terça-feira, 28 de julho de 2009

Lição 2 - Experimentando a Palavra da Vida - 4 a 11 de julho

Lição 2 - Experimentando a Palavra da Vida - 4 a 11 de julho

Publicado em 05 July 2009 by jonatan

VERSO PARA MEMORIZAR: "O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho, ­Jesus Cristo."   (1Jo 1:3)

 

No tribunal, um homem está sendo a­cusado de assassinato. Ele jura, de modo vociferante, que é inocente, que não fez isso e que nem mesmo estava na cena quando ocorreu o crime. Ele também parece muito convincente. Tomando unicamente por suas palavras, as pessoas são tentadas a acreditar nele.

Então, aparecem as testemunhas. Uma depois da outra, as testemunhas oculares dizem a mesma coisa: Eles viram o a­­­cusado na cena do crime, e o viram (em alguns casos, até o ouviram) cometer o crime. Embora os detalhes individuais sejam diferentes, dependendo de onde estavam no momento do acontecimento, seus depoimentos como testemunhas o­­­culares são esmagadores, e a ­­­culpa do homem se torna evidente.

De maneira semelhante, João introduz sua epístola afirmando pertencer ao cír­­­culo de testemunhas o­­­culares que, tendo visto e conhecido ­Jesus pessoalmente, podem compartilhar com outros essas informações que transformam vidas.

Prévia da semana: Por que ­Jesus é o "Verbo da vida"? O que João esperava alcançar ao escrever essa introdução? Como podemos, mesmo hoje, ser testemunhas o­­­culares de ­Jesus? Que papel tem a comunidade na vida de um cristão?

 

Domingo, 05 de julho      Introdução à Primeira Epístola de João (1Jo 1:1-4)

 

"O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra."

 

1. Que certeza João transmite na introdução de sua primeira epístola? Que esperança você pode tirar dessas palavras? 1Jo 1:1-4

R. Jesus Cristo é realmente o Filho de Deus, pois ele era testemunha de Seu ministério.

- O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra."

 

João começa assinalando que, juntamente com outros, ele é testemunha o­­­cular da "Palavra da vida". O verso 2 explica mais essa "vida" e, juntamente com a primeira parte do verso 3, destaca essa proclamação.

 

2. Que duas coisas João diz que virão como resultado de sua declaração sobre "a Palavra da vida?"

R. Teremos certeza da salvação e manteremos comunhão uns com os outros.

- O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.

 

Nos versos 1 João faz sete declarações antes de concluir a sentença: (1) O que era desde o princípio, (2) o que ouvimos, (3) o que vimos com os nossos olhos, (4) o que contemplamos, (5) o que as nossas mãos apalparam,(6) o que vimos e (7) o que ouvimos. Então, ele conclui: "Nós lhes proclamamos… para que vocês também tenham comunhão conosco" (v. 3, NVI). No verso 2, "Ele estava no princípio com ­Deus" é um parêntese explicativo, uma enumeração quádrupla termina com a frase: "Proclamamos a  vocês a vida eterna" (NVI).

Em tudo isso, o objetivo de João parece ter sido que conhecêssemos, por nós mesmos, a realidade de ­Deus que ele próprio havia experimentado em ­Jesus. Ele queria que conhecêssemos por nós mesmos a vida eterna, a comunhão e a alegria que podemos ter em ­Jesus, o mesmo ­Jesus que ele próprio ouviu, viu e tocou.

 

O que você acha que significa ter "alegria" no Senhor? Você já experimentou essa alegria? Conhece algum cristão que está sempre alegre? Como podemos entender as promessas de alegria quando frequentemente, mesmo como cristãos, nossa vida é cheia de dor e sofrimento?

 

Segunda, 06 de julho          1 João 1 e João 1

 

Os que conhecem o Evangelho de João ficam intrigados quando começam a ler a primeira epístola de João e encontram uma introdução semelhante à do Evangelho de João.

 

3. Que semelhanças existem entre 1 João 1:1-5 e João 1:1-5? Quais são algumas das coisas que têm em comum?

R. João faz menção ao princípio, ao Verbo (a Palavra da vida), à vida eterna, à luz.

 - "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas."

- "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam."

 

As duas passagens começam quase iguais. As duas apontam para um tempo no passado, usando "o princípio", aparente referência a Gênesis 1:1, a criação. As duas fazem diferença entre ­Deus o Pai e a Palavra, e as duas Os apresentam em uma íntima relação. As duas seções usam também a imagem de vida e luz. Sem dúvida, existem muitas coisas em comum entre as duas seções. Mas também existem diferenças.

 

4. Que ênfases presentes em João 1:1-5 não são vistas em 1 João 1:1-5?

R. Nestes versículos João não aplica a Jesus a palavra "Deus" e também não enfatiza Seu papel na criação.

 

O Evangelho de João insiste em apresentar ­Jesus como ­Deus e ­Jesus como Criador. Embora o título "Seu Filho, ­Jesus Cristo" em 1 João 1:3 aponte tanto para a humanidade de ­Jesus como para Sua divindade, a palavra ­Deus não é aplicada diretamente a ­Jesus na introdução de 1 João como na introdução do Evangelho de João. O Evangelho de João também é muito claro a respeito de ­Jesus como criador. Nada do que foi feito – isto é, nada do que foi criado – foi criado sem Ele. É difícil ver como João poderia ter sido mais claro, não só sobre a divindade de Cristo como também Sua atuação como Criador.

1 João enfatiza também o papel das testemunhas o­­­culares e sua proclamação (e, consequentemente, sua autoridade); ênfase que não está presente no Evangelho de João, que usa uma perspectiva mais imparcial e menos "pessoal".

Tomadas juntas, as duas seções revelam verdades sobre ­Jesus que o­cupam um lugar central no plano de salvação.

 

Pense em tudo o que você conhece sobre a vida de ­Jesus. Que coisas Ele fez, disse e sofreu? Pergunte a si mesmo: Por que Ele fez essas coisas? Enquanto faz isso, pense no fato de que esse homem também era ­Deus, o Criador. Que esperança e encorajamento essas verdades lhe oferecem? Como podem lhe ajudar a lidar com as tensões da vida?

 

Terça, 07 de julho     A Palavra da Vida (1Jo 1:1, 2)

"O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);"

 

5. Que significa a expressão "Palavra da vida"? Por que essa expressão é tão apropriada para ­Jesus?

R.  : João aplica esse título a Jesus, dizendo que Ele é tanto o Verbo quanto a vida.

 

Primeira João 1:1 menciona o "Verbo da vida". Essa palavra também se encontra em João 1:1-3, e se refere especificamente a ­Jesus. Em Apocalipse 19, o cavaleiro no cavalo branco é chamado "O Verbo de ­Deus" (Ap 19:13) e se refere também a ­Jesus. Nos escritos de João, a palavra verbo, em certos contextos, pode se referir a ­Jesus. Em 1 João 1:1 é mais provável que também aponte  para ­Jesus.

O mesmo acontece com a palavra vida. ­Jesus Se denominou "o caminho, e a verdade, e a vida" (Jo 14:6). Assim, vida em 1 João 1:2 seguramente se refere também a Cristo. Não é de admirar, então, que Ele seja a "Palavra da vida".

 

6. Que outra evidência mostra que, nesses versos, João estava se referindo a ­Jesus quando usou a expressão "Palavra da vida"?

R.  : O fato de que seus contemporâneos foram capazes de ouvi-Lo, tocá-Lo e vê-Lo.

 

Muito embora alguns entendam que a expressão "Palavra da vida" significa a proclamação do evangelho, a evidência aponta para o próprio ­Jesus. Mesmo que seja possível ouvir o evangelho de ­Jesus com os "próprios ouvidos", é mais difícil vê-Lo "com os próprios olhos". Ademais, é impossível tocar com as próprias mãos "a Palavra da vida", se é que essa expressão se referia à proclamação do evangelho. Ouvir, ver e tocar uma pessoa faz mais sentido que ouvir, ver e tocar o evangelho. Além disso, a expressão "a… vida … estava com o Pai e nos foi manifestada" (1Jo 1:2) sugere também que João tinha em mente uma pessoa quando mencionou a Palavra da vida.

 

7. Se aceitamos que ­Jesus é a "Palavra da vida", o que significa isso para nós? Examine cada parte da frase: palavra e vida. Como os textos seguintes nos ajudam a entender melhor o que significa essa expressão em si e, mais importante, o que significa para nós pessoalmente? Gn 1:14; Dn 5:23; Mt 8:8; João 1-4; At 17:28

R.  : Jesus Cristo é a nossa vida, doador da vida eterna.

- "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."

- "E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste."

      - "E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar."

- "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam."

-" Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração."

 

Quarta, 8 de julho        ­ Testemunhas o­­­culares

 

Muitos gostam de comparecer pessoalmente a uma partida de futebol, um concerto, uma reunião política ou qualquer que seja o evento. Querem ver por si mesmos o que está acontecendo e experimentar o evento por si mesmos. Mais tarde, eles podem contar a outros o que viram e ouviram. Outros são testemunhas o­­­culares involuntárias, por exemplo, de um acidente ou de um crime e podem ser chamados a testemunhar no tribunal.

Os apóstolos eram testemunhas o­­­culares da vida, morte e ressurreição de Cristo. A vida de Cristo os influenciou de tal maneira que eles não conseguiam deixar de comunicá-la aos outros.

O mesmo acontecia com João. Em 1 João 1:1-4, João afirma ter sido testemunha o­­­cular de ­Jesus. Ele sustenta suas reivindicações dizendo que não só viu ­Jesus mas também O tocou e O ouviu. João repete essas afirmações nos versos 1-4, tentando enfatizar a realidade de sua experiência pessoal com ­Jesus.

 

­8. João não foi o único escritor bíblico a fazer poderosas afirmações sobre eventos de que foi testemunha o­­­cular. Que outras testemunhas afirmaram ter visto coisas maravilhosas?

R. a. Moisés; b. Os apóstolos; c. Paulo.

 

a. Dt 4:1-9 -  "Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR Deus de vossos pais vos dá. Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. Os vossos olhos têm visto o que o SENHOR fez por causa de Baal-Peor; pois a todo o homem que seguiu a Baal-Peor o SENHOR teu Deus consumiu do meio de ti. Porém vós, que vos achegastes ao SENHOR vosso Deus, hoje todos estais vivos. Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós? Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos."

b. At 4:20  -  "Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido."

c. 1Co 15:4-8 -  "E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo."

 

Hoje, podemos não ser testemunhas o­­­culares diretas dos eventos da vida de ­Jesus nem dos eventos da história bíblica. Mas isso não significa que não mais podemos ser testemunhas o­­­culares da realidade de Cristo e do que Ele fez por nós. De certo modo, especialmente em um mundo pós-moderno, nossa história pessoal, nosso próprio depoimento como "testemunhas o­­­culares", pode ser um testemunho mais poderoso sobre a realidade e bondade de ­Deus do que os eventos históricos descritos na Bíblia.

 

Qual é seu próprio "depoimento" como testemunha o­­­cular de ­Jesus? Escreva-o e leve-o para a classe no sábado.

 

Quinta, 09 de julho            Comunhão dos santos

       

Alguém declarou que ­Deus não tem netos, só filhos. A experiência cristã não é hereditária. Precisamos tomar uma decisão em nosso próprio coração, dar-nos pessoalmente a ­Jesus. Outra pessoa não pode fazer isso por nós, assim como ninguém pode espirrar em nosso lugar. Temos que fazer a escolha por nós mesmos, e essa entrega a Ele precisa ser completa. Neste sentido, ser cristão é uma experiência muito pessoal e solitária.

Ao mesmo tempo, nestes primeiros versos, João acrescenta outra dimensão ao que significa ser cristão. Ele nos convida a aceitar seu testemunho sobre ­Jesus e, assim, experimentar comunhão com Ele e com outros cristãos. Em outras palavras, a proclamação de ­Jesus ajuda a edificar a comunidade. A aceitação de ­Jesus como Salvador e Senhor, como doador da vida eterna, significa ser acrescentado à família de crentes.

 

9. De acordo com 1 João 1:3, quais são as dimensões dessa comunhão?

R. Com o Pai, o Filho, o Espírito Santo e a Igreja.

 

- "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo."

 

O próprio ­Jesus estabeleceu Sua comunidade ou igreja (Mt 16:18), e ­cuida dela assim como um pastor ­cuida de um rebanho (Jo 10:14-16). e Sua igreja se pertencem mutuamente. A proclamação de ­Jesus e do evangelho leva as pessoas à comunhão não só com o Pai e com o Filho mas também com os outros crentes. Existe uma conexão não apenas celestial e invisível mas também uma conexão muito real e visível entre esses crentes. Os cristãos são abençoados pelo fato de que não têm que viver sozinhos ou isolados dos outros, mas se tornaram parte da comunidade e família de Cristo na Terra.

 

10. Como o Novo Testamento descreve a comunhão cristã em sua forma ideal? Veja At 2:42-47; Rm 12:3-17

R. Como de verdadeiros irmãos.

- "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."

- "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens."

 

Nossa passagem em 1 João termina com o verso 4. O objetivo de João era não apenas que as pessoas desfrutassem comunhão com ­Deus e com os crentes, mas também que sua alegria fosse completa.

Aparentemente, o verso 4 está se referindo aos versos anteriores. Nossa alegria é completa porque ­Jesus, "a vida eterna", Se manifestou. O verso também pode se referir ao restante da primeira Epístola de João, em que são apresentados ­Jesus e a salvação por meio dEle, bem como a vida com ­Deus (que é uma vida de amor). Finalmente, pode se referir à vinda futura de nosso Senhor. Assim, 1 João 1:1-4 pode abranger o tempo desde o Cristo pré-existente até a consumação final na segunda vinda de Cristo.

 

Qual foi sua experiência a respeito da comunhão cristã? O que você pode fazer para melhorar? Como você pode apreciar melhor a comunidade que, como cristãos, é nosso privilégio ter, e ajudar outros a apreciá-la?

 

Sexta, 10 de julho              Estudo adicional

 

Ellen G. ­White, O Desejado de Todas as Nações, p. 340: "Cala-te, Aquieta-te".

 

"João, que havia conhecido Cristo pessoalmente, desejava compartilhar esse conhecimento com seus leitores para que eles desfrutassem a mesma comunhão que ele já desfrutava com o Pai e o Filho. No empenho de expressar esse desejo amoroso, ele afirmou a divindade, a eternidade e a encarnação – e consequente humanidade – do Filho. Esse conhecimento maravilhoso ele expressou em linguagem simples mas enfática a fim de que seus leitores, daquele tempo e de hoje, não tivessem dúvida alguma a respeito do fundamento da fé cristã e da natureza e obra de ­Jesus Cristo" (The SDA Bible Commentary, v. 7, p. 629).

 

Perguntas para consideração

1. Examine ­­­cuidadosamente, junto com a classe, os "testemunhos o­­­culares" a respeito de ­Jesus. O que foi semelhante? Em que eles foram diferentes? O que vocês podem aprender da experiência uns dos outros para conhecer melhor o Senhor? Ao mesmo tempo, em que sentido seu testemunho pode ter beneficiado os outros?

2. Por que testemunhos o­­­culares são tão poderosos? Ao mesmo tempo, por que não devemos crer em todos os depoimentos das testemunhas o­­­culares? Afinal, as pessoas mentem, ou simplesmente não veem as coisas com precisão. Você já imaginou ter visto alguma coisa só para perceber posteriormente que estava errado? Nesse caso, conte sua experiência para a classe. Ao mesmo tempo, por que os depoimentos de testemunhas o­­­culares descritos na Bíblia lhes dão tanta credibilidade? Cremos que eles são verdadeiros porque estão na Bíblia? Ou estão na Bíblia porque são verdadeiros? Ou ambas as coisas?

3. Examine ­­­cuidadosamente toda essa questão da comunhão. Por que a comunhão é tão importante para os crentes? O que acontece aos que pretendem viver o cristianismo separados do corpo de Cristo? Ao mesmo tempo, que perigos potenciais existem em ser muito dependentes dos outros ou da igreja? Como podemos chegar ao equilíbrio correto?

4. O que você pode fazer para auxiliar sua igreja local a ser mais receptiva às necessidades de seus membros, ajudando-os assim a ­­­cumprir alguns dos ideais de comunhão, à semelhança da primeira igreja? Em que áreas sua igreja pode melhorar?

 

FONTE: http://www.novotempo.org.br/licoesdabiblia/?p=477#more-477