3 º Trimestre de 2008 - Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários
Comentário da Lição 11 - Daniel e companhia
Quarta-feira, 10/9/2008
› Intérprete de Sonhos
O rei Nabucodonosor teve um sonho da parte de Deus. Dois grandes propósitos de Deus envolviam o sonho: Revelar-se como o único Deus verdadeiro, declarando nulos todos os deuses babilônicos e revelar ao rei e à posteridade, os acontecimentos da história humana até o glorioso dia do fim do pecado e o restabelecimento do reino de Deus neste mundo. Apesar da grandeza do sonho, sob a ação de Deus, o rei o esqueceu.
Convocou todos os sábios em suas várias categorias, para contar-lhe o sonho e dar o seu significado. Todas as tentativas redundaram em fracasso total.
Para convencer o rei de Seus grandes propósitos, Deus revelou para o profeta Daniel, o desenvolvimento do plano da salvação e de acontecimentos temporais correlatos desde seus dias até a restauração do mundo caído, com o estabelecimento de Seu Reino eterno. "Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão". – Dan. 2:19 – NVI.
Com as orientações reveladas, Daniel apresentou-se perante o rei Nabucodonosor, para fazer uma exposição inequívoca desde o presente do império Babilônico e do futuro da história do mundo, demonstrando para o rei os dois grandes propósitos de Deus: "Daniel respondeu: 'Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele pergunta, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias'". – Dan. 2:27e 28 – NVI.
Daniel deixa claro para o grande monarca que o Deus dos céus é o único que conhece todos os acontecimentos e determina o curso da história de nosso mundo. "Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá". – Is. 46:10 – NVI.
Apoiado nesta verdade, Daniel pôde dizer para o rei Nabucodonosor: "O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel". – Dan. 2:45 – NVI.
Pense: Os astrólogos responderam ao rei: 'Não há homem na terra que possa fazer o que o rei está pedindo! Nenhum rei, por maior e mais poderosos que tenha sido, chegou a pedir uma coisa dessas a nenhum mago, encantador ou astrólogo. O que o rei está pedindo é difícil demais; ninguém pode revelar isso ao rei, senão os deuses, e eles não vivem entre os mortais'". – Dan. 2:10 e 11 – NVI.
Desafio: "Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele". – Dan. 2:22 – NVI.
Comentário por: Pr. Albino Marks
Especilista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfico); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
FONTE: http://www.escolanoar.org.br/pt/
Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!