A lição em poucas palavras
Texto-chave: Isaías 6:8
O aluno deverá...
Conhecer: Os paralelos entre o tempo e a mensagem de Isaías e nossa própria mensagem contemporânea.
Sentir: A necessidade de experimentar o mesmo senso de temor e pureza como fez Isaías (veja Lv 16:30).
Fazer: Decida buscar essa purificação e resposta ao chamado de Deus a você e aos membros da classe.
Esboço do aprendizado
I. Vendo Deus (Is 6:1-10)
A. Estudamos como diversos personagens bíblicos foram "chamados". Existe alguma coisa diferente no chamado de Isaías?
B. A lição de segunda-feira diz que essa experiência afetou "todos os sentidos de Isaías". Comente com a classe o que significa isso.
II. Purificação e chamado (Is 6:8)
A. A lição de terça-feira menciona que Isaías respondeu ao chamado antes de receber uma tarefa. Comente com a classe o significado dessa ordem. O que ele tem que ver conosco?
III. Tarefa difícil (Is 6:8)
A. Por que Isaías precisou passar por essa experiência relatada em Isaías 6? Ele já era um sacerdote e líder religioso!
B. Pergunte aos membros da classe como se sentem por Deus ter chamado uma pessoa para uma situação tão pouco promissora como a de Isaías.
C. O que a frase "uma luz para os gentios" (Is 49:6) tem que ver conosco?
Resumo: O profeta Isaías aceitou uma missão de Deus que era impopular. Mas, pelo seu ministério, vidas foram transformadas e o poder de suas palavras é sentido ainda hoje.
Ciclo do aprendizado
| Motivação |
Você já experimentou uma mudança dramática de perspectiva? Em 1543, o astrônomo Nicolau Copérnico publicou uma teoria que transformaria a maneira de os seres humanos se considerarem no Universo. Copérnico usou matemática e estudos astronômicos para contestar a convicção de que a Terra era o centro do Universo, ao redor da qual todos os planetas e estrelas faziam sua órbita. Ao contrário, ele insistiu, a Terra é apenas um dos vários planetas que viajam em torno do Sol. Hoje, sabemos que a Terra é um pequeno grão de areia no Universo vasto e insondável. Mas, para os líderes religiosos e intelectuais do século 16, Copérnico formulou uma teoria que foi mal recebida, pois exigia uma radical mudança de perspectiva. Não foi fácil para o povo entender, e demorou algum tempo até sua posição ser aceita. Idéias antigas e estabelecidas não são fáceis de mudar, não importa quão erradas elas sejam!
Radicais mudanças de perspectiva dificilmente são confortáveis. Em Isaías 6, o profeta encontrou a imensidade insondável da majestade de Deus, e esse momento passou a ser decisivo em sua vida; sua perspectiva sobre Deus, sobre si mesmo e sobre sua missão mudou de um momento para o outro. Também tivemos um encontro com Deus? Tire alguns momentos para considerar como o conhecimento de Deus muda nossa perspectiva, nossas prioridades e a compreensão de nosso lugar no Universo. Pense em nossa visão, como adventistas; ela é radicalmente diferente da visão dos que acreditam que vivemos em um Universo sem Deus, e que nossa existência aqui é puro acaso!
| Compreensão |
Comentário bíblico
I. Tempos incertos
Sob o reinado de 52 anos do Rei Uzias, o reino de Judá floresceu política e economicamente. Mas os últimos anos prepararam o palco para o cativeiro de Judá (2Cr 26:16). No momento da visão de Isaías, o reino também estava se tornando crescentemente vulnerável à agressão militar de seus vizinhos.
Pense nisto: O encontro de Isaías com Deus ocorreu em um momento de insegurança pessoal e nacional. Por que a incerteza é tão freqüentemente determinante para um reexame pessoal? Como Deus opera por esses eventos para Se conectar conosco?
II. Uma nova perspectiva: a de Deus
(Leia com sua classe Is 6:1-4.)
A apavorante grandeza da visão de Isaías revela um Deus com incomparáveis poder e majestade. A imagem enfatiza a absoluta transcendência de Deus, Sua santidade.
Pense nisto: Por que os anjos clamavam "santo" e não "amor" ou "salvação"? Pode ser que a "santidade" defina todas as outras partes do caráter de Deus? Seu amor é um amor santo; Seu poder é um poder santo! Como essa perspectiva influencia nossa compreensão de Deus?
"Quando os perigos cercam o povo de Deus, ... Ele o convida a olhar para Ele, assentado em Seu trono e dirigindo os negócios do Céu e da Terra, para que tome esperança e coragem" (SDA Bible Commentary, v. 4, p. 128).
III. Uma nova perspectiva: de si mesmo
(Leia com sua classe Is 6:5-7.)
Pense nisto: Por que o anjo tocou a boca de Isaías para representar sua redenção? Por que os lábios, a língua, ou a boca são tão usados pelas Escrituras como símbolos para indicar o estado do coração (Pv 12:13, 14; Mt 15:8-10; Tg 3:6)?
A reação de Isaías à santidade de Deus foi um senso opressivo de sua própria indignidade. Lembre-se de outros que tiveram um encontro com seu Criador (1Rs 19:11-13; Dn 4:28-37; Mt 28:5-10; At 9:3-9).
Pense nisto: Que diferença há nesses encontros na maneira de Deus Se apresentar ou nas reações das pessoas? Na sua opinião, que circunstâncias contribuem para essas diferenças?
IV. Uma nova perspectiva: a missão
A. Motivação para a missão
Em Isaías 6:8, Deus pergunta: "A quem enviarei?" Ele realmente não tinha ninguém em mente? Ao fazer a pergunta, Deus deu espaço para Isaías responder com um coração disposto, zeloso.
Pense nisto: Isaías se ofereceu como voluntário antes até de conhecer sua tarefa. Por quê? O que separa aqueles que de boa-vontade aceitam o trabalho de Deus daqueles que são relutantes (Sl 51:12, 13; Mc 5:18-20)?
"Os que são participantes da graça de Cristo estarão prontos para fazer qualquer sacrifício a fim de que outros pelos quais Ele morreu participem do dom celestial. Farão tudo que estiver em seu poder para tornar o mundo melhor por sua estada nele. Tal espírito é o legítimo produto de um coração verdadeiramente convertido" (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 78).
B. Uma missão sem sentido?
(Leia com sua classe Is 6:9, 10.)
A descrição da missão divina de Isaías soa como uma receita para a frustração – pregar para aqueles que recusariam entender ou aceitar sua mensagem.
Pense nisto: Qual era o objetivo da missão de Isaías se seu resultado já era conhecido? Como devemos definir o sucesso na missão, hoje? Deve ser pelo número de batismos ou de igrejas estabelecidas?
Isaías não foi o único a pregar para um povo que recusaria ouvir. Peça que alguém na classe leia João 12:37-41 para ver como a experiência de Isaías é explicitamente refletida no ministério de Jesus.
| Aplicação |
Perguntas para reflexão
1. A teimosia de Judá (Is 6:9, 10) pode ter paralelos dentro de nossa própria igreja? Existe o perigo de que aqueles que cresceram com o evangelho se tornem resistentes ao seu poder? Que "sintomas espirituais" podem indicar corações endurecidos e ouvidos surdos?
2. Leia para sua classe as seguintes citações. "Você nasceu para vencer, mas, para ser um vencedor, você precisa planejar vencer, preparar-se para vencer e esperar vencer." (Orador Motivacional Zig Ziglar, "Developing and Maintaining the Right Attitude", 11 de dezembro de 2006).
"Assentando-Se, [Jesus] chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos" (Mc 9:35).
A sociedade diz que a humildade não é o caminho para o sucesso. Mas Isaías precisou ver-se como realmente era – desesperadamente pecador, um fracasso – antes que Deus pudesse usá-lo. Comente na classe a diferença entre essas definições de sucesso. Divida a classe em grupos e peça que cada grupo faça uma lista de atributos de um seguidor "bem-sucedido" de Cristo. Como esses atributos nos ajudam em nossa missão de partilhar Cristo com os outros?
| Transformação |
A base da missão é uma compreensão verdadeira de Deus e de Sua graça. Depende de um encontro com Deus que transforma nossas percepções e prioridades.
Pense nisto: Nesta semana, como podemos ser mais completamente receptivos a uma experiência com Deus? Ofereça as seguintes sugestões e peça que os membros da classe acrescentem suas próprias idéias.
Pense em momentos em que você sentiu fortemente a presença e a majestade de Deus. Escolha um tempo e local nesta semana para se concentrar deliberadamente no que Deus é e no que Ele fez em sua vida.
Escolha um hino ou salmo favorito que retrate a majestade e o amor de Deus. Recite as palavras em voz alta como uma oração e peça de Deus uma compreensão mais profunda de Sua vontade para sua vida.
Tome tempo cada dia para orar: "Eis-me aqui, envia-me a mim!" Seja para dar uma palavra de encorajamento, para oferecer uma ajuda prática, ou para falar de sua fé, esteja alerta ao chamado de Deus para a missão.
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic1332008.html
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!