quarta-feira, 2 de julho de 2008

RELACIONAMENTOS 7

    Lição 7 - O cântico de amor do rei 


    VERSO PARA MEMORIZAR: 'Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas' (Cantares 8:6). 

    Leitura da semana: Cantares de Salomão 

    Introdução. Cantares de Salomão retrata em termos sensíveis a atração, a paixão e os encantos extraordinários da sexualidade. Certamente, nestes dias, em que a tendência de toda a sociedade é de desonrar o casamento e desvalorizar o amor, podemos ser agradecidos pela instrução, pela compreensão e inspiração encontrada nesta parte da Bíblia. 

    Cantares de Salomão é um convite para entrar no mundo particular de um casal casado. Eles não se envergonham de falar sobre sua sexualidade, embora o poema use metáforas e símbolos delicados para expressar os encantos de seu amor. A franqueza de Cantares de Salomão está de acordo com a visão bíblica de que a sexualidade é parte integral da vida. Além disso, se a redenção de Cristo inclui todo o ser, Seus seguidores podem confiar na guia do Espírito Santo enquanto buscam sentir-se mais à vontade com este assunto sensível mas decisivo e tão entrelaçado com a vida. 


    Vida indivisível 

    1. Lendo as passagens seguintes, como você caracterizaria a visão bíblica do corpo humano? Sal. 63:1; I Cor. 6:19 e 20; I Tess. 5:23 

    Algumas religiões crêem no dualismo, uma filosofia que considera o corpo humano um problema para a vida do espírito. Na Escritura, porém, o corpo humano, inclusive suas características sexuais, é parte integral de todo o ser. A vida é 'corpo' e 'espírito' (Gên. 2:7). O salmista oferece todo o seu ser em adoração a Deus (Sal. 63:1; 84:2). A pessoa total deve ser santificada, separada para o propósito santo pretendido por Deus. Esta visão positiva do corpo humano, no contexto das relações sexuais, é refletida em Cantares de Salomão. 

    2. Como os textos a seguir revelam essa atitude? Cant. 1:2 e 13; 2:6; 5:10-16; 7:1-9 

    Neste texto sagrado o corpo humano é admirado. Os aspectos físicos do amor matrimonial não são um embaraço. Está presente um variado espectro de emoções. 

    Em defesa de maior abertura no assunto da sexualidade. Em muitas culturas, existem poderosos tabus sexuais. Assim, os casais casados freqüentemente acham difícil comunicar-se saudavelmente com relação à vida íntima. Da mesma forma, os filhos são freqüentemente privados da oportunidade de aprender sobre a sexualidade no ambiente de um lar cristão, onde os valores cristãos sejam incorporados a informações precisas. A franqueza da Bíblia sobre a sexualidade chama Seu povo a um nível maior de conforto com este assunto para que esse aspecto vital da vida seja tratado com o respeito e a dignidade devidos a este grande dom do Criador. 

    Como podemos nos proteger contra as forças culturais e morais que consideram a sexualidade nada mais do que degradante paixão animal ou a transforma em algo vergonhoso, sobre o qual nunca devemos falar? Como a Bíblia mostra que os dois extremos estão errados? 


    Os amores da canção de amor 

    3. Descreva os vários aspectos do amor apresentado em Cantares de Salomão. Cant. 1:2 e 13; 3:11; 4:1-7; 5:16. Se possível, leia também 2:10-13, 16; 6:6; 8:6, 7; 7:1-9. 

    Amor de amizade. Cantares de Salomão mostra como os amigos passam tempo juntos, se comunicam abertamente e se importam um com o outro. Em Cantares de Salomão, dois bons amigos se tornam cônjuges. A esposa declara: 'Tal é o meu amado' (Cant. 5:16). A palavra amigo expressa companheirismo e amizade sem as implicações da parceria sexual. Feliz é o marido ou esposa cujo cônjuge é um amigo querido. 

    Por todo o poema, elogios íntimos e gestos de amor expressam a forte atração, os deleites físicos e emocionais, em que homem e mulher se acham. As intimidades naturais do amor romântico são um presente do Criador, a fim de ajudar os cônjuges a ligar-se mutuamente no casamento. Quando os cônjuges se abrem ao trabalho do amor divino em seu coração, seu amor de humano é 'refinado e apurado, elevado e enobrecido' – Ellen G. White, O Lar Adventista, pág. 99. 

    Estes versos também trazem os mais elevados pensamentos sobre o amor. Mas o amor verdadeiro não é natural no coração humano; é um dom do Espírito Santo (Rom. 5:5). Esse amor liga marido e esposa em união duradoura. Esse é o amor dedicado, tão desesperadamente necessário nas relações entre pais e filhos para construir um senso de confiança no jovem. É amor abnegado que liga os crentes ao corpo de Cristo. Cantares de Salomão nos chama para fazer desse amor uma força ativa em nossos relacionamentos. 

    Como essa intimidade reflete, de certa forma, o tipo de intimidade que podemos ter com Deus? Que semelhanças se podem encontrar (por exemplo, passar tempo juntos, dar completamente de nós mesmos, etc.)? Que outras semelhanças existem? 


    Um conhecimento amoroso 

    Em Cantares de Salomão, muitos vêem um tema de 'retorno ao Éden'. Embora o casal descrito não seja o primeiro homem e a primeira mulher, o poema lembra o jardim mais antigo. O plano de Deus de que fossem 'uma só carne' (Gên. 2:24 e 25) é retratado em delicados símbolos e metáforas. 

    4. Como Cantares de Salomão apresenta um compromisso de mutualidade na vida íntima do casal? Cant. 4:7–5:1. O que diz Paulo a esse respeito? I Cor. 7:3-5 

    Salomão convida sua noiva: 'Vem comigo' (Cant. 4:8). Ela responde. Mais tarde, ela o convida: 'Venha o meu amado para o seu jardim' (v. 16). Ele responde (5:1). Aqui, a Bíblia ensina que não deve existir força nem manipulação nesse ambiente íntimo. Nessa relação, os dois cônjuges entram livre e amorosamente. Meu jardim é o seu jardim. 

    Salomão e Sulamita têm nomes derivados do hebraico shalom, paz, ou inteireza. Sua admiração é mútua (4:1-5; 5:10-16). O equilíbrio em sua relação é comprovado até mesmo no estilo poético das linhas e versos formados por pares. A expressão de aliança 'O meu amado é meu, e eu sou dele' (2:16) lembra a linguagem do Éden: 'Esta... é osso dos meus ossos e carne da minha carne' (Gên. 2:23). 

    5. Na língua em que foi escrita a Bíblia, a união matrimonial é referida como 'conhecer'. Como esta palavra enriquece a compreensão de nossa relação para com Deus? Gên. 4:1 e 25; I Sam. 1:19; Luc. 1:34; João 17:3; I Cor. 8:3 

    A Bíblia usa conhecer para a união íntima de marido e esposa. Nesse conhecimento amoroso, as mais escondidas profundidades de seu ser são oferecidas ao outro. Não são apenas dois corpos, mas também dois corações que se unem em uma só carne. Conhecer também descreve a relação entre as pessoas e Deus. Para o cristão perspicaz, o conhecimento sem igual e terno do casamento, com seu companheirismo, compromisso e encanto ilimitado, provê uma idéia profunda do mistério mais sublime e santo de todos, a união de Cristo e com a igreja. 


    Amor no tempo certo 

    6. Que princípios estão claros na Bíblia sobre a exclusividade das relações sexuais, reservadas unicamente para o casamento? Gên. 39:7-9; Prov. 5 

    'Muro' ou 'porta'? (Cant. 8:8-10). Durante sua infância, os irmãos de Sulamita indagavam se ela se abriria aos outros como uma porta ou guardaria sua pureza como um muro. Tanto antes como dentro do casamento, ela decidiu ser um muro, mantendo-se unicamente para seu marido. Essa decisão capacitou-a a ser 'alguém que inspira paz' (v. 10). Paz (Heb. shalom) é um trocadilho com o nome dele, que significa integridade ou perfeição. 

    Um jardim fechado (Cant. 4:8-12 e 16; 5:1). Um jardim verdejante simboliza a mulher neste poema. Em sua noite de núpcias, seu marido afirma que ela é 'Jardim fechado... , manancial recluso, fonte selada' (4:12). 'A imagem do jardim por trás de seus muros e com o portão trancado sugere que a área é reservada exclusivamente para aquele a quem ele pertence legalmente. ... Aqui, o manancial recluso e o jardim fechado falam de virgindade. Enquanto aguarda a consumação de seu amor, o casal ainda não alcançou esse nível de intimidade.' – G. Lloyd Carr, Cantares de Salomão, pág. 123. 

    Guardando as afeições. Um recurso poético põe na boca da noiva algumas palavras de precaução às 'filhas de Jerusalém' juntamente com os momentos de intimidade física com seu marido: 'Não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira' (Cant. 2:7; 3:5; 8:4). A intenção provavelmente é: Não comece o processo de troca amorosa até que chegue a ocasião apropriada. Estes versos se unem a outros que apelam aos jovem e idosos para que se guardem contra a intimidade sexual pré-marital e extraconjugal. 

    7. Que boas-novas existem para os que lamentam suas escolhas erradas na expressão de sua sexualidade? I João 1:9; compare com Sal. 103:12; Isa. 55:7; João 8:11 


    Protegendo o dom do Criador 

    Deus tinha um propósito especial ao criar a humanidade como homem e mulher (Gên. 1:26-28). Embora cada um possua a Sua imagem, a união de gêneros opostos em uma só carne no casamento reflete de modo especial a unidade dentro da Divindade. A união de homem e mulher também provê os recursos para a procriação de uma nova vida, uma expressão humana original da imagem divina. 

    8. Que atitude a Escritura toma com relação às práticas sexuais em desacordo com o plano do Criador? Lev. 20:7-21; Rom. 1:24 e 27; I Cor. 6:9, 12, 15, 16, 18-20 

    A Escritura desaprova tudo o que altera ou destrói a imagem de Deus na humanidade. Deixando fora dos limites certas práticas sexuais, Deus guia Seu povo em direção aos propósitos corretos da sexualidade. Quando a experiência humana é confrontada pelos preceitos de Deus, a consciência é convencida do pecado. 

    9. Que conselho é dado aos cristãos com relação à sexualidade em um mundo caído? I Cor. 6:15-20; II Cor. 10:5; Gál. 5:24; Col. 3:3-10 

    Os crentes esperam pela libertação da corrupção do pecado na volta de Cristo. Esperam em fé, considerando-se mortos para o pecado pela morte de Cristo na cruz e vivos nEle por Sua ressurreição. Por meio de oração incessante, vigilância e o poder do Espírito, consideram sua natureza pecaminosa como estando crucificada e buscam obedecer a Cristo em seus pensamentos. Reconhecem a propriedade de Deus sobre seu corpo e sua sexualidade e os usam de acordo com Seu plano divino. 

    Submetendo nossa sexualidade a Deus. Deus perdoa os que se arrependem do pecado (I João 1:9). O evangelho permite que aqueles que, no passado, se envolveram na promiscuidade e em atividade sexual pecaminosa, tomem parte da comunhão dos crentes. Pela extensão dos efeitos do pecado sobre a sexualidade humana, alguns podem não ser capazes de conhecer plena restauração neste aspecto da experiência humana. Alguns, por exemplo, podem escolher uma vida de celibato, de preferência a se envolver em relações sexuais proibidas pela Palavra de Deus. 


    Estudo adicional 

    Leia, de Ellen G. White, 'Amor e Sexualidade na Vida Humana' em Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, págs. 218-239. 

    Amor verdadeiro. 'O verdadeiro amor é um princípio elevado e santo, inteiramente diferente em seu caráter daquele amor que se desperta por um impulso e que subitamente morre quando severamente provado. É pela fidelidade para com o dever na casa paterna que os jovens devem preparar-se para os próprios lares. Pratiquem eles aqui a abnegação, e manifestem bondade, cortesia e simpatia cristã. Desse modo o amor será mantido cálido em seu coração, e aquele que parte de um lar assim, para se colocar como chefe da própria família, saberá como promover a felicidade daquela que escolheu para companheira de toda a vida. O casamento, em vez de ser o final do amor, será tão-somente seu começo.' – Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 176. 

    Perguntas para consideração 

    1. Por que é importante apresentar a educação sexual dentro do contexto da mensagem cristã? Como os pais e outras pessoas envolvidas com os jovens podem cumprir melhor essa responsabilidade de guiar os jovens a conhecerem a verdade nessa área? 

    2. Mães soleiras, aids, lares destruídos... É grande a lista do efeito das relações sexuais pecaminosas. Como a classe pode ajudar de maneira prática os que sofreram por causa dessas decisões erradas? 

    Resumo: Existem abundantes lições sobre as relações íntimas em Cantares de Salomão, podendo também ser aplicadas à amizade, mas especialmente ao casamento. A consumação do amor do casal real no poema convida os casais casados a níveis mais profundos de conhecimento mútuo e convida cada coração humano a desenvolver maior intimidade com Deus. 


   Lição 7   

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