5 a 12 de julho |
"Tudo para com todos": |

A lição em poucas palavras
Texto-chave: 1 Coríntios 9:22
O aluno deverá...
Conhecer: Algumas coisas que Paulo fez para adaptar a mensagem cristã à cultura contemporânea e indicá-las para a classe.
Sentir: A importância de adaptar a apresentação da mensagem sem que ela perca sua essência.
Fazer: Encontrar algumas formas de fazer a mesma coisa na apresentação da mensagem do Advento ao povo.
Esboço do aprendizado
I. "Fiz-me tudo para com todos" (1Co 9:22)
A. Como você faz isso?
B. Leia o sermão de Paulo em Atos 13:13-41 e seu sermão em Atos 17:16-31. Qual é a diferença?
C. O que aconteceu na nova igreja em Antioquia, na Síria, que nunca havia acontecido antes na jovem igreja cristã?
II. Preservando a pureza da mensagem (1Tm 4:16)
A. Você já ouviu ou não gostou de ter visto alguém apresentar a mensagem adventista em um formato completamente diferente do que você aprendeu? O que fez você sentir-se assim?
B. Comente esta pergunta com a classe: "Por que é importante manter a integridade da mensagem do advento, mesmo que seja apresentada de forma diferente?"
III. Lidando com os filósofos atenienses
Estudo de caso: Seu amigo é materialista e indiferente à religião. "É bom para os que gostam disso, mas você precisa aceitar ou rejeitar." O que você diria a esse filósofo ateniense contemporâneo"?
Resumo: Se as pessoas não entenderem o que está sendo dito, não ouvirão. Paulo é um exemplo de como comunicar o cristianismo em diferentes ambientes e nos dá boas idéias de como tornar compreensível a mensagem do advento.
Sábado à tarde | Ano Bíblico: Sl 119 |
VERSO PARA MEMORIZAR: "Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns" (1Co 9:22). |
LEITURAS DA SEMANA: At 11:19-26; 13:16-42; 17:18-34
PENSAMENTO-CHAVE: O apóstolo Paulo, buscando levar o evangelho ao mundo, nos dá um exemplo de como adaptar a maneira de apresentar nossa mensagem, de acordo com o contexto e a cultura em que estamos testemunhando.
Os pioneiros missionários adventistas logo aprenderam que precisavam apresentar nossa mensagem da verdade presente de maneira tão relevante quanto culturalmente possível. Hoje, a iniciativa da Missão Global da Igreja Adventista do Sétimo Dia mundial patrocina ao redor do mundo centros de estudo que exploram maneiras de construir pontes para povos de outras religiões e culturas. Antes de podermos nos comunicar eficazmente com outros povos, precisamos entender sua cultura e seu modo de pensar.
Nesta semana, vamos procurar entender o que significa adaptar a mensagem a povos em diferentes circunstâncias. E faremos assim estudando as várias maneiras em que o apóstolo Paulo, um firme e inflexível crente na verdade, talhou a mensagem de Jesus para públicos específicos. O que podemos aprender de Paulo que nos permitirá alcançar melhor as pessoas com a verdade presente?
Ano Bíblico: Sl 120–134 |
Paulo encorajado para a missão
Depois da experiência de Paulo na estrada de Damasco, alguns dos apóstolos não estavam convencidos de que ele era um verdadeiro discípulo (veja At 9:26) Talvez temessem que ele fosse enviado como espião para se infiltrar na igreja e provocar problemas adicionais. Naquela ocasião, Barnabé se ergueu para defender Paulo (vs. 27, 28).
Barnabé era "homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé" (At 11:24), e foi de tremenda ajuda para Paulo no início de seu ministério.
1. Como a igreja começou em Antioquia? Qual foi o resultado dos esforços missionários? At 11:19-24
Os líderes da igreja em Jerusalém ouviram sobre o novo grupo de crentes em Antioquia – uma das três principais cidades do Império Romano naquele tempo. Imediatamente, enviaram o altamente respeitado Barnabé para ajudar a estabelecer e edificar a igreja.
2. Por que Barnabé escolheu Paulo para ajudá-lo? At 11:25, 26
O livro de Atos está cheio de eventos fantásticos: Saulo, o perseguidor, se torna Paulo, o missionário; o evangelho da salvação se torna boas-novas para todos, não só para os judeus; e agora, Paulo ministra a uma igreja estabelecida indiretamente como resultado de sua perseguição.
Por um ano, Barnabé e Paulo ensinaram o povo. Conforme a igreja crescia em força, desenvolvia um espírito de compaixão e passava a ministrar a outros. Os novos membros da igreja enviaram ajuda financeira a seus irmãos e irmãs na Judéia, que estava sofrendo uma fome severa (At 11:28-30). Assim, eles não guardaram as bênçãos para si próprios; quando veio uma necessidade, eles se mostraram prontos a ajudar.
Ouvindo sobre Antioquia, a igreja de Jerusalém, enviou Barnabé para trabalhar em seu favor. E Barnabé, ouvindo sobre o chamado de Paulo, levou-o para ajudar. E aquela igreja, ouvindo sobre as necessidades em Jerusalém, enviou ajuda.
Que lição podemos aprender sobre ajudar outros com as coisas com que somos abençoados? |
Ano Bíblico: Sl 135–139 |
Tudo para com todos
"Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns" (1Co 9:22).
O que Paulo queria dizer ao afirmar que se tornou "tudo para com todos"? Podemos ter a certeza de que, seja o que for que estivesse dizendo, o apóstolo não estava defendendo o sacrifício dos princípios. Ele não estava falando em mudar o evangelho, as doutrinas, a ética, ou qualquer verdade da Palavra de Deus. Ele estava falando em tornar essas coisas tão atraentes e compreensíveis quanto possível para culturas diferentes. Paulo foi um modelo dessa abordagem usando métodos diferentes para alcançar pessoas diferentes.
Por exemplo, tentando alcançar os judeus, Paulo chegava a uma cidade, visitava a sinagoga e ensinava (At 9:19-22, 13:14-16). Por exemplo:
3. Faça uma rápida leitura de Atos 13:16-42. Em seu sermão, onde Paulo começou e onde terminou a breve recapitulação da história bíblica? A que autoridade ele apelou para provar que Jesus era o Messias? O que este fato lhe diz sobre abordagem de Paulo para o povo judeu?
4. Agora, leia Atos 14:8-18. Diferentemente de seu discurso aos judeus que enfoque diferente Paulo usou para falar aos pagãos – que não acreditavam no Antigo Testamento?
Paulo não apelou às Escrituras como autoridade (ele mencionou o Antigo Testamento no verso 15, mas assim como poderia citar um poeta, não como autoridade). Ao contrário, ele apelou para o mundo natural e a evidência que a natureza dá sobre um Deus Criador. E assinalou a futilidade de adorar os ídolos.
A que distância devemos estar dispostos a ir na tentativa de alcançar as pessoas em sua própria cultura? Como podemos evitar os perigos de ir longe demais, isto é, de comprometer a verdade em nossas tentativas para anunciá-la? |
Ano Bíblico: Sl 140–144 |
Testemunho para os filósofos
Uma das experiências missionárias mais famosas de Paulo aconteceu em Atenas, onde viveram alguns dos maiores filósofos do mundo da antiguidade, como Sócrates, Platão e Aristóteles. Mas veja que interessante: mesmo com toda a filosofia e todos os seus apelos para a razão e a lógica, a cidade ainda "estava cheia de ídolos" (At 17:16, NVI). Que evidência de que, no seu âmago, a filosofia não pode responder às necessidades humanas básicas!
5. Na tentativa de alcançar aquelas pessoas, que abordagem Paulo adotou? Qual foi o resultado de seus esforços? At 17:18-34
Os epicureus ensinavam que a felicidade provém de uma boa vida com prazeres modestos. Os estóicos, por outro lado, insistiam com as pessoas que se contentassem com o que tinham. Juntos, os filósofos estóicos e epicureus ouviram Paulo na praça e começaram a discutir com ele, chamando-o de "tagarela" (At 17:18).
Apesar de ridicularizarem Paulo, esses filósofos o convidaram a falar em uma reunião do Areópago — um grupo de filósofos que avaliavam os novos ensinos – o que conhecemos como Colina de Marte.
Em sua fala, Paulo elaborou sua mensagem para um público pagão (v. 22-25) relacionando-a com a cultura dos pagãos. Ele se referiu a uma estátua que eles haviam construído para o deus desconhecido e o identificou com o Deus Criador.
Em nenhum momento Paulo se referiu às Escrituras, como faria com um público judeu. Ao contrário, apontou novamente para o mundo natural com o qual eles estavam familiarizados e o relacionou com o sobrenatural. Embora Paulo não tivesse usado as Escrituras, sua mensagem foi claramente bíblica.
Ano Bíblico: Sl 145–150 |
Mensagem na Colina de Marte
6. Examine o discurso de Paulo em Atos 17:18-34. Onde você encontra essas doutrinas básicas: criação, redenção e juízo? Como essa mensagem se assemelha à mensagem adventista?
Paulo não só conhecia a literatura pagã; ele citou partes dela de memória. Primeiramente, citou um poeta cretense que escreveu: "nEle vivemos, e nos movemos, e existimos" (v. 28). Em seguida, referiu-se ao pagão Cleantes, cujo poema de amor ao deus Zeus continha a linha "... porque dele também somos geração" (v. 28). Em cada caso, Paulo tomou algo de sua cultura e o relacionou com a verdade que desejava ensinar.
"Com a mão estendida em direção ao templo apinhado de ídolos, Paulo abriu o coração e expôs a falácia da religião dos atenienses", escreve Ellen G. White. "Os mais sábios dentre seus ouvintes ficaram admirados ao atentarem para a sua argumentação. Mostrou estar familiarizado com suas obras de arte, literatura e religião" (Atos dos Apóstolos, p. 237).
Ellen White acrescenta: "As palavras de Paulo contêm um tesouro de conhecimento para a igreja. ... Tivesse sua oração sido um ataque direto a seus deuses e aos grandes homens da cidade, e ele teria corrido o perigo de sofrer a sorte de Sócrates. Mas, com o tato nascido do divino amor, cuidadosamente ele afastou-lhes a mente de suas divindades pagãs, revelando-lhes o verdadeiro Deus, para eles desconhecido" (Atos dos Apóstolos, p. 241).
Paulo entendia que, antes de podermos levar as pessoas para onde queremos que estejam, devemos encontrá-las onde estão. Isso significa concentrar-nos em suas necessidades, seus interesses, e adequar nossa mensagem de uma forma que se relacione com eles. Isso não significa diluir a mensagem. É apenas uma questão de comunicação – falar ao povo nas condições e no idioma que ele entende.
Qual foi o aspecto do ensino de Paulo que provocou maior discordância nesse ambiente? Por quê? O que este fato deve nos dizer sobre os limites de tentar explicar racionalmente tudo o que cremos? |
Ano Bíblico: Pv 1–3 |
O método de Paulo na fundação de igrejas
7. Qual foi a extensão do território coberto pelo ministério de Paulo? Rm 15:18-23. O que essa resposta nos diz sobre o significado do sucesso?
Paulo escolheu fundar novas congregações nas cidades estratégicas da região. Ele escolheu lugares que fossem importantes centros de transporte – em estradas ou grandes portos marítimos romanos – e importantes centros comerciais ou administrativos. Assim, ele deixou faróis estratégicos ao longo da área, planejando que novos grupos de crentes levassem as boas-novas para as áreas circundantes a esses centros. Embora o trabalho de Paulo tivesse terminado, a tarefa de anunciar o evangelho só havia começado para os novos crentes.
Em sua segunda jornada missionária, com a ajuda de Timóteo e Silas, Paulo estabeleceu uma igreja cristã em Tessalônica, a maior cidade da Macedônia. Essa cidade estava localizada no cruzamento de duas importantes estradas romanas e era um importante porto marítimo de toda a região. Um grupo fortemente estabelecido de crentes dessa cidade haveria de fornecer um centro do qual outras plantas-igrejas pudessem crescer por toda aquela área.
Foi exatamente isso que aconteceu. Paulo diz: "Vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Porque de vós repercutiu a Palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus" (1Ts 1:7, 8).
Essa igreja foi um modelo para as outras. Curiosamente, a palavra grega para igreja (ekklesia) não era uma palavra especificamente cristã. Era usada para qualquer ajuntamento de pessoas em várias situações. Porém, a ekklesia cristã foi chamada para funções específicas, não só para adorar em conjunto mas também para anunciar às comunidades as boas-novas que eles mesmos haviam recebido.
A igreja não existia para alimentar apenas seus próprios membros. Qual é sua atitude? Você vai para a igreja em busca de atenção apenas para suas necessidades, ou vai disposto até a dar mais que receber? |
Ano Bíblico: Pv 4–7 |
Estudo adicional
'Assim variava o apóstolo [Paulo] sua maneira de trabalhar, adaptando sua mensagem às circunstâncias em que se achava" (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 118).
"Alguns não serão convencidos por qualquer apresentação da verdade. O obreiro de Deus deve, mesmo assim, estudar cuidadosamente o melhor método que não desperte preconceito nem provoque resistência em seus ouvintes" (Ellen G. White, Advent Review and Sabbath Herald, 25 de novembro de 1890).
"Não devem [os obreiros de Deus] ser homens apegados a uma só idéia, estereotipados em sua maneira de agir, incapazes de ver que sua defesa da verdade deve variar segundo a espécie de pessoas entre as quais trabalham, e as circunstâncias que se lhes deparam" (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 119).
"Mediante alegre e paciente generosidade e cortesia, ele [Paulo] conquistava o coração das pessoas, abrandava seus preconceitos e se esforçava para ensinar-lhes a verdade sem despertar oposição. Tudo isso ele fazia porque amava as pessoas e desejava levá-las a Cristo para que fossem salvas" (Ellen G. White, Sketches From the Life of Paul, p. 162).
Perguntas para consideração
1. Qual seria a melhor maneira de comunicar o que nós, adventistas, cremos a um estudante universitário ateu? A uma pessoa de outra religião? Alguém que crê na Bíblia mas não é adventista? Um ex-adventista? Alguém que parece totalmente indiferente às questões de fé ou de Deus?
2. Não importa quão diferentes sejam nossas abordagens, quais são algumas coisas comuns que devem sempre acompanhar nosso testemunho a outros? Isto é, que coisas sempre devem ser a frente e o centro de nosso testemunho, apesar das circunstâncias?
3. Sua igreja local está centrada na missão? O que você pode fazer para ajudá-la a se envolver mais nos esforços pela sua comunidade?
Resumo: A comunicação não acontece se o ouvinte não pode entender o que está sendo dito. Paulo provê muitos exemplos de maneiras de testemunhar para traduzir as boas-novas em expressões que as pessoas entendam.
Respostas Sugestivas:
Pergunta 1. Alguns dos que foram dispersos pela perseguição em Jerusalém foram até aquela cidade e ali anunciaram Jesus. Houve boa aceitação.
Pergunta 2. Barnabé creu na sinceridade de Paulo, apesar das reservas de alguns dos crentes.
Pergunta 3. Paulo baseou sua mensagem exclusivamente nas Escrituras, desde o Êxodo até Cristo. A quem cria nas Escrituras, Paulo usou as Escrituras.
Pergunta 4. Paulo apelou para os elementos da natureza, que faziam parte da cultura e da religião daquele povo.
Pergunta 5. Paulo utilizou elementos da filosofia dominante. Seus esforços foram pouco produtivos.
Pergunta 6. Nas Escrituras Sagradas. Nós, adventistas, também anunciamos a criação, a redenção e o juízo.
Pergunta 7. Paulo pregou o evangelho na Palestina, no Oriente Médio, na Ásia e em partes da Europa.
FONTE:
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2008.html
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic232008.html
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