Lição 12 - Convertendo os corações no tempo do fim
VERSO PARA MEMORIZAR: 'Eis que Eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que Eu não venha e fira a terra com maldição' (Mal. 4:5 e 6).
Leituras da semana: I Reis 16:29–17:24; Mal. 4:5, 6; Mat. 3:2; Mat. 11:14 e 15; 17:10; 18:20-35
INTRODUÇÃO. Um garoto fugiu de casa. Depois de anos sem ter qualquer notícia, os pais receberam um cartão postal. Ele ia voltar para casa e queria vê-los. 'Eu vou estar no trem que passa atrás de nossa casa', ele escreveu. 'Se quiserem que eu desça para ver vocês, pendurem um lenço branco na cerca, e eu vou descer na estação seguinte. Se não houver nada lá, eu vou continuar viagem.'
Enquanto o trem se aproximava da casa da sua juventude, ele se perguntava: Será que vai haver um lenço ali? Finalmente, a cerca surgiu, coberta de lenços, toalhas, lençóis e travesseiros, não só na cerca mas no matagal e nas árvores – uma grande massa de branco dizendo BEM-VINDO AO LAR!
A profecia dos corações convertidos
1. Compare a predição da vinda de Elias com as referências do Novo Testamento a este evento. Mal. 4:5 e 6; Mat. 11:14 e 15; 17:10; Mar. 6:15; Luc. 1:17
Nos dias de Malaquias, o apelo de Deus à nação, 'tornai-vos para Mim, e Eu Me tornarei para vós outros' teve uma resposta arrogante: 'Em que havemos de tornar?' (Mal. 3:7). Frustrado, o profeta anunciou que seria dada mais uma oportunidade para o reavivamento. Lembrando a reforma de arrependimento iniciada por Elias (I Reis 18:37), Malaquias predisse que ele voltaria para converter 'o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais' (Mal. 4:6).
Uma tradição judaica afirmava que Elias apareceria pessoalmente como arauto do Messias (compare Mat. 17:10; Mar. 6:15). Porém, o Novo Testamento apresenta João Batista como cumprimento da profecia (Mat. 11:14 e 15; Luc. 1:17).
O que significa a expressão converter os corações? Várias aplicações desses textos são possíveis: Eles se referem à reconciliação do povo de Israel com o Senhor. Deus, como Pai (Isa. 63:16), Se desfez de Sua ira para com Seus filhos (Miq. 7:18 e 19) e os chamou para voltarem a Ele (Isa. 44:22; Mal. 3:7). Refere-se à restauração das novas gerações com seus antepassados fiéis pela renovação da aliança. O chamado profético ao povo de Deus para seguir a fé dos patriarcas foi dado repetidamente no Antigo Testamento. Se a terra continuaria como um abençoado lugar de habitação dependia diretamente da fidelidade à aliança (Deut. 4:29-31). Refere-se à restauração e renovação das relações familiares. As relações pai-filho são a expressão prática da fidelidade da aliança com Deus. Aqui, também, o cumprimento das responsabilidades entre pais e filhos está relacionado com a contínua herança da terra e da bênção de Deus (Prov. 2:21).
Qual é a conexão entre uma relação restaurada com Deus e relações restauradas em família? Qual deve acontecer primeiro?
A introdução da adoração de Baal em Israel por Jezabel, esposa do rei Acabe, apressou a derrocada moral dos descendentes da nação. Os ensinos de Deus que elevavam o casamento, a família e a sexualidade foram obscurecidos por práticas como incesto, prostituição e outras perversões sexuais. Neste campo de batalha sobre a adoração, ergueu-se Elias, cujo próprio nome, Jeová-é-meu-Deus, reprovava Baal.
2. Em que evento Elias participou da destruição das crenças pagãs e na renovação da vida familiar? I Reis 16:29–17:24; compare Luc. 4:25 e 26
Depois de haver anunciado a maldição da seca sobre a terra, Elias era um homem marcado. Deus o abrigou em um lugar improvável – na habitação da pobre viúva de Sarepta, de Sidon, próxima da cidade natal de Jezabel. Elias saudou a viúva com uma prova terrível: usar seus últimos restos de óleo e de farinha para alimentá-lo e confiar em Deus para o futuro. A fé dessa viúva se tornou legendária. O próprio Jesus mais tarde a louvou (Luc. 4:26). Quando seu óleo e seu alimento se estenderam por muitos dias, a mulher veio a entender mais sobre Jeová. Então, tragicamente, seu único filho ficou doente e morreu.
3. Que efeito o reencontro com seu filho teve sobre a experiência espiritual da viúva fenícia? I Reis 17:24. O que podemos aprender de seus comentários?
A resposta da mãe revela o efeito da mensagem de Elias. A fé em Deus e em Sua palavra surgiu no coração quando, por Seu poder, a vida foi restaurada e a família foi reunida. Muitos hoje podem concordar quando as doutrinas são pregadas, mas são mornos em sua experiência espiritual. No entanto, quando as verdades da Palavra de Deus são vividas pessoalmente e existe reavivamento e restauração nas relações do lar, a convicção vem ao coração com muito mais poder.
Reunindo os corações junto ao altar
4. Embora o contexto seja totalmente diferente, como os princípios da história de Elias no Monte Carmelo podem se aplicar à vida familiar? I Reis 18:20-45
No Monte Carmelo, Elias desejava obter a renovação da aliança por parte de sua nação, uma volta para a fé de seus pais, que traria cura para sua vida, seus lares e sua terra.
À hora do sacrifício da tarde. Depois do fracasso dos sacerdotes pagãos com seu sacrifício, Elias chamou a multidão. Ele foi decidido. A hora do dia chamava a atenção para o plano de redenção revelado por Deus no serviço do santuário (compare Êxo. 29:41). O convite 'Chegai-vos a mim' (I Reis 18:30) nos lembra o Salvador recebendo os pecadores (compare Mat. 11:28). Os pais aflitos pelo desvio de um filho podem estar certos de que Deus os ama tão certamente quanto amava os israelitas. Deus trabalha sem cessar para atrair a Si os teimosos.
A ênfase de Elias no altar de Jeová encontra seu paralelo em nossos dias, quando Jesus e Sua graça salvadora são levantados nas famílias. O culto em família é uma oportunidade para falar a Ele em oração, falar dEle uns com os outros, receber novamente Seu dom gratuito de salvação e dar tempo ao nosso coração para refletir em Seus ensinos.
A resposta que Elias pediu indicaria que Deus os havia aceito para Si mesmo. I Reis 18:37 diz: 'Para que este povo saiba que... a Ti fizeste retroceder o coração deles'. Não podemos voltar nosso coração a Deus; só podemos responder à Sua graça, que Ele oferece livremente.
O fogo consumidor caiu, não sobre os culpados, mas sobre o sacrifício, apontando a Jesus, que foi feito 'pecado por nós; para que, nEle, fôssemos feitos justiça de Deus' (II Cor. 5:21). Romperam confissão e louvor dos lábios do povo. Por não haverem respondido ao chamado de Deus, os falsos sacerdotes foram executados. Então, chuvas refrescantes deram fim à maldição sobre a terra.
Em que condição está seu altar doméstico? O que você precisaria fazer para reconstruir o altar em seu lar, no caso de haver realmente necessidade de alguma reconstrução?
Corações convertidos junto ao Jordão
Juntamente com a predição de Gabriel (Luc. 1:17) e a confirmação de Jesus como o Elias predito (Mat. 11:14; 17:12 e 13), os escritores do Evangelho afirmam que João Batista era o 'mensageiro' que iria preparar o caminho do Senhor (Mat. 11:10; Mar. 1:2; Luc. 7:27; compare Mal. 3:1).
5. Quais eram os principais aspectos da mensagem de João? Mat. 3:2 e 8; 14:4; Mar. 1:4; Luc. 3:3, 8, 9, 11, 13 e 14
Como um lavrador que ara o solo endurecido, preparando-o para receber a semente, João denunciava o pecado e insistia com os pecadores para que se arrependessem. Sem exame próprio, sem a noção da verdadeira condição, a natureza humana não sente necessidade de algo melhor. A mensagem de João induziu o povo em direção à santidade das exigências de Deus e à necessidade de Sua perfeita justiça. O arrependimento genuíno sempre é marcado por humildade e dependência de Deus para mudar o comportamento. Ao expor a hipocrisia e o egoísmo daqueles que alegavam ter Abraão como seu pai, ele procurava expor o significado mais profundo da fé de seus pais.
6. Como a mensagem de João Batista preparou o caminho para Jesus? João 1:35-37; 3:27-30
Já fora mostrado a João Batista que Jesus era o Cordeiro de Deus. Quando apresentou Jesus deste modo (João 1:29 e 36), ele literalmente voltou o povo ao Senhor. André e outros discípulos de João Batista, João, o escritor do evangelho que escreveu o relato daquele dia, deixaram de lado o Batista e se tornaram discípulos de Jesus. A mensagem de Elias não só aponta para a necessidade de arrependimento; identifica Aquele que salva do pecado, gera exaltação sobre Ele e conduz as pessoas a Ele.
Se João Batista entrasse em sua casa, o que ele lhe diria?
Convertendo os corações nos últimos dias
De certo modo, nós, adventistas, consideramos exercer o papel de João Batista. Era a missão do arauto da reforma e do arrependimento preparar o caminho para a primeira vinda de Jesus; nós, como um movimento, consideramos que fazemos o mesmo para a segunda vinda.
7. Leia Lucas 1:17. Como estas palavras apresentam nossa mensagem?
Pela cruz de Cristo, o Pai celestial atraiu o coração de Seus filhos para Si mesmo e uns aos outros. A mensagem de Elias apela para que as famílias creiam nestas incríveis boas-novas (II Cor. 5:18-21; compare Efés. 2:11-18) e sejam um povo cheio da graça enquanto Seu Espírito produz nelas uma colheita de amor.
O mundo precisa desesperadamente de uma demonstração de atenção desinteressada, compromisso duradouro e firme devoção a Deus. Pela graça de Deus, as famílias cristãs podem prover essa demonstração. Mas devemos nos lembrar de que a mensagem que temos para o mundo também é para nós mesmos. Até que os princípios do evangelho, de unidade, amor e abnegação se manifestem entre nós, especialmente em nossas famílias, seremos impotentes para partilhar essa mensagem com os outros. Nem todos os eloqüentes sermões, toda a lógica e as apresentações bíblicas serão suficientes: o mundo precisa ver em nossa vida, especialmente em nossa família, o arrependimento, a conversão, o amor e o compromisso sobre os quais pregamos. Assim como João Batista possuía um poder que transformava as vidas e tornava eficaz a sua pregação, pela graça de Deus, também nós podemos fazer o mesmo, à medida em que estivermos dispostos a cooperar.
Por meio de Jesus, somos parte da família no Céu (Efés. 3:15). Deste modo, qualquer que seja o formato de nossa família, somos chamados a ser testemunhas do Deus que professamos servir, e nada pode tornar nosso testemunho mais eficaz do que mostrar ao mundo o que uma família, não importa seu tamanho, pode ser através do poder do evangelho.
O que você pode fazer para mostrar aos que lhe estão mais próximos, não importa se é a família imediata ou outra pessoa, que você ama e se importa com eles?
Leia, de Ellen G. White, 'O Carmelo', em Profetas e Reis, págs. 143-154; 'A Voz do Deserto', O Desejado de Todas as Nações, págs. 97-108.
Mensagem para preparar um povo. 'Nossa mensagem deve ser tão direta como era a de João. Ele reprovava os reis por sua iniqüidade. Apesar de todo o perigo em que estava sua vida, ele nunca permitiu que a verdade dormisse em seus lábios. Nosso trabalho nesta época deve ser executado com a mesma fidelidade.' – Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, vol. 4, pág. 1.184.
1. Comente com a classe a importância da mensagem de Elias para sua igreja local. O que vocês podem fazer para ajudar a igreja a entender a mensagem e seu papel em ajudar a propagá-la?
2. Permita que os que estiverem dispostos contem à classe suas experiências de ter o 'coração voltado'. Que mudanças aconteceram? Que diferença essa experiência teve sobre sua vida e a vida de sua família?
3. Se consideramos ter o papel de João Batista, o que devemos esperar que nos aconteça? Qual é a mensagem implícita nesta resposta?
4. Tente preparar com a classe um parágrafo, um tipo de Declaração de Princípios de Família, que resuma a idéia bíblica de família. Esteja preparado para repartir com a toda a igreja.
Resumo: Um apelo para a fé em Deus e aceitação de Seu evangelho de graça e reconciliação está sendo anunciado hoje antes da vinda de Cristo. Só uma resposta positiva a estas boas-novas assegura a ligação de filhos terrestres com o Pai celestial e entre pais, filhos e cônjuges.
Lição 12
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