Estudos da Bíblia: Segundo Trimestre de 2009
Tema geral: A Caminhada Cristã
Estudo nº 10 – Discipulado
Semana de 30/05 a 06/06/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
Sejamos diferentes do que é o mundo,
e nossos cultos sejam de cidadãos do Céu para alcançar e libertar escravos de satanás
Verso para memorizar: "Nisto é glorificado o Meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis Meus discípulos" (João 15:8).
- Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
Discípulo é alguém que segue fielmente os ensinamentos de um mestre. Discípulo de JESUS é seguir, passo a passo, o que Ele ensinou. E fazer discípulos de JESUS significa ensinar a outros tudo o que Ele ensinou e viver como Ele viveu, para que esses outros entendam verdadeiramente os seus ensinos, e não se tornem discípulos enganados.
Aqui temos um grave problema, que precisamos encarar. Fomos encarregados de fazer discípulos de JESUS. Foi Ele quem nos encarregou. Está em Mateus 28:19, "ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações".
É impressionante como os seguidores de ideologias que não são cristãs são fiéis às idéias de seus mestres. Por exemplo, Carl Marx, o idealizador do socialismo, revolucionário contra o capitalismo, ainda tem seguidores mundo afora. Eles nem mesmo sequer admitem idéias diferentes das dele, e chegam a ser radicais em seus pensamentos e atos. Não compartilho com esse ideólogo (embora seu sobre nome seja parecido com o meu), mas admiro seus seguidores. Por outro lado fico impressionado como muitos cristãos, se dizendo discípulos de JESUS, contudo vivem o dia-a-dia de modo tão flagrantemente diferente do que Ele ensinou.
Do que estamos falando aqui? Algo que deveríamos enfatizar mais, e que já quase não se prega em nossos ambientes sagrados. Se somos discípulos, e se estamos fazendo novos discípulos, devemos também exemplificar por meio de nossa vida diária o que ensinamos e como Ele viveu. É importante destacar que o sistema de discipulado tem esse ponto forte: ensinar pelas palavras e pelo exemplo. E esse é o método de JESUS. Porque fazer o que eu digo mas não poder fazer o que eu faço é o mais poderoso sistema de enganar as pessoas e de confundi-las. Veja bem, essa maneira de pregar o evangelho anda tão próxima da verdade que parece ser a verdade, mas não é. Não é a verdade e nem conta com o poder do ESPÍRITO SANTO, portanto, não é eficaz. Seis resultados não são duradouros, desaparecem em dias ou semanas. Trata-se de uma mistura que a Bíblia chama de prostituição. É uma mistura de verdade pregada com um modo errado de vivê-la, portanto, atrai para a verdade mantendo sempre no erro, pois que atraiu, está no erro. E as pessoas pensam estar na verdade e não se dão conta que estão perdendo a sua vida eterna. Vamos estudar esse assunto vital durante essa semana. E todos nós, a começar por este pequeno comentarista (perante DEUS não sou nada), vamos nesta semana encontrar algo para mudar em nossas vidas. Sim porque como disse JESUS: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23; também em Mateus 16:24; Marcos 8:34).
Há três componentes para sermos verdadeiros discípulos, conforme esse verso:
ð Negar-se a si mesmo (o que significa entrega a CRISTO para que nos transforme, mude algo em nós).
ð Tomar a sua cruz (ou seja, ter CRISTO no coração e na mente, pois "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:19-20)).
ð E seguir a JESUS, vivendo na vida prática como Ele viveria se fosse um de nós
Esta lição, desta semana, deve fazer alguma diferença em nossa vida. Aproveitemos a lição com essa finalidade.
- Primeiro dia: Seguidores e líderes
Vamos definir estas palavras. Líder é alguém que atrai pessoas para ajudá-las em algum empreendimento. Um líder jamais impõe a sua vontade, as pessoas unem-se a ele porque concordam com a sua proposta e seu modo de agir. Esse é o verdadeiro líder. Assim foi JESUS.
Há três estilos de liderança: a liberal, a democrática e a autocrática. Na liderança liberal o líder apenas coordena as atividades a serem realizadas e deixa todos a vontade para que atuem conforme cada um deseja; na democrática ele cria condições a que todos participem, coordena as atividades e coordena também as pessoas, mas não impõe a sua própria vontade. E na liderança autocrática o líder, nesse caso um chefe, impõe a sua vontade sobre as pessoas que são obrigadas por expedientes de força a trabalharem para ele.
O que a lição trata neste estudo é sobre a liderança liberal e democrática, não a autocrática. Essa na realidade não é liderança, é exercício de poder para impor algo.
Um líder precisa ser digno de respeito e deve ter credibilidade. Ele é na verdade servo de seus liderados. Os seguidores de um líder é que o escolhem para os liderar, ele pode no máximo convida-los. Eles aceitam ou não, são livres para isto.
JESUS foi assim. Ele convidou discípulos, e eles aceitaram. E foram livres até para o trair, o que um deles fez. JESUS nunca impôs nada sobre eles, mas pedia que fizessem algumas atividades. Eles O obedeciam porque O amavam. Trabalhavam para JESUS por prazer íntimo. Havia-se ligado ao Mestre.
Um líder hoje, assim como era JESUS, precisa trabalhar junto com seus liderados. Líderes humanos aprendem junto com os liderados. A palavra básica aqui é fazer junto, e alguém, que tenha credibilidade, coordena as atividades. Um discípulo é um liderado, ele escolheu o seu mestre, no caso em estudo, escolheu JESUS. Portanto, é um discípulo. Apóstolos havia doze, e eles foram escolhidos por JESUS. Já discípulos não se pode saber quantos houve até nossos dias, ou há hoje. Esses respondem ao convite de JESUS aceitando-O para segui-Lo. Portanto, nós hoje devemos ser discípulos de JESUS, e representá-Lo tal como Ele é, para assim atrair outras pessoas a desejarem ser discípulos d'Ele.
- Segunda-feira: Sinais de discipulado: obediência e lealdade
JESUS ao convidar pessoas a serem seus discípulos, lhes explicava o que isso significaria. E essa explicação é certamente que devemos aprender e colocar em prática em nossos dias. Está faltando muito entre o povo de DEUS: colocr em prática os ensinamentso do Mestre. O que JESUS explicou? Ele disse assim: "vinde após Mim" (Mat. 4:19); "segue-Me" Mat. 9:9); e "se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me" (Mar. 8:34).
Se não entedermos o significado dessas declaraçãos neste estudo, e se não as colocarmos em prática, então ao estudar esse ponto, fortaleceremos um hábito que favorece a satanás: aprender sempre, e mudar nunca, e assim, servir de mau exemplo do que foi JESUS. Nesse caso a aprendizagem é apenas acadêmica, em lugar de uma aprendizagem educadora (transformadora). A aprendizagem acadêmica é o a satisfação do desejo de saber cada vez mais, pelo brilhantismo de ter conhecimento. Por sua vez, a aprendizagem educadora é aprender pelo senso da necessidade de mudar algo na vida, e ser transformado.
Como satanás não consegue mais nesses dias impedir o estudo da Bíblia, e no nosso caso como adventistas, o estudo das lições por parte de muitos, a estratégia dele é a seguinte: tudo bem, estudem, e aprendam, mas não pratiquem o que aprenderam. Mesmo tendo o conhecimento da verdade, continuem ligados ao mundo (o nosso maior problema hoje como povo de DEUS). Assim foi com o antigo povo de Israel. Eles foram libertos do jugo do Egito, no entanto, sempre se afeiçoavam aos deuses pagãos dos povos vizinhos. Assim foi até que perderam o templo para os babilônios e a arca que desapareceu, até os dias de hoje. Foi-se a glória, tudo porque, mesmo sabendo muito sobre a vontade de DEUS, na prática seguiam a deuses estranhos.
Idolatria a deuses feitos por mãos humanas não é o nosso grande problema. O que, nos dias de hoje, JESUS quer dizer ao proferir aquelas certeiras palavras: "a si mesmo se negue"? Afinal, nós hoje, devemos negar o quê?
Satanás é muito astuto. Nesses últimos dias a verdade e o conhecimento sobre a vontade de DEUS está espalhada como nunca esteve. E vem sendo espalhada cada vez mais, em crescente intensidade. Então a estratégia de satanás para derrubar os servos de DEUS tornou-se, como ele mesmo é, muito astuta. Nesses tempos de multiplicação da ciência da verdade, conforme Daniel 12:4, a estratégia de satanás é dominar os servos de DEUS por meio de pequenos pecados. Coisas aparentemente insignificantes. Detalhes que não damos importância, mas que DEUS classifica como sendo pecado. Hoje idolatramos a nossa aparência, e muitos de nós não abre mão de seguir, não a JESUS, mas o que a indústria da moda determina.
O que Ele quis dizer com "tome a Sua cruz"? Ele quis dizer, liberte-se daquilo que o atrai ao mundo. Pois isso requer algum esforço, alguma luta. Era de se esperar que, estando nós no mundo, se desejássemos ser salvos, teríamos que abrir mão de algo que gostamos, não é certo isso? Pois é o que Ele nos pede nessa passagem bíblica. Tomar a cruz de CRISTO é obedecer aos Seus mandamentos. "Podeis atingir às alturas para as quais o Espírito Santo vos chama. A verdadeira religião significa viver a Palavra em vossa vida prática. Vossa profissão pouco valor terá sem a execução prática da Palavra. "Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-Me." Mar. 8:34." (Testemunhos para obreiros e ministros evangélicos, 127). "Muitos que professam crer em Cristo não tomam o Seu jugo. Julgam que o fazem; mas, se não fossem iludidos e enganados por Satanás, teriam pensamentos correspondentes a sua fé, e às grandes verdades em que professam crer. Perceberiam que as palavras de Cristo significam algo para eles. "Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-Me." Mar. 8:34. Se seguis a Jesus, sois Seus discípulos; se seguis vossos próprios impulsos, vosso próprio coração não santificado, dizeis claramente: "Não quero o Teu caminho, ó Senhor, e, sim, o meu."" (Fundamentos da educação cristã, 463). "Todos nós precisamos obter muito mais profunda experiência nas coisas de Deus do que temos obtido. O próprio eu tem de morrer, e Cristo deve tomar posse do templo da alma. Médicos, pastores, professores e todos os outros em posições de responsabilidade precisam aprender a humildade de Cristo antes que Ele possa ser revelado neles. Com demasiada freqüência, o próprio eu é uma força tão importante na vida de um homem, que o Senhor não é capaz de moldá-lo e modelá-lo. O próprio eu domina a torto e a direito, e a pessoa se lança à frente do modo como lhe apraz. Cristo diz ao próprio eu: "Saia do Meu caminho. Todo aquele que quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me. Então posso aceitá-lo como Meu discípulo. A fim de servir-Me satisfatoriamente, ele deve fazer a obra que lhe dei em harmonia com as Minhas instruções."" (Fundamentos da educação cristã, 511).
- Terça-feira: Sacrifício
De fato, a lição inicia por um tema vital a todos nós, especialmente aqueles que desejam ardentemente a salvação. É o grave problema da fama. Isso é natural a nós, contaminados pelo pecado. Mas devemos reagir contar o que é normal a pecadores, e buscar aquilo que é normal aos santos de DEUS. Estes são humildes, não se importam com status social nem com os inúmeros recursos para parecer importante, rico, bonito ou superior aos outros.
No tempo de JESUS já era assim. Tiago e João, ambiciosos por poder, foram falar com JESUS, antes que outros o fizessem, para um pedido todo especial. Quando JESUS estabelecesse o Seu reino, queriam assentar-se um a direita outro a esquerda. Tal solicitação já uma mãe de dois discípulos anteriormente já havia feito a JESUS.
Essa postura vem da natureza que assumiu satanás ao ambicionar o posto de JESUS como Criador do Universo. Lúcifer queria ser igual a JESUS, queria o Seu lugar no trono, ele queria ser "semelhante ao Altíssimo" (Isa. 14:14). Lúcifer queria ser famoso no Universo. Mas DEUS é diferente, e JESUS ensinou como DEUS é diferente. DEUS não busca a fama, e nem precisa dela. A fama substitui aquilo que ambicionamos e que não temos condições de ser, e nunca seremos. Por exemplo, muitas pessoas tem seus ídolos, são jogadores de futebol, são artistas de cinema, de novela, e assim por diante. Espelham-se nessas pessoas, querendo ser semelhantes a elas. Assim passam a vida. E as pessoas famosas, que buscam ainda mais fama, por que agem assim? Já disse, querem mais, sempre mais, e nunca se contentam com o que já te e com o que já são. Assim correm todos, como Lúcifer, em busca de parecer mais. Dessa maneira, a fama as torna aparentemente em algo que não podem ser, assim como Lúcifer tenta até hoje se parecer DEUS, coisa que jamais irá conseguir. Aliás, seis mil anos de ação de satanás já provam exatamente o contrário, a falência dessa incontida busca por se parecer como DEUS. Veja bem, nós podemos ser conhecidos de muitos até do mundo inteiro, mas não necessariamente devemos buscar ser famosos. É isso que aprendi de JESUS, lendo sobre a Sua vida nos evangelhos.
JESUS ensinou como é ser conehcido sem ser famoso. Aliás, se ler bem os evangelhos, perceberá como JESUS fugia da fama, até detestava. Quando fazia algum milagre, algo potencialmente provocador de fama, dizia, não contem isso por aí. Tanto Ele não queria provocar motivos para se tornar famoso, apesar de isso ter acontecido pois o povo gosta de fazer outros serem famosos, como não queria provocar a ira dos doutores da lei, estes sim, que queriam fama, e a perdiam cada vez mais para JESUS. Já viu algo assim? Um que não queria fama, ficando cada vez mais famoso (por causa do costume do povo, repito), e outros que a desejavam doentiamente, perdendo cada vez mais a pouca fama que possuíam. Em meio a tudo isso, JESUS dizia, que Ele veio para servir, não para ser servido. Quem querer fama que também outras coisas: poder, dinheiro, estética exterior, prestígio, e muito mais. Veja bem o que aqui estamos aprendendo: nós não devemos querer a fama para nós, nem devemos nos empenhar a fazer outros serem famosos. As duas cosias estão erradas. Nós devemos divulgar o trabalho honesto das pessoas que fazem um bom trabalho, e divulgar a salvação de JESUS por meio de maneiras simples, como Ele fez e como Ele é.
Gosto muito da frase dita por Lúcifer "serei semelhante ao Altíssimo". Ser for na humildade que JESUS demonstrou, é de se adotar essa frase e pô-la em prática, para sermos "mais semelhantes a JESUS", outra frase muito repetida entre nós. Devemos buscar a simplicidade, a pureza, a humildade, coisas que o mundo não oferece, mas até condena. Em nosso lar frequentemente estudamos esses assuntos, e nos fortalecemos neles. A mim a idade vem chegando, os cabelos branqueando. E DEUS aprecia demais essa nova cor que estão assumindo, Ele disse isso por Sua palavra. Veja o que DEUS diz, e que confronta com a indústria dos cosméticos: "Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça" (Provérbios 16:31). "O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs" (Provérbios 20:29). "Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei" (Isaías 46:4). Que palavras!!! Escritas na Bíblia, não numa bula de algum produto químico. Portanto, como Ele gosta, assim eles ficarão. Em nossa casa preferimos agradar a DEUS em lugar da ambição dos donos da indústria cosmética. Minha esposa tem os cabelos mais lindos da face da Terra. As unhas dela são belíssimas. Os lábios também. Como poderia eu exigir dela que os pintasse? Só para estragar a originalidade que DEUS deu a ela. Simplicidade é um dos norteadores em nossa casa. Minha filha, de 21 anos, aprendeu a simplicidade, e segue essa diretriz, e é feliz. O gosto que cultivamos em nosso lar é o que DEUS aprecia, aprendemos lendo em Sua Palavra. Queremos agradá-Lo para que também Ele se agrade de nós. Mas, ao entrarmos em nossa própria igreja,parece que não estamos mais em casa, na casa de nosso DEUS.
JESUS ao estar aqui na Terra foi rejeitado, julgado um criminoso e morto como o pior dos criminosos. Você chegou a entender por que motivos isso tudo aconteceu? Porque Ele não Se tornou um dos famosos e poderosos da época? Não se inseriu no grupo deles. Em nada contribuiu para aumentar a fama deles. Nem mesmo concordava com o modo como eles viviam. Ele ensinou outro estilo de vida, o simples, humilde e puro, separado das exigências ridículos desse mundo. Contraste insuportável à muitas pessoas desse mundo, estejam na igreja, ou estejam fora dela.
E Ele disse, era necessário que fosse rejeitado e morto (em Marcos 8:31 a 38). Mas por que essa necessidade? Quer entender? Fácil: JESUS foi aqui na Terra uma pessoa simples e humilde. Portanto, todos os pecadores que quisessem segui-Lo, que se tornassem assim também, pessoas simples e humildes. Mas quem não O quisesse seguir, O rejeitava fortemente, pois jamais aceitariam tal estilo de vida. Até hoje é assim. Aqueles que agem do modo como JESUS agia não são aceitos pelas pessoas que buscam a fama, e não são aceitos pois se trata de duas naturezas diferentes, uma do alto, outra daqui de baixo.
Ser como JESUS foi quando esteve entre nós, aqui na Terra, é um verdadeiro sacrifício. É viver de modo contrário ao que aqui é louvado pela mídia e pela maioria das pessoas. Mas vale a pena o sacrifício. Ainda um pouco de tempo, e ele termina, e vem a recompensa.
- Quarta-feira: As recompensas do discipulado
Há duas opções a fazer. A primeira é pela vida boa imediatamente, mas depois a morte eterna. É bom que se observe que essa opção nem sempre resulta em vida boa. Nesse caso, não terá o bem que tanto deseja nem aqui na Terra, e ainda vai morrer para sempre. A segunda opção é viver aqui com muitas restrições, dizendo algumas vezes "não" ao que o mundo oferece, e mesmo assim ter a paz de CRISTO, que é a Sua presença em nossa vida, e mais a certeza de herdarmos a vida eterna.
Essa segunda opção tem duas características. Ela atrai inimizade sobre quem opta por ela. Logo aparecem os inimigos. Eles vem da parte de satanás, o pai de todos nossos inimigos. Eles aparecem porque quem fez essa opção torna-se num agente de DEUS para cativar mais outras pessoas para saírem do império de satanás.
Então é certo que aqueles que seguem a JESUS enfrentarão sérios problemas. Assim sempre foi desde o início, desde que Caim matou Abel. Será assim até o último dia, não devemos esperar uma vida sem problemas se decidirmos viver como JESUS nos ensina.
A outra característica da segunda opção é a companhia de JESUS em nossa vida. Quem anda segundo Ele ensina, também anda na presença d'Ele, e sabe que a vida na Terra não será sem problemas. Mas quando aparecem os problemas, percebe que tem mais alguém ao lado. Lembra de Estevão? Foi apedrejado, e ninguém evitou. Mas Estevão viu JESUS em pé, e isso lhe serviu de conforto e garantia de que valeu a pena segui-Lo. Em seus últimos momentos ele teve a certeza da salvação e da vida eterna. Pode alguém desejar mais que isso?
Durante a Idade Média muitos cristãos foram mortos cruelmente, e seus familiares perderam tudo. Mas eles tinham aquela certeza de terem feito a coisa certa. Sabiam da recompensa futura que superava o sacrifício.
Pois, meu amigo ou amiga, de tudo o que já aconteceu no passado em termos de perseguição, o pior ainda está pela frente. Essa é uma notícia ruim, mas ela vem com um consolo. Se serão muito cruéis esses dias por vir, eles não durarão outros 1.260 anos, como foi o tempo da grande perseguição. Esse será um tempo difícil para nós, mas vai passar logo. E sabe do que mais? Esta será a última perseguição, não vai haver outras mais. Bom isso, não é? E sabe mais uma coisa? Depois dessa perseguição, JESUS volta, e então todos aqueles que viveram em JESUS receberão a sua recompensa, inclusive você e eu, se tivermos sido fiéis.
Em síntese, é o seguinte: aqui na Terra JESUS só prometeu estar conosco e nos dar forças para suportarmos as perseguições. Disse que depois teremos a recompensa da vida eterna. E que vida vai ser! Ele disse que aqui na Terra nem Ele tinha um lugar certo onde morar e dormir (Lucas 9:57), e que o mundo nos odiaria como odiou a Ele (João 15:18-25). Mas ele também disse que veio para que nós tenhamos vida em abundância (eterna) e que tudo coopera para o bem dos que amam a DEUS (Rom. 8:28-39). Isto quer dizer, mesmo as coisas ruins aqui na Terra favorecem a nossa salvação, pois JESUS as transforma em experiências de vitória. E se você ler sobre os mártires da Idade Média, vai ver que foi exatamente assim, eles todos foram vencedores, mesmo em meio ao fogo da estaca.
- Quinta-feira: O senhorio de JESUS CRISTO
São lições para mudar de vida. Aliás, as lições da escola sabatina são feitas para nossa orientação diária em direção à mudanças, conforme DEUS deseja. Sou professor na Universidade Regional de Ijuí graças a Escola Sabatina, onde aprendi a ensinar. Todo o meu desenvolvimento profissional vem de estudar as lições da Escola Sabatina. Não fossem essas lições, é óbvio que minha vida seria bem diferente, certamente estaria perdido em algum lugar desse mundo. Se nós estudarmos essas lições, todos os dias, e se buscarmos humildemente aprender delas o que DEUS quer nos ensinar, então as nossas vidas serão transformadas. Valorizamos pouco o poder desses estudos. Principalmente os nossos jovens, eles tem muito a ganhar estudando as lições. Assim não só ganham a vida eterna como se tornam melhores profissionais enquanto precisam ganhar o pão de cada dia com o suor do rosto.
Hoje a lição destaca o significado de JESUS ser o Senhor de nossas vidas. É isso que precisamos aprender nestes estudos, e colocar em prática. Que não aconteça de, no dia em que estivermos diante do Senhor do Céu e da Terra, venhamos a ouvir aquelas palavras "nem todo aquele que diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos Céus" (Mat. 7:21). Então Ele revelará o que todos deveríamos ter aprendido desses estudos, e ter colocado em prática. Ele dirá que no Céu entrará "aquele que faz a vontade de Meu Pai que está no Céu" (id).
Esse é o segredo óbvio, simples e claro como um dia de sol sem nuvens. É bem fácil ser salvo, basta que sigamos a JESUS, fazendo o que Ele fez, ou seja, vivendo conforme os princípios de vida de JESUS. O que a lição nos ensina hoje é exatamente isto. Se realmente desejamos seguir a JESUS, torná-Lo nosso Mestre, a sugestão é fazer o seguinte, algo bem prático.
ð Ler os quatro evangelhos, um pouco a cada dia;
ð Prestar atenção sobre como JESUS vivia;
ð Anotar os princípios de vida d'Ele;
ð Tornar esses princípios as bases de nossa vida nesses dias modernos.
Para isto, devemos orar e cada dia nos entregar a CRISTO, pedindo que Ele nos transforme conforme aqueles princípios. Em síntese, os principais são:
ð Simplicidade;
ð Humildade;
ð Pureza, isto é, não se interessar pelos atrativos do mundo;
ð Disposição em servir, ajudar;
ð Ser trabalhador;
ð Cuidar da saúde;
ð Estar vinculado a DEUS;
ð Ter bom relacionamento com as pessoas;
ð Realizar os planos de vida;
ð Ter compaixão dos necessitados;
ð Ter clara noção de que não pertence a algum reino desse mundo, mas é súdito de DEUS;
Essa lista pode ser expandida. São diretrizes que podemos por diante de nós todos os dias, e pedir que DEUS nos torne semelhantes a JESUS, como Ele foi aqui na Terra. Como pode alguém, que faz isso, se perder? Foi assim que Enoque andou com DEUS.
- Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
O ponto básico para sermos discípulos de JESUS está em CONFIAR n'Ele. Confiar significa uma entrega tal como as pequenas crianças se entregam a seus pais, confiam neles, e não tem medo de nada pois os tem por perto, ao seu alcance. Significa permitir, sem resistência, que o ESPÍRITO SANTO nos transforme todo o nosso ser. Então, cada dia um pouco mais, seremos novas criaturas, porque em nossa vida DEUS estará no comando. Vivendo assim, seremos cada vez mais semelhantes a JESUS. Como Enoque, cada dia viveremos mais próximos do modelo que JESUS deseja para nós, e que revelou em Sua própria vida aqui na Terra. Nesse caso não acontecerá mais o que Ellen G. White descreve a seguir: "Quando tomamos em nossas mãos o manejo das coisas com que temos de lidar, e confiamos em nossa própria sabedoria quanto ao êxito, chamamos sobre nós um fardo que Deus não nos deu, e estamos a levá-lo sem Sua ajuda. Estamos tomando sobre nós mesmos a responsabilidade que pertence a Deus, pondo-nos, na verdade, assim, em Seu lugar" (O maior discurso de CRISTO, 100). Nesse caso, a vida será diferente. A descrição, nas palavras de Ellen G. White para quem se entrega JESUS são as seguintes: "Se buscardes o Senhor e vos converterdes cada dia; se, por vossa própria escolha espiritual, fordes livres e felizes em Deus; se, com satisfeito consentimento do coração a Seu gracioso convite, vierdes e tomardes o jugo de Cristo - o jugo da obediência e do serviço - todas as vossas murmurações emudecerão, remover-se-ão todas as vossas dificuldades, todos os desconcertantes problemas que ora vos defrontam se resolverão" (O maior discurso de CRISTO, 101).
Ainda crendo em Ellen G. White, como profetiza do Senhor para esses tempos de luta, preparatórios para a última batalha do Armagedon, com muito respeito a meu JESUS, quero remeter a todos os leitores e estudiosos a uma reflexão vital, na forma de uma pergunta: como pode o mundo ver JESUS hoje, já que Ele não está fisicamente em nosso meio? A pergunta toma maior importância se considerarmos que estamos vivendo numa época de crescente falsificação da adoração. Falsos cristos já andam por aí. Há vários, e isso é curioso, pois CRISTO há um só. Então, como se responder a esta pergunta?
Resposta: o CRISTO dos tempos dos apóstolos quer ser retratado em seus seguidores nesses últimos dias. Isso quer dizer que nós, seus seguidores, devemos viver tal como Ele viveria se estivesse fisicamente entre nós. Ou não seremos Seus imitadores, isto é, discípulos.
Muito importante nessa reflexão: CRISTO viveria hoje, um inteiro servo de DEUS. É dramático escrever essa parte, ela á fatal. Nesse momento ouço aqui em casa alguém cantando uma música de nossa igreja: "A JESUS seguir eu quero. Seja a sorte sim qualquer. Onde quer que vá meu Mestre. Seguirei sem mais temer. ... Mesmo que Te neguem todos, eu Te sigo até o fim." Cantam essa musica bem no momento em que escrevo estas linhas dramáticas, que podem fazer a diferença entre a vida e a morte de muitos. Mas, o que é afinal seguir a JESUS, onde quer que Ele nos mandar?
Voltando ao assunto, vivesse CRISTO em nosso meio hoje, seria um servo de DEUS por inteiro. Ele não deixaria nenhuma parte de Seu corpo para ser controlado por satanás. Não permitiria que alguns momentos, mesmo poucos, fossem dedicados a programas da TV vindos de satanás. Ele não permitiria que seus lábios, mesmo uns minutos por dia, pronunciassem palavras que satisfaze a satanás. Enfim, Ele seria um adventista completo.
É o que Ele espera de nós. Servos completos. Ele espera que o mundo veja em nós o mesmo que veria n'Ele se viesse ao mundo por alguns dias. Não espera menos que isto. Leia-o agora nas palavras da serva d'Ele.
"DEUS exige santidade pessoal. Somente revelando o caráter de CRISTO poderemos nós cooperar com Ele na salvação de pessoas" (Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos, 158). "E Ele deseja que estas características se reflitam perfeitamente nos Seus filhos. É Seu propósito que em nós os homens contemplem Sua beleza" (Educação, 241 e 242). E a beleza de CRISTO não tem retoques nem artificialismos!
Está chegando a hora de, adventistas fiéis, sermos o álbum de fotos do caráter de CRISTO para este mundo, e refletirmos a Sua beleza natural, não a suposta beleza artificial deste mundo que vai rumo ao fracasso eterno.
escrito entre: 25/04/2009 a 1º/05/009 - corrigido em 1º/05/2009
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.