Estudos da Bíblia: Segundo Trimestre de 2009
Tema geral: As epístolas do amado – 1, 2 e 3
Estudo nº 06 – Andando na luz – Rejeitando os anticristos
Semana de 1º/08/08/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
"Ser-me-eis santos, porque Eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus" (Lev. 20:26).
Verso para memorizar: "Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai" (I João 2:23).
- Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
Falsos ensinos sempre houve. O primeiro falso ensino foi dado por Lúcifer, ainda no Jardim do Éden, para enganar Adão e Eva. Ali mesmo Lúcifer se passou como um anticristo. Essa palavra aparece quatro vezes na Bíblia, nas cartas de João (I João 2:18 , 2:22 , 4:3 e II João 1:7). Esse termo vem do grego e significa opositor a CRISTO, ou espírito de oposição aos ensinamentos de CRISTO. Pode ser tão sutil que esteja fazendo parte do povo de CRISTO, ou seja um grande líder, ou esteja em lugar de CRISTO se fazendo passar como CRISTO, no entanto, sempre estará de alguma forma negando CRISTO, o Filho, ou a santidade do ESPÍRITO SANTO, oo mesmo se opondo contra a existência de DEUS. Isso quer dizer que o inimigo de CRISTO, nesses dias finais, aparecerá como grande amigo de CRISTO, porém, pregando coisas que CRISTO mesmo jamais ensinou. Assim já foi no passado, antes da destruição de Jerusalém. Por isso naquele tempo já era a última hora, e hoje também, pois estamos na iminência da vinda do verdadeiro CRISTO pela segunda vez.
Nesta semana estudaremos esse assunto. Devemos entendê-lo, pois estamos exatamente nos dias em que aparecerão muitos anticristos, uns de dentrto da igreja de JESUS, outros vindos de fora, mas todos dispostos a enganar as pessoas para que adorem de modo diferente da que CRISTO ensinou.
- Primeiro dia: "A última Hora" (I João 2:18)
"Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora" (I João 2:18, NVI). Precisamos aqui saber duas coisas: o que quer dizer "última hora" e o que fazem esses anticristos.
Se retrocedermos até a estátua de Nabucodonosor, que está em Daniel cap. 2, veremos que desde o século IV DC, com a queda do Império Romano, estamos nos pés e dedos dela. E é sobre os dedos que cai a pedra que vem do Céu, que é a segunda vinda de CRISTO. Portanto, de acordo com a profecia dessa estátua, estamos no final dela, pois após os dedos ocorre a segunda vinda de CRISTO. Ou seja, desde que CRISTO voltou para o Céu, os seus servos aguardam a Sua segunda vinda, por isso, estes são os últimos dias.
Então temos as profecias complementares da estátua, em Daniel cap. 7 e cap. 8. Ali vemos os atores que participam do grande conflito após a passagem de JESUS aqui na Terra. Vemos a ponta pequena que se engrandeceu contra o povo de DEUS, numa sucessão de guerras tremendas que visaram eliminar esse povo. Esse é o conflito do tempo do fim, que teve início com a primeira vinda de CRISTO. Até JESUS vir pela primeira vez a esta Terra passaram-se 4.000 anos, portanto, os restantes 2.000 anos são os últimos, pela Bíblia chamados os últimos dias, sendo aqueles os primeiros dias. E nesses últimos dias coisas impressionantes iriam acontecer na guerra entre satanás e CRISTO, envolvendo os seus seguidores. O principal acontecimento desses dias será a manifestação do anticristo e de muitos anticristos.
Agora quem é esse anticristo, e quem são os anticristos? Vamos usar uma definição bem prática, e de fácil entendimento. Anticristo é alguém que se coloca em lugar de CRISTO, mas contra CRISTO. Portanto, é alguém que combate a CRISTO, mas quer dar a entender que faz o contrário, quer dar a entender que é aliado de CRISTO. Ou seja, é alguém que engana, e o faz deliberadamente, sabe o que está fazendo, tem consciência de estar tentando enganar o povo de DEUS, e a todos os demais.
Qual é o anticristo maior? É o próprio satanás, que se rebelou contra CRISTO desde antes da fundação deste mundo. Ele não se apresenta como o inimigo de CRISTO, mas suas ações são de um aparente inimigo. Por exemplo, no Jardim do Éden, ele não atacou a DEUS, mas tentou fazer uma espécie de nova revelação sobre a vida, e que DEUS não teria feito. É alguém que procura dissimuladamente aperfeiçoar a doutrina de DEUS para a Sua adoração, e assim, na verdade, ele está mudando a adoração para outro ser, pare ele mesmo. Também é alguém que busca, por estratagemas, levar as pessoas a não obedecerem a DEUS, mas geralmente essas pessoas são levadas a pensar que O obedecem. No final esse satanás se fará passar como sendo CRISTO, que teria vindo à Terra, pregando coisas que CRISTO nunca disse, negando a verdade bíblica.
Temos que perceber que o anticristo tem uma questão crucial relacionada com a adoração. Outras questões são apenas detalhes, a adoração é a questão central. E essa questão foi o motivo das grandes e tremendas perseguições dos últimos dias, dentre eles, os mais acentuados durante os 1.260 anos de supremacia papal. Será a questão de uma tremenda controvérsia no desfecho do grande conflito, entre o decreto dominical e o fechamento da porta da graça, período que conhecemos por Alto Clamor.
Mas há outros anticristos, não é só satanás. Os seus anjos também são seres deliberadamente contra CRISTO. Mas também satanás conta com seres humanos. Dentre eles, se destacam como poder impressionante, o papa e sua Cúria romana, que dominavam sobre a Terra durante a Idade Média, e atualmente buscam ter seu poder de volta. Estes anticristos se fazem passar como grandes aliados do Salvador, no entanto, com muito sutileza, colocam Maria, mãe de JESUS, em Seu lugar, para interceder pelas pessoas. Maria certamente foi uma santa mulher, mas ela não morreu em lugar dos pecadores, assim como nem DEUS Pai morreu em nosso lugar. Só quem foi morto em nosso lugar, e que ressuscitou pode nos salvar, e pode ser o nosso Sumo Sacerdote. Colocam também em lugar de CRISTO uma multidão de santos, todos já mortos, para cuidarem dos vivos aqui na Terra.
Nesses últimos dias surgiram muitos outros anticristos. São na verdade aliados do real anticristo que é satanás. São seus agentes, sabem o que estão fazendo, agem deliberadamente, não são enganados, mas enganam. São seres humanos, agentes de satanás, mas não parecem ser. Estão infiltrados em todas as igrejas, inclusive na Igreja Adventista. Eles são os responsáveis pelo falso reavivamento que domina o mundo ocidental principalmente, desde o início do século XX. Esses agentes do anticristo fundaram muitas igrejas que fazem milagres, que falam línguas estranhas e estáticas (pronúncia de sons monossilábicos sem informação e nem conhecimento, nem comunicação alguma). Essas igrejas estão sempre lotadas pois o povo busca resultados imediatos, curas e soluções para seus problemas. Ali se procedem muitos milagres, mas sempre segundo o poder de satanás simulando ser o poder de DEUS. São os sinais e maravilhas do poder do inimigo, e milhões estão caindo nas ciladas do inimigo.
E ainda temos um outro tipo de anticristo, aqueles agentes de satanás que saem de dentro do próprio povo de DEUS. Estes são os mais perigosos, pois são pertencentes ao rol de membros do povo de DEUS, atuam normalmente nas programações espirituais desse povo, mas, dissimuladamente agem contra esse povo, em específico, contra a adoração que DEUS estabeleceu. Passam praticamente imperceptíveis. E temos que ficar atentos, e identificá-los, o que nem sempre é fácil. A regra de ouro para saber quem são eles é: agem conforme está escrito? Se não agem assim, temos que ter cuidado, pois podem ser anticristos. Vamos a alguns exemplos do que fazem esses agentes do anticristo:
· Pessoas que tem vasto conhecimento para diferenciar o mundanismo do que DEUS deseja, mas que, deliberadamente adotam o mundanismo, assim servindo de exemplo a outros para que também se desviem do caminho de CRISTO. Pelo seu mau testemunho trabalham contra CRISTO, e muitos assim se perderão. Estão sempre a dizer: DEUS não é tão exigente, Ele perdoa tudo, não há necessidade de sermos tão rigorosos e zelosos.
· Pessoas que se empenham em atacar abertamente a igreja, especialmente na mídia, denegrindo a sua imagem perante o grande público, para que assim muitos se percam.
· Outros que desenvolvem doutrinas falsas em lugar das verdadeiras, como é o caso da negação da Trindade (como já houve a negação da divindade de CRISTO nos tempos antigos). Ocorre que nesses dias finais o ESPÍRITO SANTO será (já está sendo) derramado para tornar todos os servos fiéis em profetas (vede Joel 2:28 e 29 e Atos 2:17 e 18) para a conclusão da grande obra de pregação do evangelho a todo ser humano, pois, como Ele o faria se não fosse DEUS, daí não tendo o poder da onipresença?
· Há também os que procuram dividir a igreja por meio de intrigas, fofocas, etc. enfraquecendo o culto e a missão.
· E aqueles que dizem até em púlpito que agora DEUS não é mais tão exigente, que devemos adotar coisas das culturas do mundo, que devemos atrair as pessoas do mundo facilitando que entrem (e se percam dentro da igreja, e levem outros a assim se perderem) – esses são os liberais, em oposição dos radicais conservadores.
· Há os que estão introduzindo a música do Ecumenismo e da Globalização da adoração na igreja, a música de ritmo rock, (gospel), dizendo que assim atraem muitas pessoas que de outra forma não viriam. Esse é o falso reavivamento agora dentro da igreja do povo de DEUS, a última tentativa de impedir o derramamento do verdadeiro poder do ESPÍRITO SANTO, que não necessita de recursos do mundo para realizar seu trabalho. Esse falso reavivamento virá, e já está ai, um pouco antes do verdadeiro reavivamento, que também já iniciou. No embate entre os dois, CRISTO sacudirá a igreja por meio do decreto dominical emitido pelo pai dos anticristos, satanás, então se derramará sobre os restantes, fiéis e zelosos, o poder do alto, e todos serão como foi Elias em seu tempo, poderosos com poder autêntico do alto.
Pois bem há muitos agentes do anticristos dentro da igreja. E devemos ter grande cuidado para nós mesmos não nos tornarmos um deles. Atente, aqueles que são enganados por esses agentes não fazem parte dos anticristos, mas aqueles que já conhecem bem os nossos princípios ou aqueles que deveriam conhecer mas se furtam disso, e agem deliberadamente contra os princípios escritos pelos profetas para sabermos qual a vontade de DEUS para nós, esses se tornam agentes do anticristo. Devemos sempre ter em mente a regra de falar e agir conforme o que está escrito, e com equilíbrio, sabendo ainda que nós nada temos a ver com métodos do mundo para servir a DEUS. DEUS tem os Seus métodos, e são estes que devemos adotar. São métodos bem simples, mas que com o poder do ESPÍRITO SANTO, tornam-se eficazes para concluir a obra gigantesca que temos pela frente.
- Segunda-feira: A vinda dos anticristos (I João 2:18, 19, 22 e 23)
É importante conhecermos as caracteírticas do anticristo. São dois motivos: para os identificarmos e para que nós mesmos não nos tornemos um deles. Como já dissemos ontem, o chefe dos anticristos é satanás. "Mas o verdadeiro líder de toda essa rebelião é Satanás, vestido como anjo de luz. / Os homens serão enganados e exaltá-lo-ão ao lugar de Deus, e deificá-lo-ão" (Evangelismo, 3665 e 366, grifos acrescentados). Os anticristos imediatos são seus anjos. Após estes, na hierarquia, seguem os seres humanos que se colocam em lugar de CRISTO, e agem como se fossem Ele. O chefe humano dos anticristos é o papa, o "homem da iniquidade" (II Tess. 2:3 e 9) eles definem como deve ser o culto; mudam a adoração; mudam os mandamentos; mudam o dia santo de DEUS; perdoam pecados em lugar de CRISTO; concedem cadeiras e lotes no Céu por dinheiro; decretam quem é santo apos morrer; e que supostamente está no Céu; perseguem quem segue os escritos da Bíblia; querem eliminar o povo de DEUS; emitem decretos contra o dia santo de DEUS; estabelecem rituais não bíblicos como a missa e a eucaristia; trocam a itnercessão de CRISTO por Sua mãe (já falecida); trocam a verdade bíblica pela tradição dos filósifos antigos; e, o mais incrível, decretam que o papa é infalível, como se fosse igual a DEUS, e fazem muito mais. Em tudo isso eles combatem a CRISTO, negam a eficácia de Seu sacrifício e tornam em mentira o Seu evangelho. É um poderoso sistema de engano que qualquer pessoa pode descobrir se tão somente ler a Palavra de DEUS, a Bíblia, e não precisa de mais nada. Sobre esse sistema de poder do anticristo podeis ler na Bíblia em: II Tess. 2:3 a 9; Mateus 24:4 , 5, 23 e 24; Dan. 7:7, 8, 25 a 27; Apoc. 13 sobre a 1ª e a 2ª besta.
Mas satanás tem também seus agentes infiltrados em quase todos os lugares. Eles trabalham para o anticristo, e são por João chamados de anticristos, muitos deles vindos de dentro do próprio povo de DEUS, nele infiltrados como fazendo parte desse povo. Mas não são do povo de DEUS, porém, parecem ser. Como eles agirão, como podemos identificá-los? Vejamos alguns textos de Ellen G. White. Os textos estão negritados e sublinhados para facilitar o estudo. É assim que tenho o costume de ler e estudar qualquer texto importante, maneira que facilita a compreensão.
ð Elementos humanos que de alguma forma dão a entender que CRISTO demora ainda para voltar, e não é preciso sermos tão vigilantes: "Por meio de agradáveis enganos e mentirosas maravilhas, pode ele continuar a conservá-los sob o seu domínio. Dirige portanto seus anjos para que lancem suas ciladas especialmente para os que aguardam o segundo advento de Cristo e se estão esforçando por observar todos os mandamentos de Deus. (Testemunhos Para Ministros, pág. 472, grifos acrescentados).
ð Eles farão milagres, sinais e maravilhas: "O último grande engano deve logo patentear-se diante de nós. O anticristo vai operar suas obras maravilhosas à nossa vista." (O Grande Conflito, pág. 593, grifos acrescentados). A Palavra de Deus declara que Satanás operará milagres. Fará com que as pessoas fiquem doentes, e depois, de repente removerá delas seu poder satânico. Serão consideradas então como curadas. Essas obras de cura aparente levarão os adventistas do sétimo dia à prova. Muitos que tiveram grande luz deixarão de andar na luz, porque não se tornaram um com Cristo. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 53. Ao nos aproximarmos do fim do tempo, haverá maiores e sempre maiores demonstrações externas do poder pagão; deuses pagãos revelarão seu assinalado poder e se exibirão diante das cidades do mundo. E este plano já começa a cumprir-se. )Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 117 e 118, grifos acrescentados).
ð Eles se tornarão críticos do povo de DEUS: "Cristo é a única verdadeira norma de caráter, e aquele que se põe como padrão para os outros, está-se colocando no lugar de Cristo. E visto haver o Pai dado "ao Filho todo o juízo" (João 5:22), quem quer que presuma julgar os motivos dos outros está outra vez usurpando a prerrogativa do Filho de Deus. Esses supostos juízes e críticos estão se colocando do lado do Anticristo, "o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus". II Tess. 2:4" (Exaltai-O, MM, 1992, 336, grifos acrescentados).
ð Inventam doutrinas novas, ou distorcem as existentes: "Surgirão homens e mulheres proclamando possuir alguma nova luz ou alguma nova revelação, e cuja tendência é abalar a fé nos marcos antigos. Suas doutrinas não resistem à prova da Palavra de Deus. Mesmo assim, almas serão enganadas. Farão circular relatos falsos e alguns serão apanhados pela armadilha. (Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 105-107, grifos acrescentados).
ð Líderes políticos que se aliam ao poder de satanás: "Reis, legisladores e governadores têm colocado sobre si o estigma do anticristo, e são representados pelo dragão que sai a guerrear contra os santos - contra os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus. Em sua inimizade contra o povo de Deus, também se revelam culpados da escolha de Barrabás em vez de Cristo" (A igreja remanescente, 36, grifos acrescentados).
ð Os poderes do anticristo, que são três, o poder romano que é a primeira besta, o poder do falso protestantismo nos Estados Unidos e o poder do espiritismo, sairão aos reis do mundo (já fazem isso) para os congregar contra o povo de DEUS: Terríveis cenas de caráter sobrenatural logo se manifestarão nos céus, como indício do poder dos demônios, operadores de prodígios. Os espíritos diabólicos sairão aos reis da Terra e ao mundo inteiro, para segurá-los no engano, e forçá-los a se unirem a Satanás em sua última luta contra o governo do Céu. Mediante estes agentes, serão enganados tanto governantes como súditos. Levantar-se-ão pessoas pretendendo ser o próprio Cristo e reclamando o título e culto que pertencem ao Redentor do mundo. Efetuarão maravilhosos prodígios de cura, afirmando terem recebido do Céu revelações que contradizem o testemunho das Escrituras. O Grande Conflito, pág. 624. (Maranata, o Senhor vem, MM 1977, Pág. 209, grifos acrescentados).
ð E veja mais o que eles farão: O espírito do anticristo está se desenvolvendo rapidamente. Em breve haverá um tempo em que aqueles que seguem sua natureza humana, que manifestam paixão por supremacia, serão achados do lado errado. O Senhor tem abatido reis, e Ele dirá a todos que, embora professem servi-Lo... fazem uma exibição e se afastam de Seu conselho: "Que fazes para declarar Minha lei, enquanto vives em transgressão?"... (Olhando para o alto, MM 1983, p. 287, grifos acrescentados).
ð Por fim, a principal característica do anticristo, segundo EGW: Aqui o apóstolo indicou uma das mais assinaladas características dos ensinadores espíritas. Eles se recusam a reconhecer a Cristo como o Filho de Deus. Com relação a tais instrutores o amado João declara: "Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai." I João 2:22 e 23. O espiritismo, negando a Cristo, nega tanto ao Pai como ao Filho, e a Bíblia denuncia-o como manifestações do anticristo. (Patriarcas e Profetas, 686, grifos acrescentados).
Veja só, "Satanás está preparando seus enganos para que, na última campanha contra o povo de Deus, não compreendam que é ele" (Maranata, o Senhor vem, MM 1977, Pág. 205, grifos acrescentados). Só mesmo por meio de uma entrega completa a DEUS poderemos resistir ao temporal de enganos que já se abate sobre a Terra, mas que se intensificará até se tornar em uma tempestade sem precedentes desde que satanás tentou Adão e Eva. Mas, se lermos sobre esse assunto, não seremos pegos de surpresa, e se nos apegarmos a nosso Salvador, deixando o mundanismo por completo, seremos com Ele vencedores. www.cristovoltara.com.br
- Terça-feira: Provando os espíritos (I João 4:1 a 6)
Vamos por em destaque I João 2:19 e depois I João 4:5. Vejamos, por partes, o que o profeta está a dizer:
I João 2:19
ð Os falsos cristos saíram de nosso meio;
ð Mas não eram dos nossos [então eram do mundo];
ð Pois não permaneceram conosco;
ð Mas eles se foram [para o mundo]
ð Assim ficou provado que nenhum deles era dos nossos.
I João 4:5
ð Eles procedem do mundo;
ð Por essa razão falam da parte do mundo;
ð E o mundo os ouve.
O que estão dizendo esses versos? É bem fácil entender. Que muitos falsos cristos, ou anticristos, ou agentes do anticristo sairiam dentre o povo de DEUS. Mas João deixa bem claro que são agentes infiltrados ao dizer que, embora tenha saído dentro o povo de DEUS, "não eram dos nossos", ou seja, eles eram do mundo. A prova está que "eles se foram", isto é, saíram da igreja, e foram para o mundo. No final, de duas maneiras esses agentes mostrarão que não são do povo de DEUS, embora tenham seus nomes no rol da igreja. Uma é que eles abandonarão a igreja (isso não quer dizer que os afastados sejam todos agentes do anticristo), para combater a igreja. Eles abandonarão ou serão excluídos. Outra forma que os denuncia é que eles, ou estudam muito as doutrinas para combater a igreja, ou nem estudam, são superficiais, e introduzem deliberadamente o mundanismo de que tanto gostam na igreja. Nisso podemos prová-los, pois, não são dos nossos, embora estejam entre nós.
João ainda diz que eles procedem do mundo, por isso, falam como o mundo fala, e o mundo os ouve. Ou seja, eles se comportam como o mundo, se vestem como o mundo, falam como o mundo, ouvem as coisas que o mundo gosta de ouvir, participam das coisas que o mundo aprecia, enfim, vivem como o mundo, mas, estão dentro da igreja. Estar na igreja não quer dizer o mesmo que ser da igreja. Podemos estar entre um grupo de pessoas, mas podemos não pertencer àquele grupo. É isso que João estava dizendo com "saíram de nós, mas não eram dos nossos". Na verdade, estavam comprometidos com o mundo, e todas as coisas do mundo. Nunca fazem uma entrega completa a DEUS, estão na igreja, mas também estão no mundo, e fazem isso deliberadamente, conscientemente, sabem que estão errados mas não se importam, e criam condições para que outros os sigam. "Satanás tem empenho em que ninguém reconheça a necessidade de se entregar completamente a Deus. Quando, porém, a alma não faz esta oferta de si mesma, o pecado não é renunciado; os apetites e paixões entram a disputar a primazia; tentações várias confundem a consciência, e não tem lugar a conversão legítima. Se todos soubessem avaliar o conflito que cada alma tem de sustentar com os instrumentos satânicos que a buscam enredar, seduzir e iludir, um trabalho mais diligente se faria notar a favor dos que são novos na fé" (Testemunhos Seletos, v. 2, 390, ênfases acrescentadas).
A função dessas pessoas é introduzir o mundo na igreja, e o fazem muito bem, e são bem sucedidos. Assim continuarão até que saiam, ou que sejam por JESUS sacudidos para fora. Então se tornarão nos maiores inimigos da igreja.
Não custa outra vez relembrar a estratégia de satanás para o povo de DEUS nesses dias finais. Para a maioria desse povo satanás está a tentar por meio de mundanismo, as pequenas coisas. E veja o que Ellen G. White tem a dizer sobre isso: "Satanás leva muitos a crer que Deus não toma em consideração sua infidelidade nas pequenas coisas da vida; mas o Senhor mostra, em seu trato com Jacó, que de maneira nenhuma sancionará ou tolerará o mal. Todos os que se esforçam por desculpar ou esconder seus pecados, permitindo que permaneçam nos livros do Céu, sem serem confessados e perdoados, serão vencidos por Satanás. Quanto mais exaltada for a sua profissão, e mais honrada a posição que ocupam, mais ofensiva é a sua conduta à vista de Deus, e mais certa é a vitória de seu grande adversário" (O Grande Conflito, 620, ênfases acrescentadas).
Mas como saber distinguir os espíritos, ou seja, as pessoas, se são ou não são dos nossos, embora estejam entre nós? João responde.
ð Em primeiro lugar, eles, naqueles tempos, negavam a CRISTO. Eles diziam várias coisas em relação a CRISTO, mas não admitiam a realidade, de que Ele era DEUS. Hoje, entre os que estão em nosso meio muitos negam a divindade do ESPÍRITO SANTO. Naqueles tempos antigos, CRISTO realizava uma obra especial de salvação aqui na Terra, hoje o ESPÍRITO SANTO substitui CRISTO, pelo que ele é combatido atualmente como CRISTO foi naqueles tempos.
ð Em segundo lugar, pode-se facilmente ver que estão comprometidos não com a igreja e seus princípios, e sim, com o que vem do mundo, pois amam mais o mundo que a fidelidade a CRISTO. Vivem como se CRISTO fosse tolerante com o mundo, e pregam com o mundo em suas palavras, em seus atos, em sua vida. Pregam a verdade, mas vivem o mundo, o que falam não é o que vivem.
Ou seja, hoje, os mestres de dentro de nossa igreja precisam ser provados. Eles realmente vivem o que pregam? Se sim, então em seu testemunho confessam a CRISTO, e crêem de verdade no Salvador, e estão sendo por Ele transformados. Se não vivem (é nas pequenas coisas que isso se verá), então fazem de conta que seguem a CRISTO, mas eles mesmos testemunham que não é assim. "Disse o anjo: "Deus operará mais e mais rigorosamente a fim de experimentar e provar cada um entre Seu povo." Alguns são prontos em receber um ponto; mas quando Deus os leva a outro ponto difícil, recuam diante dele e ficam para trás, pois acham que isto golpeia diretamente algum ídolo acariciado. Aí têm eles ensejo de ver o que, em seu coração, está excluindo a Jesus. Prezam alguma coisa mais que a verdade, e o coração não está preparado para receber a Jesus. Os indivíduos são experimentados e provados por um espaço de tempo a ver se sacrificarão seus ídolos e darão ouvidos ao conselho da Testemunha Verdadeira. ... Os que satisfazem em todos os pontos e resistem a toda prova, e vencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da Testemunha Verdadeira, e receberão a chuva serôdia, estando assim aptos para a trasladação" (Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 64 e 65, grifos acrescentados).
"Devemos ser como os servos que esperam seu Senhor, não nos abandonando a uma expectativa ociosa, mas trabalhando diligentemente com fé inabalável. Não é tempo agora de ocuparmos a mente com coisas de somenos importância" (Testemunhos Seletos, v2, 152, ênfases acrescentadas).
- Quarta-feira: A unção (I João 2:20, 21 e 27)
Vamos hoje meditar um pouco sobre a unção do ESPÍRITO SANTO. João diz "e vós possuis unção que vem do Santo, e todos tendes conhecimento." Ele está aqui se referindo ao conhecimento da verdade, que os seguidores de CRISTO possuem. Sem esse conhecimento não é possível seguir a CRISTO. A adoração a DEUS é racional, quer dizer, com base em conhecimento, que se encontra na Palavra de DEUS.
A unção do Santo, ou como em outras passagens apontadas pela lição, é do ESPÍRITO SANTO. Quer dizer várias coisas, tais como, a direção de DEUS, a iluminação para a verdade, a compreensão da verdade, a capacitação para obediência (aos que querem), o dom de profecia e da interpretação das profecias, a capacidade de ensinar, e muito mais. Também inclui o selamento (II Cor. 1:21 e 22), que é realização da promessa de termos o ESPÍRITO SANTO em nós (I João 2:24 e 27). Isso quer dizer que, havendo em nós o desejo de sermos fiéis a nosso Salvador, da parte de DEUS nos serão fornecidas as condições para que esse desejo se torne realidade. Isso principalmente nos dias finais, em que o povo de DEUS enfrentará a maior de todas as oposições desde que há pecado por aqui. Veja o que Ellen G. White diz sobre selamento (todos os grifos foram acrescentados):
"Os que vencem o mundo, a carne e o diabo, serão os agraciados que receberão o selo do Deus vivo. Aqueles cujas mãos não são limpas, cujo coração não é puro, não terão o selo do Deus vivo. Os que planejam pecado e o praticam, serão omitidos. Somente os que, em sua atitude diante de Deus, desempenham a parte dos que se arrependem e confessam os pecados no grande dia antitípico da expiação, serão reconhecidos e assinalados como dignos da proteção de Deus. O nome dos que firmemente aguardam, e esperam o aparecimento do Salvador e por ele velam - mais ardorosa e ansiosamente do que os que esperam pela manhã - será contado como dos selados. Aqueles que, embora tendo toda a luz da verdade a lhes brilhar sobre a alma, e devendo ter obras correspondentes a sua profissão de fé, ainda assim são atraídos pelo pecado, construindo ídolos em seu coração, corrompendo sua alma diante de Deus, e contaminando aqueles que com eles se unem no pecado, terão seus nomes apagados do livro da vida, e serão deixados nas trevas da meia-noite, sem óleo nos vasos nem nas lâmpadas. "Mas para vós que temeis o Meu nome nascerá o Sol da Justiça e salvação trará debaixo das Suas asas." Mal. 4:2." (Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos, 445).
O que é o Selo de Deus?
Logo que o povo de Deus estiver selado na fronte - não é algum selo ou marca que pode ser visto, mas a consolidação na verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de modo que não possam ser abalados - logo que o povo de Deus estiver selado e preparado para a sacudidura, ela ocorrerá. Na realidade, já começou.
O selo do Deus vivo é colocado nos que guardam conscienciosamente o sábado do Senhor.
Os que querem ter o selo de Deus na testa precisam guardar o sábado do quarto mandamento.
A verdadeira observância do sábado é o sinal de lealdade a Deus.
De todos os dez preceitos, só o quarto contém o selo do grande Legislador, Criador dos céus e da Terra. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 17.
A observância do memorial do Senhor, o sábado instituído no Éden, o sábado do sétimo dia, é a prova de nossa lealdade a Deus. Carta 94, 1900.
Tão verdadeiramente como foi colocado um sinal sobre as portas das habitações dos hebreus, para proteger o povo contra a ruína geral, será colocado um sinal em cada um dos que pertencem ao povo de Deus. O Senhor declara: "Também lhes dei os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica." Ezeq. 20:12. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 969. (EF, 220 e 221)
É chegado o tempo em que podemos esperar que o Senhor faça grandes coisas por nós. Nossos esforços não devem afrouxar nem enfraquecer. Devemos crescer em graça e no conhecimento do Senhor. Antes de a obra encerrar-se e terminar o selamento do povo de Deus, receberemos o derramamento do Espírito de Deus. Anjos do Céu, encontrar-se-ão em nosso meio. O presente é um tempo de adaptação para o Céu, quando precisamos andar em inteira obediência a todos os mandamentos de Deus. Carta 30, 1907. (ME, 111)
O Tempo da Graça Terminará Quando For Concluído o Selamento
Pouco antes de entrarmos...[no tempo de angústia], todos nós recebemos o selo do Deus vivo. Então eu vi os quatro anjos deixarem de segurar os quatro ventos. E vi fomes, epidemias e espada, nação se levantando contra nação e o mundo inteiro em confusão. (EF, 228 e 229) www.cristovoltara.com.br
- Quinta-feira: Permanecendo n'Ele
O estudo de hoje deve ser entendido com profundidade, pois ele é simplesmente sublime. Tem a ver com intimidade. DEUS é o Ser mais desejoso de ser íntimo com todas as criaturas. E Ele tem uma capacidade indescritível para amar, e se fazer íntimo com Suas criaturas. Ele cria para amar.
Mas nessa Terra a intimidade foi fortemente atingida pelo poder do ódio, por meio da rebelião e pecado. Não há como sermos íntimos na intensidade como DEUS nos fez originalmente se não formos puro amor. Nessa terra, os casais que mais se amam podem talvez representar uma pálida idéia do que é a intimidade do amor entre os seres não caídos. Aqui, em geral, as pessoas não sabem amar nem sabem ser amadas, portanto, não sabem ser felizes, nem sabem fazer os outros felizes. Para que sejamos íntimos entre nós, primeiro devemos aprender a sermos íntimos com a fonte do amor que é DEUS.
E como sermos íntimos com DEUS? Obedecendo a Sua palavra. E na palavra de DEUS, a parte mais significativa do amor de DEUS são os Seus mandamentos. E dos mandamentos o que mais significa intimidade é o quarto mandamento. É ele que define que nada se faça no dia de sábado senão que nos dediquemos a DEUS, para O amar. É o dia da comunhão com DEUS, e Ele conosco. Então, se fizermos isso, nesse e nos demais dias também seremos capazes de sermos íntimos com nosso semelhante. Assim está escrito: "se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço" (João 15:10). Os mandamentos de DEUS são a fórmula para vivermos de bem com todos os seres racionais, para sermos felizes, para sempre e eternamente.
- Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
"Paulo, em sua Segunda Epístola aos Tessalonicenses, exorta a estarmos alerta e não nos afastarmos da fé. Ele está falando da vinda de Cristo como um evento que ocorrerá imediatamente após o trabalho de Satanás por intermédio do Espiritismo, nas seguintes palavras: "Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos." (No deserto da tentação, 111 e 112, ênfases acrescentadas).
Perceba que nessa citação Paulo diz que satanás virá com TODO ENGANO. Já veio, e está em ação. Todas as maneiras e formas possíveis de enganar ele utilizará. Devemos ter certeza de que ele tem um plano para cada um de nós, para nos levar a um terreno falso, e para cairmos em pecado. Ele tem um plano que se encaixa com nossos desejos, nossos pontos fracos. São coisas que aparecem diante de nós, e que gostamos, portanto, temos a tendência de não nos precavermos. São tentações que fazem parte de nosso íntimo, muito bem estudado por algum de seus anjos maus. Ele tem um cadastro de cada um de nós, e sabem bem quais são nossos pontos fracos e como nos derrubar por meio deles.
Vamos a um exemplo para que fique mais real o que estamos dizendo. Imagine uma pessoa da igreja. Imagine que ela é ativa na igreja, dedicada, e boa missionária. Todos os anos traz algumas pessoas para o batismo, e faz muitas coisas pelos que já fazem parte do rol da igreja. Parece ser uma pessoa intocável a satanás. Mas imagine agora que essa tem um único ponto fraco: gosta de assistir e torcer por seu time de futebol. É daquelas coisas que, como dizemos, não são importantes, não dão motivo para uma visita por parte do pastor para aconselhamento. Mas é um ponto fraco (e de muitos).
Qual poderia ser o plano de satanás para esta pessoa? Simples, levá-la ao fanatismo, prende-la a assistir horas e horas jogo após jogo. E satanás não para nisso. A sua mulher, por exemplo pode não gostar de futebol, portanto, aí está uma casa dividida, bem ao sabor de satanás. Ou ela é torcedora também, mas do outro time. E vem os filhos, que também se tornam torcedores, e de outros times. A casa está na verdade toda dividida. Mas não para aí. Há encontros com os demais membros da igreja, os que também são torcedores, e ocorrem as palavras de gozação, de ofensa, de distanciamento. A igreja está dividida, como satanás gosta. E tem mais, eles participam passivamente da violência que com freqüência ocorrem nos jogos.
Agora queria que alguém explicasse, como quem torce por algum time, seja o que for, não está dividido contra outra pessoa? E outra explicação é necessária: como que uma igreja que está dividida vai receber o poder do ESPÍRITO SANTO? Antes terá que haver a sacudidura, e esse importante irmão missionário corre o risco de ficar fora.
"Que dispêndio de energias é envidado em vossas partidas de futebol e outras invenções vossas de caráter gentílico – exercícios que não beneficiam a pessoa alguma!... Não consigo encontrar nenhum caso na vida de 'CRISTO' que demonstre haver Ele dedicado tempo a jogos ou diversões... Não tenho conseguido encontrar nenhum caso em que Ele tenha ensinado os seus discípulos a empenharem-se na diversão do futebol ou em jogos de competição, a fim de fazerem exercício físico, ou em representações teatrais: e, no entanto, 'CRISTO é nosso modelo em todas as coisas." (Fundamentos da Educação Cristã, 229). "Entregando-se a diversões, jogos competitivos e façanhas pugilísticas, eles declararam ao mundo que Cristo não era seu guia em nenhuma destas coisas." (Fundamentos da educação cristã, 378, ênfases acrescentadas).
Bom para se pensar, não é? E para se tomar decisões, de preferência para a vida eterna.
escrito entre: 27/06/2009 a 03/07/009 - corrigido em 03/07/2009
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.
FONTE: http://www.cristovoltara.com.br/