Estudos da Bíblia: Segundo Trimestre de 2009
Tema geral: A Caminhada Cristã
Estudo nº 13 – Missão
Semana de 20 a 27/06/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
Sejamos diferentes do que é o mundo,
e nossos cultos sejam de cidadãos do Céu para alcançar e libertar escravos de satanás
Verso para memorizar: "Estamos sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor" (1 Ped. 3:15).
- Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
O que é missão? É o propósito ou razão da existência de uma pessoa ou de uma organização. Se nós existimos, deve haver alguma razão para isto. E se existimos, tendo DEUS nos escolhido, deve haver algo mais nessa razão. E, se conhecemos a CRISTO, e se cremos n'Ele, ainda mais deve haver nessa razão de existirmos.
Qual é a razão de nossa existência? É vivermos conforme é o desejo de DEUS, para sermos felizes, e influenciarmos a outros a também serem felizes, vivendo plenamente. Assim é nas comunidades criadas por DEUS e que vivem na perfeição. Mas nesse mundo há algo a mais. Porque aqui existe o pecado, nós temos o privilégio de termos sido escolhidos por DEUS para um propósito vindo d'Ele. Qual é o propósito de DEUS nos ter escolhido? Bem, Ele nos amou e deseja estender esse amor aos outros, que Ele não pôde escolher porque nada sabem d'Ele. Ele deseja que nós sejamos os instrumentos para o Seu amor alcançar a outros.
E depois que nós O conhecermos bem, algo muda em nossa missão? Sim, muda muito. Nesse caso também deveremos servir para ensinar a outros o conhecimento que possuímos. Assim foi com os apóstolos, os enviados. Eles foram escolhidos por JESUS, foram ensinados pelo Mestre, e depois, foram enviados para que ensinassem a outros sobre JESUS, quem Ele é, o que veio fazer aqui, e o que Ele prometeu, bem como, quais são as nossas oportunidades.
A nossa missão é "ir". Foi o que JESUS nos disse. Ir, ensinar e batizar, para salvar pessoas da morte para a vida eterna. Para isso é que nós aqui na Terra existimos.
- Primeiro dia: O povo se perderá, a menos que...
Há duas possibilidades de o povo se perder: por falta de conhecimento, ou, tendo conhecimento mas não o colocando em prática. E não existe outra possibilidade.
Diz Oséias (4:6) que "o povo de DEUS está sendo destruído por falta de conhecimento." Mas o que é pior, perecer sem o conhecimento, ou, tendo conhecimento, e não praticá-lo? Creio que a segunda possibilidade é pior que a primeira. Há muitos seguidores de CRISTO que estudam e que possuem muito conhecimento. Mas eles vivem contra esse conhecimento, e se perdem, e servem a outros de exemplo para o mal. No livro Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos, no cap. 66, há um alerta importante para nós, que somos o povo de DEUS. Ali explica que muitos são na verdade instrumentos de satanás para desencaminhar a outros. Refere-se àqueles que já conhecem a JESUS, mas não vivem segundo esse conhecimento. Portanto, estes servem aos outros, que ainda não O conhecem, como referência, mas uma referência enganosa, pois seu exemplo leva as pessoas não para DEUS, e sim, para satanás. Atente para o que dizem alguns trechos do capítulo (seria muito bom ler o capítulo todo, muitos levarão um grande susto). "Os mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus [refere-se aos membros da igreja], serão os nossos mais eficientes auxiliares ... Os que pertencem a essa classe, servirão de chamariz para atrair outros para as nossas ciladas ... Muitos não lhes temerão a influência, porque professam a mesma fé."
Então, o que dizer agora? Fácil, devemos ser autênticos. Viver o que já conhecemos, e ensinar a outros esse conhecimento em palavras e por exemplo de vida.
- Segunda-feira: A grande comissão
JESUS nos comissionou a irmos ao mundo inteiro, ensinar a guardar tudo o que Ele ensinou e batizar quem aceitasse esse ensino (Mat. 28:19 e 20); quem cresse deveria ser batizado, mas quem não cresse, seria condenado (Marc. 16:15 e 16); devemos pregar o arrependimento para que os pecados pudessem ser perdoados (Luc. 24:46 e 47). JESUS nos está enviando assim como O Pai O havia enviado ao mundo (João 20:21). Para isto, disse JESUS, receberemos poder para sermos testemunhas d'Ele até os confins do mundo (Atos 1:8).
Já estamos em mais de 200 países cumprindo a comissão. Mas não é para só estar presente em países. A lição discute se não é o caso de termos que estar presentes em todos os países ou em todos os grupos de pessoas, que devem ser, por estimativa, mais de 20 mil. Nesse caso, faltaria ainda muito por fazer.
No entanto, se lermos melhor, nem mesmo grupos de pessoas é o que JESUS está pedindo. Bom é ler de vez em quando EGW, e saber o que ela diz a respeito. Por esse motivo, iserimos duas citações bem longas, que esclarecem que, na verdade devemos pregar este evangelho a todas as pessoas do planeta. Sendo assim, talvez nos falte ainda realizar muito mais de 90% de nossa comissão. Jamais a concluiremos sem o poder do ESPÍRITO SANTO, isso é óbvio. Ou seja, todos os seres humanos, para que não tenham desculpa de acusar DEUS de não tê-los avisado, todos os que estiverem vivos, devem, até o dia do fechamento da porta da graça, ter ouvido sobre o evangelho e obtido suficiente informaçao para tomarem uma decisão: ou a favor, ou contra JESUS. Então se fecha a prota da graça. Vejamos as duas citações. Elas estão grifadas por mim para facilitar a compreensão dos pontos relevantes para esse estudo.
"Na profecia da destruição de Jerusalém, Cristo disse: "Por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim." Mat. 24:12-14. Esta profecia terá outra vez seu cumprimento. A abundante iniqüidade daquela época encontra seu paralelo nesta geração. Assim será quanto à predição referente à pregação do evangelho. Antes da queda de Jerusalém, Paulo, escrevendo sob inspiração do Espírito Santo, declarou que o evangelho fora pregado a "toda a criatura que há debaixo do Céu". Col. 1:23. Assim agora, antes da vinda do Filho do homem, o evangelho eterno tem que ser pregado a "toda nação, e tribo, e língua, e povo". Apoc. 14:6 e 14. Deus "tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo". Atos 17:31. Cristo nos diz quando terá lugar aquele dia. Ele não diz que todo o mundo se converterá, mas que "este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim". Mat. 24:14. Dando o evangelho ao mundo, está em nosso poder apressar a volta de nosso Senhor. Não nos cabe apenas aguardar, mas apressar o dia de Deus. II Ped. 3:12. Houvesse a igreja de Cristo feito a obra que lhe era designada, como Ele ordenou, o mundo inteiro haveria sido antes advertido, e o Senhor Jesus teria vindo à Terra em poder e grande glória." (Desejado de Todas as Nações, 633 e 634)
"Não levará muito tempo para que todos tenham ouvido a advertência e feito sua decisão. Então virá o fim." (Vida e Ensinos, pág. 220)
"Deus estabeleceu, porém, um dia para o término da história deste mundo. "Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim." Mat. 24:14. A profecia se cumpre rapidamente. Mais, muito mais deve ser dito acerca destes assuntos tremendamente importantes. Perto está o dia em que será decidido para sempre o destino de toda alma." (Fund. da Ed. Cristã, 335 e 336)
Fica, portanto bem claro que o evangelho deve ser pregado às pessoas existentes em todas as nações, povos, tribos e línguas, a todas as pessoas, só entáo virá o fim. Não é só estarmos em todos os países ou grupos de pessoas, mas falarmos a todas as gentes. Fica também claro que com os atuais métodos tal incumbência jamais será cumprida. Precisamos nos consagrar para que o ESPÍRITO SANTO nos dê o poder prometido, então sim, concluiremos o trabalho por um método extremamente simples, tão simples que todos nós ficaremos perplexos como isso funciona tão bem.
Qual é o perfil das pessoas que conluiráo esta tremenda obra? Vejamos:
"Ele suscitará homens que não possuem tanta sabedoria do mundo, mas que estão ligados com Ele, e buscarão conselho e forças do alto." (2TS, 162).
"Quando a alma se rende inteiramente a 'CRISTO', novo poder toma posse do coração. Opera-se uma mudança que o homem não pode absolutamente operar por si mesmo. É uma obra sobrenatural introduzindo um sobrenatural elemento na natureza humana. A alma se rende a 'CRISTO', torna-se Sua fortaleza, mantida por Ele num revoltoso mundo... Uma alma assim guardada pelos seres celestes, é inexpugnável aos assaltos de Satanás." (DTN, 324). "Quando pedis as bênçãos de que necessitais a fim de aperfeiçoar um caráter segundo a imagem de CRISTO', o SENHOR vos garante que pedis em harmonia com uma promessa que se cumprirá." (MDC, 130).
"Homens humildes, armados unicamente com a Palavra da verdade, resistiram aos ataques de homens de saber, que, com surpresa e ira, perceberam a ineficácia de seus eloqüentes sofismas contra o raciocínio simples, direto, daqueles que eram versados nas Escrituras ao invés de sê-lo nas subtilezas filosóficas." (GC, 455).
"Vi que os santos deverão ter uma compreensão completa da verdade presente, a qual serão obrigados a manter pelas escrituras." (PE, 262). "Devemos examinar bem o fundamento de nossa esperança; pois teremos de dar uma razão da mesma pelas escrituras." (PE, 262). "Ao se avolumarem as trevas e o erro aumentar, devemos alcançar mais completo conhecimento da verdade e estar preparados para sustentar nossa posição das escrituras." (PE, 104-105). "Quando o tempo de prova vier, revelar-se-ão os que fizeram da Palavra de Deus sua regra de vida." (GC, 602). "Lealdade para com 'DEUS', fé no invisível – foram a âncora de José. Nisto se encontrava o segredo de seu poder." (Ed, 53).
"Sua recreação estará na contemplação do seu tesouro – a Cidade Santa, a Nova Terra, seu eterno lar. E enquanto se demoram nessas coisas que são elevadas, puras, santas, o Céu se aproximará deles, e sentirão o poder do Espírito Santo, e isto tenderá a desabituá-los cada vez mais do mundo e fará que sua consolação e principal gozo esteja nas coisas do Céu, seu amorável lar." (PE, 112-113).
"'DEUS' pode soprar nova vida em toda a alma que sinceramente deseja servi-Lo, ou pode tocar nos seus lábios com a brasa viva do altar para fazer essa pessoa eloqüente para Seu louvor. Milhares de vozes serão imbuídas com poder para falar de forma impressionante sobre as maravilhosas verdades da Palavra de 'DEUS'. O gago se tornará desembaraçado e o tímido mostrará a maior coragem de testemunhar da verdade. Oxalá seja permitido a 'DEUS' ajudar Seu povo a purificar o templo da alma de toda impureza, e manter estrita comunhão com Ele, tornando-se recipientes da chuva serôdia quando ela for derramada. (EGW, SDABC, vol. 6, p. 1055).
"O Senhor tem seus servos fiéis, que hão de se revelar no tempo de sacudidura e prova. Há elementos preciosos, hoje ocultos, que não dobraram os joelhos a Baal. Não tiveram [ainda] luz como a que tem estado a brilhar sobre vós, em chama concentrada. Mas pode sob um rude e não convidativo exterior revelar-se o puro brilho de um genuíno caráter cristão." (5T, 80; SC, 49 e EF, 156).
"...aqueles que, com fervor e oração estavam perturbados por terem descoberto ser transgressores da lei de 'DEUS', foram abençoados e seus rostos se iluminaram de esperança e alegria. Uniram-se à obra do terceiro anjo e alçaram suas vozes para proclamar a solene advertência. Poucos, porém, a receberam a princípio; contudo, os fiéis continuaram a proclamar a mensagem com energia. Vi então muitos abraçarem a mensagem do terceiro anjo, e unir suas vozes com aqueles que primeiro tinham dado a advertência e honrado a 'DEUS' observando Seu dia de descanso santificado." (PE, 256).
"A mensagem há de ser levada não tanto por argumentos como pela convicção profunda do Espírito de 'DEUS'. Os argumentos foram apresentados. A semente foi semeada e agora brotará e frutificará." (GC, 612; EF, 183). "E ao falarem esses obreiros acerca da verdade e a porem em prática e orarem por seu progresso, 'DEUS' comoverá os corações." (3TS, 335). "Os homens serão em breve forçados a tomar grandes decisões [aqui se refere à controvérsia entre o sábado e a imposição do domingo], e nosso dever é cuidar de que lhes seja proporcionada a oportunidades de compreenderem a verdade, a fim de que se decidam inteligentemente pelo direito." (3TS, 345).
"Servos de 'DEUS', com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será a mensagem dada a advertência. Operar-se-hão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes. Satanás também opera com prodígios de mentira, fazendo mesmo descer fogo do céu, à vista dos homens. (Apoc. 13:13) Assim os habitantes da terra serão levados a decidir-se." (GC, 612; EF, 175, ver HR, 401).
"Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo. Ao chegar o tempo para que ela seja dada com o máximo poder [após o decreto dominical], o Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagraram ao Seu serviço. O obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que 'DEUS' lhes dá" (...) Os pecados de Babilônia ... tudo será desmascarado." (GC, 606).
"'DEUS' realizará uma obra em nosso tempo que poucos esperam. Ele suscitará e exaltará entre nós os que são mais adestrados pela unção de Seu Espírito, do que pelo preparo exterior de instituições científicas. Estes meios não devem ser desprezados ou condenados; eles são ordenados por 'DEUS', mas só podem fornecer as habilitações exteriores. 'DEUS' mostrará que não depende de seres humanos instruídos e cheios de si." (5T, 80 e 82; EF, 176).
"O conhecimento da verdade depende, não tanto da capacidade intelectual como da pureza de propósito, da simplicidade de uma fé sincera e confiante." (PJ, 59).
"Aquele que se entrega inteiramente a 'DEUS', será guiado pela mão divina. Poderá ser humilde e aparentemente não dotado de dons; contudo, se com coração amante e confiante obedecer a toda manifestação da vontade de 'DEUS', suas faculdades serão purificadas." (AA, 283).
"Muitos prezarão a sabedoria de 'DEUS' acima de qualquer vantagem terrestre, e obedecerão à Palavra de 'DEUS' como a norma suprema. Estes serão conduzidos a grande luz. Estes chegarão ao conhecimento da verdade, e procurarão levar esta luz da verdade aos seus conhecidos que, assim como eles, estão ansiosos pela verdade." (3ME, 422).
"'DEUS' quer homens de talento e bom juízo, capazes de pesar os argumentos, homens que cavem, em busca da verdade como de tesouros escondidos. (...) Aqueles cuja piedade é superficial, e que têm grande ambição de ser considerados os primeiros e melhores, não são os homens para este tempo. Os que pensam mais em sua própria vontade do que na causa, não são necessários." (2TS, 226).
"O homem iletrado que é consagrado a 'DEUS' e aspira a abençoar a outros, pode ser e é utilizado pelo SENHOR em Seu serviço. Mas os que, com o mesmo espírito de consagração, tiveram o benefício de uma instrução completa, podem fazer obra muito mais extensa para 'CRISTO'. Estão em posição vantajosa." (PJ, 333).
"Assim como outrora chamou pescadores para serem Seus discípulos, Ele suscitará dentre o povo comum a homens e mulheres que realizem Sua obra. Em breve haverá um avivamento que surpreenderá a muitos. Os que não percebem a necessidade do que deve ser feito serão passados por alto, e os mensageiros celestiais trabalharão com os que são chamados de pessoas comuns, habilitando-as a levar a verdade para muitos lugares. (15MR, 312; EF, 175 e 176).
"Mas o grande inimigo está continuamente procurando destruir a obra das mãos de 'DEUS', e homens de cultura e inteligência são chamados a combater-lhe o cruel poder. Necessitam-se de mais homens da devida espécie, que se consagrem a esta profissão. Façam-se diligentes esforços para induzir homens de aptidão a se habilitarem para esta obra. Devem ser homens cujo caráter esteja baseado nos largos princípios da palavra de 'DEUS' – homens dotados de natural energia, força e perseverança que os habilitem a atingir elevada norma de excelência." (2TS, 146).
"[O Senhor] convidará homens a que deixem o arado e outras ocupações para fazerem soar a última advertência para as almas que perecem. Muitas maneiras há de trabalhar para o Mestre; o grande Instrutor despertará a inteligência desses obreiros e lhes fará ver em Sua Palavra coisas maravilhosas." (3TS, 369).
- Terça-feira: Uma igreja que testemunha
Em suma, qual é o evangelho eterno que JESUS nos incumbiu de pregar? São três mensagens, em síntese, a saber, estas:
a) "Adorai aquele que fez";
b) Caiu, caiu Babilônia;
c) Ai daquele que adora a besta e recebe a sua marca (o domingo imposto por força de lei)
Essa é a nossa mensagem para o fim. Perceba que ela é bem simples, mas completa em si. Define a quem adorar, anuncia a queda da organização inimiga, e alerta contra a marca de adoração a satanás. Ela é uma mensagem eterna. Por quê eterna? Pelo seguinte: a adoração sempre foi e será somente ao DEUS Criador. Babilônia será destruída para sempre, e antes disso, ela cairá pelo poder da pregação da primeira mensagem. E, os adoradores da besta terão um fim eterno, esta também é uma informação eterna. Ou seja, as três mensagens são infalíveis, tem efeito eterno, são a palavra de DEUS, jamais passarão nem serão alteradas.
É isso que a igreja deve testemunhar. Ou seja, a igreja deve ensinar e viver exatamente de acordo como ensina. Esse é o nosso grande desafio.
Quando a Bíblia se refere a um anjo voando pelo meio do Céu, anunciando com grande voz, está com isso simbolizando seres humanos, como anjos, anunciando essas mensagens ao mundo. Por que a Bíblia utiliza a figura de anjos? Por algumas razões óbvias. Os anjos são seres obedientes, puros, humildes, não pertencentes a esse mundo, não comprometidos no plano de salvação para esse mundo. Eles são seres muito dedicados, fiéis, reverentes, adoradores a DEUS, e não se desviam para a esquerda (liberalismo) nem para a direita (fanatismo). São seres equilibrados que levam a mensagem com amor, embora em alta velocidade. Eles tem poder imenso, são dotados do poder de DEUS. Portanto, nada melhor do que anjos para simbolizar o perfil das últimas testemunhas de DEUS para alertar o mundo sobre a breve volta de JESUS. Como anjos, assim serão as últimas testemunhas de DEUS para este mundo. Não é de admirar que no final todos os seres humanos envolvidos no plano de salvação serão profetas (Joel 2:28 e 29; Atos 2:17 e 18). Tente imaginar o poder da obra dos servos de DEUS sendo todos eles profetas como foi Elias, Eliseu ou João Batista, por exemplo. Pense um pouco no poder da obra. Vamos apenas supor que após a sacudidura reste um milhão de servos fiéis, agora, todos eles profetas. Suponha que, pelo poderosíssimo trabalho destes, logo se agreguem outros 10 milhões de adeptos que vieram pelo convite de Apoc. 18:4. O mundo com 10, 20, 30 ou mais milhões de profetas com o poder de Elias! É por algo assim que a comissão será concluída.
Veja só como DEUS concluirá a obra aqui na Terra: "Permiti-me dizer-vos que o Senhor trabalhará nesta última obra de um modo muito fora da comum ordem de coisas e de um modo que será contrário a qualquer planejamento humano. Haverá entre nós os que sempre desejarão dominar a obra de Deus, para ditar até que movimentos se farão quando a obra avançar sob a orientação do anjo que se une ao terceiro anjo na mensagem a ser dada ao mundo. Deus usará maneiras e meios pelos quais se verá que Ele está tomando as rédeas em Suas próprias mãos. Surpreender-se-ão os obreiros com os meios simples que Ele usará para efetuar e aperfeiçoar sua obra de justiça. Aqueles que são considerados bons obreiros, necessitarão apegar-se mais a Deus, necessitarão do toque divino. Precisarão beber de maneira mais profunda e contínua da fonte da água viva, a fim de poderem discernir a obra de Deus em cada ponto. Podem os obreiros cometer enganos, mas vós lhes devíeis dar uma oportunidade de corrigir seus erros, dar-lhes a oportunidade de aprender a acautelar-se deixando a obra em suas mãos" (Test. p/ Min. e Ob. Ev., 299 e 300, grifos acrescentados).
- Quarta-feira: Testemunho pessoal
O que é a Igreja de CRISTO? Fácil saber: é o corpo de CRISTO. Portanto, a Igreja não pode ser a sua estrutura física, e sim, o conjunto das pessoas que decidiram pertencer a ela, o corpo de CRISTO. Estrutura física não é corpo, quando muito, serve de abrigo ao corpo. Assim sendo, como num corpo cada membro é diferente, e tem funções diferentes, os membros são diferentes e tem funções diferentes. O interessante e bonito é que no conjunto dessas diferenças forma-se um corpo completo, harmonioso, e capaz de agir sob o comando da cabeça que é CRISTO. Assim na igreja temos os apóstolos, os profetas, os mestres (professores), os que operam milagres, os que curam, os que socorrem, os que lideram, os que falam línguas, e tem ainda muitas outras funções modernas. Uma delas, que tem atraído muitos jovens, é a informática e a internet. É cada vez maior o número de jovens fazendo excelente trabalho por esse meio. Como viajo a muitos lugares para pregar, nesses últimos dois anos tenho percebido algo que entusiasma: jovens assumindo atividades nas igrejas. Isso acontece em muitos lugares. E são jovens e adolescentes com um zelo pelos princípios imutáveis que é de admirar. Esse talvez seja um dos principais sinais de que estamos de fato no fim. Imagine jovens zelosos, fiéis a CRISTO, recebendo o poder do ESPÍRITO SANTO, e puxando a igreja para frente! Agora sim, a igreja está reavivando já em muitos lugares.
Esses dons que DEUS concede aos membros são para o aperfeiçoamento da igreja, o corpo de CRISTO, Ele que é a pedra angular, o nosso fundamento. É importante isso, CRISTO é o nosso exemplo. Devemos olhar para Ele e imitá-Lo. Como se faz isto? Lendo nos 4 evangelhos como Ele vivia, e tirando dali os princípios e vivendo-os hoje, como se nós fossemos CRISTO.
Mas quem nos ajudará a imitarmos a CRISTO? O ESPÍRITO SANTO, pois Ele é quem nos está ensinando todas as coisas que precisamos saber, e nos fará lembrar o que nos ensinou, e mais, nos dará poder para por nosso meio o Céu influenciar muitas pessoas de bom coração a se interessarem por CRISTO (João 14:26 e Atos 1:8 e 2:1-4). Então cresceremos na graça e no conhecimento do nosso Senhor JESUS (2Ped. 2:18).
Agora muito importante: só pertenceremos à Igreja de CRISTO se nos tivermos entregue totalmente a Ele, e se Ele nos estiver transformando todos os dias. Para isto precisamos viver como Enoque. Ele possuía 4 características: O tempo todo tinha a noção que DEUS estava junto com ele (assim muda o comportamento de uma pessoa, ninguém faz certas coisas se souber que DEUS está por ali); Confiava em DEUS, isto é, tinha fé; orava para tudo o que precisava fazer e; ensinava as pessoas sobre CRISTO. Essa é a receita para se ter a vida transformada por DEUS.
Só levantar-se chorando, em apelos não muda o caráter de uma pessoa. Isso é apenas uma decisão, que minutos depois pode não valer mais nada. Precisa dar uma chance a CRISTO de mudar a vida. Para dar essa chance, Enoque tem a receita.
- Quinta-feira: Compartilhando o Senhor
O que quer dizer esse título: compartilhando o Senhor? Ele dá a entender que significa dizer a outros sobre aqu'Ele em quem cremos. E é isso mesmo. Mas dizer a outros é a parte mais fácil e também a menos eficaz. Só dizer, só pregar, só dar estudos bíblicos, sem o poder do ESPÍRITO SANTO, pouco ou quase nenhum resultado pode produzir. Bem pelo contrário, até pode enganar as pessoas. Portanto, é preciso dizer, pregar e ensinar, mas não pode ficar só nisso, não podemos fazer essas coisas sem o poder transformador do ESPÍRITO SANTO.
E como se fazem todas essas coisas com esse poder transformador? Antes de pregarmos e de ensinarmos, em nós mesmos deve ter-se iniciado o processo de transformação por esse poder. Jamais deveria acontecer de aventurarmos de cumprir o IDE de JESUS e nem nós nos termos entregue a JESUS para nos transformar. Nesses casos o que estaremos fazendo é uma mera transmissão de conhecimento formal para outros, e mais nada. O nosso testemunho, que é a parte do poder para as nossas palavras, não complementa o trabalho, e se ele resulta em batismos (quando chega a tanto) esses batismos geralmente resultam em evasão posterior. Faltou o poder do ESPÍRITO SANTO, e esse poder se revela não por palavras, mas pelo testemunho. Ou seja, faça o que eu digo seguindo o meu exemplo de vida, como se eu fosse JESUS.
Está acontecendo muito a seguinte prática: "em venho como estou". E isso está correto, não pode esperar tornar-se uma pessoa transformada para vir a CRISTO. Porém, o problema que acontece vem depois, a pessoa "continua como veio". Assim há muitos, a maioria de nós, viemos a CRISTO como estamos (correto) mas continuamos tentando estar com CRISTO como viemos. Isso é um engano, é morrer dentro da igreja. Não está ocorrendo a transformação. A pessoa só está na igreja, mas não é a igreja, não faz parte do corpo de CRISTO, é um corpo estranho. Assim sendo, seu testemunho diz aos outros: vocês podem fazer como eu faço, podem levar uma vida sem transformação. E assim a igreja fica morna. O mundanismo acha portas abertas para entrar, pois não está havendo transformação. Algo assim resulta, quando muito, em pregação sem poder.
O que devemos afinal pregar? Sim, CRISTO crucificado (como diz em I Cor. 1:23), mas um CRISTO crucificado do ponto de vista do bom ladrão, esse sim, que ali mesmo foi transformado por se ter entregue a JESUS.
Tendo-nos nós mesmos entregues a JESUS sem reserva, então ocorrerá a transformação, ocorrerão coisas em nossa vida que nós mesmos nos sentiremos admirados pelas mudanças. Aí a mensagem que pregarmos virá acompanhada de poder, e pelo nosso próprio testemunho poderoso, ela atrairá pessoas a entrarem em nossa igreja e a ficarem nela, pois não só foram convencidas pela verdade, elas vêem ali dentro o estilo saudável de vida de cidadãos de outro reino.
Como se faz essa entrega? Como Enoque, todos os dias, e em todos os momentos durante cada dia. Devemos nos habituar a saber que DEUS está bem ali, ao nosso lado. Aí sim nosso caráter começa a mudar.
- Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Tente imaginar o mundo sem a Igreja de CRISTO. Poderíamos imaginar três cenários. No primeiro, como seria o mundo somente com religiões pagãs. No segundo, como seria o mundo incluindo o cristianismo, mas sem os adventistas, que seguem a Bíblia. E no terceiro cenário, não precisa imaginar, vemos o mundo como ele é hoje, com os adventistas, os demais cristãos e também os, judeus, os muçulmanos e os pagãos.
Qual seria a situação do mundo no primeiro cenário? Bem, os pagãos seriam diferentes, pois eles incluíram alguns princípios de vida do cristianismo. Teríamos um mundo sob o controle dos deuses que não são deuses, ou seja, sob o controle mais intenso de satanás.
No segundo cenário, teríamos um cristianismo rumando em direção ao paganismo, ou já teria chegado lá.
No terceiro cenário, que é a realidade, vemos DEUS influenciando o mundo por meio de Seus princípios, que se encontram na Bíblia. E na medida em que O ESPÍRITO SANTO dá poder à igreja, o mundo vai sendo fortemente influenciado para mudanças. Muitos se arrependem de suas maldades e se tornam cidadãos em processo de transformação. Há, portanto, por meio da Igreja Adventista uma influência para melhor no mundo. Essa influência se tornará em extremo poderosa nos dias finais, após a forte sacudidura nessa igreja, quando o trigo dentro dela for promovido a profetas, como JESUS e os discípulos foram.
Então, para que existe a IASD? Para ensinar o caminho da salvação a todo mundo, afim de que todas as pessoas do mundo possam tomar uma decisão, a quem querem servir, se ao DEUS Criador, se a satanás, o não-criador. A igreja não salva ninguém, mas ensina o caminho para chegar até a quem pode salvar: JESUS CRISTO. Esta igreja ensina o caminho verdadeiro que leva a JESUS, é um caminho estreito nesse mundo, mas muito largo na Nova Terra. Outros enganam, ensinando um caminho largo nesse mundo, mas que depois resulta num caminho tão estreito que significa a inexistência eterna.
escrito entre: 17/05/2009 a 22/05/009 - corrigido em 22/05/2009
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.