sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Lição 08 - A autoridade dos profetas - Auxiliar da Lição da Escola Sabatina - Casa Publicadora Brasileira

A Lição em resumo

Texto chave: 1 Tessalonicenses 5:20, 21

O aluno deverá...

Conhecer: A autoridade de um profeta vem de Deus.
Sentir-se: Disposto a aceitar a mensagem que Deus comunica por Seus profetas.
Fazer: Considerar a Bíblia como autoridade suprema para a vida e doutrina cristã.

Esboço

I. Falando em nome de Deus (Êx 4:10-16)

A. Qual era a base da autoridade de Moisés? Qual é a importância de ser chamado, ser enviado e ter um encontro com Deus?
B. Quais eram a base e a evidência da autoridade de Jesus (Mt 21:23; Jo 17:2)? Como se aplica isso aos profetas?

II. Respondendo à autoridade (2Rs 22:10-13)

A. Que sentimentos estão envolvidos quando se renuncia à autonomia em favor de uma autoridade externa?
B. Leia Jeremias 36:22-31. Os profetas têm autoridade se ninguém os ouve? Como você se sente quando as pessoas rejeitam a Bíblia ou os escritos de Ellen G. White?
C. Leia Hebreus 4:12. A palavra de Deus sempre pede uma resposta ou decisão. Que papel as emoções têm em nossa resposta?

III. Autoridade relativa (1Cr 29:29, 30)

A. Em que sentido o pregador de um sermão é inspirado? Com que autoridade devemos considerar sua mensagem?
B. Quanta autoridade devemos dar aos escritos inspirados fora do cânon bíblico? Como podemos nos assegurar de que não atribuímos maior autoridade aos escritos de Ellen G. White, aos autores contemporâneos ou aos líderes da igreja do que damos às Escrituras?

Resumo: A autoridade profética deriva da fonte, do conteúdo e do âmbito da mensagem. Poder pessoal, influência ou carisma não devem ser confundidos com autoridade profética. As Escrituras são a autoridade máxima.

Ciclo do aprendizado

Motivação

Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual: O profeta é o instrumento humano de Deus para proclamar Sua Palavra. A autoridade dos 66 livros da Bíblia sobrepuja quaisquer outras declarações proféticas.

Certa vez, uma mulher contou a seguinte história:

Uma noite, em sonho, ela se achava em uma sala com muitas pessoas. De repente, surgiu uma luz brilhante no quarto. A luz se dirigiu a ela e disse: "Você está indo bem, mas vá dizer isso aos outros."

Imediatamente, a mulher acordou. Ela sentia que havia estado na presença de Deus, e que Ele lhe dissera o que desejava que ela fizesse. "Vá dizer o quê? A quem?" ela pensou. Perplexa, ela contou o sonho ao pastor.

"Acho que talvez Deus tenha alguém a quem Ele quer que você fale" foi a resposta. "Recentemente, recebi o chamado de uma mulher que gostaria de estudar a Bíblia. Você estaria disposta a ir e estudar a Bíblia com ela?"

A mulher ficou petrificada. Ela havia tentado dar estudos bíblicos antes, mas sempre se sentira incapaz. Ela realmente não queria tentar novamente. Porém, não estava disposta a responder com um simples Não. Depois de muita hesitação, ela disse: "Acho que vou tentar".

Cada semana, por vários meses depois disso, ela se dirigiu à casa da mulher, com Bíblia na mão, orando para que a mulher não estivesse em casa! Mas, cada vez, ela estava lá e a esperava.

Algum tempo depois, a mulher que teve o sonho precisou se mudar para uma nova região do país. Ela se sentiu muito aliviada por poder abandonar os estudos bíblicos.

Cerca de um ano mais tarde, ela recebeu uma carta da pessoa a quem havia começado a dar estudos bíblicos.

A carta dizia: "Acabo de ter sido batizada! Queria que você soubesse imediatamente. Quando você ligou, eu havia orado para que alguém me ajudasse a estudar a Bíblia. Sei que o Senhor a enviou! Nunca vou me esquecer de você. Obrigada, obrigada!

Pense nisto: E se a mulher que recebeu o sonho houvesse recusado começar os estudos? Você crê que Deus dirige os acontecimentos dessa forma? Por quê?

Compreensão

Compreensão
O que preciso conhecer da Palavra de Deus?

Comentário Bíblico

I. A relação do profeta para com a autoridade de Deus

Se você fosse dar autorização para que alguém o representasse em uma assembleia, procuraria certificar-se de que essa pessoa houvesse entendido sua posição e o que você apoiaria. Você escolheria alguém em quem confiasse plenamente para representá-lo.

Isso descreve o tipo de relação que Deus teve com Moisés. Os primeiros quarenta anos da vida de Moisés foram vividos aprendendo os caminhos de seu mundo. Os quarenta anos seguintes foram vividos para conhecer os métodos do mundo de Deus e construir um relacionamento íntimo com Ele.

Pense nisto: Qual educação foi mais valiosa e por quê? Peça que alguém leia Êxodo 3:10-12. Que diferenças de atitude evidenciou Moisés nessa fase de sua vida com relação à de quando ele tentou livrar os israelitas quarenta anos antes? Que educação o preparou melhor para ser um "porta-voz" de Deus? O que fez a diferença em seu sucesso?

A Igreja Adventista do Sétimo Dia considera Ellen G. White uma porta-voz ou profetisa de Deus. Não considera seus escritos como estando acima da Bíblia nem mesmo iguais aos dela.

Pense nisto: Qual é a autoridade de Ellen G. White em relação a Deus? Que posição seus escritos devem ter na igreja?

II. A relação de Jesus para com Deus e Sua autoridade

Jesus foi a autoridade de Deus na Terra. Ele falava em nome de Deus. Curava em nome de Deus. Operava milagres em nome de Deus. Sua autoridade era e é absoluta. Nenhuma doutrina, nenhuma autoridade religiosa, nenhum profeta, nenhum pastor é igual a Jesus nem superior a Ele.

Pense nisto: Leia em classe João 1:1-4 e Romanos 3:21-24. Faça as seguintes perguntas:

  1. De onde vinha a autoridade de Jesus? O que Lhe dava essa autoridade absoluta? Existe alguma autoridade, hoje ou em qualquer tempo, igual à dEle? Por quê?
  2. Por que a autoridade de Jesus é importante para nós? O que podemos experimentar por causa disso?

III. A autoridade da palavra escrita e falada

Pense nisto: Escreva os textos a seguir em pedaços de papel e distribua com antecedência aos membros da classe: 2Sm 12:1; 1Rs 11:29; Lc 7:24-27.

1. Peça que a classe dê os nomes de alguns dos profetas que escreveram os livros da Bíblia. Qual era sua mensagem básica? Como essa mensagem se aplica a nós hoje?

2. Agora, volte aos textos que foram dados mais cedo, lendo um de cada vez. Faça à classe as seguintes perguntas sobre cada um:

A. Quem era o profeta?
B. Qual foi sua mensagem?
C. Para quem foi dada?
D. Que aplicação pode ser feita dela para nós hoje?

Nos textos que lemos, os profetas não escreveram nenhum dos 66 livros da Bíblia. Mas cremos que as mensagens que eles deram vinham de Deus e, como tal, existe algo para aprendermos delas hoje.

A Palavra de Deus – os 66 livros de nossa Bíblia – são superiores a quaisquer outras palavras proféticas. Embora entendamos que Deus usa outros profetas para transmitir Suas palavras, eles nunca falam em lugar da Bíblia nem lhe trazem mudança ou acréscimo. Eles podem nos ajudar a entender melhor a Bíblia e como aplicá-la à nossa vida hoje. Este é o papel dos escritos de Ellen G. White na igreja.

Pense nisto: O que é um profeta não-canônico? Como devemos nos relacionar com a autoridade dos profetas não-canônicos?

Aplicação

Aplicação

Pergunta para reflexão

Escreva em pedaços de papel a seguinte pergunta e as respostas possíveis para dar a cada membro da classe. Leia-os a todos e sugira que os membros da classe os ponham em sua Bíblia para lembrar-se de estudar regularmente a Palavra de Deus.

Com que seriedade você toma a Bíblia em sua vida como:

A. Autoridade em informações religiosas ou história antiga?
B. Expressão da vontade de Deus?
C. Guia para a vida diária?
D. Meio de alcançar a vida eterna?

Perguntas de aplicação

Quanto você conhece dos escritos de Ellen White?

A. O suficiente para saber que não creio neles.
B. Não os conheço bem.
C. Não estou certo de que os conheço bem.
D. Eu os leio regularmente.

Pense nisto: Se sua resposta foi a, b ou c, por que não tentar ler novamente alguns de seus escritos, fazendo a si mesmo as seguintes perguntas:

  1. A quem Ellen White está apontando? Ela apoia a Bíblia?
  2. Ela realmente está sendo crítica e minuciosa ou fui eu que deixei que a maneira de os outros falarem sobre ela me influenciasse indevidamente?
  3. Seria útil pedir que Deus iluminasse minha mente, afastando ideias preconcebidas ou experiências passadas antes de começar a ler seus escritos?

Testemunhando

Pense nisto: Escreva a seguinte lista de pares em duas colunas em um quadro de giz ou quadro de papel, ou em folhas de papel para dá-las à classe.

Ousado Tímido
Forte Fraco
Bom pregador Pobre de palavras
Bem educado Não muito instruído, mas disposto a aprender

Qual dessas características Deus pode empregar melhor em Sua obra? Por quê?

Trnasformação

Transformação

Embora educação, dons espirituais e talentos sejam úteis para Deus, Ele pode usar mais eficazmente em Sua obra a pessoa que é disposta a ouvir e seguir incondicionalmente Suas instruções e Seu plano. Quando confiamos nEle em vez de em nós mesmos, somos verdadeiramente bem-sucedidos.

Pense nisto: Você é tão importante para Deus como qualquer profeta que Ele já chamou. Ele tem um plano específico para sua vida. Você conhece o plano de Deus para sua vida? O que Ele lhe revelou? Você seguiu ou recusou obedecer?

Se você já não estiver passando tempo de qualidade com Jesus cada dia, que tal reorganizar a vida para incluir tempo em oração para estudar Sua Palavra – Suas mensagens para os profetas – e os escritos de Ellen G. White? Quando você fizer isso, Deus o ajudará a descobrir Seu plano especial para você.


FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic812009.html