Estudos da Bíblia: Terceiro Trimestre de 2009
Tema geral: As epístolas do amado – 1, 2 e 3
Estudo nº 10 – Confiança
Semana de 29/08 a 05/09/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
"Ser-me-eis santos, porque Eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus" (Lev. 20:26).
Verso para memorizar: "Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser JESUS o Filho de DEUS?" (I João, 5:5).
- Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
"E esta é a confiança que temos para com Ele; que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve" (I João 5:14).
Confiança, o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa diz ser: 1 Ação de confiar. 2 Segurança íntima com que se procede. 3 Crédito, fé. 4 Boa fama. 5 Segurança e bom conceito. 6 Esperança firme. 7 Familiaridade.
Então, o que é confiança em DEUS? Ter segurança, certeza, fé, esperança firme, de que, "se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve". DEUS é confiável. Uma vez que JESUS fez aquilo que sabemos na cruz, nada mais devemos pedir d'Ele como garantia, se vai ou se não vai atender nossos pedidos, e resolver nossos problemas. É certo que Ele vai agir por nós.
JESUS disse assim, "... sem mim nada podeis fazer". (João 15:5), isto é, não há em nós poder para nos salvarmos, mas Ele tem esse poder, e pode fazer tudo o que a nós é impossível, e pode nos salvar. Temos uma citação bíblica nessa direção: "Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus" (2 Coríntios 3:5). Então, se a nossa suficiência vem de DEUS, o pouco, que é quase nada, que nós podemos fazer por nós (que é decidir nos entregar a CRISTO e decidir que queremos ter nossa vida mudada) complementado por JESUS, que pode tudo, garante a solução de todos os nosso problemas.
Vamos nos aprofundar nessa semana na questão da confiança em JESUS. Nesses dias finais, esta é certamente a nossa maior necessidade para vencermos e termos a vida eterna.
- Primeiro dia: Tendo confiança (I João 5:13-21)
Ontem estudamos algo sobre a certeza considerando sinônimos do dicionário. Hoje veremos algo melhor, sobre o que João fala em relação a certeza que vem do alto.
Tenhamos em mente as citações que foram extraídas da epístola de I João.
a) I João 5:13 – "Quem crê tem a vida eterna", isso quer dizer que, para viver sempre, a condição básica é crer, algo que nada custa nem é difícil;
b) I João 5:15 – "estamos certos que obtemos os pedidos que fizermos a DEUS" ou seja, Ele sempre nos ouvirá, e nos responderá a Seu modo, conforme a Sua sabedoria e bondade;
c) I João 5:18 – "todo aquele que é nascido de DEUS não vivem em pecado" significa ser uma pessoa que, pelo poder de DEUS, vai gradativamente sendo afastada desse mundo, e vai se aproximando do modo de vida dos anjos;
d) I João 5:19 – "sabemos que somos de DEUS" pois Ele é que veio em nossa direção, por meio de JESUS, portanto, se nós nos entregarmos a JESUS, passamos a pertencer a DEUS;
e) I João 5:20 – "sabemos que o Filho de DEUS é vindo ao mundo", sim, que Ele já veio, e que vai vir pela segunda vez para levar aqueles que creram n'Ele para viverem eternamente, numa intensidade de felicidade como jamais aqui na Terra se pode imaginar.
O que nos dizem esses textos de João? Vamos contrastar com as condições desse mundo que vai rumo a destruição. Em nossa sociedade humana, apesar do desenvolvimento tecnológico, do progresso da ciência, do homem conquistar o espaço, do avanço da medicina, do conforto, da internet, e muito mais, a par disso tudo, o ser humano se acha cada vez mais vazio e sem significado em seu íntimo. As pessoas que tem isso tudo, e também as que não tem, cada vez mais sentem-se ameaçadas e inseguras. Quem pode vive em condomínios de alta segurança, e ali dentro, sente-se inseguro. As pessoas vivem com medo. E precisam sair de seus bunkers civis, e se já não se sentem seguras ali dentro, fora o medo é ainda maior. Quantas histórias conhecemos de pessoas que moram em condomínios fechados e bem controlados, mas, uma única e solitária bala perdida entra ali pelo ar, a atinge uma pessoa e tira a sua vida.
Hoje a sociedade busca proteger-se em bunkers. São esses condomínios, são os shopping centers fechados, são as escolas com entrada controlada eletronicamente, são as lojas com segurança e controles de vigilância eletrônica, são os bancos com guardas armados, são os aeroportos controlados por sistemas eletrônicos, e muito mais. No entanto, o medo e a insegurança só vem aumentando. Lá dentro desses lugares ditos seguros as pessoas tem medo, imagina fora.
Só aumenta o medo, a insegurança, a incerteza, a frustração, as ameaças, e de que? Estamos passando por uma pandemia de gripe. E nem é uma gripe perigosa, mas as pessoas sentem medo. Imagine se vier uma doença realmente perigosa e que seja facilmente contagiosa. As pessoas tem medo de crises econômicas; da violência; do futuro no planeta; de perderem o emprego; de seu emprego deixar de existir e ser substituído por nova tecnologia; de adoecerem e não poderem pagar o tratamento, ou de nem existir tratamento; de serem assaltadas, roubadas e mortas; de as nações entrarem numa guerra atômica; de verem seus filhos serem consumidos pelas drogas; e mais, muito mais. Para um cenário desses, João escreve, em síntese, que podemos confiar em JESUS, que Ele vai voltar bem logo, e que nos dará a vida eterna, se tão somente n'Ele crermos, e a Ele nos entregarmos totalmente. Que mensagem!
- Segunda-feira: A posse da vida eterna (I João 5:13)
Há muitas igrejas novas, e seitas também, que descobriram maneiras de captarem muitos membros, e encherem seus templos. Uma dessa maneiras é ensinar o que a Bíblia nunca disse, por exemplo, que uma vez salvo, salvo para sempre. Em parte alguma na Bíblia diz isso ou dá a entender tal idéia, porém, torcendo palavras e reinterpretando com pretexto, falsos pastores conseguem fazer seus membros, que não consultam a Bíblia a fundo, enganá-los e assim eles preferem essas igrejas e não a verdade. Mas o que é pior? Agora, nessa vida, pensar que está salvo e depois descobrir que está perdido para sempre, ou saber agora que precisa manter-se com CRISTO para ser salvo, e depois quando Ele retornar, defato estar salvo, para sempre?
Essa é a questão de hoje. Diz o autor da lição "DEUS quer que tenhamos a certeza da salvação" e isso é verdade. Imagina se DEUS, que é puro amor, e que nos ama, iria querer que estivessemos sempre em dúvida sobre se seremos ou não salvos. Mas há uma condição para ter essa certeza, e está na Bíblia. A condição é absolutamente óbvia: permanecer obediente a JESUS, e Seus mandamentos. Não somos salvos por obedecermos os mandamentos, disso quase todos sabem, mas permaneceremos salvos só se os obedecermos. Isso nem precisava constar na Bíblia, pois é tão óbvio e evidente que não precisava ser explicado. Veja bem, se JESUS teve que morrer para perdoar nossos pecados, e então nos salvar, como iria Ele garantir a salvação de uma pessoa idependente do que ela faria depois dessa garantia? Mas que morte estúpida seria essa: morrer para perdoar e depois não ter mais necessidade de perdoar, mesmo havendo pecado? Veja bem, se salvo para sempre também, então não deve haver mais nessidade de arrependimento, não é isso? Sim, pois se já está salvo, porque vai se arrepender? E porque seria perdoado? Então, siga o raciocínio, de que pessoas seria a Nova Terra povoada? De pessoas obviamente pecadoras, o que tornaria completamente inútil o sacrifício de JESUS. Uma vez salvo, salvo para sempre, é um absurdo insustentável em todos os campos de argumentação.
Satanás é astuto, o que você acha? É ou não é? Pois, com uma mentira fácil de desarmar, ele consegue, por meio de falsos pastores, enganar multidões, que aceitam algo completamente absurdo e até inviável. Não caia nessa, e se estiver numa igreja que prega isso, pelo menos tome a sua Bíblia em sua mão, e leia nela a esse respeito. A seguir vão alguns versículos nesse sentido.
O que diz em Mateus 10:22? Diz claramente que, "quem perseverar até o fim esse será salvo". Perseverar é manter-se fiel a JESUS, obedecendo-O, como exaustivamente a lição nos vem ensinando pelos escritos de João, quando ele diz claramente que quem ama a DEUS guarda os Seus mandamentos.
O que diz em Apoc. 3:11? "Conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa." O que é conservar o que temos? A fé, a obediência, o colocar em prática o que já sabemos, a santificação, a separação do mundo, sermos cada vez mais semelhantes a JESUS obedecento-O. Como complemento é bom reler os seguintes versos bíblicos: João 14:13 a 15; 21 a 24; 15:9 e 10; I João 2:3 a 7; 3:24; 5:3; II João 5 e 6.
E o que diz I Cor. 9:27? "Tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." Muitos pregadores, e grandes pregadores, como foi Paulo, podem levar multidões a se salvarem, e eles mesmos podem se perder. Se aquele que ensina não segue ele mesmo a tudo o que ensinou, pode acontecer de ele se perder, e boa parte dos que ensinou se salvarem. Ellen G. White diz assim:
"Aqueles que estão em harmonia com Deus, e que através da fé nEle recebem forças para resistir ao que é errado e permanecer em defesa do que é correto, sempre terão severos conflitos e muitas vezes terão de permanecer quase sozinhos. Mas preciosas vitórias serão deles enquanto fizerem de Deus sua dependência. Sua graça será a força deles. A sensibilidade moral destes será clara e aguçada, e suas faculdades morais serão capazes de resistir a influências errôneas. A integridade deles, como a de Moisés, será da mais pura qualidade". TS vol. 2, p. 31 (extraído do livro Ômega).
"Há ministros do evangelho que são muito impotentes para resistir à tentação. Podem eles ter pregado o evangelho durante muito tempo, e com assinalado sucesso; podem ter conquistado a confiança do povo, mas quando pensam que estão fortes, demonstram que não podem permanecer sozinhos sem serem vencidos. A menos que dominem seus hábitos e paixões, a não ser que se mantenham firmemente ao lado de Cristo, perderão a vida eterna" (Conselhos sobre saúde, 584).
"Ministros não santificados estão se unindo contra Deus. Estão louvando a Cristo e ao deus deste mundo ao mesmo tempo. Enquanto professamente recebam a Cristo, abraçam a Barrabás, e por suas ações declaram: 'Não este Homem, mas Barrabás. Que o filho do engano e falso testemunho seja acolhido por uma igreja que tem tido grande luz, grande evidência, e essa igreja descartará a mensagem que o Senhor tem enviado, e recebe as afirmações mais ilógicas e falsas suposições e teorias. Satanás se ri de sua loucura; pois ele sabe qual é a verdade. Muitos se levantarão em nossos púlpitos com a tocha da falsa profecia nas mãos, acesa a partir da tocha infernal de Satanás." Carta a J. E. White, 6 de fevereiro de 1894. Também em Testemunhos Para Ministros, p. 409-410.
O que a lição de hoje nos quer ensinar? Que, se um dia encontramos a JESUS, e a Ele nos entregamos, e n'Ele permanecermos, isto é, se desde então obedecermos aos Seus mandamentos (pois assim O amamos) até o fim (nossa morte ou a vinda de CRISTO, o que vier primeiro) então nos salvamos por ocasião da entrega e permaneceremos salvos até que Ele volte, nos transforme e nos leve para a vida eterna. É bem simples assim.
- Terça-feira: De acordo com a Sua vontade (I João 5:14 a 17)
Nos versos de hoje (I João 5:11 a 17) fala que se pedirmos alguma coisa segundo a vontade de DEUS, Ele nos ouve e podemos estar certos de que obtemos os pedidos que temos feito. A respeito disso, hoje resolvi fazer diferente. O assunto é tão solene e importante que melhor é buscar as palavras de alguém com credibilidade, um profeta ou a Bíblia. Então aí vão algumas citações esclarecedoras e animadoras.
"Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a DEUS as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe suas respostas." (Filip. 4:6, Bíblia Viva)
"Jamais é proferida uma oração, por vacilante que seja, jamais uma lágrima vertida, por mais secreta, e jamais alimentado um sincero anelo de DEUS, embora débil, que o Espírito de DEUS não saia a satisfazê-lo. Antes mesmo de ser pronunciada a oração, ou expresso o desejo do coração, sai a graça de CRISTO para juntar-se à graça que opera na alma humana." (Parábolas de JESUS, 206)
"Nossas orações terão a forma de um colóquio com DEUS, como se falássemos com um amigo. Ele nos falará pessoalmente de seus mistérios, amiudamente advir-nos-á um senso agradável e alegre da presença de JESUS em nós, quando Ele se achegar para comungar conosco, como o fazia com Enoque." (Parábolas de JESUS, 129)
"... Ele, (DEUS) por Seu Espírito atuará através da mente que Ele pôs no homem, contanto que o homem Lhe dê oportunidade de operar e reconheça o Seu trato." (Mente Caráter e Personalidade, 785)
"Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo, são os únicos meios pelos quais o céu se pode comunicar com o homem, e influenciar sua vida mais íntima. Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente." Cons. S/ Saúde, 616 ou Mente Caráter e Personalidade, 230)
"Toda a verdadeira obediência vem do coração. Deste procedia também a de CRISTO. E se consentirmos, Ele por tal forma Se identificará com os nossos pensamentos e ideais, dirigirá nosso coração e espírito em tanta conformidade com o Seu querer, que, obedecendo-Lhe, não estaremos senão seguindo nossos próprios impulsos." (Desejado de Todas as Nações, 668)
"A real conversão é uma decidida mudança de sentimentos e motivos." (Mente Caráter e Personalidade 349)
"Orei a Ele pedindo ajuda e dando louvor. Se eu tivesse guardado lugar para o pecado no meu coração, DEUS nunca teria me ouvido! Mas Ele me ouviu! Ele atendeu à minha oração!" (Sal. 66:17-19, Bíblia Viva)
"Mas orar em nome de CRISTO significa muito. Quer dizer que havemos de aceitar-Lhe o caráter, manifestar-Lhe o espírito e fazer Suas obras." (Desejado de Todas as Nações, 668)
Pois bem, o que podemos pedir, que é segundo a Sua vontade, e que Ele nos atende na hora? É o seguinte: perdão; libertação do pecado; santificação; mudança de comportamento; libertação de drogas, e coisas assim que tenha a ver com a salvação de quem estiver orando. É preciso, no entanto, atentar que certos pedidos desses requerem uma luta por algum tempo, como é o caso das drogas, e evidentemente a vontade da pessoa deve querer ser liberta.
Agora, o que podemos pedir, mas que DEUS não vai nos atender? Vingança contra os nossos inimigos e perseguidores; que a humanidade se torne gente boa; que se evitem as guerras; que satanás não ataque ninguém; que DEUS perdoe os pecados de toda a igreja; que o doente seja curado embora ele não queria mudar seus maus hábitos, e assim por diante.
E que pedidos DEUS atende, porém, de modo diferente do que pedimos? Há pedidos que Ele atende de modo diferente assim como há pedidos que Ele atende como pedimos, porém mais tarde. Um exemplo de pedido que Ele pode atender de modo diferente é o pedido de emprego em determinada empresa, mas Ele encaminha para outra empresa. E há pedidos que Ele atende de modo diferente. Por exemplo, esse foi o caso de Moisés, que pediu para entrar na Terra Prometida, mas Moisés morreu. Depois DEUS atendeu a seu servo, e o ressuscitou e o levou para a Terra Prometida celestial. Ele fez mais que Moisés havia pedido. Às vezes DEUS até faz menos. Na verdade, Ele sempre no ouve, mas nem sempre atende, ou atende diferente, ou atende tal como pedimos mas demora um pouco (para que a fé cresça) ou atende na hora, antes até de concluirmos a oração.
"Mas apesar disso tudo, continuarei honrando a Ti SENHOR. Eu sei que a hora feliz da Tua resposta se aproxima." (Sal. 69:13 pp, Bíblia Viva)
- Quarta-feira: Confiança de proteção (I João 5:18 e 19)
Vamos ao que interessa: ter conhecimento da verdade é bom, necessário e até vital. Mas não é suficiente. Conhecer sem praticar pode ser pior que não conhecer nada. Mas, recusar-se a obter o conhecimento, para não se comprometer com ele, certamente é ainda pior.
Veja bem, quem tem conhecimento da verdade, e não a pratica, além de fazer DEUS mentiroso, dá um tremendo falso testemunho aos demais irmãos da igreja. Mas o seu testemunho é ainda mais fulminante para a perdição aos novos na igreja, além de ser desastroso aos de fora. Isso é ou não é verdade? Esse raciocínio é incontestável. Veja o que EGW diz a respeito:
"Por meio daqueles que têm uma forma de piedade, mas não lhe conhecem o poder, podemos ganhar muitos que de outra maneira nos causariam grande mal..."
"Os mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus, serão os nossos mais eficientes auxiliares..."
"Os que pertencem a essa classe, servirão de chamariz para atrair outros para as nossas ciladas."
"Muitos não lhes temerão a influência, porque professam a mesma fé."
"Aqueles que, embora tendo toda a luz da verdade a lhes brilhar sobre a alma, e devendo ter obras correspondentes a sua profissão de fé, ainda assim são atraídos pelo pecado, construindo ídolos em seu coração, corrompendo a sua alma diante de DEUS, e contaminando aqueles que com eles se unem no pecado, terão seus nomes apagados do livro da vida , e serão deixados nas trevas da meia-noite, sem óleo nos vasos nem nas lâmpadas." (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, Cap. 66: "As ciladas de satanás")
Por quê esses textos foram incluídos nesse comentário? Porque as lições estão escritas num tom muito neutro e positivo, dando a impressão ao leitor de que está tudo bem. Mas não é assim. Devemos então recorrer a profeta para entender a situação por todos os lados. O pecado tem seus nomes, e eles devem ser identificados, caso contrário, o número dos que se perderão dentro da igreja, mas pensando que estão salvos, será maior.
João, em I João 5:18 e 19, diz que aquele que tem o conhecimento de DEUS não vive em pecado, nasceu de DEUS e por Este é protegido, portanto, o maligno não o toca. Vamos ver o que EGW tem a dizer sobre esse ponto. Ela tem muitas coisas interessantes mas selecionamos uma que é bem confortadora:
"O Senhor Jesus está provando os corações humanos, por meio da concessão de Sua misericórdia e graça abundantes. Está efetuando transformações tão admiráveis que Satanás, com toda a sua vanglória de triunfo, com toda a sua confederação para o mal, reunida contra Deus e contra as leis de Seu governo, fica a olhá-las como a uma fortaleza, inexpugnável aos seus e enganos. São para ele um mistério incompreensível. Os anjos de Deus, serafins e querubins, potestades encarregadas de cooperar com as forças humanas, vêem, com admiração e alegria, que homens decaídos, que eram filhos da ira, estejam por meio do ensino de Cristo formando caráter segundo a semelhança divina, para serem filhos e filhas de Deus, e desempenharem um papel importante nas ocupações e prazeres do Céu." (A Igreja Remanescente, 14; Vida e Ensinos, 208 - 209).
"Satanás jamais obtém vantagem sobre quem faz de Deus sua defesa. "De mim se dirá: Deveras no Senhor, há justiça e força." Isa. 45:24. (Profetas e Reis, 175-176)
"Sejam a diligência, prontidão e energia santificadas pela graça de Cristo; então a vida será uma invencível força para o bem." (Desejado de Todas as Nações, 525)
Os textos acima falam por si. Mas é preciso chamar a atenção a um ponto importante: essa fortaleza a qual o maligno não pode tocar são pessoas que foram transformadas pelo ensino de CRISTO. Descobriu a palavra mais importante de todos esses textos, condição para que sejamos fortaleza de DEUS? A palavra é "transformação" e ela significa "mudança", ou seja, colocação do conhecimento em vida prática. Eis, mais uma vez, a grande questão que fará diferença entre a vida eterna e a morte eterna.
- Quinta-feira: Tendo verdadeiro conhecimento da Divindade (I João 5:20 e 21)
Em I João 5:20 João se refere por três vezes "ao verdadeiro". Se essa expressão já foi necessária naquele tempo, imagine em nossos dias. Só se dá relevância ao verdadeiro se existir o falso. Podes crer que no Céu, antes do pecado, ninguém se importava em distinguir o verdadeiro do falso. Hoje isso é importante em todos os assuntos, produtos, serviços, publicações, etc., pois estão falsificando tudo. Se os maus falsificam produtos por exemplo, quanto mais será falsificada a imagem de DEUS, para que o mundo adore a satanás.
E quem é o verdadeiro nessa citação de João? É bem fácil descobrir, pois ele deixa isso bem claro, sem a menor sombra de dúvidas. O apóstolo se refere a DEUS, ora indica o Pai, ora o Filho. Bem, nem poderia ser diferente, pois se um dos dois não fosse verdadeiro, nenhum dos dois seria, certo? Se JESUS veio revelar o Pai, Ele precisava ser verdadeiro como o é o Pai. João tão somente afirmou o que já era evidente.
Então, abruptamente, João fulmina com as seguintes palavras: "e guardai-vos dos ídolos". Os ídolos são por muitos adorados como deuses, mas eles são deuses falsos. São na verdade uma piada de mau gosto. Um Ser, para que seja DEUS, tem que ter poder para trazer a existência criaturas, nunca criaturas tem que fabricar o deus. A idolatria é algo ridículo, no entanto, exerce um fascínio tão poderoso que a maior parte dos seres humanos se envolve com ela de alguma forma.
Em nossos dias essa advertência é vital. E você acha que aqui João só se refere aos ídolos adorados pelos pagãos? Não é só desses ídolos que ele fala. Hoje temos os ídolos do futebol, do cinema, os grandes artistas (dias atrás morreu mais um, mas ele continua sendo idolatrado por milhões de pessoas, que com base nas notícias que alimentam os noticiários não deixam de comprar seus CDs e DVDs). E não são só esses os ídolos de que João fala. Também incluem-se aqui os grandes pregadores que fazem questão de se tornarem famosos, de estamparem suas imagens em todos os lugares, de serem bajulados. Assim também os grandes cantores da música gospel, que só sobrevivem com shows e grandes platéias, cantando louvor aos homens, que por sua vez os adoram como fãs.
Se alguém estiver interessado em saber: nós estamos no fim dos tempos. É preciso atentar que bem logo se desencadeará o desfecho, em que poucos ficarão em pé, por pura falta de fé, porque não se ligaram com o verdadeiro. Um alerta a todos, estamos em pleno falso reavivamento em nossa igreja, pois, o verdadeiro reavivamento também já iniciou. O decreto dominical está muito próximo. É alta hora daqueles que verdadeiramente se preocupam com sua salvação, e a dos outros, de fazerem a reforma da saúde e do sábado, pois o tempo é bem curto.
- Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Uma orientação a todos os meus leitores. Recebo e-mails de diversos lugares do mundo, de pessoas dizendo que tem sido abençoados por esses comentários. Fazemos esse trabalho humilde, num computador bastante velho (tem uns 11 anos de idade), no porão de nossa casa, que foi transformado em biblioteca e escritório. O nosso foco não está mais nesse mundo. Não estamos nos empenhando para termos mais e mais aqui. Basta para a vida, e por um pouco de tempo. Se tivermos mais, é certo que isso atrairá os criminosos para nos roubar e matar. Daqui não esperamos mais nada, senão, que no pouco tempo que nos resta, sermos uma benção aos outros. Aproxima-se o dia em que todos nós, de todos os lugares do mundo, nos veremos, e nos conheceremos. Vai ser na mesa do Senhor, e também antes, na viagem de sete dias.
O pouco tempo que nos resta é, no entanto, o tempo mais importante de toda a história da humanidade. É o tempo da mobilização para a batalha final, antes do fechamento da porta da graça. É o tempo do poderoso e verdadeiro reavivamento na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Nós já estamos entrando nesse reavivamento, e ele não é coletivo, é individual. Por isso, veja como você está. É importante fazer um balanço, se está se aproximando de JESUS, ou do mundo. E, não há outra igreja verdadeira, não pode haver duas igrejas verdadeiras.
Aqui vai um apelo, aos muitos que lêem esses comentários, mas que, em sua honestidade, contestam algo na igreja. Deixem O Senhor da obra agir. Não invada as responsabilidades do Senhor. Falo em relação às doutrinas. Se houve algo que devesse ser consertado, isso certamente já foi feito. E se não foi até agora, então O Senhor da obra foi negligente, mas essa hipótese está fora de questão.
Gente, nós estamos a poucos dias proféticos do fim. O Senhor da obra jamais dormiria em Sua atividade para fazer uma reforma doutrinária na igreja, justo na iminência do tempo do alto clamor, ou durante esse tempo. Se Ele cometesse esse tremendo e absurdo erro, assim Ele acabaria com a credibilidade interna e externa da igreja para vencer na batalha final, e não teria condições de ser O Salvador. Ou seja, concluindo por essa semana, com peso no meu coração me sinto motivado a dizer, como João, que todos cuidem em não fazer JESUS CRISTO como mentiroso, ou fraco na direção da obra. Ele é que sabe dirigir esse empreendimento, não nós. Desculpem, mas é uma questão de vida ou de morte eterna.
escrito entre: 24/07/2009 a 30/07/009 - revisado em 30/07/2009
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.