3 º Trimestre de 2008 - Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários
Comentário da Lição 11 - Daniel e companhia
Quinta-feira, 11/9/2008
› Duas Provas de Vida ou Morte
O desejo de exaltação própria é muito difícil de ser dominado. Nabucodonosor recebeu uma revelação inequívoca de Deus, como o Soberano supremo, aquele a quem todos humildemente devem se submeter. Nabucodonosor não aprendeu a lição e de maneira ousada afrontou a grandeza da Soberania de Deus. Erigindo uma grande estátua de ouro puro, procurou endeusar-se e eternizar-se como um deus. Todos deviam ajoelhar-se diante da estátua ao som de músicas sedutoras.
Mais uma vez Deus foi magnânimo com o rei e revelou-se em pessoa como o grande libertador: "Tornou ele e disse: 'Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano, e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses". Dan 3:25 – ARA.
A imagem que estes jovens hebreus comunicaram para Nabucodonosor, por preceito e exemplo, já havia gravado traços profundos na visão do rei.
Daniel, de cativo tornou-se ministro da poderosa nação que subjugara sua pátria. De vencido e dominado, foi exaltado a mais alta posição de seus conquistadores. "Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império". – Dan. 6:3 – NVI.
O espírito de inveja e mediocridade conseguiu condená-lo à morte na cova dos leões. Mais uma vez o testemunho vivo de uma vida inteiramente submissa a Deus atuou sobre as convicções de um rei pagão: "Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz que revelava aflição: 'Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões?'" - Dan. 6:20 – NVI.
Pense: "Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer" - Dan. 3:18 – NVI.
Desafio: "Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente". – Dan. 6:4 – NVI.
Comentário por: Pr. Albino Marks
Especilista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfico); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
FONTE: http://www.escolanoar.org.br/pt/
Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!