segunda-feira, 18 de agosto de 2008

“A Bíblia afirma que Jesus é inferior a Deus Pai. Portanto, não acredito que Cristo seja Deus, mas sim uma criatura…”

 

CAT6862

 

"A Bíblia afirma que Jesus é inferior a Deus Pai. Portanto, não acredito que Cristo seja Deus, mas sim uma criatura…" R. V., por e-mail.

 

 

Obrigado por enviar suas considerações. Nossa salvação depende do correto conhecimento que temos de Deus (João 17:3), o que torna o nosso tipo de diálogo muito importante. A pessoa que acredita que Quem morreu na cruz no seu lugar foi Deus mesmo, dá outro valor à salvação, diferente daquele que acredita ser Jesus uma criatura. Por isso, vamos analisar os textos que enviou[1] e aprendermos juntos.

            A mesma Bíblia que diz que Jesus 'é menor que o Pai' (João 14:28) afirma que Cristo é o 'Pai da Eternidade' (Isaías 9:6). Isso demonstra que há nas Escrituras pelo menos dois tipos de textos referentes à Pessoa de Jesus (o que não significa uma contradição):

1) Aqueles que colocam a Jesus numa posição de inferioridade em relação ao Pai (e que se referem à Sua condição de encarnado);

2) Aqueles que colocam a Jesus numa posição de igualdade em relação ao Pai (e se referem à condição divina dEle).

            Portanto, para chegarmos à conclusão correta a respeito da pessoa de Jesus devemos considerar os dois tipos de textos.

            A subordinação de Cristo em relação ao Pai é apenas funcional devido à encarnação dEle. Na redenção cada Pessoa da divindade assumiu uma função diferente. 1Coríntios 15:24-28, por exemplo, trata da subordinação funcional de Cristo durante a eternidade, pois Ele continuará para sempre com a natureza divino-humana. A questão aqui abordada não é que a natureza de Cristo é inferior à do Pai. Isso por pelo menos dois motivos:

 

1) O próprio Paulo diz em Romanos 9:5 que Jesus é Deus Bendito;

2) Apocalipse 22:1 e 3 mostra que Jesus, mesmo estando subordinado ao Pai (na função) por causa de Sua encarnação, estará no comando do universo.

Cristo não poderia ser inferior ao Pai na essência divina porque aí teríamos que admitir o politeísmo, que ensina que há um 'Deus maior' e outro 'deus menor'. Repito: ao afirmar em João 14:28 que 'o Pai é maior do que eu' Cristo está se referindo a Sua condição de ENCARNADO. Naquela ocasião que Cristo estava encarnado o Pai era maior do que Ele. Jesus se referia a sua POSIÇÃO e não a Sua NATUREZA. Se estivesse se referindo a Sua natureza, isso seria uma flagrante contradição com Colossenses 2:8 e 9. A palavra 'Divindade' neste texto é THEOTES, que se aplica à própria face de Deus, é usada para se referir a JESUS! Se Jesus fosse inferior ao Pai na essência divina, então seríamos idólatras por orar a Cristo, um Ser inferior (João 14:13, 14).

Se Jesus for inferior ao Pai na essência divina, estamos num sério dilema: devemos supor que Deus Pai nos ordenou a adorar uma criatura e o próprio Deus Pai estaria sendo idólatra em Hebreus 1:8 ao dizer que Jesus é Deus. Além disso, Tomé estaria cometendo idolatria sem ao menos ser repreendido por Jesus (João 20:28).

            Destaco também que o autor de Hebreus (1:8) está aplicando a Cristo UM TEXTO HEBRAICO, DO SALMO 45:6 e 7, onde aparece o nome JAVÉ!! Não creio que isto tenha acontecido por acaso. O autor de Hebreus relacionou Jesus com JAVÉ do Antigo Testamento. Tanto que quando Jesus afirmou ser o EU SOU de Êxodo 3:14, quiseram apedrejá-Lo por blasfêmia (João 8:57-59). Jesus não estava mentindo a respeito de Sua identidade (se mentisse, seria um pecador e não poderia nos salvar). Ou aceitamos o que Ele disse sobre Si mesmo ou rejeitamos a verdade. Não podemos ficar neutros.

            Permita-me ajudá-lo no estudo de outros textos:

O Salmo 2:7 é o conhecido 'Salmo da Entronização'. A afirmação desse Salmo era feita ao rei quando ele subia ao trono. Ele assumia um relacionamento especial com Deus por ser o Seu representante.  Nem de perto quer sugerir que Cristo foi 'gerado' no sentido de ser criado! O verbo para gerar (no grego, o correspondente é 'genao', e aparece em Hebreus 1:5, entre outros textos) significa 'ser estabelecido', 'ser ungido rei'. Portanto, o ensino é de que Cristo quando foi ao Céu foi entronizado novamente. Só poderia ser entronizado se um dia tivesse ocupado o trono, se fosse Deus plenamente. Leia Filipenses 2:7, onde é dito que Cristo havia se esvaziado da divindade. Voluntariamente, deixou o Seu trono e veio a este mundo. Por isso, ao voltar para o Céu, sentou-se à destra de Deus (Hebreus 1:3) e um dia todos dobrarão os joelhos perante Ele – Filipenses 2:10 e 11. Se Cristo fosse uma criatura, TODO O UNIVERSO estaria sendo idólatra ao se ajoelhar diante do Salvador.

 

Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14 precisam ser estudados com base no original grego. Realmente o Salmo 90:2 afirma que Deus é eterno, mas, é bom também considerarmos Apocalipse 1:17 onde Jesus diz: 'Eu sou o primeiro e o último'. Isso é eternidade. Destaco que isso foi dito também por Deus no Antigo Testamento: 'Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.' Isaías 44:6. Percebeu o paralelo entre os dois textos? A Bíblia diz de modo declarado que Jesus é Deus eterno assim como o Pai! (e o Espírito Santo - ver Atos 5:1-4; Hebreus 9:14).

            O tipo de primogenitura referida em Colossenses 1:15 é diferente. A palavra 'primogênito' vem da palavra grega 'prototokos' e significa 'primeiro em importância' e não 'primeiro em ordem de criação'. A palavra 'primogênito' origina-se da mesma palavra hebraica usada no Salmo 89:27 que diz ser Davi o 'primogênito'. Sabemos que Davi não era o 'primogênito', no sentido de 'primeiro criado', pois era o caçula (1 Samuel 16:11). Davi era o 'primogênito', no sentido de 'importância': ele foi chamado para ser o rei de Israel. Do mesmo modo Jesus: Ele foi o primeiro no sentido de 'importância' por que Ele é o Salvador da humanidade e é o Criador e mantenedor de todas as coisas, de acordo com o próprio contexto de Colossenses 1:15. Ver os versos 16 e 17. De acordo com estes versos que fazem parte do mesmo contexto, o verso 15 está ensinando isso: que Jesus é 'o Senhor da criação'. Se Paulo quisesse dizer que Cristo é o 'primeiro criado', teria usado outra palavra grega: 'protoktistos', pois tinha recursos para isso. Mas, não o fez.

            Já a palavra para 'princípio (da criação)' em Apocalipse 3:14 é 'arche' e significa 'governador', 'soberano', 'originador'. Tanto que a Nova Versão Internacional traduz o texto corretamente do original: "Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: "Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus'. E não poderia ser diferente, pois João 1:3 afirma que todas as coisas foram feitas por intermédio de Jesus e sem Jesus nada do que foi feito se fez. Se Jesus fosse uma criatura, este texto não poderia existir na Bíblia, pois como uma criatura que não é eterna poderia criar TODAS AS COISAS com Deus Pai? TODAS AS COISAS envolveria o próprio Jesus! Como poderia Ele criar a si mesmo? Impossível Cristo ser criado. Ele é Deus eterno no mais pleno sentido.

            Espero que estas considerações lhe ajudem. Jesus quer lhe guiar no conhecimento de Sua sublime Pessoa que conduz à salvação eterna de todo aquele que nEle crê: 'Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.' 1 João 5:12.

            Estou a sua disposição para maiores esclarecimentos.

 

Um abraço,

 

Leandro Soares de Quadros

Consultor bíblico

Conselheiro espiritual

blog.leandroquadros.com



[1] Há outros textos usados contra a Divindade de Cristo que não foram abordados na presente carta por não fazerem parte da lista apresentada pelo aluno. Querendo comentar sobre eles, poderá escrever para meu o endereço postal da Novo Tempo ou para o meu e-mail: leandro.quadros@novotempo.org.br



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