Estudos da Bíblia: Segundo Trimestre de 2009
Tema geral: A Caminhada Cristã
Estudo nº 05 – Revelação
Semana de 25/04 a 02/05/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
Sejamos diferentes do que é o mundo,
e nossos cultos sejam de cidadãos do Céu para alcançar e libertar escravos de satanás
Verso para memorizar: "Havendo DEUS, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo" (Hebreus 1:1 e 2).
- Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
A lição desta semana é semelhante à primeira que estudamos no trimestre passado. Mesmo assim, sendo tão curto o tempo entre as duas, convém que a estudemos.
Nessa jornada cristã, temos a opção de caminhar com DEUS, como Enoque, ou caminhar sem DEUS, como fez Saul de um certo tempo de sua vida em diante. É interessante notar as diferenças entre os dois: Enoque foi levado em vida para o Céu, pelo tanto que DEUS o amava. Não queria mais separar-se desse homem especial para Ele. Por sua vez, Saul matou-se com sua própria espada, no desespero e angústia da falta de DEUS junto a ele. Anexamos em nossa página uma síntese sobre a história de Enoque, como ele andou com DEUS. Qualquer um de nós pode fazer o mesmo.
O nosso Criador é um DEUS que gosta de falar com Suas criaturas. Ele aprecia a comunicação. Então, imagine como Ele deve estar Se sentindo por não poder comunicar-Se diretamente conosco. O Criador é, digamos, mais que um pai. Criar é mais que gerar. Criar é dar início a uma vida, gerar é reproduzir a vida que já existe. Não haveria geração de vida se não houvesse a criação dela. O Criador sente necessidade de Se comunicar, e de estar com Suas criaturas mais que um pai com seus filhos.
Vamos voar pela imaginação. Fique imaginando o momento em que DEUS criou Adão. Tudo o mais que Ele criou nessa Terra Ele ordenava que surgisse pela Sua palavra. E assim era, DEUS tem o poder para fazer as cosais que Ele deseja, mesmo do nada. Poderia ter criado o homem e a mulher dessa maneira. Mas não, Ele encurvou-se, cavou terra, trouxe água, e preparou barro numa consistência moldável. Então Ele formou com Suas mãos um boneco. Provavelmente assim como muitos fazem com a arreia na praia.
Pronto o boneco, DEUS aproxima-se do nariz do boneco inerte, e lhe sopra o Seu próprio fôlego, e este passa a ser alma vivente (Gên. 2:7). DEUS por certo tomou o homem recém feito pela mão e o ergueu, para ficar em pé. Agora vem um momento por demais emocionante. Imagine DEUS dialogando com Adão. Que emoção deve ter sido essa. Um ser vivo que há pouco não passava de terra, que fora transformada em um boneco, e agora fala com seu Criador. Que momento sublime para o Universo, o Criador e um ser recém criado conversando, eles eram semelhantes entre si, seres inteligentes. DEUS havia feito um ser à Sua semelhança para poder falar com ele, trocar idéias, ter momentos de alegria com ele. Um dia quero ter o privilégio de ver a cena imediatamente após a criação de Adão, e depois de Eva. É algo mais impressionante que ter nas mãos um recém nascido. DEUS estava falando com Adão, e há pouco DEUS estava só naquele lugar!
Agora imagine mais um pouco. DEUS faz Adão dormir, e tira dele uma costela, e com ela faz outro ser, uma mulher. Acorda os dois. Adão já havia aprendido as boas maneiras de DEUS, e toma a iniciativa de levantar-se e dar a mão àquela mulher para que também se levante. E qual não é a grande surpresa de Adão, ela fala e se comporta à semelhança dele, e de DEUS. Agora ele tem com quem falar e dividir os seus pensamentos. Os dois são companheiros de vida. E que coisa maravilhosa, eles foram criados um para o outro, e o seu Criador estava ali. Os três conversaram alegremente, e não cabiam em si pelo prazer de terem uma conversa saudável e emocionante, num lugar extremamente agradável, o Jardim do Éden, feito especialmente para eles. E eles estavam vivos!
Mas as coisas mudaram uns tempos depois. O casal caiu na desgraça do pecado. Agora a comunicação entre eles e deles com DEUS fica seriamente comprometida. Como se sentiram os dois ao perceberem que DEUS vinha para conversar com eles? Era uma sensação estranha. Como se sentiu DEUS para ir falar com eles? Também estranho.
Por esse motivo, como se tornou impossível uma conversa franca, face a face entre DEUS e o ser humano, no entanto por ter DEUS grande desejo de falar com Suas criaturas, e de orientá-las sobre como saírem dessa desgraça, Ele passou a falar por meio dos profetas. Esses eram pessoas não tão afetadas pelo pecado, que podiam manter uma certa relação com DEUS, e transmitir mensagens às demais pessoas.
Vamos então, outra vez, estudar esse assunto nessa semana.
- Primeiro dia: DEUS Se revela pela natureza
Tempos atrás estava observando um belo jardim. Chamava a atenção a bela e criativa combinação das plantas, suas cores, sua distribuição, os caminhos, o gramado e tudo o mais. Havia uma suave harmonia. Para completar a beleza, havia som no ar, que se estendia desde uma suave brisa até o belo e harmonioso cântico dos pássaros. Eram simplesmente lindo. Aí ficava pensando sobe o bom gosto e a capacidade do paisagista que planejou tudo aquilo. Realmente deve ter sido uma pessoa de admirável competência em combinar as cosias belas para que no conjunto fiassem ainda mais belas.
O nosso DEUS é um criador paisagista. Se somente atentarmos para as flores, veremos que ali tem suprema inteligência. Você conhece ao menos uma flor cujas cores destoem entre si? Conhece uma planta que não possa ser admirada pela combinação de tons?
Assim são as flores, os animais, e assim somos nós. Há um planejamento de bom gosto em tudo o que foi feito. Há beleza que perdura ao longo dos milênios, apesar da ação degenerativa do pecado. "Os atributos de DEUS são conhecidos por meio do que Ele fez" diz Romanos no capítulo 1. A beleza e a harmonia são duas características de um Ser superior, que é capaz de tudo, até mesmo de duas coisas a nós incompreensíveis: criar do nada, somente pela Sua vontade e pela Sua ordem pensada ou falada; e criar seres vivos, inclusive seres inteligentes que tenham capacidade de se entender com o seu Criador.
O Criador é o DEUS do belo, do bom gosto, da harmonia. A sociedade humana presentemente está empenhada por ir em direção contrária: para o feio, artificial, deselegante, barulhento, sem harmonia, e que seja estressante. O pecado vem deteriorando essas características da criação de DEUS. A admiração vai passando do belo e do natural para o artificial. Os seres humanos vem sendo levados a deixarem do natural para se artificializarem. Um exemplo disso é a tatuagem. Já existem seres humanos com todo o corpo tatuado. Chama bastante atenção pela feiúra, e é isso que tais pessoas procuram: serem observadas pelo impacto do que fizeram em seus corpos. Não bastando isso, furam a pele e penduram objetos ridículos em todos os lugares. É satanás querendo tirar a beleza natural do que DEUS criou, fazendo as pessoas crerem que essa modificação que é bonita. Isso se chama inversão de valores, e temos algo escrito sobre isso em Romanos 1:21 a 25.
Como isso iniciou? Faz muito tempo, era o brinco nas orelhas, e só nas mulheres. Depois vieram as pinturas do cabelo. Satanás sempre inicia mudanças mortais como faz o câncer, de modo pouco perceptível. Quando a sociedade, e inclusive o povo de DEUS se acostumou com aquilo que não é natural, muito menos bonito, então ele usou a mídia para dizer a todos que ser natural é muito feio. Esses dias ouvi uma moça dizer que se pinta para não parecer como uma morta. Afinal, o natural veio de DEUS, mas o artificial vem de satanás. E ele precisa fazer as pessoas pensarem que o natural é feio, antiquado, superado, até ridículo. E é assim que nos sentimos, muitas vezes, perto de pessoas que se dizem atualizadas. Agora, desde há alguns anos, a mídia, controlada por satanás está em franca campanha para fazer a todos pensarem que precisam se artificializar para serem bonitos. O que de início era apenas uma 'correção' da cor do cabelo que se perdia pela idade, agora passou a ser um espectro de cores, horríveis, destruindo o natural de DEUS pelo artificial de satanás. Então os corpos, que deveriam ser templos do ESPIRITO SANTO, tornam-se sepulcros de satanás, túmulos caiados por fora, com todo o tipo de modas que o grande inimigo impõe, mas que nós não necessitamos aceitar. É assim em tudo, até no alimento e nas bebidas. DEUS nos deu água pura, satanás colocou álcool; DEUS deu alimento puro, satanás oferece as drogas. E hás os petiscos intermediários, que não são tão nocivos, e que são tolerados enquanto o organismo suporta.
Pois bem, a lição de hoje diz que "DEUS Se revela pela natureza", isto é, pelo natural e, por dedução óbvia, "satanás se revela pelo artificialismo", isto é, pelo modificado. E a grande desculpa é: temos que respeitar as diferentes culturas. Quanto a mim, e minha família, a cultura que nos interessa é a de cima, cujos princípios estão na Bíblia e no Espírito de Profecia. Esse é um sinal de que estamos chegando no fim da história do pecado.
- Segunda-feira: DEUS fala através de nossa consciência
Os irmãos de José, quando se viram em aperto, discutiram entre si se essas coisas estavam acontecendo por causa do mal que fizeram a seu irmão José (que estava na frente deles, mas não o reconheciam). Judas, ao perceber que o seu plano estava errado, que era um plano de ambição pessoal, foi tomado de remorso e devolveu as trinta moedas de prata, preço da traição. Os homens, diante de JESUS, ao Ele escrever seus pecados na arreia, um a um foram embora, porque a consciência os acusava. Viram que não só a mulher era pecadora, eles também eram. Belsazar, ao ver a inscrição feita por misteriosa mão na parede, tremia de medo porque, com ironia havia mandado trazer as vasilhas sagradas de DEUS, para delas beber, com seus grandes, bebida com álcool.
Esses foram fatos em que vemos a consciência acusando. Mas ela não serve somente para acusar, serve também para orientar decisões. Davi foi um que usava a consciência para lhe orientar no bom senso e equilíbrio. Veja o caso, quando ele se encontrava na caverna e Saul entrou nela para fazer suas necessidades. Davi, orientado pela sua consciência não matou Saul, só cortou um pedaço de seu manto. Ainda assim, depois pensou que havia feito demais.
Daniel, ao ser ameaçado, nada mudou em sua rotina de orações. Orientado pela consciência, manteve seu costume de adorar a DEUS três vezes ao dia. Os seus companheiros ficaram firmes por DEUS diante da estátua de ouro. Jó estava com a consciência limpa, mesmo doente ao extremo e sendo acusado por todos os seres humanos próximos a ele.
O que é a consciência? É um tipo de inteligência. Consciência é o mesmo que inteligência espiritual. É um dos três tipos de inteligência.
Temos a inteligência racional, que se fundamenta no conhecimento científico e cultural. É nela que desenvolvemos nossas capacidades profissionais, por exemplo. Temos a inteligência emocional, fundamentada na capacidade de utilizarmos as emoções adequadamente para nosso equilíbrio emocional interior e nosso bom relacionamento com outros seres humanos e também com os animais. E temos a consciência, ou sabedoria, uma inteligência que serve para nos guiar a vida, dar a ela o rumo do bom senso, um rumo construtivo que não afete negativamente aos outros ou à natureza, e nem a nós mesmos.
O oposto da consciência é a astúcia. Ela também serve para guiar o ser humano, mas sempre para proveito próprio, e muitas vezes em prejuízo a outros ou à natureza. Os astutos não se preocupam com o bem estar dos semelhantes, querem tudo para si.
A consciência fundamenta-se numa memória especial, o caráter. No caráter temos armazenado um conjunto de princípios de vida. Esses princípios, na medida em que são postos em prática, tornam-se experiência de vida favorável que reforça cada vez mais a capacidade de empregar os princípios de caráter nas decisões diárias.
E de onde vêm os princípios de caráter? Eles vêm da Bíblia, e também da natureza. Aprendemos por diversas maneiras, e nos convencemos que eles são bons para nós como seres sociais. Assim passamos a utilizá-los em nossas decisões, então eles se tornam os guias em nossa vida. Portanto, uma pessoa com bons princípios de vida sempre será vencedora. Por meio desses princípios é que DEUS nos dirige. Por isso devemos cultivar bons princípios de caráter, que se tornam em hábitos rotineiros. Esses hábitos são para a nossa mente como programas mentais sobre como agir diante das circunstâncias. E a consciência, ou sabedoria, ou inteligência espiritual vai se formando a partir da colocação em prática dos princípios. Por isso, o cultivar dos bons princípios deve ser uma prática desde a infância, e deve perdurar por toda a vida. Se for assim, ensinando o menino pelo caminho em que deve andar, e se ele permanecer nele, jamais se desviará para outro caminho, que é mau (Prov. 22:6).
"Ninguém pode levar ao Céu seus traços de caráter cultivados e naturais. Aquele que leva consigo tais traços durante seu período de prova tem representado mal a Cristo ao agir segundo princípios que Deus não pode aprovar. Os princípios da verdadeira vida espiritual não são compreendidos por aqueles que conhecem a verdade, mas deixam de praticá-la" (Olhando para o alto, MM, 1983, p. 64).
"Acaso desejais ser seguidor de Cristo, todavia não sabeis como começar? Estais em trevas, e não sabeis como encontrar a luz? Segui a luz que tendes. Assentai em vosso coração obedecer ao que conheceis da Palavra de Deus. Seu poder, Sua própria vida, residem em Sua Palavra. À medida que recebeis a Palavra com fé, ela vos comunica poder para obedecer. Ao passo que dais atenção à luz que tendes, maior luz vos advirá. Estais edificando sobre a Palavra de Deus, e vosso caráter será formado à semelhança do caráter de Cristo" (O maior discurso de CRISTO, 150, grifos acrescentados).
"Todo o que nesse dia mau se dispuser a servir a Deus com destemor, segundo os ditames de sua consciência, necessitará de coragem, firmeza e do conhecimento de Deus e Sua Palavra; pois os que forem fiéis a Deus serão perseguidos, seus motivos impugnados, desvirtuados seus melhores esforços e seus nomes repudiados como um mal. Satanás trabalhará com todo o seu poder enganador para influenciar o coração e obscurecer o entendimento, a fim de que o mal pareça bem, e o bem mal. Quanto mais forte e mais pura a fé do povo de Deus, e mais firme sua determinação de obedecer-Lhe, tanto mais ferozmente procurará Satanás instigar contra eles a ira daqueles que, embora se declarando justos, tripudiam sobre a lei de Deus. Requererá a mais firme confiança, o mais heróico propósito reter firme a fé que uma vez foi entregue aos santos" (Atos dos apóstolos, 431).
- Terça-feira: DEUS fala pelos profetas
Em nosso mundo DEUS utiliza intermediários para Se comunicar com o Seu povo. Eles são os profetas. Essa é uma comunicação restrita, sintetizada, indireta e passível de erros de interpretação por parte das pessoas. Mas é a comunicação possível no contexto do pecado.
Entre um Ser santo, como DEUS, e pecadores, não é possível uma comunicação direta. A santidade de DEUS é algo tão impressionante que o ser humano não suportaria nem a Sua voz, muito menos a Sua presença. Poderíamos imaginar como deve ser a comunicação entre seres santos? Impossível! Mas essa comunicação é perfeita, todos se entendem bem, e não há conflitos. Não só as palavras e os pensamentos utilizados são perfeitamente compreensíveis como as emoções envolvidas são todas fundamentadas no amor. E nessa comunicação não existem mal intencionados, pois todos ali se amam, e seguem os princípios do amor. Por isso se entendem perfeitamente. Mas nós temos dificuldades de entender a DEUS, e também não nos entendemos entre nós. Afetados pelo pecado, somos tendenciosos, e estamos a cada pouco buscando vantagem para nós.
Um profeta é uma pessoa escolhida por DEUS. Dentre todos, essa pessoa é uma das que menos foi afetada pelo pecado. Portanto, com essa pessoa DEUS tem condições de ter alguma comunicação, para que ela repasse aos demais seres humanos. E mesmo assim, DEUS precisa falar com os profetas por meio de sonhos e visões, nunca de modo direto. Foi com Moisés, homem muito manso, que DEUS falava face-a-face, embora Moisés não pudesse ver a DEUS, senão um vulto no meio da nuvem. Lendo a Bíblia pode-se perceber que DEUS tem-Se aproximado mais de certos profetas e menos de outros. Isso dependia da condição de separação do profeta em relação ao mundo. Assim foi com Elias, com Eliseu, com Daniel e com João.
E o que DEUS revela aos profetas? Tudo o que for necessário, desde informações sobre o que fazer (como aos antigos reis) até instruções sobre saúde, higiene, leis sociais, e muitos assuntos. Também pelos profetas DEUS esclarece doutrinas bíblicas, princípios de obediência, de relacionamento entre seres humanos, de estabilidade da família, de como viver feliz. Entre tantas coisas, um profeta também recebe de DEUS profecias, ou seja, revelações sobre o que será no futuro. As profecias são apenas um dos muitos assuntos que DEUS pode comunicar a Seu povo por meio de profetas.
Conforme a importância da época, DEUS tem utilizado mais intensamente dessa comunicação. Nos últimos dias Ele maximizará esse tipo de comunicação. Quando os poderes políticos impedirem a organização dos filhos de DEUS em forma de igreja, então todos eles, já sacudidos pelo peneiramento, os que restarem serão profetas de DEUS para concluir, em tempo espantosamente rápido, do anúncio da vinda de JESUS e a forma como DEUS deve ser adorado. Isso está em Atos 2:17 e 18.
Como sabemos, DEUS não escolhe seres ligados ao mundanismo para profeta. Portanto, se desejarmos participar da classe que irá concluir a pregação, é hoje o tempo de preparo para esse fim. É hoje o tempo de nos separarmos das atrações do mundo e nos ligarmos aos princípios do reino de DEUS, formando um caráter coerente com o de JESUS.
- Quarta-feira: DEUS Se revela em Sua palavra
Você consegue passar um dia sem ler a sua Bíblia? Não deveria. Sabe porquê? É que na Bíblia está o que pessoalmente mais lhe interessa. É nela que nos podemos tornar sábios para a vida eterna; é nela que nos habilitamos a nos tornar cidadãos de outro reino, o do amor.
Hoje estamos aqui na Terra, no meio do império de satanás. É um lugar onde sofremos forte influência para não lermos a Bíblia. Pelo contrário, essa influência nos pressiona ao Big Broder, a novelas de violência e espiritismo, a cenas que denigrem a família e imoralidade, e assim por diante. Precisamos decidir qual será o nosso futuro. Se de fato desejarmos um dia, e isto bem logo, ser cidadãos do Reino do Amor, então hoje mesmo devemos nos familiarizar com o manual de vida desse reino, que é a Bíblia.
O livro de DEUS, como diz 2Tim. 3:14 a 16, serve para nos qualificar para aqui na Terra sermos preparados, somente pelos ensinamentos de DEUS, para a vida eterna. É tão poderosa essa palavra que por meio dela, sem mistérios, gradativamente somos transformados. Até satanás fica impressionado com que DEUS é capaz de fazer somente por meio do ensino, em seres humanos degradados ao longo de milhares de anos de pecado. Aliás, até mesmo os anjos de DEUS se impressionam com tais feitos.
É bem evidente que criar duas pessoas, como Adão e Eva, é uma façanha que só DEUS é capaz de realizar. Mas, bem mais complexo é recriar uma pessoa que caiu na desgraça da degeneração do pecado. Veja que nesse caso, além de fazer tudo o que DEUS fez na criação, que é dar vida a um corpo morto, ainda DEUS precisa transformar o caráter degenerado de uma mente humana. Quem não sabe que a reforma geral de uma casa é mais complicada do que a construção de outra nova? Pois assim é com o ser humano. E para que essa transformação seja possível, ou seja, para que DEUS nos possa ensinar, Ele necessita de um livro texto, onde devemos estudar. É a Bíblia. Assim, por meio dela, O Criador molda em nós um novo caráter, de modo que seja uma nova pessoa, um ser diferente, transformado. Sobre isso, leia as impressionantes citações de Ellen G. White, e conclua por você mesmo.
"O Senhor Jesus está provando os corações humanos, por meio da concessão de Sua misericórdia e graça abundantes. Está efetuando transformações tão admiráveis que Satanás, com toda a sua vanglória de triunfo, com toda a sua confederação para o mal, reunida contra Deus e contra as leis de Seu governo, fica a olhá-las como a uma fortaleza, inexpugnável aos seus e enganos. São para ele um mistério incompreensível. Os anjos de Deus, serafins e querubins, potestades encarregadas de cooperar com as forças humanas, vêem, com admiração e alegria, que homens decaídos, que eram filhos da ira, estejam por meio do ensino de Cristo formando caráter segundo a semelhança divina, para serem filhos e filhas de Deus, e desempenharem um papel importante nas ocupações e prazeres do Céu." (A Igreja Remanescente, 14, grifos acrescentados)
"O próprio Jesus, em Sua infinita misericórdia, está operando nos corações humanos, efetuando transformações espirituais tão admiráveis, que os anjos as contemplam com estupefação e alegria. ... Cristo espera que os homens se tornem participantes de Sua natureza divina enquanto estão aqui no mundo" (Testemunhos Seletos, 327 e 328, grifos acrescentados)
- Quinta-feira: CRISTO – DEUS vem a nós pessoalmente
Vamos falar mais um pouco sobre a separação de comunicação entre Criador e criaturas, provocada pela queda em pecado. Um ser santo e perfeito, que nunca caiu em pecado, tem outra mentalidade. Ele em sua mente só tem pensamentos de amor, de bem ao próximo, e quanto a si mesmo, pensamentos de servo em relação a qualquer outro ser inteligente. É um ser que tem a lei de DEUS em seu coração. Nem por um segundo na mente de um ser assim passa algum pensamento mau. Ele jamais foca seus pensamentos em si mesmo. Ele jamais busca a glória do eu. Sente inteira dependência de seu Criador, é humilde e apegado a quem o criou, e totalmente obediente às suas leis. Por essa razão, este é um ser que só conhece a felicidade. Jamais experimentou o que é sofrer, ter senso de culpa, ser vingativo, querer ser superior aos outros, centrar as atenções em si mesmo, e assim por diante.
Pois bem, onde está o "X" da questão do relacionamento entre seres inteligentes? É que o perfeito relacionamento só pode existir entre seres como descrito antes. É evidente, trata-se de uma descrição parcial, mas já serve como indicativo do que estamos estudando. A realidade completa do relacionamento entre seres perfeitos nos é hoje impossível. Agora, tente imaginar, como um ser assim viveria entre nós. O que fariam os seres humanos com ele. Pode imaginar que os seres humanos tentariam explorá-lo como fonte inesgotável de riqueza, de prazer, de fama, de poder, de glória, etc., não para ele, mas para os exploradores. Não haveria condições de vida de um ser assim entre nós, pois ele jamais procuraria seus direitos, pelo contrário, se sujeitaria a nós. Viveria como JESUS viveu.
Então, tentemos imaginar o que seria se DEUS estivesse entre nós, assim como Ele é. Para início de conversa, nós perdemos a nossa glória de seres santos. Somos seres em uma condição física transitória, estamos entre a vida e a morte. Já viu um corpo morto? Perde a cor, fica frio e totalmente insensível. Pois nós, ainda vivos, mas mortais, perdemos a nossa beleza original ao entrar o pecado nesse mundo. Mas DEUS a possui. Se nós víssemos a DEUS, não resistiríamos ver a Sua glória. Aliás, seria para nós sobremaneira difícil contemplar a glória de outro ser humano não caído. Imagine que o povo temia ver Moisés quando esse homem falava com DEUS por algum tempo, e retornava com alguma glória de santidade em seu rosto. Portanto, não temos condições de convivencia com seres perfeitos, e muito menos, com DEUS.
E o que fariam os homens se DEUS, hoje, 2009, viesse viver entre nós, nas mesmas condições como veio JESUS? Ele veio em carne e osso, mortal, sujeito ao pecado. Aparentemente sem nenhuma diferença ao que nós somos. Mas como poderíamos saber que esse homem seria DEUS encarnado em forma de ser humano?
Por duas maneiras, como foi naquele tempo de JESUS. E foi assim. No princípio JESUS estava com DEUS, e Ele era DEUS (João 1:1 e 2). Mas Ele veio ao mundo como um de nós. E naqueles dias, DEUS falou aos homens por meio de JESUS (Heb. 1:1 a 3). Por isso, quem visse JESUS, estaria vendo DEUS (João 14:9), pois JESUS era DEUS (João 1:2). Ou seja, a Bíblia dá testemunho de que JESUS viria, ela revela como seria isso. Em detalhes se poderia saber sobre a primeira vinda de JESUS. Essa revelação é o testemunho de DEUS sobre a veracidade da primeira vinda de JESUS. Esse é o testemunho de DEUS a respeito de JESUS (João 5:36 a 40). Mas ainda há outro testemunho. É o de JESUS mesmo. Enquanto que o testemunho de DEUS a respeito de JESUS foi pelos escritos, o testemunho de JESUS foi pelas obras. Ou seja, JESUS confirmando os escritos. O que Ele fazia, além de não poder ser feito por mais ninguém (por exemplo, ressuscitar um morto) confirmava que esse era um homem perfeito em seus pensamentos e obras, e que vinha da parte de DEUS. Havia, portanto, o testemunho de DEUS de que aquele homem era JESUS, pois O havia anunciado com todas as Suas características. E havia também o testemunho de JESUS, quando em Sua vida diária, correspondia com as características anunciadas por DEUS.
Pois bem, lembra da pergunta final do penúltimo parágrafo? Na verdade, precisamos reformular a pergunta. Como saberemos que esse JESUS virá outra vez, e que, quando vier, é Ele mesmo? Outra vez, pelo testemunho dos escritos. Se confere com eles, não será uma falsificação, mas será o Salvador retornando.
Mas, e se JESUS viesse mesmo outra vez como ser humano, viver por uns tempos entre nós? Podem ter certeza, os homens hoje fariam a Ele pior que fizeram há dois mil anos. Isso quer dizer, nós seres caídos não suportamos estar junto com um Ser perfeito. Precisamos ser totalmente transformados para esse fim.
- Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Muitas são as maneiras pelas quais DEUS Se comunica com Seus filhos. Mas uma delas é pouco compreendida, embora seja muito rica. É o discurso da natureza. DEUS nos revela como quer que sejamos por meio do que a natureza é. Precisamos distinguir, no entanto, na natureza, o que ainda é original e o que foi transtornado pelas conseqüências do pecado.
Vejamos algumas coisas que a natureza nos ensina. Ela nos fala, por exemplo, de harmonia. Não é esta vez a primeira que relatarei o que aconteceu em nossa casa, há umas quase três décadas. Havia adquirido um aparelho de som, para ouvir música. Coloquei o aparelho na varanda da casa, e ali ouvíamos música clássica. Notamos que um pássaro estava sobre o galho de uma árvore, ali bem perto. Ele estava quieto. Pensei, deve estar gostando da música. Ela era melodiosa, suave e harmoniosa.
Resolvi fazer um teste. Procurei uma emissora FM com música rock. Deixei no mesmo volume, e o pássaro voou nesse instante para mais adiante. Logo retornei à música anterior, e ele voltou, e ficou ali por bastante tempo.
Inicialmente pensei, ele gosta da mesma música que nós gostamos. Mas verifiquei que estava errado. Éramos nós que gostávamos da mesma música dos pássaros, e da natureza. Anos mais tarde li no Espírito de Profecia que nossos hinos devem ser como a dos pássaros, e lembrei daquela experiência, que jamais pude esquecer. Agora mesmo tive o privilégio de ouvir um casal de joão de barro, que cantaram a plenos pulmões sua melodia com todos os tons em perfeita harmonia. Isso faz bem e nos leva a lembrar do Criador. É a natureza falando de DEUS, e nos instruindo. Precisamos aprender a ouvi-la fechando os ouvidos por uns tempos ao marulho da cidade.
Pois, como será o ambiente na Nova Terra? Absoluto silêncio? Não, muita melodia bem harmonizada, dos pássaros, das plantas sendo tangidas pela brisa, e dos seres humanos, sintonizados com o restante, tudo e todos louvando a DEUS.
Mas pode-se aprender muito mais. Basta observarmos as cores da natureza, as formas dela, a sua complexidade, o equilíbrio, enfim, a sabedoria que existe em forma de leis naquilo que DEUS criou, mesmo já tendo sido a natureza afetada por uns seis mil anos de degeneração.
E sabe para onde menos devemos olhar? Para os seres humanos. Satanás não tentou a árvore do conhecimento do bem e do mal, mas tentou os seres humanos. Estes é que passaram a degenerar, e fazer com que tudo o mais degenerasse. E hoje os seres humanos empenham-se e destruir tudo, desde a sociedade humana, o próprio ser humano, bem como a natureza. Há um dia marcado para JESUS voltar. Mas se Ele Se atrasasse por alguns anos, o planeta seria destruído pelos seres humanos, a tal ponto, que talvez não restasse mais vida por aqui.
escrito entre: 21/03/2009 a 27/03/009 - corrigido em 27/03/2009
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.