O sábado
O sábado e o casamento são as únicas instituições terrestres que nos vêm desde antes de o pecado entrar no mundo. Consequentemente, às vezes, elas são chamadas as irmãs gêmeas do Paraíso. Quando você olha para nosso mundo hoje, percebe quanto Satanás se esforçou para as deformar e tornar impuras.
Em que sentido o quarto mandamento é diferente dos outros? Êx 20:1-17
Resposta sugestiva: - Pergunta 4: Ordena o descanso e celebra a criação do mundo por Deus em seis dias.
Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo. (Êxo. 20:1-17)
O quarto mandamento é, de certo modo, um mandamento de prova. Ele põe em teste a espiritualidade humana. Por lidar com o tempo, que é invisível, em lugar de objetos tangíveis, é bem apto para medir a atitude da humanidade em relação a Deus. Nossa maneira de nos sentir com relação ao sábado indica como nos sentimos em relação a Deus. É o único mandamento que uma pessoa pode transgredir e ainda ser completamente aceita como boa pessoa em qualquer sociedade cristã conservadora.
Em certo sentido, o sábado é arbitrário. Por que o sétimo dia de preferência a algum outro? É porque Deus disse isso, e só por isso. Existe muita lógica óbvia e aparente em não roubar, não matar, não cobiçar, e assim por diante. Você não tem que ser cristão para seguir esses preceitos; muitos não-cristãos fazem assim.
Mas obedecer o sábado, que não está arraigado em quaisquer fenômenos naturais, é revelar uma vontade de obedecer simplesmente porque Deus nos diz que devemos fazer isso. A guarda do sábado é um ato de fé; guardamos o sábado não porque seja socialmente aceitável, não porque seja popular, não porque se encaixe em algum ciclo natural. Não, guardamos o sábado porque Deus nos ordena e, como cristãos do Novo Testamento salvos pela graça, revelamos nossa fé pela obediência aos mandamentos de Deus (Tg 2:10, 11; 1Jo 5:2, 3; Ap 14:12).
Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. (Tia. 2:10-11)
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, (1 João 5:2-3)
Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apoc. 14:12)
De fato, descansando no sábado, estamos revelando ao mundo que todo esse discurso de descansar em Cristo não é só da boca para fora. Como guardadores do sábado, verdadeiramente descansamos na obra de salvação que Cristo fez por nós, não apenas diariamente, mas também de modo especial cada semana, e revelamos a plenitude de nossa certeza em Cristo descansando no sábado (veja Hb 4:1-11).
Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera. E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas, de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. (Heb. 4:1-11)
A guarda do sábado é uma expressão exterior de nosso descanso em Cristo.
Embora, de certo modo, o sábado seja arbitrário, quais são os benefícios tangíveis e práticos que obtemos de santificar o sábado, como Deus ordenou? O que você pode fazer para apreciar melhor os benefícios da guarda do sábado? |
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2009.html
O sábado
"Tivesse sido o sábado universalmente guardado, os pensamentos e afeições dos homens teriam sido dirigidos ao Criador como objeto de reverência e culto, jamais tendo havido idólatra, ateu, ou incrédulo. A guarda do sábado é um sinal de lealdade para com o verdadeiro Deus, 'Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas' (Ap 14:7). Segue-se que a mensagem que ordena aos homens adorar a Deus e guardar Seus mandamentos, apelará especialmente para que observemos o quarto mandamento" (O Grande Conflito, p. 438).
"O selo da lei de Deus se encontra no quarto mandamento. Unicamente este, entre todos os dez, apresenta não só o nome, mas o título do Legislador. Declara ser Ele o Criador dos céus e da Terra e mostra, assim, Seu direito à reverência e culto, acima de todos. Fora deste preceito, nada há no Decálogo que mostre por autoridade de quem foi dada a lei" (O Grande conflito, p. 452).
"A instituição do sábado, que se originou no Éden, é tão antiga como o próprio mundo. Foi observado por todos os patriarcas, desde a criação. Durante o cativeiro no Egito, os israelitas foram obrigados por seus maiorais de tarefas a violar o sábado; e em grande parte perderam o conhecimento de sua santidade. Quando a lei foi proclamada no Sinai, as primeiras palavras do quarto mandamento foram: 'Lembra-te do dia do sábado, para o santificar' (Êx 20:8), mostrando que o sábado não foi instituído então; indica-nos sua origem na criação. A fim de obliterar a lembrança de Deus da mente dos homens, Satanás pretendia destruir este grande memorial. Se pudessem os homens ser levados a esquecer seu Criador, não fariam esforços para resistir ao poder do mal, e Satanás estaria certo de sua presa" (Patriarcas e Profetas, p. 336).
"Todos quantos amam a Deus devem fazer o que lhes seja possível para tornar o sábado deleitoso, santo e digno de honra. Não podem fazer isso buscando o próprio prazer em distrações pecaminosas, proibidas. Podem, todavia, fazer muito para exaltar o sábado em sua família, e torná-lo o dia mais interessante da semana. Cumpre-nos consagrar tempo a interessar nossos filhos. Uma mudança terá sobre eles benéfica influência. Podemos andar com eles ao ar livre; sentar-nos com eles nos arvoredos e à luz do Sol, e oferecer à sua mente irrequieta algo em que se apascentar, mediante o conversar com eles sobre as obras de Deus, e podemos inspirar-lhes amor e reverência chamando-lhes a atenção aos belos objetos da natureza" (Orientação da Criança, p. 536).
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O sábado
Porque o sábado? Porque afinal DEUS decidiu reservar um dia para que Ele e Suas criaturas deixassem todas as atividades seculares de lado?
A resposta inicia por outras duas instituições que Ele estabeleceu junto com o sábado e junto com a criação: o casamento e a família. O casamento é a constituição da família, e família é a menor sociedade possível, quando duas pessoas se unem com o mesmo objetivo: um fazer o outro feliz, tendo DEUS como o instrutor. Assim, ambos serão felizes. Buscar a felicidade mútua requer um único ingrediente: amor, e o amor é DEUS. Portanto, a família será um verdadeiro ninho de felicidade se nela estiver DEUS, que é amor.
Mas o que o sábado tem a ver com isso tudo? Ao contrário do que muitos pensam e pregam, o sábado tem uma justificativa lógica incontestável. Ele foi estabelecido como resultado do trabalho de criação de DEUS. Veja bem o seguinte, ninguém descansa antes do trabalho, pois ainda não se cansou. Ninguém inaugura algo antes de estar pronto. Ninguém comemora uma conquista antes de realizá-la. No casamento, a festa vem depois da cerimônia, não antes. Um cantor se apresenta depois de ter ensaiado muito, não antes. Essa é a lógica da sabedoria de todas as coisas, e essa é também a lógica do sábado.
DEUS criou tudo em seis dias, e no sétimo Ele comemorou, Ele inaugurou, Ele descansou. DEUS não estava cansado, assim como não se cansam os seres perfeitos. Mas Ele apreciou o que fez, era tudo muito bom, era perfeito. Ele deliciou-Se com o que fez, apreciou e aprovou. Portanto, pela lógica do que é certo, esse dia, com tal finalidade, só poderia ser o dia subseqüente ao término da criação, ou seja, se Ele fez tudo em seis dias, o dia de descanso só poderia ser o sétimo. Nenhum outro dia serviria.
Agora raciocinemos mais um pouco. Porque DEUS criou Adão e Eva justamente no sexto dia? Não poderia Ele ter criado os dois no primeiro dia, para eles verem o restante da criação? Claro que poderia, Ele pode tudo o que desejar. Mas há uma lógica interessante no modo como DEUS fez. Os últimos atos da criação de DEUS foram os mais importantes, os seres à semelhança d'Ele mesmo, do Criador. E mais uma coisa, no dia seguinte, todos eles descasaram. DEUS estava lá com Adão e Eva, e houve uma comunhão maravilhosa nesse planeta: O Criador junto com Suas criaturas. Eles estavam descansando, ou melhor, eles estavam se alegrando, felizes pela existência em um lugar tão maravilhoso. E era sábado, o dia para essas coisas, para ser feliz com DEUS, o seu Criador. Adão e Eva já podiam chamar os animais pelos nomes, pois no dia anterior, ele havia dado nomes a eles. E no sábado, lá estavam todos eles, toda natureza, maravilhada pelo que se havia feito nos dias anteriores. Esse era o dia do Senhor, o dia da família, o dia de ser feliz, criatura com criatura, e criaturas com o Criador. Essa é a função do sábado: seja tanto comemorar a criação, lembrar do Criador, como cultivar a felicidade entre as criaturas e com o criador. Essa é a função do sábado, por isso o mandamento instrui que devemos deixar todo trabalho secular de lado para nos dedicar exclusivamente ao que mais nos deixa felizes: o amor.
Mas não serviria um outro dia da semana? Não serviria mesmo! Qualquer outro dia não comemoraria todos os feitos nos seis dias anteriores ao sábado, e já não serviria para o ato de descanso inaugural do que fora feito. E também não serviria para ser o dia da felicidade porque Adão e Eva se casaram no dia anterior, constituíram uma família, uma sociedade entre si e com DEUS. Portanto, o dia seguinte aos seis da criação era para comemorar isto.
Mas o domingo, o primeiro dia, que muitos santificam, esse não serviria? Esse serve sim, mas não para lembrar o Criador, e sim, para lembrar, a quem queira, o "não criador" que quer de toda forma ser adorado, embora não tenha criado nada. Por isso, para ele ficou o primeiro dia, pois nos dias anteriores não houve criação. Perceba que a desculpa de que JESUS ressuscitou no domingo nada justifica para que ele agora seja o dia santo do Senhor. Na verdade, da criação O Senhor descansou no sétimo dia, e na redenção Ele também descansou no sétimo dia. Ele com isso confirmou o sábado, não o domingo, dia em que ressuscitou para voltar ao seu trabalho de redenção. E Ele que é o Legislador, jamais se pronunciou para que houvesse mudança no dia a ser santificado. É fácil entender que o domingo é para adorar o 'não criador', isto é, aquele que desde há muito pretende ser adorado, mas não merece pois nunca criou algo em sua vida.
Percebeu uma coisa interessante? Sabe o quê é? Que há uma ciência no sábado, na semana, na família e no casamento. Sabe qual é essa ciência? É a lógica que diz que tudo vem de DEUS. Ele criou todas as coisas, e tornou tudo aqui dependente do ser humano, e este é dependente de DEUS. O sábado é o dia da dependência de DEUS, ou seja, o dia em que mais estamos ligados a Ele. E como Ele é o amor, esse é o dia em que mais intensamente somos felizes, pois nos ligamos mais fortemente ao amor, e também nos ligamos mais fortemente entre nós. Então dá para entender facilmente porque DEUS não quer que realizemos obra alguma nesse dia: porque o amor requer intimidade, dedicação exclusiva. Não se pode dar a mesma atenção a uma pessoa se estivermos empenhados em alguma tarefa, não é mesmo? Assim também não se pode dar igual atenção a DEUS estando em atividade secular do que não estando em atividade secular. Esse é o princípio da intimidade, nada interferindo no relacionamento, seja com DEUS, seja com nossos amigos. Aplicando esse princípio da intimidade ao lar, jamais algum casamento falhará. Assim os casamentos serão uma aventura de felicidade somada à mais felicidade. Sendo assim, será como DEUS disse, que jamais se separem, pois foi DEUS quem os uniu e é DEUS quem está intimamente com eles. Esse dito: 'jamais se separem' é o seguinte: por serem cada vez mais felizes, nunca irão querer se separar. É isso que Ele disse, e não como muitos hoje pensam, que Ele determinou que sofressem se o casamento não desse certo. Falta conhecimento da ciência de DEUS, por isso as coisas hoje não mais dão certo, e não é só no casamento.
FONTE: www.cristovoltara.com.br
O Descanso
A. Leia Gênesis 2:1-2. Que mensagem Deus está nos dando aqui? (Que Ele é o Criador e o descanso do Sábado é parte de Sua criação.)
B. Leia Êxodo 20:8-11. Qual é a mensagem de Deus aqui? (Este texto torna explícito o que estava implícito em Gênesis: Deus quer que nós celebremos Sua criação através do descanso semanal do Sábado.)
C. Leia Deuteronômio 5:12-15. Qual é a mensagem de Deus aqui? (Este é outra visão do descanso do Sábado. Deus quer que nós celebremos o nosso resgate do poder do mal através do descanso semanal do Sábado.)
D. Leia Hebreus 3:18-4:2. De que tipo de descanso Deus está falando aqui? (O descanso que vem a partir do evangelho – ou seja, a história de Abraão e Isaque como uma profecia da morte de Jesus em nosso favor.)
E. Leia Hebreus 4:3-6. É tempo de contemplação mais uma vez. O que o evangelho e o Sábado tem em comum? (Eles são pontos de vitória. Quando lemos um obituário escrito pela família [de um falecido], geralmente ele consiste dos pontos altos (vitórias) na vida da pessoa. Deus nos criou e fez o descanso do Sábado para celebrar e criar um memorial desta vitória de Sua autoridade. Deus arrancou Seu povo da escravidão do Egito. Ele lembrou ao povo que o descanso do Sábado era um memorial de Sua autoridade criadora e de Sua autoridade sobre o Egito (o poder do mal). A frase "embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo" sugere que o plano de salvação de Deus estava estabelecido na criação. O Sábado também é um memorial disto.)
F. Leia Hebreus 4:7-11. Que descanso do Sábado encontramos aqui e o que ele tem a ver com o que acabamos de contemplar? (Jesus veio, morreu e ressuscitou para a vida eterna em nosso lugar. Assim como Deus nos criou, assim como Ele arrancou Seu povo da escravidão do Egito, da mesma forma nos arrancou da escravidão do pecado e da morte eterna. Nós celebramos tudo isso semanalmente, ao entrarmos no descanso do Sábado.)
G. Leia Hebreus 4:14-16. Este texto nos leva de volta, em um círculo completo, a Abraão e Isaque. Que tentação Abraão e Isaque enfrentaram e que Jesus também enfrentou? (Ceder ao egoísmo. Sair pelo caminho mais fácil. Evitar a dor e o sacrifício.)
1. Qual é a mensagem de Deus para nós através de sua obra como "um Grande Sumo Sacerdote", através da história de Abraão e através da celebração das vitórias de Deus a cada Sábado? (Que desde o princípio Ele já estabeleceu tudo para nos dar a vitória.)
2. Você consegue ver agora por que a história de Abraão sacrificar a Isaque não é um evento estranho, de mensagem ambígua, mas sim um resumo das mensagens de Deus aos seres humanos?
FONTE: http://www.portal.netium.com.br/iasdsf/licao10.htm
O sábado.
Em que sentido o quarto mandamento é diferente dos outros? Êx 20:1-17
– Todas as vezes que falarmos do sábado ( descanso ), precisamos precisar e definir biblicamente, o sábado ( descanso ) do sétimo dia da criação, este sétimo originário desta criação da primeira semana, criada por Deus, precisa ser sempre focalizada como a semana padrão e aferidora de todas as posteriores semanas que viessem no futuro; Deus não criou apenas o sábado ou "um" sábado, Ele criou primeiramente a semana, ou seja, a Sua semana, para que todas as demais semanas fossem aferidas por esta semana original e padrão e, que sua identidade, definiria, também e especialmente, todos os futuros "sétimos" dias, como sendo o sábado do Senhor e não apenas "um" sábado para o Senhor, de criação humana.
FONTE: http://www.oestadio.com/escola_GNcoment10.htm
O Sábado
Qual a diferença do Sétimo dia da semana( Sábado) E OS DEMAIS DIAS? Em tempo e estrutura os sete são iguais. Todos são constituídos de duas partes: noturna e diurna, com duração de 24 horas. Segundo a Bíblia, os sete iniciam com o pôr e terminam com o pôr do sol (Lv 23: 32)
A diferença: Deus guardou, abençoou e santificou o dia de Sábado. ( Gn 2:2e3 )
Sobre o termo santificar, define o dicionário de Webster: "Tornar Sagrado ou santo; separar para uso santo ou religioso".
O Sábado e o matrimônio fizeram parte do programa da criação de Deus e está relatado em Gêneses 1 e 2. Ambas as instituições criadas para o bem – estar do ser humano. O Sábado reúne dois objetivos para o bem do ser humano: primeiro, neste dia o homem aproveita para adorar a Deus, como comemoração à criação de todas as coisas por Deus e segundo, para descanso semanal das atitudes de trabalho e demais atividades que compõem a vida.
Um dia perguntei a um prelado católico amigo, qual achava ele é o dia santo de guarda? Prontamente ele respondeu: " o Sábado, Claro! Está em toda a Bíblia! Contudo a minha igreja tem autoridade absoluta para substituir o Sábado pelo domingo".
O meu amigo sacerdote só desconhece que a própria Bíblia Sagrada desautoriza quaisquer acréscimos ou diminuição do Santo texto (Dt 12:32 e Ap 22:18-19)
Que divisão do tempo é oferecida pelo Sábado?
A semana
"Uma das mais extraordinárias confirmações colaterais da história mosaica da criação é a adoção geral da divisão do tempo em semanas, que se entende desde os países cristãos da Europa às remotas praias do Hindustão, e tem igualmente prevalecido entre hebreus, gregos, romanos e bárbaros nórdicos, de cujas nações algumas tinham pouco intercâmbio com as outras, nem por nome eram conhecidas dos hebreus"( Introdução to the critical study and Knowledge of the Holy Scriptures, de Horne, vol. 1, p. 69, edição de 1841
O sete tem sido antigo e honrado algarismo entre as nações da Terra. Elas têm, desde o princípio, medido seu tempo por semanas. A origem disso, segundo expôs Moisés em seus escritos, foi o sábado de Deus". ( Brief Dissertacion on the First Chapter of Gênesis, dr Lyman Coleman, p. 26)
Gn 7:4 e 10; 8:10e 12, mostram que a semana era conhecida ao tempo do dilúvio (Mabul) ( Estudos Bíblicos,p.181- CPB)
Embora tenha acontecido no decorrer da história inúmeras mudanças no sistema ou calendário, Deus não tem permitido ao homem, mexer no ciclo semanal. Tentativas inúmeras já foram feitas para modificar o calendário alterando assim o ciclo semanal. O Senhor tem ciosamente interferido para preservar o Sábado e cremos que Ele o fará até o fim de todas as coisas.
Os dez mandamentos da lei de Deus são a via pavimentada da santificação pela qual trilha o peregrino que foi salvo pela graça por meio da fé em Cristo Jesus.
Pense: "O sábado é a menina dos olhos de Deus". É também, a menina dos seus olhos, amigo colega estudante da lição? O que representa cada segundo do Santo dia para sua e minha vida espiritual? Jamais esquecerei: o meu patrão e pai na fé adventista, durante a semana, a partir do domingo, reservava as mais bonitas células de dinheiro para devolver o dízimo e dar ofertas; no sítio, ele reservava os mais belos frutos da terra Para ser colhidos na sexta feira e deglutidos nas tardes de sábado, com a família reunida. Que bons tempos de prazer e respeito às horas sabáticas.