadas?

FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000812



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