domingo, 23 de novembro de 2008

Lição 09 - Metáforas da salvação - Auxiliar da Lição da Escola Sabatina - Casa Publicadora Brasileira

A Lição em resumo

Texto-chave: Romanos 3:25

a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; (Rom. 3:25)

O aluno deverá...

Conhecer: Que Cristo escolheu morrer em nosso lugar.
Sentir: Que Ele não foi coagido – Ele entregou a vida por livre e espontânea vontade.
Fazer: Aceitar alegremente a reconciliação de uma relação interrompida entre nós e Deus.

Esboço do aprendizado

I. Reconciliação, redenção, justificação: Inestimável (Gl 4:4, 5; Tt 2:14)

vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. (Gál. 4:4-5)

o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. (Tito 2:14)

A. Se, no primeiro advento, Cristo tivesse vindo em alguma forma diferente da de um bebê em uma manjedoura, como este fato afetaria a reação do povo para com Ele? Ele poderia ter alcançado os desterrados e oprimidos?
B. Depois de uma relação ser interrompida, qual é a melhor parte para buscar a reconciliação? Explique sua resposta.
C. Cristo fez a escolha de morrer em nosso lugar. Expresse seus sentimentos sobre essa decisão, especialmente se considerar qual teria sido nosso destino se Ele não houvesse feito assim.
D. Qual é a definição de "justificação"? Apesar de nossa certeza de justificação, se a reivindicarmos a Jesus pela fé, por que temos tanto problema para ter essa certeza?

II. O amor foi o motivo impelente (1Jo 4:8)

Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. (1 João 4:8)

A. Qual imagem da salvação tem mais significado para você? Por quê? Se você tivesse três minutos para levar alguém a Cristo, como usaria esta imagem?
B. Existem aspectos do ato de salvação que você tem mais dificuldades em aceitar do que outros? Por quê?

Resumo: A decisão de Cristo de morrer por nós nos une a Ele de um modo que nenhum outro dos seres celestiais pode entender nem experimentar.

Ciclo do aprendizado

Motivação
Por que esta lição é importante para mim?

Como você explicaria a neve a alguém que nunca a viu? Pode ser uma descrição científica ou pode ser uma narração vívida de como uma pessoa se sente, ou como fica a paisagem quando a neve cobre tudo. Se você cresceu em um clima em que havia freqüentes nevascas, então, pode contar aos outros uma história de sua experiência com a neve. Suas lembranças podem ser nostálgicas; elas podem envolver a lembrança de dificuldades associadas com um evento significativo com a neve.

Como suas tentativas de descrever a expiação a um menino de doze anos de idade devem ser semelhantes à de explicar a neve a alguém que vive em um clima tropical? Nas Escrituras, que descrição da expiação afeta mais sua compreensão e o compele a responder?

Convide três membros de sua classe a descreverem as imagens que vêm à sua mente ao pensar em neve. Então, discuta com o grupo como a neve e o pecado estão relacionados nas Escrituras (veja Sl 51:7; Is 1:18).

Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. (Sal. 51:7)

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. (Isa. 1:18)

Compreensão
O que preciso conhecer da Palavra de Deus?

Comentário bíblico

I. Comunicando a salvação na linguagem dos perdidos

"A comunicação é uma via de duas mãos", afirma alguém. Outro diz: "A comunicação é uma troca de idéias". Outra pessoa pode acrescentar sua opinião à discussão dizendo: "Comunicação é a construção de relações entre duas pessoas". Use um dicionário para definir a palavra comunicação. Como essa definição se compara com as declarações acima?

O que Jesus estava tentando comunicar quando veio viver a salvação em meio à humanidade? Como sua resposta a esta pergunta se relaciona com o diálogo acima sobre comunicação?

Pense nisto: Para que aconteça a instrução ou sejam trocadas idéias, precisa haver alguém com informações fidedignas a compartilhar e outra pessoa que esteja disposta a ouvir. Quando Cristo veio a este mundo para partilhar a história da salvação, alguns O receberam alegremente, outros ouviram e O rejeitaram, e ainda outros esperaram para mais tarde ouvir falar de Sua salvação. Leia com o grupo João 1:12.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; (João 1:12)

Aqueles que O receberam tiveram um dom inestimável. Comente sobre os outros dois grupos. Sendo modernos discípulos de Cristo, como podemos alcançar esses dois grupos com a mensagem?

II.  A linguagem da salvação

Paulo recomenda a salvação a Timóteo usando estas palavras: "Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" (1Tm 1:15).

Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (1 Tim. 1:15)

Leia com sua classe 1 Timóteo 1:1-17.

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado. Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna. Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! (1 Tim. 1:1-17)

Comente como esse texto se relaciona com a declaração de que "prefiro ser um sermão a pregar"?

Compare e contraste: No continente norte-americano, os colonos europeus encontraram os índios americanos. Havia diferenças de cultura, experiência e idioma. Essas diferenças provocaram muitos desafios e injustiças. Algumas dessas barreiras foram vencidas quando os imigrantes aprenderam a entender os índios americanos.

Certa vez, alguém comparou a tentativa de Deus de comunicar a salvação à humanidade com alguém tentando falar a "língua das formigas". O que seria necessário para "falarmos" com as formigas e pedir-lhes que não estraguem nossos piqueniques invadindo os alimentos? Pense em Romanos 3:19-26.

Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. (Rom. 3:19-26)

Como podemos "demonstrar" a salvação à nossa família, aos vizinhos e colegas de trabalho?

III.  Histórias de salvação: vencendo o abismo pós-moderno

As Escrituras são formadas por 66 livros. As narrativas da Palavra de Deus representam Seu impacto nas vidas pessoais.

Vivemos em um mundo com sua própria mentalidade e visão. "Talvez nosso engano mais freqüente no evangelismo seja começar onde estamos, com nossos interesses, e não onde eles estão" (George G. Hunter III, How to Reach Secular People, p. 102). Este é um ponto muito importante. Na tentativa de alcançar os outros, especialmente as pessoas de mentalidade secular, com muita freqüência temos que ser bastante cuidadosos para não imaginar que elas estão começando onde estamos AGORA. Você não vai muito longe com alguém se lhe disser: "Bem, a Palavra de Deus diz isso e aquilo" se essa pessoa nem tiver certeza de que Deus existe.

As histórias e metáforas das Escrituras apresentam exemplos de como nossa experiência pessoal com Cristo pode influenciar os corações. Nossa jornada peculiar pode ser compartilhada enquanto Deus nos leva a alguém que somos dotados especificamente para alcançar.

Compare e Contraste: Quando Paulo tentava ganhar os judeus para Cristo, começava seu diálogo com uma discussão a respeito da lei, aquilo que estabelecia sua percepção de identidade (veja Romanos 2:1-19).

Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas. Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus? Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas. Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho. Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, (Rom. 2:1-19)

Quando João falava em nome de Jesus, usava os conceitos de luz e amor (veja 1Jo 1:5-7 e 1Jo 4:7-11).

Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1 João 1:5-7)

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. (1 João 4:7-11)

Comente a diferença de cada abordagem. O que podemos aprender do exemplo deles?

Aplicação
Como posso pôr em prática as informações que obtive?

Pergunta para reflexão

As Escrituras usam muitas metáforas para comunicar o que Deus procura oferecer a Seus filhos caídos. Faça em classe uma lista dessas metáforas. Escolha uma metáfora para explorar mais detidamente. O que o conceito de "história da redenção" nos diz sobre Deus? O que aprendemos sobre Seu caráter? Seu amor? Sua paciência? Sua ira?

Aplicações à vida diária

1. Os filhos são uma fonte de sabedoria muito simples e direta. Quando alguém lhe perguntou o que aprendera sobre Jesus na Escola Sabatina, uma menina do jardim-da-infância disse: "Jesus é como um abraço". Ela vinha de uma família dividida. Ela descobriu que Jesus podia ajudá-la nas ocasiões de perturbação em seu lar. Que outros tipos de imagens você imagina que as pessoas usam para expressar o que Jesus significa para elas?

2. Convide os membros de sua classe a contarem o que torna Jesus real e pessoal para eles. Peça que contem uma história de sua vida. Encoraje-os a compartilhar seu testemunho a um colega de trabalho.

Testemunhando

Leiam juntos 2 Coríntios 5:18-21.

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Cor. 5:18-21)

Que lhes parece viver esta descrição de discípulo de Jesus Cristo? "De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio" (2Co 5:20).

De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. (2 Cor. 5:20)

Pesquise a descrição de embaixador nas Escrituras. Elabore um plano de ação para sua classe incluindo atividades concretas que vocês executarão como embaixadores, partilhando com alguém a salvação de Deus.

Transformação
Em que áreas minha vida vai mudar?

Pense nisto: João insiste com os discípulos de Jesus: "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus" (1Jo 4:7).

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (1 João 4:7)

Como seria se seguíssemos completamente essa advertência? Considere João 17:20, 21.

Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:20-21)

Como grupo, escolham uma atividade prática, viável de ação missionária que demonstre amor a alguém da comunidade. Marque uma data.

Depois do evento, avalie como foi recebido. Como vocês comunicaram o que estavam tentando fazer? Em que sentido o impacto de seu ato de generosidade foi maior do que vocês esperavam?

Planeje com oração seu próximo projeto missionário, empregando o que vocês aprenderam no primeiro. Elabore um calendário para sua classe da Escola Sabatina que inclua atividades mensais. No fim do ano, discuta sobre o impacto que seu ministério intencional de evangelismo provocou na classe e na comunidade. Planeje multiplicar esse efeito compartilhando com a igreja o testemunho de sua classe.


FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic942008.html