sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Estudo nº 10 – Mulheres em missão - Comentário Sikberto Marks - 2a Parte

  1. Terça-feira: A mulher junto ao poço - II

O que JESUS levou mais de três anos tentando explicar a seu povo, para a mulher samaritana levou apenas minutos. Analise bem essa seqüência, que está em João 4.

► JESUS chega ao poço de Jacó, e lá também chega uma mulher samaritana, vindo da cidade, para buscar água;

► a mulher por certo já viera buscar água centenas de vezes, era apenas mais um dia em sua rotina;

► JESUS pede a ela água para beber;

► ela se admira como sendo ele um judeu, fala com uma mulher samaritana;

► JESUS não considerou o que ela disse, e foi direcionando a conversa para o ponto que Ele queria, dizendo que Ele tinha água que, bebendo-a, não se tem mais sede;

► ela entende que seria uma água para matar a sede física, e pede então a tal água, para não ter mais necessidade de buscá-la todos os dias;

► JESUs mais uma vez desconsidera o que ela falou, e pede que vá a cidade chamar seu marido (Ele quer revelar a ela algo muito importante, para salvar a vida dela e de muitos daquela cidade);

► ela diz que não tem marido;

► JESUS revela que conhece a sua vida, embora nunca tenham se visto, e ela percebe que se trata de um profeta (a primeira revelação importante);

► então ela quer falar mais, e diz que os pais dela adoravam naquele monte (Gerizim, onde até hoje moram os samaritanos) mas que os judeus dizem que é em Jerusalém que se deve adorar (nisso ela revela humildade e sinceridade, em busca da verdadeira adoração);

JESUS explica sobre a verdadeira adoração, que é em Espírito e em verdade (segunda revelação importante);

► a mulher, já bem interessada em saber mais, refere-se a vinda do Messias;

JESUS lhe diz que O Messias já veio, e era Ele mesmo (terceira revelação, a mais importante);

► nisso ela deixa o seu cântaro, e foi chamar os habitantes da cidade;

► eles vieram até JESUS e muitos samaritanos creram em JESUS.

Que interessante, em menos de um dia, os samaritanos aceitaram aquilo que os líderes judeus nem naquele tempo, e muitos, até hoje, não ainda aceitam. Por outro lado, é importante que se destaque o verso 22 de João 4: "a salvação vem dos judeus", que os samaritanos humildemente aceitaram. Ele, JESUS, era judeu, e veio para salvar o mundo todo. Entre os samaritanos, uma mulher sincera, fez a diferença. Assim como entre os apóstolos, após a ressurreição, algumas mulheres fizeram a diferença, porém, eles resistiram a crer.

 

  1. Quarta-feira: Mulheres no início da igreja

Vamos entender a participação das mulheres no início da igreja. O que faziam os homens, e o que faziam as mulheres? Temos a considerar que naquela sociedade era muito difícil às mulheres realizarem determinadas atividades, que hoje lhes é normal. Por exemplo, para uma mulher viajar de um lugar para outro, só mesmo acompanhada de um homem. As viagens eram a pé, ou sobre animais, ou em carruagens puxadas por animais. O deslocamento era lento e perigoso. Essas condições não permitiam grande liberdade às mulheres, pois se os homens eram frequentemente assaltados, imagina o que fariam com elas. Aliás, hoje não é muito diferente, mas ao menos de automóvel a sensação de segurança é maior.

Outra coisa, havia o forte preconceito por causa da sociedade machista, embora muitos maridos não o fossem. Logo, as condições para as mulheres participarem mais ativamente na igreja eram bem restritas. Certamente hoje as mulheres participam e contribuem muito mais que naqueles tempos. E para o final da pregação, elas serão ainda mais importantes, como veremos.

Mas o que vemos acontecer naqueles tempos antigos? Tudo o que elas podiam fazer, faziam. Por exemplo, quando Paulo pregava em Filipos, parece que ali os ouvintes eram, pelo menos, na maioria, mulheres, conforme Atos 16:13. E uma delas, Lídia, era do comércio, e ouviu Paulo e se converteu, ela e a sua casa. Lídia constrangeu Paulo que se hospedasse em sua casa, assim contribuindo com a pregação. O que ela pôde fazer, isso ela fez. O relato é bem sucinto, mas cremos que ela tenha feito até mais que isso.

Depois, Paulo se hospedou na casa de Átila e Priscila, ele também construtor de tendas. Podemos ter certeza que a igreja, naqueles tempos, girava muito em torno das mulheres. Os núcleos iniciais eram como hoje são os pequenos grupos. E nessas condições, as mulheres são fundamentais, principalmente naqueles tempos. As primeiras reuniões e os estudos ocorriam na casa de alguma pessoa, que cedia seu lar para esse fim. A recepção e as principais providências eram sempre iniciativa das mulheres. As mulheres tem o dom natural da recepção, fazem isso com uma delicadeza impressionante. É elas tem esse dom de sempre buscar receber bem as pessoas, fazer mais que o necessário. Elas gostam de se superar. Esse aspecto particular, pouco lembrado, foi decisivo para que a igreja se expandisse pelo mundo.

Nos dias finais, tudo vai ser reprisado outra vez. Mais uma vez as mulheres terão um papel fundamental, além dos que elas já realizam. É a recepção, em seus lares, das pessoas para os devidos estudos. Isso será decisivo logo após o decreto dominical, quando as igrejas forem fechadas. Nesse tempo, que está bem próximo, as condições da igreja retornarão às suas origens, o trabalho de casa em casa, a importância dos lares para os ensinamentos. Para a conclusão dessa gigantesca obra, as mulheres deverão exercer um papel vital, entre muitos outros, como foi no início, logo após a partida de JESUS. Portanto, mulheres, estejam atentas, é com vocês!

 

  1. Quinta-feira: "Recomendo-vos a irmã Febe"

O nome Febe significa 'radiante', 'brilhante'. Ela servia, ou seja, era diaconisa, na igreja de Cencreia, um porto a este de Corinto, no Golfo Sarónico, a cerca de 7 km da cidade. Era uma cidade de tamanho razoável e que possuía vários templos e banhos públicos.

Febe é apresentada por Paulo como quem ajudou a muitos. Naquela cidade havia muitos estrangeiros, que frequentemente se viam em apuros. É bem possível, segundo alguns autores, que Febe os ajudasse em determinados desembaraços jurídicos e/ou na necessidade de sustento. Ela dirigiu-se a Roma, e foi solicitado aos romanos que a ajudassem. Como Febe ajudava a outros, parece evidente que essa ajuda solicitada por Paulo a ela não seria em relação a sustento, mas sim, de estadia e apoio logístico e jurídico. É possível que ela estivesse indo a Roma para tratar de questões relacionadas às pessoas das quais cuidava. Assim pensam alguns autores consultados. Esse tipo de intercessão era bem comum na época.

Outra mulher de destaque foi Tabita, ou seja, Dorcas. Ela também se notabilizou pela proteção de outros, especialmente dos pobres.

Bem pouco se encontra na Bíblia sobre o trabalho das mulheres. Ou elas fizeram pouco, ou o que fizeram, não foi registrado. Creio na segunda hipótese. E há algo importante que precisa ser destacado. O pouco que temos de relatos sobre a ação das mulheres é significativo quanto a importância delas na pregação do evangelho. Associemos essa questão da importância delas com o modo como JESUS tratou das mulheres. Ele não as distinguiu como tendo um papel secundário. Pelo contrário, ele as promoveu. Não podemos esquecer que Ellen G. White foi uma profetiza, cujos escritos, embora sejam caminho para a compreensão da Bíblia, foram em maior quantidade de páginas que todos os profetas anteriores juntos. E tratam de uma ampla variedade de assuntos que é de impressionar. Eles formam o embasamento para as ações da igreja no tempo final da história, a pior fase do povo de DEUS em todos os tempos. Com base nesses escritos, estamos seguros, sabemos o que será no futuro e como nos posicionar.

Pois bem, que DEUS tenha em alta conta as mulheres, disto não restam dúvidas. Outra coisa que não se pode duvidar é que uma mulher, junto com seu marido, forma uma só carne. É importante se entender o significado dessa expressão "uma só carne" no âmbito da igreja. Ela vale para os pastores, para os anciãos, para os diáconos, enfim, para todos os líderes na igreja. Uma vez casados, os dois não podem mais pensar sozinhos. Cada um deve saber que seu cérebro, sua mente, agora forma um todo com o cérebro e mente de seu cônjuge. Elas precisam trazer mais para dentro da igreja a sua sabedoria nas decisões que hoje se tomam, seja nos diálogos no recinto do lar, seja nas reuniões administrativas da igreja. A sabedoria masculina e feminina são complementares, e precisam atuar em conjunto, desde o lar, e em todas as instâncias superiores. Isso é vital para esses dias derradeiros.

Hoje, nesses últimos dias de perplexidade, devemos obter conselho de sabedoria, fazendo reuniões. O início desse processo de obtenção de sabedoria são as reuniões mais íntimas entre esposa e marido, para analisar os problemas com oração. Esse, creio, é hoje o principal papel das mulheres, fazer parte da busca de soluções para situações complexas. A inteligência feminina é diferente da dos homens, nem superior, nem inferior, mas elas tem uma capacidade impressionante quando se trata de questões relacionadas com seres humanos e problemas que daí aparecem. E a terminação da obra é relacionamento humano, e disso as mulheres entendem muito bem.

Outra coisa, as mulheres precisam ser valorizadas na igreja. Isso já está acontecendo, e é algo muito bom, importante para o tempo final. Temos até o ministério da mulher, algo fantástico. Elas estão cada vez mais envolvidas também no ensino, na participação dos colegiados de decisão das igrejas, nas séries de conferência, enfim, em todas as instâncias. A análise que se deve fazer aqui é a seguinte: se no começo a igreja de CRISTO foi vencedora com pouca participação das mulheres, pelas razões que já conhecemos, mais ainda a igreja será vencedora agora no final, em que elas já tem assegurado amplo espaço de atuação, ao lado dos homens, como DEUS desde o princípio estabeleceu. Esse é um grande sinal de que a nossa igreja está no rumo certo, e está sendo guiada por um poder superior.

 

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:

Assim será no final, como foi com a mulher samaritana. Os adoradores de DEUS ainda em Babilônia, como a samaritana ainda em Samaria, sabem que existe uma verdadeira adoração. No fundo, para uns em maior intensidade, para outros em menor intensidade, sentem, no íntimo, que algo parece não estar muito certo com sua adoração. Mas não sabem para onde ir. Com o passar dos dias, essa sensação aumenta. O ESPÍRITO SANTO está em ação nos corações deles.

Enquanto isso, no mundo inteiro as condições de vida pioram. A economia vai se tornando cada vez mais complexa e muitos perdem emprego, empresas se endividam e outras fecham as portas. Do outro lado, os negócios ilícitos e as grandes corporações faturam cada vez mais. São esses que promovem a aliança com os três grandes poderes da Terra (Apoc. 16:13 e 14) para dominá-la economicamente. Enquanto isso, uma pequena igreja, cujo total de membros está em torno de 0,2% da população do mundo, prega com um vigor impressionante e cada vez mais poderoso, uma maneira de adoração diferente que todas as demais igrejas unidas pelo movimento Ecumênico e pelo Diálogo Inter-religioso.

Três forças, então, estarão em ação: por um lado, as grandes corporações desejam transformar o planeta todo num grande mercado para eles (Globalização), e assim ganharem cada vez mais dinheiro. Por outro lado, grandes líderes religiosos desejam exercer poder sobre a população da Terra, e se aliaram com o demônio que tem semelhante desejo, afinal, ele quer ser adorado. Este age com sinais e maravilhas para convencer o mundo, e os presidentes de corporações que controlam a política do planeta a apoiarem o seu poder. Tanto esses líderes religiosos quanto os donos das corporações sabem a quem estão se vinculados, que é o demônio. Mas não se importam, querem poder e dinheiro, querem dominar o mundo todo, sem exceção de nenhuma pessoa.

E há uma terceira força em ação. É uma pequena igreja que está se movendo no sentido contrário de todo mundo. É pequena, mas se faz ouvir por todos os habitantes da Terra, tamanho o poder de sua pregação. Parece um anjo voando pelo Céu a clamar em alta voz para que todos ouçam. Então, o poderoso movimento, para fazer calar a voz do poder desta comunidade de adoradores, emite um decreto que se origina exatamente da intenção dos dois poderes já em ação. Como eles desejam dominar o mundo por meio de seus negócios, o que fazem com essa pequena igreja é exatamente o contrário, a excluem de poder negociar, portanto, de sobreviver, pois nesses dias, ou se está fortemente ligado aos negócios, ou não se poderá sobreviver, por absoluta falta de recursos. Logo estará sem mantimentos e se endividando. Esse é o decreto dominical.

E o que isso tudo tem a ver com os estudos de nossa lição? É que nesse tempo as mulheres terão um papel vital. Tal como a samaritana, que por alguns momentos ouviu JESUS, já confiou n'Ele, e no outro momento já se tornara uma missionária. E pouco depois, lá estavam os habitantes da cidade ouvindo JESUS. E naquele mesmo dia essas pessoas se decidiram, ou mudar sua forma de adoração, ou permanecer. Mas agora estavam conscientes de suas decisões. Assim, em menos de um dia, o evangelho foi pregado àquela cidade samaritana.

Da mesma forma será nos tempos do decreto dominical. Os adoradores de DEUS, que ainda estejam em babilônia sentirão que é hora de sair. Eles ouvirão o convite do alto clamor. Encontrando um pregador, o ouvirão com sede de saber. E num só dia, tomarão sua decisão sincera, e nunca mais voltarão à sua antiga situação. E naquele mesmo dia, já irão buscar outros para ouvir o que tem a dizer os pregadores da verdadeira adoração. Tais eventos não acontecerão mais dentro das igrejas, mas junto a poços, ou seja, em qualquer lugar da rua ou nas residências de pessoas. Então, em pouco tempo, digamos não muitos dias, todas as pessoas do mundo terão ouvido sobre a verdadeira adoração e tomado a sua decisão consciente, ou aceitaram, ou rejeitaram a salvação. Quando o último habitante da Terra tiver tomado essa decisão, então se iniciam as pragas, e logo mais, JESUS retorna.

 

escrito entre:   24/07/2008 a 01/08/008 - corrigido em   01/08/2008

 

Declaração do professor Sikberto R. Marks

O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

 

FONTE: www.cristovoltara.com.br



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