Estudos da Bíblia: Segundo Trimestre de 2009
Tema geral: As epístolas do amado – 1, 2 e 3
Estudo nº 05 – Andando na luz – Renunciando o mundanismo
Semana de 25/07 a 1º/08/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
"Ser-me-eis santos, porque Eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus" (Lev. 20:26).
Verso para memorizar: "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele" (I João 2:15, NVI).
- Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
Vamos agora esquecer os filósofos, os ideólogos desse mundo, e deter-nos ao que diz a pouco lembrada profetiza do Senhor para os últimos dias. Sobre mundanismo na igreja, tem ela algo a dizer? Sim tem. A seguir vai uma seleção de citações que faz pensar a quem realmente deseja a vida eterna. Todos os grifos foram acrescentados.
"Diz Ele: "Quem quiser seguir-Me, abandone tudo." Não podeis amá-Lo enquanto imitais as modas do mundo ou gostais da sociedade mundana" (Mente Caráter e Personalidade, 558).
"Tendo diante de nós o quadro da desmoralização do mundo no sentido da moda, como ousam professos cristãos seguir o trilho dos mundanos? Daremos a impressão de sancionar estas desmoralizadoras modas, adotando-as? Muitos o fazem, mas é porque Cristo a esperança da glória, não está formado neles.
"O viver luxuoso, o trajar extravagante, são levados a tal ponto que constituem um dos sinais dos últimos dias" (Mensagens aos Jovens, 359).
"O fim está-se aproximando rapidamente e muitos em nossas igrejas se acham adormecidos. ... Para muitos a posse de riquezas tem-se demonstrado um laço. Em seu desejo de seguir as modas do mundo, eles perderam seu zelo pela verdade e correm o perigo de perder a vida eterna" (Este dia com DEUS, MM, 1980, 347).
"Uma irmã que passara algumas semanas em uma de nossas instituições em ______, disse que ficou muito desapontada com o que vira e ouvira ali. ... Antes de aceitar a verdade, seguira as modas do mundo na sua maneira de trajar-se, e usara jóias de valor e outros ornamentos; mas ao decidir obedecer à Palavra de Deus, notou que seus ensinos exigiam dela o abandono de todo adorno extravagante e supérfluo. Foi ensinada que os adventistas do sétimo dia não usam jóias, ouro, prata ou pedras preciosas, e não seguem, no vestuário, as modas mundanas. Ao ver entre os que professam a fé um tão grande afastamento da simplicidade bíblica, sentiu-se perplexa. Não possuíam eles a mesma Bíblia que ela estivera estudando, e com a qual ela se empenhara por conformar a vida? Fora a sua experiência passada um mero fanatismo? Interpretara mal as palavras do apóstolo: "A amizade do mundo é inimizade contra Deus. Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus". Tia. 4:4" (Evangelismo, 270).
"As advertências que a conformidade com o mundo tem silenciado ou retido, precisam ser dadas sob a mais feroz oposição dos inimigos da fé. E por aquele tempo a classe dos superficiais, conservadores, cuja influência tem retardado decididamente o progresso da obra, renunciará à fé" (Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 164).
A estas palavras não ouso acrescentar comentário algum.
- Primeiro dia: "Por causa do Seu nome"
"Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do Seu nome" (J João 2:12).
Há uma pergunta nesse dia que é deveras importante considerarmos: "Por que é tão importante para os cristãos saber que seus pecados estão perdoados?"
Como se sente uma pessoa que cuja consciência está atormentada porque fez algo errado? Essa pessoa está em déficit com quem prejudicou e também com DEUS, e ela não consegue paz. Se não resolver a questão, vai passar a vida toda sentindo-se mal em seu íntimo. Imagina então se essa pessoa acumula pecado a pecado, e não os resolve. Com o tempo pode ter problemas psicológicos, complexos, e até depressão.
Diante dessa situação as pessoas tentam muitas formas de fuga. Algumas simplesmente se entregam às drogas, que começa com o álcool e segue para as mais pesadas. Mas as drogas não resolvem nada, senão que criam momentos em que a pessoa fica fora de sua racionalidade e parece viver em outra dimensão. Nesses momentos a pessoa se sente bem, ou pensa sentir-se bem. Outras recorrem a profissionais, como psicólogos. Mas se a questão tem uma pendência com outra pessoa, a quem ofendeu, e portanto também com DEUS, o psicólogo não resolverá. Se for um profissional cristão, pode descobrir o problema e aconselhar a busca do perdão.
Outros passam a trabalhar o tempo todo para ocupá-lo, para não lembrar do mal que fizeram e suas conseqüências que as perseguem. Outros buscam diversos passatempos, como jogos, programas de televisão, revistas, etc. Muitos buscam fugas em tal intensidade que só aumentam seu vazio por dentro.
Então, como resolver o problema do pecado? Só há uma forma: pelo perdão. Se formos perdoados, então teremos paz de consciência (chamada paz interior). Se acertarmos nossas ofensas com nossos semelhante, e também com DEUS, passaremos a sentir uma certa felicidade que antes era impossível. E viveremos melhor. Assim como perdoamos aos que nos ofenderam, também DEUS nos perdoará no que O ofendemos (Mat. 6:13 a 15).
O perdão existe para que possamos viver melhor, e bem logo, quando JESUS voltar, recebermos a vida eterna. Também para nos sentirmos felizes, sem ser atormentados pela culpa, e sem sentir por dentro como que algo faltando. Essa é a importância do perdão: vida eterna com felicidade.
- Segunda-feira: Vencendo o maligno
Aqui em João 2:13 e 14 temos João escrevendo aos pais, aos jovens e aos filhinhos. Os pais são as pessoas casadas e que tem filhos, que João chama de jovens. E os "filhinhos" são todas as pessoas, pais e filhos, que João assim chama por carinho especial.
Destaca-se que os pais conhecem a DEUS, e os jovens vencem o mal porque são fortes pois a Palavra de DEUS permanece neles. Ou seja, todos (filhinhos) conhecem a DEUS.
O que entendemos por esses dois versos? Que os pais fizeram seu papel. Eles que conhecem a DEUS passaram esse conhecimento aos jovens, e estes foram fortes em permanecer neste conhecimento, portanto, venceram o maligno.
Isso é muito interessante, mas nada útil se não aplicarmos para os nossos dias. A pergunta agora é: como faremos nós para também vencer o maligno?
Veja bem, vivemos nos últimos dias. Eles tem duas características quanto a pecaminosidade. De um lado, jamais em tempos anteriores a impiedade terá sido dão extrema. A maldade humana está chegando aos limites da possibilidade. Mais um pouco de tempo, e então, se piorar, será o colapso social. Já estamos muito próximo dessa condição. Mas por outro lado, DEUS está formando um povo que em meio a esse lixo social, demonstrará uma pureza jamais vista nesse planeta desde que aqui se manifestou o pecado. O povo de DEUS chegará a um nível tal de fidelidade a DEUS que, embora ainda tendo natureza pecadora, serão julgados antes do fechamento da porta da graça, e aceitos para a vida eterna. Estes estarão selados (o sábado) para terem poder especial afim de manterem as suas convicções de fé até que JESUS volte. "O próprio Jesus, em Sua infinita misericórdia, está operando nos corações humanos, efetuando transformações espirituais tão admiráveis, que os anjos as contemplam com estupefação e alegria. ... Cristo espera que os homens se tornem participantes de Sua natureza divina enquanto estão aqui no mundo" (Testemunhos Seletos, 327 e 328, grifos acrescentados).
Pois bem, agora voltemos à nossa pergunta: como proceder para vencer o mal? Ou seja, em meio a tantas tentações, tendo nós certamente já experimentado o mal, tendo-nos viciado com ele, apreciando o mal, ou sendo dependentes dele mesmo contra a vontade, como fazer para vencê-lo? Quem sabe você esteja escravo de algo que não deseja, mas não consegue se libertar. Talvez seja um pecado secreto, está apavorado por tê-lo, não quer mais praticar, tem tentado largar inúmeras vezes, tem orado, e não consegue vencer. Talvez seja na alimentação, ou no vestir, ou algum hábito nocivo, ou não consegue largar das novelas, ou não consegue largar de torcer por algum time de futebol, ou não consegue se livrar de bebidas açucaradas. Há tanta coisa para enredar o povo de DEUS! São geralmente coisas de aparência desprezível, algo que muitos dizem: mas isso não é tão mau! Mas para derrubar os que fazem parte do povo de DEUS satanás sabe que deve atacar por meio de coisas pequenas, desprezíveis, que não são tão ruins. Mas perante DEUS, são pecados como as coisas grandes, e excluem as pessoas da vida eterna se não se libertarem dessas coisas. Fazem parte do mundanismo.
Talvez seja muito nervoso(a), ou intolerante. Talvez seja de gênio difícil, poucos amigos, incapacidade de bom relacionamento. Pode ser também que esteja meio desanimado com a igreja por ocorrerem nela tantas coisas visivelmente erradas (isso é normal nesses dias finais antes do fim, e JESUS tomará as providências no devido tempo por meio da sacudidura). Ou talvez esteja morno, um tanto indiferente, mas não quer continuar assim. Enfim, há muitas maneiras de se perder, e você é afetado por uma delas. Todos nós somos afetados, e nenhum ser humano há que possa dizer: eu já venci o mal, estou imune.
Então, como fazer para vencer? Vou relatar o método que adotamos em nossa casa. E é bem simples, como tudo o que vem de DEUS, você pode adotá-lo também, e vai dar certo. O método consta do seguinte:
ð Precisa ler a sua Bíblia todos os dias, mas não importa quanto lê. O que vale é ler com atenção, e meditar um pouco sobre o trecho lido, tomando-o para si numa aplicação prática.
ð Precisa estudar a lição da Escola Sabatina todos os dias, por onde O ESPÍRITO SANTO vai nos ensinar (assim como pela leitura bíblica). Mas esses estudos sempre devem ser: o que isto tem a dizer para mim, e em que estou agindo corretamente e em que devo mudar. Se houver algo a mudar, faça já.
ð Se nessas leituras descobrir algo que em sua vida deve ser mudado, não espere para depois, tem que agir logo. E é bem fácil. Entregue a responsabilidade da mudança a DEUS, é Ele é que faz a transformação, mas você tem que querer. Aí entra fortemente a oração. Ou seja, entregue-se a DEUS nesse aspecto, e então se dá início a uma verdadeira luta você com DEUS, contra satanás, que não vai querer perder esse mal que colocou em você, e que você tomou a decisão de eliminar.
ð Agora em relação a esse mal você está em luta. E a luta significa oração e manutenção da decisão de não voltar a trás. O mal que você está enfrentando tem que ter um nome. Por exemplo, o desejo por assitir novela. Quem está viciado, ou habituado, não perde esse desejo de um dia para outro. Vai ter que lutar por um tempo, até eliminar a tentação. Para uns, essa luta pode durar mais tempo, para outros, menos. Durante a luta você estará em meio a uma guerra em seu íntimo. De um lado está satanás, buscando não perder aquela tentação pela qual ele te domina. Do outro lado, está DEUS, que quer transformar a sua vida. E no meio está você, sempre decidindo a qual dos dois lados vai dar atenção. É assim que a guerra ocorre. E tem torcidas, anjos de satanás de um lado e anjos de DEUS do outro.
ð O resultado da luta é você quem decide, conforme a sua vontade. Para dar atenção a satanás, basta cair na tentação e não se incomodar com isso. Mas se deseja dar atenção a DEUS, precisa falar com Ele, isto é, orar. E quando deve orar? Tem três tipos de oração nessa caso de luta, a preventiva, a de socorro, e a curativa. A oração preventiva ocorre quando você não está sendo tentado, mas pede a DEUS que, no momento da tentação, tenha forças, e se lembre d'Ele. A de socorro é a mais dramática. Ela ocorre no exato momento em que a tentação aparece. Precisa lembrar de DEUS exatamente nesse momento. Quem anda com DEUS como Enoque, esse lembra. Pois então, se você orar nesse momento para DEUS te dar a força que precisa para vencer, é certo que vencerá. A oração curativa ocorre se deixou de lembrar de pedir socorro no momento da tentação. Ou seja, você caiu (e quem não cai?). Então, nesse caso, a oração será diferente. Agora você descobriu que errou, já fez outra vez aquele mal que não queria fazer mais (ou outro mal). Depois se deu conta disso. Nesse caso, não espere para mais tarde, procure um lugar adequado e ore a DEUS pedindo perdão. Esse perdão será imediato, nem terminou a oração e já estará perdoado, isso é certo, sei do que estou falando. E, na mesma oração, peça preventivamente para que, da próxima vez, se lembre de orar antes de cair. E você pode fazer algo para não esquecer de orar por socorro. Anote em algum lugar, invente algo para lembrar da oração de socorro, isso será a sua parte, a que DEUS não faz.
ð Vá lutando contra a sua fraqueza até que ela seja massacrada por DEUS. Isso pode levar alguns dias, algumas semanas, ou meses. O tempo para vencer depende da intensidade do apego ao mal. Após a tentação ser massacrada por DEUS, esse será um problema superado, e não lhe importunará mais. Vai esquecer dele. Mas cuidado, como qualquer tentação, pode reaparecer se relaxar os cuidados, e deixar sua forte ligação com DEUS, pois satanás sabe que esse uma vez foi um de seus pontos fracos, e no descuido, atacará por onde já controlou a sua vida.
ð É assim que se vence. Foi assim que Davi se tornou o homem segundo o coração de DEUS.
ð Mas precisa fazer mais, não pode ficar nisso. Precisa solidificar e consolidar a sua vitória. Como fazer isso? Precisa ajudar outros a vencerem. Isso se faz dando estudos bíblicos, orando junto com outros que estejam em luta, e há uma infinidade de maneiras. Precisa fazer algo pelos outros pois nisso estará trabalhando com DEUS, e se expondo à Sua companhia. Vai conhecer cada vez melhor a DEUS, e por conhecê-Lo, vai se tornar cada vez mais fortalecido contra o inimigo.
Viu como não é difícil vencer? Agora vai um conselho. Nem tente vencer só por suas próprias forças. Não vai conseguir. Também tenho experiência nisso, nunca consegui nada por conta própria. Faça a sua parte, mas lute com DEUS, que Ele fará a parte d'Ele. Se não orar, estará lutando só. E a oração de socorro é como nos momentos difíceis dar a mão a DEUS e andar apegado n'Ele. Repito, não tem como fracassar agindo assim, e não existe tentação nesse Universo que possa derrotar uma pessoa que pegou na mão de DEUS.
Assim venceremos o maligno.
- Terça-feira: Renunciando ao amor do mundo (I João 2:15)
Quando João nos aconselha a não amar o mundo, o que mesmo ele está dizendo? O que é o mundo? Creio que nada melhor que rever os escritos de profeta a esse respeito, alguém que tem autoridade porque fala em nome de DEUS. Vamos ver o que Ellen G. White escreveu para nós em relação a esse assunto?
"Ousar Ser Diferente
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I João 2:15.
"Os que alegam conhecer a verdade e compreender a grande obra que deve ser feita neste tempo, devem consagrar-se a Deus, alma, corpo e espírito. No coração, no vestuário, na linguagem, em todos os aspectos, devem estar separados das modas e práticas do mundo. Devem ser um povo especial e santo. Não é seu vestuário que os torna povo especial (peculiar, diz a Bíblia inglesa, em Tito 2:14); mas, por serem um povo especial e santo, não podem ter os sinais de semelhança com o mundo.
"Como um povo, devemos preparar o caminho do Senhor. Cada partícula de habilidade que Deus nos concedeu, deve ser posta em uso, no preparo de um povo segundo o modelo de Deus, segundo Seu molde espiritual, povo que subsista neste grande dia da preparação de Deus. ...
"Muitos que supõem que irão ao Céu são cegados pelo mundo. Suas idéias quanto ao que constitui a educação e disciplina religiosas são vagas, apoiando-se apenas em probabilidades. Muitos há que não têm uma esperança inteligente, e correm grave risco de praticar exatamente as coisas que Jesus ensinou não deverem fazer, em comer, beber e vestir-se, prendendo-se ao mundo de várias maneiras. Têm eles de aprender ainda as sérias lições, tão necessárias ao crescimento na espiritualidade, de sair do mundo e ser separados.
"Seu coração é dividido, a mente carnal clama por conformidade e semelhança com o mundo em tantas maneiras, que mal se distingue a linha de separação do mundo. Dinheiro, o dinheiro de Deus, é despendido para se fazerem notados segundo os costumes do mundo; a experiência religiosa é contaminada de mundanidade, e a prova do discipulado - a semelhança com Cristo em abnegação e em levar a cruz - não é discernível pelo mundo ou pelo universo celeste. Manuscrito 8, 1894.
"A questão a ser acertada é: "Estamos dispostos a separar-nos do mundo, para que possamos nos tornar filhos de Deus?" Isso não é obra de um momento, ou de um dia; não é conseguido pelo simples prostrar-se junto ao altar da família e ali oferecer serviço de lábios. ... É obra de toda a vida. O amor a Deus tem de ser um princípio vivo, dirigindo todos os atos, palavras e pensamentos. Review and Herald, 23 de outubro de 1888." (Nos lugares celestiais, MM 1968, p, 167, 10 de junho)
Para complementar o que Ellen G. White escreveu acima, mais uma orientação para todos nós nesses dias finais:
"Os que se tornaram novas criaturas em Cristo Jesus, produzirão os frutos do Espírito - "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio". Gál. 5:22 e 23. Não se conformarão por mais tempo com as concupiscências anteriores, mas pela fé do Filho de Deus seguirão as Suas pisadas, refletir-Lhe-ão o caráter e se purificarão, assim como Ele é puro. As coisas que outrora aborreciam, agora amam; e aquilo que outrora amavam, aborrecem agora. O orgulhoso e presunçoso torna-se manso e humilde de coração. O vanglorioso e arrogante torna-se circunspecto e moderado. O bêbado torna-se sóbrio e o viciado, puro. Os vãos costumes e modas do mundo são renunciados" (Caminho a CRISTO, p. 58, grifos acrescentados).
- Quarta-feira: Problemas com o mundo
"Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo" (I João 2:16).
Desde que caíram Adão e Eva satanás está empenhado em criar atrativos para chamar a atenção das pessoas para si e separá-las de DEUS. Ao longo dos milênios ele criou uma infinidade desses atrativos, e a isso a Bíblia chama de coisas que procedem do mundo. João classificou três categorias de tudo o que há no mundo. E o que á cada uma dessas coisas?
a) Concupiscência da carne: a 'concupiscência' é um desejo ardente, incontido, de coisas que satisfazem o nosso corpo, como de sensualidade, sexo, prazer carnal, exposição do corpo, fantasias sensuais, ver filmes pornográficos, usar drogas. Esse desejo é um anseio, um apetite que não se pode mais controlar. Por esse tipo de concupiscência aumentam as traições matrimoniais, a pedofilia, a imoralidade, o desejo de algo diferente e fantasioso por sexo, homossexualidade, outras anomalias sexuais, orgias, e tudo o mais desse mundo que vai destruindo a família, a felicidade das pessoas e a sociedade como um todo.
b) Concupiscência dos olhos: aquilo que nos é exposto em todos os lugares, e que podemos ver, e que pretende levar rumo a concupiscência da carne. Por exemplo, muito do que se veicula na televisão e internet, que se publica em revistas, que se divulga por meio de filmes, vídeos etc., em cartazes de rua, vitrines, adesivos em automóveis, e em todos os lugares, tem por finalidade cultivar o mal dentro da mente humana. Praticamente não há lugar público em que uma pessoa que deseje servir a DEUS esteja a salvo dos ataques de satanás pela concupiscência dos olhos. Ela leva aos desejos mais íntimos dos pensamentos e das inclinações naturais da carne que vai sendo distorcida para a pessoa se tornar escrava da concupiscência da carne. Principalmente pelos olhos, mas também pelos ouvidos, é que entra em primeiro lugar o lixo devastador que degrada o ser humano, e o torna dependente das fascinações de satanás.
c) A soberba da vida: soberba é um sentimento de superioridade em relação ao outro. Ou também orgulho em elevado grau, arrogância, presunção, vanglória. A soberba da vida sempre fundamenta-se em alguma coisa mundana, como ter posses, usar uma roupa de marca cara e famosa; ter um automóvel potente, caro e luxuoso; ter uma alto cargo; receber homenagens, e muito mais, sendo essas coisas como um diferencial para a pessoa se imaginar superior às demais. Ou seja, a pessoa imagina: "EU SOU O TAL".
Agora veja bem a análise desse assunto. Em primeiro lugar, perceba como é facílimo para satanás escravizar um ser humano. Entenda o seguinte, DEUS pôs em nossa carne recursos de prazer que devem ser utilizados para unir um casal. DEUS nos deu olhos para vermos as coisas belas existentes. DEUS nos possibilitou as riquezas para que vivamos com qualidade e felicidade. E não há nada errado em ter riqueza, mesmo que seja muita riqueza, se isso não for transformado em um ídolo, e se a pessoa continua sendo simples e humilde de coração. Porém, todas essas coisas satanás deteriorou para por meio delas controlar a humanidade, e foi bem sucedido. Os nossos dotes naturais que DEUS colocou em nós para que sejamos capazes de saborear a vida e sermos felizes, satanás usa, de forma distorcida, para nos viciar no que não presta. Assim ele nos liga com o mundo, às coisas que vem do mundo, não de DEUS.
Então, hoje, vemos o seguinte retrato do ser humano: dependente da concupiscência da carne, e precisa se prostituir e se atirar à degradação para obter a satisfação carnal que o degenera cada vez mais do que ele não consegue se libertar, senão por JESUS. Para isso satanás usa os olhos, pois ele mostra as tentações afixadas em todos os lugares desse maldito mundo. É por onde as pessoas se iniciam na degradação. E elas procuram o quê? Procuram ser "grande coisa", querem ser mais que os outros, então satanás as satisfaz por meio da soberba da vida, oferecendo-lhes todo tipo de atrativos por meio dos quais as pessoas se imaginam superiores, e por meio das quais não conseguem ver em que tipo de lixo estão se tornando.
Imagine um caso fictício, mas que encontra muitos paralelos reais. Imagine um homem bem situado profissionalmente, ganhando bem, prestigiado, com família, filhos, e bom patrimônio. Parece tudo normal. No entanto, ele tem que satisfazer seus secretos desejos pedófilos; seus desejos por filmes pornográficos; seu incontido prazer pelo seu time de futebol; seu prazeroso vício do cigarro e alguma droga e álcool; suas necessidades de fantasias e aventuras sexuais fora do matrimônio. Cada ano ele troca de caro, pois é sua etiqueta de status de homem bem sucedido. Precisa demonstrar que é sucesso, coisa que o mundo valoriza, ele aprecia os elogios. É uma vida em parte secreta, em parte pública. Há coisas que esse homem faz que a sociedade aceita, e há coisas que rejeita. Assim vive em angústia, e para fugir da angústia, vai buscando cada vez mais essas coisas do mundo, e também vai afundando no mundanismo, tornando-se cada vez mais dependente. Ele é um escravo de satanás, que o prende com ligações cada vez mais poderosas. Vai vivendo como pode até que algo dá errado, o pegam em flagrante, e ele é preso. Se tiver muito dinheiro, bem logo escandaloso o assunto sairá das manchetes, e ele continuará a sua vida rumo à morte eterna.
É assim que satanás age, desde que aqui tomou posse. E ele está de olho em todos nós, principalmente no povo de DEUS. Ele tem um conjunto desses três grupos de coisas do mundo para cada pessoa que está ao lado de DEUS, para derrubá-la. E ele é esperto, contra as pessoas do povo de DEUS, ele geralmente não ataca de forma radical, e sim, com pequenos mundanismos que, em princípio, passam como toleráveis. satanás é bem mais esperto que você imagina.
E o nosso escravo que serviu de ilustração, existe alguma esperança para ele? Enquanto estiver vivo existe esperança. É só ele agir como estudamos na segunda-feira, e será liberto pelo Salvador do mundo, de uma forma que até os anjos de DEUS e os anjos de satanás ficarão admirados.
- Quinta-feira: Um mundo passageiro (I João 2:17)
O mundo e a sua concupiscência passam, diz João. O mundo está provando a quem quer ver que ele está passando, e que vai passar por completo. Desde que o pecado entrou no mundo ele vem enfrentando uma sucessão de substituições. O ser humano deixou de ser eterno e se tornou mortal. Portanto, o ser humano passa. A natureza se tornou mortal e as estruturas de sustentação da Terra estão se fragmentando cada vez mais em terremotos e maremotos. Na superfície da Terra os ventos estão cada vez mais freqüentes e sua intensidade mais forte. A sociedade humana cria ameaças mútuas de intensidade destruidora crescente. Qualquer pessoa de bom senso percebe que, se nada for feito, o mundo passará, isto quer dizer, ele vai se auto destruir. E se JESUS não voltasse, o mundo enfrentaria um colapso tão terrível que hoje nem é possível imaginar. Pense sobre os mais de seis bilhões de pessoas enfrentando ao mesmo tempo doenças avassaladoras, fome, guerras e catástrofes naturais, além da corrupção, imoralidade e criminalidade. De um jeito ou de outro, o mundo vai passar. Não há futuro aqui.
Diante disso, profeticamente falando, há duas opções postas para os habitantes da Terra. E bem logo todos serão obrigados a optar. Não será DEUS quem vai obrigar, mas de início os Estados Unidos, depois todas as nações.
A primeira opção é a gigantesca tentativa de salvar o planeta por meio da santificação do domingo. A idéia que ganha cada vez mais adesão de grandes personalidades do mundo político e econômico é unir todas as igrejas do mundo sob o comando da Igreja Católica. E a partir das igrejas, unir todas as organizações do mundo numa só frente, para reeducar todas as pessoas em cidadãos melhores. Isso deverá ser feito nos domingos, unindo todos em família, na missa e eucaristia. Todas as igrejas deverão participar. E assim se pretende reformar o mundo e reverter a tendência assustadora e visivelmente sem futuro.
A segunda opção vem de fora. É a segunda vinda de CRISTO. Essa opção parte do pressuposto de que o mundo não tem mais reforma, e que a maldade vai chegar a tal intensidade que não existe mais possibilidade de alguma restauração, mesmo que temporária. Então, para salvar o mundo, só mesmo salvando aqueles que realmente permitiram sertransformadas pelo poder do Criador.
As duas opções são claramente opostas e excludentes uma a outra. A primeira na verdade visa, por meios escusos e não declarados, levar o mundo a adorar a satanás. Por sua vez, a segunda visa levar as pessoas a adorarem a DEUS, e isso está sendo pregado diretamente e com clareza. É na realidade o desfecho do grande conflito, desfecho de transição desse mundo para o caos final, em que serão levados desta Terra os filhos fiéis ao Criador. Os demais ficarão aqui para depois enfrentarem a execução do juízo de DEUS.
Vamos meditar nas palavras da profetisa bem apropriadas para este estudo.
"Achamo-nos em um mundo contrário à retidão ou à pureza de caráter, e especialmente ao crescimento na graça. Em tudo que olhamos, observamos poluição e corrupção, deformidade e pecado. Quão oposto é tudo isso à obra que deve ser executada em nós justamente antes de recebermos o dom da imortalidade! Os eleitos de Deus devem permanecer incontaminados em meio da corrupção prevalecente ao seu redor nestes últimos dias. Seu corpo deve tornar-se santo, puro seu espírito (Conselhos sobre o regime alimentar, 118, ênfases acrescentadas).
"Enoque teve tentações como nós as temos. Estava cercado por sociedade não mais favorável à justiça do que a que nos rodeia. A atmosfera que respirava achava-se envenenada pelo pecado e corrupção, da mesma forma que a nossa; todavia viveu uma vida de santidade. Estava limpo dos pecados prevalecentes da era em que viveu. Assim podemos permanecer puros e incontaminados. Era ele um representante dos santos que vivem em meio dos perigos e corrupções dos últimos dias. Por sua fiel obediência a Deus foi trasladado. Assim também, os fiéis que se encontram vivos e permanecem, serão trasladados. Serão retirados de um mundo pecador e corrupto para as puras alegrias do Céu" (Vidas que falam, MM, 1971, 29, ênfases acrescentadas).
Estas palavras não são ameaças e sim, alertas. Nós estamos vivendo nessas condições. E aqui estão descritas as condições de vitória dos eleitos, aqueles que viverão eternamente.
- Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
O estudo dessa semana é: "Andando na luz – renunciando o mundanismo". Se esse estudo não mudar nada na vida dos que o estudaram, é bem provável que dificilmente outra oportunidade de mudança mais enfática que essa se apresenta a eles. Não podemos deixar passar apelo após apelo e continuar sendo iguais. Permanecer sem mudança é uma posição perigosa, pois, se continuar assim, é morte certa.
Temos três escolhas de postura a escolher: regredir, ficar parados ou progredir. Só a última escolha é o caminho para a salvação. As duas primeiras são opções para a morte eterna. A do meio, ficar parado, é a opção mais perigosa, pois a pessoa se engana. Essa é a opção daqueles que não saem da igreja, permanecem nela, mornos, nem frios nem quentes, marcando passo, ou marcando presença semanal nos cultos, às vezes somente aos sábados pela manhã. Querem ao mesmo tempo a salvação mas também querem ficar apegados ao mundanismo. Aqueles que regridem afastam-se da igreja, e assim, tem uma posição mais definida, ou seja, vão para o mundo. Talvez sejam estes mais facilmente alcançados no finalzinho da pregação que os mornos, pois destes muitos se tornarão os mais cruéis inimigos da igreja após o decreto dominical.
Hoje não é mais tempo para esperar. Se atentarmos para os sinais proféticos, facilmente veremos que o temporal do grande conflito final está se armando. A ira está se intensificando em todos os lugares, e não falta muito tempo para que ela transborde em ações de terror em todo o mundo. Por isso, quem de fato pretenda ser salvo, precisa atentar como nunca para palavras proféticas de preparo. Vejamos as que Ellen G. White escreveu a seguir:
"Pecado algum pode ser tolerado naqueles que hão de andar com Cristo, em vestes brancas. Terão de ser removidos os vestidos sujos, e colocadas sobre nós as vestes da justiça de Cristo. Pelo arrependimento e fé somos habilitados a prestar obediência a todos os mandamentos de Deus, e somos achados sem mácula perante Ele. Os que hão de receber a aprovação de Deus estão agora afligindo a alma, confessando os pecados, e suplicando fervorosamente o perdão, por Jesus seu Advogado." (2 Testemunhos Seletos, 175, grifos acrescentados).
"Necessitamos humilhar-nos perante o Senhor, com jejum e oração, e meditar muito em Sua Palavra, especialmente nas cenas do juízo. Cumpre-nos buscar agora uma experiência profunda e viva nas coisas de Deus. Não temos um momento a perder. Acontecimentos de importância vital estão a ocorrer em redor de nós; estamos no terreno encantado de Satanás" (O Grande Conflito, 601, grifos acrescentados).
Essa lição foi sobre a renúncia do mundanismo. Uma lição preparatória para duas coisas: (1) opção firme e definitiva por uma vida de santificação e (2) preparação para a saída desse mundo, para outra pátria de cultura completamente diferente dessa em que nos encontramos. Muitos certamente farão suas escolhas para sempre.
escrito entre: 19/06/2009 a 26/06/009 - corrigido em 26/06/2009
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.