sábado, 7 de março de 2009

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina

VERSO PARA MEMORIZAR: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (1 Timóteo 4:16).

Leituras da semana: Êx 20:1-17; Lv 16; Mt 24:24-31; Rm 3:21-28; Hb 8:1, 2; 9:23

Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo. (Êxo. 20:1-17)

Falou o SENHOR a Moisés, depois que morreram os dois filhos de Arão, tendo chegado aqueles diante do SENHOR. Então, disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório. Entrará Arão no santuário com isto: um novilho, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto. Vestirá ele a túnica de linho, sagrada, terá as calças de linho sobre a pele, cingir-se-á com o cinto de linho e se cobrirá com a mitra de linho; são estas as vestes sagradas. Banhará o seu corpo em água e, então, as vestirá. Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para a oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto. Arão trará o novilho da sua oferta pelo pecado e fará expiação por si e pela sua casa. Também tomará ambos os bodes e os porá perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. Lançará sortes sobre os dois bodes: uma, para o SENHOR, e a outra, para o bode emissário. Arão fará chegar o bode sobre o qual cair a sorte para o SENHOR e o oferecerá por oferta pelo pecado. Mas o bode sobre que cair a sorte para bode emissário será apresentado vivo perante o SENHOR, para fazer expiação por meio dele e enviá-lo ao deserto como bode emissário. Arão fará chegar o novilho da sua oferta pelo pecado e fará expiação por si e pela sua casa; imolará o novilho da sua oferta pelo pecado. Tomará também, de sobre o altar, o incensário cheio de brasas de fogo, diante do SENHOR, e dois punhados de incenso aromático bem moído e o trará para dentro do véu. Porá o incenso sobre o fogo, perante o SENHOR, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório, que está sobre o Testemunho, para que não morra. Tomará do sangue do novilho e, com o dedo, o aspergirá sobre a frente do propiciatório; e, diante do propiciatório, aspergirá sete vezes do sangue, com o dedo. Depois, imolará o bode da oferta pelo pecado, que será para o povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho; aspergi-lo-á no propiciatório e também diante dele. Assim, fará expiação pelo santuário por causa das impurezas dos filhos de Israel, e das suas transgressões, e de todos os seus pecados. Da mesma sorte, fará pela tenda da congregação, que está com eles no meio das suas impurezas. Nenhum homem estará na tenda da congregação quando ele entrar para fazer propiciação no santuário, até que ele saia depois de feita a expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel. Então, sairá ao altar, que está perante o SENHOR, e fará expiação por ele. Tomará do sangue do novilho e do sangue do bode e o porá sobre os chifres do altar, ao redor. Do sangue aspergirá, com o dedo, sete vezes sobre o altar, e o purificará, e o santificará das impurezas dos filhos de Israel. Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, pela tenda da congregação e pelo altar, então, fará chegar o bode vivo. Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto. Depois, Arão virá à tenda da congregação, e despirá as vestes de linho, que havia usado quando entrara no santuário, e ali as deixará. Banhará o seu corpo em água no lugar santo e porá as suas vestes; então, sairá, e oferecerá o seu holocausto e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo. Também queimará a gordura da oferta pelo pecado sobre o altar. E aquele que tiver levado o bode emissário lavará as suas vestes, banhará o seu corpo em água e, depois, entrará no arraial. Mas o novilho e o bode da oferta pelo pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no santuário, serão levados fora do arraial; porém as suas peles, a sua carne e o seu excremento se queimarão. Aquele que o queimar lavará as suas vestes, banhará o seu corpo em água e, depois, entrará no arraial. Isso vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez dias do mês, afligireis a vossa alma e nenhuma obra fareis, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Porque, naquele dia, se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados, perante o SENHOR. É sábado de descanso solene para vós outros, e afligireis a vossa alma; é estatuto perpétuo. Quem for ungido e consagrado para oficiar como sacerdote no lugar de seu pai fará a expiação, havendo posto as vestes de linho, as vestes santas; fará expiação pelo santuário, pela tenda da congregação e pelo altar; também a fará pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação. Isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação uma vez por ano pelos filhos de Israel, por causa dos seus pecados. E fez Arão como o SENHOR ordenara a Moisés. (Lev. 16)

porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. (Mat. 24:24-31)

Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. (Rom. 3:21-28)

Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem. (Heb. 8:1-2)

Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores. (Heb. 9:23)

A estrutura doutrinária da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi criada em sua maioria por um pequeno e dedicado grupo de pioneiros adventistas. Suas reuniões foram caracterizadas por intenso estudo da Bíblia e oração. Escrevendo em 1904, mais de meio século depois dos eventos, Ellen G. White ainda tinha vívidas lembranças dessas reuniões. "Muitas vezes, ficávamos reunidos até alta noite, e às vezes a noite toda, pedindo luz e estudando a Palavra" (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 206). Às vezes, quando não podiam ir além, Ellen White trazia respostas que lhe eram dadas em visão, embora ela nunca houvesse desencadeado nenhuma formulação doutrinária. As visões não eram dadas para tomar o lugar da fé, iniciativa, trabalho árduo ou estudo da Bíblia. O ponto importante a lembrar é que as doutrinas de nossa igreja são baseadas somente na Bíblia.

Prévia da semana: Por que precisamos guardar os mandamentos quando somos salvos pela graça? O que é a purificação do santuário celestial? Em que sentido o mandamento do sábado é diferente dos outros mandamentos? O que acontece na morte, e por que é importante o conhecimento do estado dos mortos? O que a Bíblia ensina sobre a maneira da segunda vinda de Cristo?


FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2009.html

Introdução

 

Após o início do protesto, feito por Lutero, a verdade fundamentada na Bíblia começou a ser restaurada, com base no estudo dedicado e profundo da Bíblia. "Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as cousas que hão de vir." (João 16:12 e 13). Levou em torno de 400 anos, do séc. XV ao XIX para que toda a verdade bíblica fosse restaurada. A seqüência dessa restauração foi a seguinte:

1.      Valdenses mantém a Bíblia como a palavra de DEUS

2.      João Huss – descobre a obediência

3.      Lutero – descobre a graça como caminho da salvação, não as obras nem os sacrifícios;

4.      Calvino prega o crescimento espiritual cristão;

5.      Os anabatistas restauram o batismo por imersão;

6.      Carlos Wesley, metodista, prega a necessidade da santificação;

7.      Muller, prega a segunda vinda de CRISTO – por um gráfico das profecias entendem que JESUS vai voltar;

8.      O movimento do advento prega a morte como um sono e restaura o sábado como dia de guarda.

Esses foram os principais passos e essas foram as principais verdades que foram restauradas. Mas faltava ainda muito mais. Faltava descobrir na Bíblia o corpo de doutrinas para formar a última igreja. Esse conjunto de doutrinas foi fruto do esforço de pessoas dedicadas, que muito oravam, e estudavam até altas horas da noite e madrugada. DEUS os guiava, mas eles precisavam fazer a sua parte, que era ler a Bíblia, comparar parte com outras partes. Quando eles chegavam a um ponto em que não conseguiam mais ir adiante, então, felizes, podiam contar com revelações da parte de DEUS por meia de sua profetisa para aqueles tempos. Mas DEUS não substituiu o esforço humano. Afinal, se Ele quisesse, poderia ter revelado sem que tivessem que realizar tanto esforço. Mas não fez, pois se assim tivesse feito, teria na verdade enfraquecido a igreja. Eles não teriam adquirido a experiência no manuseio da Palavra de DEUS. Era como dar uma carteira de motorista a alguém que ainda não sabe dirigir, que só teve as explicações teóricas. Primeiro precisa fazer o esforço para aprender, depois pode receber a habilitação. A Igreja Adventista do Sétimo Dia surgiu de abnegado esforço por parte de pessoas inteligentes, honestas e consagradas, que desejavam descobrir a verdade na Palavra de DEUS. E descobriram.

FONTE: www.cristovoltara.com.br

A mensagem dos profetas

"E temos ainda mais firme a Palavra dos profetas, a qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que ilumina em lugar escuro, até que o dia clareie e a Estrela da Alva surja em vossos corações." "Quero que vos lembreis das Palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, dado mediante os vossos apóstolos;"...Para em nós aprendais a não ir além do que está escrito... ." II Pd. 1:19-21;3:1-2; I Cor. 4:6; ver, também, Gl. 1:8-9; e Jr. 23:28. Note estas palavras da mensageira do Senhor:"No trabalho público não torneis proeminentes nem citeis o que a irmã White tem escrito, como autoridade para apoiar vossas posições. Fazer isto não aumentará a fé nos testemunhos. Apresentai vossas provas, claras e simples, da Palavra de Deus. Um "Assim diz o Senhor" é o mais forte testemunho que podeis apresentar ao povo. Que ninguém seja instruído a olhar para a irmã White, e, sim , ao Poderoso Deus, que dá instruções a irmã White...; Não repitais o que eu declarei, afirmando: "A irmã disse isto" e a irmã White disse aquilo." Descobri o que o Senhor Deus de Israel diz, e fazei então o que Ele ordena." Mens.Esc. 3,págs. 29, 30 e 33.

Este é o teor verdadeiro que deve prevalecer sempre nas mensagens dos verdadeiros profetas, esta tem sido a minha posição durante todo este trimestre; Deus, o Pai Celestial, Deus, o Filho, Deus o Espírito Santo, a Palavra de Deus escrita e canonizada, devem crescer em nosso meio até encher todos os recantos da igreja, e, os mensageiros desta Palavra, diminuídos e esvaziados sempre. Comp.c/ João 3:30. A mensagem dos profetas verdadeiros, é, portanto e na realidade, a mensagem de Deus transmitida "através" destes profetas, e isto é válido para os escritos canônicos, tanto quanto os escritos extra-canônicos, porém, deve-se ressaltar sempre a autoridade e a primazia dos escritos canônicos, ou seja, a Bíblia Sagrada, como a única e exclusiva regra de fé, norma de conduta, prova do discipulado, prova e base de todas as doutrinas e autoridade única sobre as consciências humanas, nada e nem ninguém mais deve aparecer, crescer e ser centralizado no seio da igreja remanescente verdadeira, esta precisa estar sempre edificada sobre o Único Fundamento dos apóstolos e dos profetas que sempre foi, é, e será sempre, a Rocha dos Séculos Jesus Cristo, é Ele que deve ser exibido e centralizado sempre em todas as nossas mensagens e, nenhum vestígio de seres humanos, dentro deste contexto e, muito menos ainda, quando se trata da apresentação pública de nossas mensagens, conforme foi dito pelo Espírito de profecia através da mensageira do Senhor acima citada. Repito aqui o que afirmei no meu comentário deste trimestre na lição de numero oito sobre a autoridade dos profetas, introdução: Nenhum perigo haverá para a igreja, exagerar neste zelo em relação a autoridade de Pessoa do Espírito Santo, a autoridade do Deus Filho, a autoridade do Pai Celestial e a autoridade da Palavra escrita e canonizada de Deus.; por outro lado, existe o grande perigo de descentralizarmos a Divindade e Sua Palavra escrita e canonizada, focalizando o profeta, e, a situação fica mais grave ainda, quando isto é feito em público, um público que não está preparado para receber este enfoque, e, mesmo que estivesse preparado, este processo não seria correto. Ler com muita atenção os textos citados acima, da Bíblia e do  Espírito de profecia.

Verso para memorizar: O cristão precisa zelar e se vigiar para que o seu comportamento e sua vida esteja sempre em harmonia com a doutrina que professa, a profissão de fé sem os frutos desta fé, tem sido um entrave no caminho daqueles que procuram o caminho certo para a eternidade, muitos, na igreja, estão falando da luz, mas, na pratica, estão refletindo trevas, precisamos, como diz o texto citado, ter cuidado de nós mesmos e refletir, na pratica, a luz do Sol da Justiça. Amém!

FONTE: http://www.oestadio.com/escola_GNcoment10.htm

 

A mensagem dos profetas - Introdução

Os adventistas do sétimo dia possuem um conjunto de 28 doutrinas. Este conjunto de crenças não constituem um credo. Os adventistas só aceitam a Bíblia como seu único credo e mantém certas crenças fundamentais como sendo sagradas. Cada crença está fundamentada na Bíblia Sagrada e centralizada em Jesus Cristo. As diferentes doutrinas enfatizam diferentes facetas do caráter de Cristo. Cada uma contribui para o relacionamento com Jesus e o crescimento espiritual. (Nisto Cremos)

As doutrinas estão organizadas em 8 seções:

  1. Doutrinas de Deus
    • A Palavra de Deus
    • A Trindade
    • Deus o Pai
    • Deus o Filho
    • Deus o Espírito Santo
  2. A Doutrina do Homem
    • A Criação
    • A Natureza do Homem
  3. A Doutrina da Salvação
    • O Grande Conflito
    • Vida, Morte e Ressurreição do Cristo
    • Experiência da Salvação
    • O Crescimento em Cristo
  4. A Doutrina da igreja
    • A Igreja
    • O Remanescente e Sua Missão
    • Unidade no Corpo de Cristo
    • O Batismo
    • A Ceia do Senhor
    • Deus e Ministérios Especiais
    • O Dom de Profecia
  5. A Doutrina da Vida Cristã
    • A Lei de Deus
    • O Sábado
    • Mordomia cristã
    • Conduta cristã
    • Matrimônio e Família
  6. A Doutrina dos Últimos Eventos
    • O Ministério de Cristo no Santuário Celestial
    • A Segunda Vinda de Cristo
    • Morte e Ressurreição
    • O Milênio e o Fim do pecado
    • A Nova Terra

(do livro Nisto Cremos)

Origem das Doutrinas
Como já vimos, todas estas doutrinas foram fundamentadas na Bíblia, centralizadas em Cristo e instruídas pelo Espírito Santo. Nenhuma outra fonte.

Repetindo o que já vimos no comentário da lição nove, estas crenças fundamentais não vieram de graça. Nem foi também fruto de um compilar, compilar e compilar da Bíblia. Exigiram duros dias e serões noturnos de orações e estudos das Santas Escrituras:

"Muitas vezes, ficávamos reunidos até altas horas da noite, e às vezes à noite toda pedindo luz e estudando a Palavra... quando nada tínhamos a fazer ou descobrir quanto a texto ou textos em estudo, Ellen White tinha uma visão esclarecedora".

Nesta semana estudamos cinco destas doutrinas fundamentais: A Justificação pela fé, O Santuário, O Sábado, O estado dos mortos e a segunda vinda do Senhor.

O doutor Alberto Timm, especialista nas doutrinas bíblicas da IASD, afirma que estas crenças basilares foram definidas pelos pioneiros durante os anos 1844 a 1847. Os líderes pioneiros responsáveis pela formação das doutrinas foram: José Bates, Thiago White e Ellen White.

 

FONTE: http://www.escolanoar.org.br/pt/