Estudos da Bíblia: Terceiro trimestre de 2008
Tema geral: Mensageiros da esperança
Estudo nº 13 – O profeta Isaías
Semana de
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (0xx55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
Comentário complementar ao estudo da lição da Escola Sabatina
Você pode encontrar esse comentário com 4 semanas de antecedência em: www.cristovoltara.com.br
- Segunda-feira: A tua iniqüidade foi tirada
O estudo de hoje precisamos ligar ao de ontem. Podemos correlacionar os dois títulos. Ontem foi: "ai de mim", hoje é: "a tua iniqüidade foi tirada". Ou seja, os pecados de Isaías foram perdoados. Vejamos as lições do que se passou nessa visão:
DFUS estava precisando de um homem para uma missão especial, vital e muito difícil em Seu povo. Era uma questão de vida ou morte de uma nação. Envolvia desde o rei até o menor servo do povo. Quem poderia ser chamado para essa missão? Não havia um ser humano digno.
Então, em visão, DEUS entrou em contato com Isaías. O homem se viu na presença de DEUS em Seu trono, em Sua plena glória. Aí aconteceu algo impressionante com Isaías: ele percebeu a sua indignidade, a sua pecaminosidade. Ele confessou a sua situação de pecador, dizendo: "Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros..."
Por quê essa expressão: "homem de lábios impuros"? É pelo que falamos que nos damos a conhecer aos outros. Diz a Bíblia: "a boca fala do que o coração está cheio" (Lucas 6:45). Ou seja, a boca fala do que é a nossa natureza. Ela denuncia o que somos. Por causa da boca não podemos esconder o que vai em nosso íntimo.
Então veio o anjo, tendo na mão, uma tenaz e nela uma brasa viva, recém tirada do fogo do altar. Colocou a brasa entre os lábios de Isaías. Lembre que isso era uma visão, não uma realidade. Uma brasa tem calor, queima, contém fogo. E isso é o princípio da purificação. Note que a brasa foi tirada não de qualquer lugar, mas do altar, onde se purificavam os pecados pelo poder do fogo, após tê-los confessado. Isaías havia confessado seus pecados, agora poderia ser perdoado, e assim, estava pronto para a missão que logo receberia.
Nós, povo de DEUS desses últimos dias, estamos na iminência da conclusão da pregação do evangelho nesse mundo. Para o grande final dessa pregação, o seu clímax, DEUS purificará Seu povo por meio da aflição acometida pelo próprio satanás. DEUS permitirá a dose certa. O Seu povo será fortemente sacudido. Muitos sairão da igreja, e se unirão com os inimigos que hoje já se organizam pelo Ecumenismo e pelo Diálogo Inter-religioso. Haverá dois grupos: os comandados pelo Vaticano e os comandados por JESUS. Aqueles que se unirem ao Vaticano, por conhecerem os que permanecem no povo de DEUS, tornar-se-ão nos seus piores inimigos. Estes, hoje fazem um trabalho venenoso contra o povo de DEUS: introduzem mundanismo na igreja. Mas ao saírem, e se unirem com os inimigos de DEUS e de Seu povo, combaterão este povo de forma aberta e sem máscaras. Do mundo virá outro povo, aqueles que adoram a DEUS com sinceridade, mas que hoje ainda o fazem de maneira errada, sem que o saibam direito. A busca destes, na última hora, será realizado por um povo de lábios puros, de coração convertido, provado pela forte sacudidura, como que purificados pelo calor de brasas vivas. Estes é que concluirão a grande obra pelo poder de seu testemunho e pelo poder do ESPÍRITO SANTO.
Que eu e você façamos parte desse grupo.
FONTE: www.cristovoltara.com.br
Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!