FALTA DE HONESTIDADE INTELECTUAL ENTRE CRISTÃOS
Jesus, o Mestre moral mais influente da Humanidade, nos ensinou que a mentira provém do diabo (Jó 8). Isto inclui todas as formas de engano: desde o simples logro à falsidade ideológica. Nem a farsa mais banal escapa. Não há mentira branca, porque, aos olhos do Pai, todo engano não passa de uma mancha negra.
Há algumas semanas descobri que um blogueiro cristão vinha reproduzindo os textos postados aqui. Até aí, nenhum mal. Acontece que o cidadão fez, em alguns casos, uso de certas matérias sem creditar ou oferecer um link para o local original em que estavam.
Mais do que depressa, entrei em contato com o indivíduo, pedindo explicações. Por quatro vezes, me ofereci para um diálogo. Disse que não me importava que meus textos fossem republicados, desde que fossem atribuídos a mim, o autor, o que é justo e prática comum entre os blogueiros. O silêncio manteve-se, por quase um mês, como a única resposta...
Quem quer que poste num blog qualquer texto do qual não seja autor, no mínimo estará prevendo que o leitor tomará aquele texto como de sua autoria, pelo fato de não haver indicação de fonte; ou seja, o blogueiro que 'importou' o texto passará por seu autor. Ora, isso é desonestidade intelectual, e constitui desrespeito ao verdadeiro autor. Para não falar da possibilidade de se considerar a prática como plágio!
Gostaria imensamente que o referido cidadão, que se apresenta como Hugo Campos Netto, e se define como um cristão que aguarda pela volta de Jesus, que repensasse sua conduta: que, ou creditasse os textos que importou, ou os tirasse de seu blog.
Aconselho ainda aos blogueiros cristãos que ficassem atentos ao uso de suas matérias em outros blogs e contextos, que podem, até mesmo, deturpar suas intenções originais. É preciso, como discípulos de um Mestre defensor da Honestidade Absoluta, não tolerarmos nenhuma prática mentirosa, da forma como for, no lugar que for. Inclusive em nossos blogs.
felipe tonasso disse...
parabéns pelo texto e pelo blog.
recebi teu link de uma amiga e vim fussar por aqui.
depois volto com tempo para ler mais.
abraço irmão.
Denis da Cruz disse...
Eu já fui plagiado em um conto.
Era um texto um tanto extenso que postei em três partes num fórum
O plagiador fez a mesma coisa. Copiou não só os textos, mas a mensagem prévia que eu colocava no fórum.
E outra, quando criticavam alguma coisa no texto, ele achava ruim; mandava o leitor fazer melhor, rs
Marily Sales dos Reis disse...
Isso tb já aconteceu comigo, Douglas. Recebi por e-mail um texto que eu mesma havia escrito, mas sob o nome de outra pessoa. Havia inclusive algumas alterações em relação ao texto original. Entrei em contato com o suposto autor e demonstrei minha insatisfação com aquela atitude. Essa pessoa garantiu que não fez por mal e pediu desculpas. Como eu a conheço pessoalmente e como eu estava entre os destinatários da mensagem, acreditei na sua inocência. Mas adverti-a de que o que ela acabara de fazer era plágio. E plágio é desonestidade. Mais ainda: plágio é crime!
Por isso, achei seu texto bem oportuno e relevante. Podemos estar sendo plagiadores sem saber ou vítimas de plagiadores... É preciso tomar cuidado!
CONVICTOS OU ALIENADOS? disse...
Salve!
Pelo jeito é meio comum, infelizmente. Um texto de minha autoria apareceu num blog em Portugal. Depois de minhas observações o link foi acrescido.
Sucessos!
FONTE: http://questaodeconfianca.blogspot.com/2008/07/falta-de-honestidade-intelectual-entre.html
Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!