Estudos da Bíblia: Primeiro Trimestre de 2009
Tema geral: O Dom Profético nas Escrituras e na história adventista
Estudo nº 12 – As bênçãos do dom profético
Semana de 14 a 21/03/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (0xx55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
CRISTO está muito próximo de voltar
Veja comentários sobre fatos proféticos em www.cristovoltara.com.br
Verso para memorizar: "Certamente, o Senhor não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas" Amós 3:7).
- Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
Essa vida, como pecadores, entre pecadores, em ambiente de pecado, tudo degenerando, é uma tragédia. A maior tragédia é a separação da criatura de seu Criador. Após o pecado se manifestar aqui, não há mais possibilidade de uma comunicação direta com DEUS, tamanha a diferença de natureza entre o Criador e Suas criaturas.
No entanto, DEUS continua Se comunicando com os seres humanos. É uma comunicação bem rudimentar, porém, mais que nada. A comunicação entre DEUS e os seres humanos é a melhor que se tornou possível nessas novas condições provocadas pela pecaminosidade da raça humana: por meio de profetas.
Por sua vez, a comunicação da parte do ser humano para com DEUS é ainda mais frágil. Se faz por meio da oração. Essa comunicação tem inúmeras interferências que a perturbam. Quando DEUS Se comunica conosco por meio de profetas, pelo menos temos os escritos destes, e podemos ler o que foi escrito, algo inspirado por DEUS. Mas quando oramos, parece que falamos sós, e não ouvimos ninguém. As nossas orações respondidas muitas vezes ficamos em dúvida, se foi uma resposta, ou se foi alguma coincidência. E pessoas que só oram rotineiramente, orações quase sem sentido, tem sempre a sensação de estarem falando sozinhas.
Mas isso tudo vai passar. Quando JESUS regressar, e isso será bem logo, então seremos transformados, e teremos a natureza pura e perfeita de Adão e Eva antes do pecado. Poderemos desse dia em diante falar com DEUS e com os anjos face a face, sem barreira alguma. E poderemos ouvi-los quando falam, e será diretamente.
Enquanto isso, DEUS aqui nos garante que nada fará sem antes nos anunciar por meio de seus profetas. Ele nos mantém cientes de Seus planos, e isso nos dá segurança de que as coisas estão sob controle, e que Ele está cumprindo o seu desígnio.
- Primeiro dia: Missão
Um dia desses, há quase 4.000 anos, DEUS chamou um homem e uma mulher: Abrão e Sarai. Ele estava com um plano em sua mente: Tornar esse casal uma nação, o Seu povo peculiar, representante de DEUS aqui na Terra.
Então DEUS guiou Abrão e Sarai por 25 anos até que tiveram o filho da promessa. Nasceu apenas um filho, era Isaque. Dele DEUS faria essa nação, que deveria servir de bênção ao mundo inteiro.
Por quê DEUS escolheu esse casal e porquê queria transformá-los num povo especial? A resposta é óbvia: DEUS, que é amor, amava esse casal, mais que todos os outros. Amava mais porque eles eram fiéis a Ele, mas, o que DEUS queria ao escolher esse casal era salvar da morte eterna também as demais pessoas. As escolhas que DEUS faz sempre são por amor. Assim, por exemplo, ele decidiu que JESUS iria tornar-se um ser humano para morrer pelos seres humanos. Isso fez por amor, é a Sua natureza.
Então DEUS cuidou desse casal, e de seu filho e dos netos, com muito amor. Peregrinaram por séculos por terras estranhas, mas DEUS estava com eles. Na grande escravidão no Egito, sendo eles já um povo de milhões de pessoas, DEUS estava com eles. Quando foram libertos da escravidão, lá estava DEUS, operando com um poder que só se explica por uma maravilhosa sucessão de milagres. Na trajetória do deserto, lá estava Ele. Nas conquistas da Terra Prometida, Ele estava lá. E assim foi ao longo dos tempos, com o passar dos séculos. Houve tempos de alegria, quando o rei, os sacerdotes e o povo eram seguidores da palavra dos profetas, e tudo ia bem. Mas houve tempos em que a desobediência tomava conta, e a nação sofria, embora DEUS não os tivesse abandonado, mesmo nos inúmeros exílios.
Então, quando JESUS esteve aqui na Terra, Ele mesmo continuou trabalhando no cumprimento da missão dada a Abraão e Sara, que fossem uma bênção às famílias da Terra. E JESUS foi, e cumpriu esse propósito. Eram para ser uma luz para os gentios, não chegaram a ser isso, mas vindo JESUS, Ele tomou as providências para que assim fosse. Ele disse ao pequeno remanescente do povo de Israel, que agora fossem ao mundo todo, e que ensinassem as pessoas de todo o mundo a guardar tudo o que Ele lhes havia ordenado. Eles deveriam agora fazer discípulos de todas as nações. E assim que essa incumbência fosse concluída, viria o fim. (Mat. 28:19 e 20; 24:14).
- Segunda-feira: Educação
A educação formal (nas escolas) e o dom profético tem muito a ver um com o outro. E a educação informal, que é a mais importante, também. Há princípios educacionais que devem ser seguidos para que se obtenham bons resultados. E esses princípios os pesquisadores e a ciência estão procurando incasavelmente, em todos os lugares do mundo. E a impressão que se tem é que ainda não encontraram, e parece que jamais encontrarão. A cada pouco aparece um novo método e então dizem: 'esse sim, vai dar bom resultado'. Em poucos anos, já está sendo substituído por outro, e as escolas do mundo vão de mal a pior, formando pessoas incapazes de conviver socialmente.
Os lares também vão de mal a pior no aspecto educação. Já viu alguma vez aquele programa "Super Nani"? é um bom programa, mas o que nele se revela é a incapacidade dos pais de conduzirem a educação de seus filhos com base em bons princípios. E lá vai a Super Nani ensinar os pais como se educa os filhos. Já notou que os princípios que ela utiliza são simples, e parece que os leu de livros de EGW? E a profetiza os escreveu ná mais de 100 anos.
Pois bem, pelo dom profético temos os princípios da educação a nossa disposição. Tudo o que pais e professores devem saber para conduzirem um bom processo de educação está escrito, é só ler e colocar em prática.
Temos uma filha, hoje com 20 anos. Vai se formar esse ano em Fisaioterapia, num curso que dura 5 anos. Era nosso propósito ter só um filho(a), fosse menina, fosse menino, seria um só. Temos a consciência de vivermos em tempos difíceis, e sabíamos que a educação seria um desafio. Esperamos 8 anos para ter nosso filho ou filha. Primeiro estruturamos nosso lar. Fiz os cursos de pós-graduação, e mestrado que precisava fazer, fora de minha cidade. Nesse meio tempo, com a esposa, estudamos sobre o Espírito de Profecia como educar uma criança, para saber como proceder ao vir ao mundo um novo ser, dado por DEUS.
Então, no nono ano de casados, ela nasceu, conforme o plano. E a educamos segundo havíamos aprendido. Foi bem fácil, pois aplicávamos os princípios do Espírito de Profecia. Desde o início nossa filha foi muito ativa. E mesmo assim, sempre bem comportada na igreja. Ele jamais ficou com outra pessoa, senão com a mãe, para não entrar em contradição de influências e orientações. Uns fazem uma coisa com as crianças, outros querem que ela dê risada, outros fazem caretas, isso tudo dentro da igreja. Nós jamais permitimos que essas influências caíssem sobre nossa filha. Não dentro da igreja. Pois bem, uma só vez ela nos desafiou, quanto estava com poucos anos. Foi a primeira vez, e última. A mãe a levou para fora, e ali levou umas palmadinhas. Depois, por longo tempo foi a explicação do castigo. E ela teve que preparar uma vara para eventual utilização no futuro. Nunca mais foi necessário.
Hoje, temos uma relação de muito diálogo. Nos cultos matinais por vezes tratamos das questões pessoais, sempre fundamentados nos escritos. Aliás, os escritos de Ellen G. White levamos muito a sério. E todos os dias lemos a Bíblia em conjunto, um capítulo, ou menos se for grande. O nosso culto matinal dura uns 10 minutos, suficiente para mudar nossas vidas ao longo dos meses. Esses diálogos nos cultos são muito agradáveis, pois problemas são resolvidos, e a vida é moldada, não por nós, mas pelos escritos. O diálogo com nossa filha é uma constante. E assim queremos que ela e o seu noivo também façam. Aliás, eles lêem, juntos, um livo atrás do outro, do espírito de profecia e outros, de boa qualidade. Essa semana encomendou mais quatro livros para lerem juntos. Essa idéia de ler junto é ótima.
Mas, não poderia deixar de um "mas". Como é comum se ver crianças dentro da igreja sem quase nenhuma rédea, nenhum limite diria a Super Nani. Fazem o que querem, e há sempre adultos que acham graça. Já vi líderes (não são todos, mas são muitos), pessoas que deveriam dar exemplo, perderem a capacidade de continuar um sermão porque um filho ou uma filha corre para lá e para cá, dentro da igreja. Como pessoas assim podem conduzir o rebanho de DEUS, se nem o conseguem fazer em sua família? Não conduzem nem seus filhos. Lamentável. No entanto, tudo o que pais precisam saber, está lá, escrito, de forma simples e clara. Ou então, ao menos, atentem para o programa da "Super Nani", que parece que leu os escritos de EGW. Se um diácono deve ser um bom administrador do lar, imagine um líder maior ou um pastor.
Nas nossas escolas, se deveria aplicar mais esses escritos. Está havendo uma invasão de práticas e maus exemplos do mundo. Talvez para atrair mais clidentes de fora. Mas isso não pode contar com as bênçãos de DEUS.
Pois bem, para quem desejar construir seu lar para que nele haja prosperidade e felicidade, DEUS deixou as instruções. Quem desejar formar em seu lar pessoas capazes de depois terem também um bom lar, princípíos há suficientes.
- Terça-feira: Saúde
Nos tempos de Ellen G. White, outros reformadores da saúde instruíam as pessoas em práticas ridículas, que piorariam a sua saúde (veja na lição de sexta-feira). E é de chamar a atenção que, no entanto algumas práticas que eles ensinavam eram boas. Portanto, esses reformadores eram muito perigosos, pois de três alternativas, a da mistura de verdade com erro é a mais perigosa. Assim o erro parece verdade e fica mascarada a sua nocividade. As outras duas alternativas são: erro sem mistura com verdade e verdade sem mistura com erro.
Os líderes e membros da igreja recém estabelecida, a sétima na sucessão dos primeiros capítulos de Apocalipse, cometiam erros graves em relação a saúde. Aliás, eles viviam como qualquer outro, pois, não possuíam nenhum diferencial de orientações que as demais pessoas.
Então DEUS falou a EGW, por meio de visões. Ela teve as orientações necessárias para que o pequeno povo que agora se formava soubesse como reformar seus hábitos de saúde e como se manter saudável enquanto aguarda a volta de JESUS. Aqui vai uma constatação relevante: DEUS não quer que a Sua igreja, a que deve pregar as três mensagens angélicas, enfatize na cura. Não é esse o propósito de DEUS. Ele quer que essa igreja enfatize na vida saudável. E por quê isso? Porque para a Terra onde logo iremos as pessoas não ficarão doentes, portanto ali nunca mais se falará em cura. E nós hoje, nesses últimos dias devemos enfatizar não no mesmo que enfatizavam os crentes dos dias de JESUS, quando campeava a ignorância em relação a vida saudável. Naqueles tempos muito precisavam ser curados. Hoje o enfoque é bem outro: cuidar do templo do ESPÍRITO SANTO para que DEUS opere mudanças em nossa vida, principalmente em nosso caráter. DEUS quer preparar um povo para dar a última advertência nessa Terra, e está fazendo isso. Ele quer preparar um povo para ser o mais bem qualificado de todos os tempos da história da humanidade, pessoas que contrastem com o lixo moral em que se torna esse planeta. Para esses motivos DEUS deu orientações a EGW sobre a saúde preventiva, com base em bons princípios.
É importante, portanto, que esses princípios venham para a igreja a partir de seus líderes. Deve-se poder ver no corpo de nossos líderes se eles são saudáveis. Devem eles ter um porte atlético, e quando estão à mesa, os alimentos devem testemunhar que realmente crêem nos escritos de EGW. Isto não tem sido assim por parte de todos, mas, felizmente, há aqueles que nos podem servir de exemplo. Por quê escrevo isto, de forma tão ousada? Veja só o que Ellen G. White escreveu, sobre a reforma da saúde:
"Entre os que aguardam a vinda de 'CRISTO', a alimentação cárnea será finalmente abandonada; a carne deixará de fazer parte de seu regime alimentar. Devemos ter sempre esse fim em vista, e esforçar-nos por trabalhar firmemente em sua direção. Não posso imaginar que na prática de comer carne, estamos em harmonia com a luz que 'DEUS foi servido dar-nos." (Orientação da Criança, 383)
"Tem havido constante afastamento da reforma de saúde, e como resultado Deus é desonrado por grande falta de espiritualidade." (CSS, 572)
"A abstinência de todo alimento e bebida prejudiciais é o fruto da verdadeira religião. Aquele que está perfeitamente convertido abandonará todo hábito e apetite prejudiciais." (Ev. 263)
"O uso de alimento que não produz bom sangue, é procedimento contrário às leis de nosso organismo físico, e constitui violação da lei de 'DEUS'." (Ev., 266)
"Nenhum mestre da verdade deve achar que sua educação está completa enquanto não houver estudado as leis da saúde e conhecer a influência dos hábitos corretos sobre a vida espiritual. Ele deve estar habilitado a falar ao povo inteligentemente acerca dessas coisas, e dar-lhes um exemplo que revigore suas palavras. O ensino dos hábitos corretos faz parte da obra do ministro evangélico, e ele encontrará muitos ensejos de instruir aqueles com quem entra em contato." (Ev., 439)
"Fui informada por meu guia de que os que crêem na verdade, não somente devem observar a reforma pró-súde, mas também ensiná-la diligentemente a outros; pois será um instrumento pelo qual a verdade pode ser apresentada à atenção dos não crentes." (Ev., 514)
"Em toda a parte encontram-se doentes, e os que como obreiros de 'CRISTO' devem ser genuinamente reformadores pró-saúde, preparados para dar aos doentes os tratamentos simples que os aliviarão, e depois orar com eles." (Ev., 516)
"Como braço direito da terceira mensagem angélica, os métodos de 'DEUS' para tratamento da doença abrirão portas para a entrada da verdade presente." (Ev., 516; 7T, 59)
"A reforma da saúde, foi-me mostrado, é parte da mensagem do terceiro anjo, e com ela tão intimamente relacionada como o são o braço e a mão em relação ao corpo humano. Vi que nós como um povo precisamos progredir nesta grande obra. Ministros e povo devem agir concertadamente. O povo de 'DEUS' não está preparado para o alto clamor do terceiro anjo. Eles têm uma obra a fazer por si mesmos, a qual não devem deixar para que 'DEUS' faça por eles. Ele deixou esta obra para que eles façam. É um trabalho individual; uma pessoa não pode fazê-lo para outra." (CSRA, 74)
"Todos os que crêem na verdade e a proclamam devem não somente praticar a reforma pró-saúde, mas ensiná-la diligentemente a outros." (Colp. Ev., 130)
Não façamos esse estudo sobre a saúde sem nada mudarmos em nossa vida em relação aos cuidados com nossa saúde. A nossa ênfase não é a cura, e sim, o não ficarmos doentes. Contudo, se adoecermos, oraremos, e DEUS, como prometeu, agirá conforme a Sua vontade.
- Quarta-feira: Publicações
Diz Ellen G. White: "A verdade deve ser dita com sinceridade, em folhas soltas e brochuras, e estas, espalhadas como folhas de outono" (Testemunhos Seletos, v.3, 394).
Escrever para relembrar muitas vezes, isso é o que nosso cérebro exige para aprender. Em minha vida acadêmica tenho o seguinte método para aprender: fazer resumos do que leio, e reler esses resumos muitas vezes. Dependendo do assunto, dezenas de vezes, ao longo de décadas.
O cérebro humano esquece. Mas quanto mais gravarmos algum assunto, menor é o esquecimento. O nosso cérebro tem locais de armazenamento das informações. Ficam entre as conexões de um neurônio e outro. As ligações entre os neurônios são realizadas pelos axônios e dendritos. No contato físico e elétrico entre os neurônios há uma espécie de fenda, chamada sinapse. Quando nós pensamos, portanto, processamos informações, ocorre uma carga elétrica entre os neurônios, passando pelos axônios de um neurônio e entrando, via sinapse, por algum dendrito de outro neurônio. Mas para passar pela sinapse precisa da ajuda de neurotransmissores, que são proteínas. Elas se alteram com a atividade elétrica, por causa do pensamento. Um conjunto dessas alterações é como um código de barras, elas guardam a informação processada no momento do pensamento. Chama-se engrama. Toda a vez que pensamos aquele mesmo assunto, o que pode acontecer por algum estímulo que nos faz lembrar dele, esses engramas são ativados e o assunto todo nos vem à lembrança. Quando só tivermos pensado o assunto uma vez (seja por leitura, seja por ter ouvido, seja por trocar idéias com outra pessoa, etc), ele fica fracamente gravado, e fica mais difícil lembrar. Com o passar do tempo, muitas vezes ele como que desaparece da capacidade de recordar. Porém, se tivermos repassado o assunto várias vezes, por diversos métodos (relendo, conversando sobre ele, ensinando a outros, etc), o assunto fica mais fortemente gravado, e se torna difícil de ser esquecido.
Foi por esse motivo que na Bíblia há a recomendação aos antigos israelitas, e a nós também, do melhor método que existe para seres humanos falhos como nós aprendermos as coisas de DEUS com mais vigor. Escrever na testa (figurativo de anotar na mente por repassamento desse assunto) escrever na mão (figurativo de escrever, resumir, anotar, praticar) nos batentes da porta (figurativo de ter anotações em lugares onde passamos frequentemente), ter no coração (figurativo de ter o conhecimento na mente e deixar que ele forme nossa inteligência emocional).
Quando estudante do segundo grau, em um de nossos colégios, conheci um professor de matemática. Ele conquistou a simpatia dos alunos. Em sua casa havia quadros de fórmulas matemáticas bordadas, assim como nos travesseiros, toalhas e outros lugares. Fazia parte de seu método de estudo, e passou a fazer parte também do meu método de estudo: fazer resumos, esquemas, anotações para sempre levar junto, sublinhar nos livros, anotar nos livros, pintar os livros, enfim, simplesmente criar diversas situações em que o cérebro se vê na situação de relembrar o assunto que não queremos esquecer.
Esse é o melhor método para se aprender qualquer assunto. Seja ele bom, seja mau. E satanás sabe disso. Por esse motivo ele usa a televisão para repassar as mentiras dele, as tentações dele, as maldades dele, o tempo todo, de forma até, digamos, atraente. Assim as mentes são moldadas segundo o que ele quer.
Nesses dias finais não é só a televisão que satanás utiliza. São revistas, internet, orkut, sites de relacionamento, Big Broders, jogos eletrônicos, filmes, DVDs, CDs, livros, esportes, lazer, costumes de agir (como o 'ficar'), ensinamentos nas escolas, enfim, milhares de formas e maneiras para gravar nas mentes o que ele deseja que esteja lá. E isso funciona, afinal, ele está dominado a mente da maioria das pessoas do mundo inteiro.
- Quinta-feira: Teologia
A principal guerra nesse planeta é espiritual. Sendo assim, é fácil entender que um dos campos de batalha é em relação às doutrinas bíblicas. Quanto mais erros houver nessas doutrinas, melhor será para satanás. Afinal, assim as pessoas automaticamente ficam mais afastadas de DEUS, e nem sabem disso. Elas ficam mais facilmente expostas às manipulações de satanás, desde o que ele publica na mídia quanto ao que acontece na sociedade. As pessoas, sem doutrinas, adoram de qualquer maneira achando que essa adoração é aceita por DEUS. Pensam que a bondade de DEUS é o mesmo que tolerância cega.
Pois bem, satanás está empenhado em duas coisas nesse aspecto: introduzir falsas doutrinas em todas as igrejas, e fazer com que essas doutrinas sejam cada vez mais próximas do paganismo, e também cada vez mais de natureza espírita, e, por outro lado, está empenhado em atacar a IASD, para que mude suas doutrinas verdadeiras para falsas.
Vamo-nos deter um pouco no caso da IASD. Enquanto que nas demais igrejas satanás cuida para que não descubram as verdadeiras doutrinas de DEUS, as que são coerentes com a Bíblia, na IASD ele cuida para que essas doutrinas não sejam devidamente seguidas e que aos poucos sejam desacreditadas, bem como, sejam alteradas. Isso são ataques contra o corpo doutrinário da igreja.
Porém, graças ao Espírito de Profecia, temos orientação segura a esse respeito. Podemos facilmente distinguir o que é verdadeiro do que é falso. E nesses pouco mais de 150 anos de existência da IASD, a história de tentativas de alterações é bem suprida. Aqui devemos aprender algo importante: uma das evidências de que uma determinada igreja seja verdadeira é a seguinte: ser atacada de fora e de dentro. Veja bem, se a IASD é a verdadeira, então é óbvio que satanás a atacará. E é o que está afazendo, e o fará em estupenda intensidade no futuro próximo. Há inimigos dentro da igreja, que se tornarão nos maiores inimigos explícitos por volta do decreto dominical, e há inimigos de fora, que farão alianças com os inimigos de dentro, no momento oportuno, isso também é óbvio.
Portanto, aqui cabe uma conclusão também evidente: devemos permanecer firmes na igreja de CRISTO apesar desses ataques vindos de dentro dela. Sabe por quê? Ora, se ela têm inimigos, e se esses inimigos pelos seus frutos não dão um bom testemunho de fidelidade a DEUS, então essa igreja não é de satanás. Fiquemos nela até o final de tudo.
- Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Em comentário anterior perguntamos sobre o que seria a nossa igreja sem o dom profético. A conclusão é óbvia, estaríamos tão confusos como qualquer igreja de babilônia. Agora perguntamos o que seríamos nós, como pessoas, sem o dom profético em nossa igreja. A resposta também é óbvia: estaríamos em pé de igualdade com as pessoas em geral, no mundo. Veja bem o seguinte:
Não teríamos uma esperança certa, garantida por uma palavra que sabemos ser de DEUS. Isso é muito confortável psicologicamente. Ter a certeza advinda de uma pessoa que podemos fazer testes e assim ter certeza que fala algo dito por DEUS, é muito bom.
Também não teríamos certeza do que cremos. Estaríamos crendo nessa ou aquela pessoa, conforme nossas inclinações. Talvez tivéssemos um guru (pessoa sábia) que com suas idéias próprias nos orientasse, e nós creríamos mas sem saber que essas idéias são dele, não de DEUS. Estaríamos perdidos tanto quanto esse guru.
Aliás, acho que as respostas dadas a essas duas perguntas estão até bem razoáveis, mas algo aqui está errado nessa linha de pensamento. Falta uma outra pergunta: como seria o mundo e seu sistema religioso sem o dom profético de EGW? Podemos fazer um breve esquema lógico como seria sem esse dom na IASD:
ð Não haveria igreja verdadeira, fundada só na Bíblia;
ð Todas as igrejas estariam fundamentadas em seres humanos;
ð Não se pregaria a segunda vinda de JESUS;
ð Todos os cristãos estariam santificando o domingo;
ð O sábado ficaria no esquecimento, pois satanás trataria disso sem a menor resistência;
ð Todos os cristãos creriam na imortalidade da alma, satanás seria a última palavra a esse respeito;
ð Pode-se crer que os cristãos já estariam unidos pelo Ecumenismo, pois não haveria nenhuma forma de oposição;
ð É evidente que JESUS nunca voltaria, pois ninguém estaria cumprindo o que diz em Mateus 28:19 e 20;
ð Portanto, o mundo se exauriria em catástrofes naturais e sociais, numa comoção inimaginável, até que a civilização se extinguisse, e mesmo assim, todos crendo no evolucionismo;
ð Ou seja, o nome de DEUS já se teria banido das mentes dos seres humanos;
ð Porque satanás teria ação sem restrições sobre a raça humana.
Com o dom profético, há um povo convicto da verdade, corajoso, cada vez mais cheio de poder, pregando sobre a cruz e a volta de JESUS ao mundo. Isso pode parecer loucura a muitos, mas pregamos, e assim cremos, e assim será. Todos verão o Redentor vindo nas nuvens, muitos nesse momento serão transformados, outros perecerão, mas todos terão tido a oportunidade da salvação. Pelo dom profético sabemos o que fazemos e temos a certeza de para onde vamos, e Quem está conosco.
escrito entre: 08/02/2009 a 13/02/009 - corrigido em 13/02/2009
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.
FONTE: www.cristovoltara.com.br