domingo, 10 de janeiro de 2010

Comentário da Lição 03 - Alegria - Escola no Ar

1º Trimestre de 2010 - O Fruto do Espírito
Comentário da Lição 03 - Alegria

  imprimir
sábado, 9/1/2010 - › INTRODUÇÃO

"Tenho lhes dito estas palavras para que a Minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa". Jo 15:11 - Nova Versão Internacional.

Nos Salmos encontramos muitas motivações para a alegria. Davi, no Salmo 51:12, suplica: "Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer". – Sl 51:12 – Nova Versão Internacional.

A alegria da salvação é o antídoto para a idolatria e a feitiçaria. Ampliando a idéia: a alegria da salvação destrói a inclinação natural para qualquer falso sistema de culto e adoração. A alegria produzida pelo Espírito Santo, unida ao amor, também atua no sentido de comunicar o respeito para com o sexo oposto e eliminar o desejo pelo prazer pecaminoso do sensual. Para muitos o envolvimento sexual atua como verdadeira idolatria porque passam a viver em função do sexo.

No grego os termos que descrevem a alegria são – chara – e – charis – traduzido em português por graça. As duas palavras, alegria e graça apresentam a mesma raiz. Estas palavras gregas para descrever graça, transmitem a idéia de alegria graciosa e bondosa que comunica aos outros uma atmosfera espiritual. Não é uma emoção artificial ou demonstração hipócrita; também não se identifica com a hilaridade ou gritaria; mas é o regozijo santo e sadio que promana de vidas controladas pelo Espírito Santo.

A salvação em Cristo Jesus é um ato sempre presente para o pecador arrependido e perdoado. Não é uma promessa para o amanhã, mas a certeza para hoje, agora. Portanto, a experiência cristã precisa transmitir a alegria deste fato real.

O amanhã das desgraças não existe na experiência cristã. "Portanto não fiquem preocupados com o dia de amanhã. Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também". – Mat. 6:34 – Bíblia Viva.

Quando o hoje é vivido e desfrutado com a alegria da salvação, o amanhã de inquietudes nunca chegará.

Pense: "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita". – Sl 16:11 – Nova Versão Internacional.

Desafio: Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!" - Sl 43:4 – Nova Versão Internacional.



domingo, 10/1/2010 - › O MANDAMENTO PARA NOS ALEGRARMOS

O filho de Deus que despertou para a grandeza da esperança da salvação tem motivos de sobra para viver com alegria. Por isso Paulo declara com ênfase: "Estejam sempre alegres nas suas vidas, unidos com o Senhor. Repito: alegrem-se". – Fp 4:4 – Bíblia na Linguagem de Hoje.

Esta alegria dá sentido para o viver e com ela sentimo-nos realizados: "Tu me mostras o caminho que leva para a vida. A Tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre… Vocês O amam, embora nunca O tenham visto; ainda que não O vejam, confiam nEle; e até mesmo agora vocês estão felizes com aquela alegria indizível que vem do próprio céu". – Sl 16:11 – Bíblia na Linguagem de Hoje e 1Pe 1:8 – Bíblia Viva.

Esta alegria é um poder contagiante e transformador: "Dá-me de volta a alegria da Tua salvação;… Assim poderei ensinar Teus caminhos a outros pecadores e eles voltarão a Ti arrependidos". – Sl 51: 12 e 13 – Bíblia Viva.

Quando recebemos a mensagem da salvação, o Espírito Santo inunda o nosso ser de alegria. É impossível reter essa alegria sem contagiar outros. A felicidade da salvação é um perfume que irradia de vidas convertidas. Paulo assim o declara: "Porque somos como o cheiro que se espalha entre os que se salvam e os que se perdem". – 1Co 2:14 – Bíblia na Linguagem de Hoje.

Com esta certeza, Paulo declara como deve ser o cotidiano de nossa experiência cristã: "Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as Suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem estas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com coração agradecido". – Cl 3:16 – Bíblia Viva.

A alegria da salvação é o privilégio do fiel filho de Deus: "Vocês receberam a mensagem com aquela alegria que vem do Espírito Santo…". - 1Ts 1:6 – Bíblia na Linguagem de Hoje.

Pense: "Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa". – Jo 15:11 – Nova Versão Internacional.'

Desafio: "Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor". – Fp 3:1 – Nova Versão Internacional.



segunda-feira, 11/1/2010 - › A ALEGRIA DE CRISTO

No Salmo 45 é exaltada a escolha de Jesus, por Deus o Pai: "O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria". – Sl 45:6 e 7 – Nova Versão Internacional.

Já o Salmo 40, expressa a resposta de Jesus pela escolha de Deus o Pai: "Então eu disse: Aqui estou! No livro está escrito a meu respeito. Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração. Eu proclamo as novas de justiça na grande assembléia; como sabes, Senhor, não fecho os meus lábios. Não oculto no coração a tua justiça; falo da tua fidelidade e da tua salvação". – Sl 40:7-10 – Nova Versão Internacional.

Deus ungiu a Jesus com óleo de alegria e Jesus responde: "Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus". A alegria de Jesus e a alegria do Céu, estão centralizadas no plano da salvação. Esta alegria é tão grande no coração de Jesus, que mesmo a morte hedionda da cruz não foi capaz de ofuscar o menor raio do brilho de Sua alegria. Pelo contrário, a alegria de salvar pecadores desfez a dor e o sofrimento da cruz.

Nas parábolas da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho pródigo, esta alegria de salvar encontra-se expressa no mais alto grau. O encontro da ovelha perdida supera em muito a alegria de noventa e nove que estão seguras no curral. Do mesmo modo, o encontro da pequena moeda transborda alegria para amigos e vizinhos. A restauração do pródigo explode em brilhante festa porque aquele que estava perdido, foi achado; aquele que estava morto, reviveu.

Pense: "Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se". - Lc 15:7 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos". – Is 50:4 – Almeida Revista e Atualizada.



terça-feira, 12/1/2010 - › ALEGRIA NA OBEDIÊNCIA

Depois de seu envolvimento pecaminoso com Batseba, Davi faz uma declaração muito importante sobre a verdadeira alegria: "Restitui-me a alegria da tua salvação". – Sl 51:12 – Almeida Revista Atualizada.

Davi tivera a verdadeira alegria, a verdadeira felicidade, que é fruto da salvação. Davi perdeu esta alegria em conseqüência de seu pecado. Suplicou a Deus: Devolve-me a alegria da tua salvação.

Davi conta que reencontrou a paz verdadeira e a alegria permanente, mediante o reconhecimento honesto de seu pecado, confissão genuína, certeza do perdão e na decisão de obedecer. "Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer". – Sl 51:12 – Nova Versão Internacional.

Você já experimentou a verdadeira alegria da salvação? O que precisamos sentir para estar seguros de que possuímos esta alegria?

Em outro Salmo, 37, Davi apresenta alguns ingredientes da receita que proporciona a verdadeira alegria: "Confia no Senhor e faze o bem... e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará aos desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Descansa no Senhor e espera nele...". - Versos 3-7. – Almeida Revista e Atualizada.
As palavras centrais do salmista são: entrega, alimenta-te, agrada-te, descansa e confia. Estas condições podem ser sintetizadas em obediência espontânea por amor. "Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho-lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa". – Jo 15:10 e 11 – Nova Versão Internacional.

Pense: "Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos". – Jr 15:16 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos". – Sl 19:8 – Nova Versão Internacional.



quarta-feira, 13/1/2010 - › ALEGRIA EM TEMPOS DIFÍCEIS

A verdadeira alegria independe das circunstâncias. A verdadeira alegria é um estado de espírito nutrido por um relacionamento que nos faz compreender que a vida não é apenas este ai que vivemos em nossa transitória passagem por este mundo.

Paulo coloca este estado de espírito nestas palavras: "Regozijai-vos na esperança". - Rm 12:12 – Almeida Revista e Atualizada. Quem vive a bendita e gloriosa esperança do restabelecimento do Reino eterno de Deus, com a restauração de nosso planeta, mesmo não participando dos prazeres efêmeros e ilusórios deste mundo, é um homem ou mulher feliz, e irradia uma atmosfera contagiante de alegria e felicidade. Todos percebem que possui algo de valor extraordinário que consegue superar todas as circunstâncias adversas e difíceis.

A vida do verdadeiro filho de Deus, em cujo coração reside a esperança da glória - Cristo Jesus - será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas; sempre oferecendo abrigo aos cansados viajores sob a sombra de seu verdor; sempre florindo, sempre frutificando, sempre exalando o suave e balsâmico aroma do amor de Cristo. Ele é uma constante bênção e motivo de inspiração para o seu semelhante. Terá sempre um cântico de alegria, louvor e gratidão nos lábios. Ele sob todas as circunstâncias vive a alegria da salvação.

Sob qualquer circunstância, Deus nem sempre nos concede tudo o que desejamos, mas nos concede tudo o que realmente necessitamos. "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus". – Fp 4:19 – Nova Versão Internacional.

Pense: Eu lhes disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". – Jô 16:33 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação". – 1Pe 1:6 – Nova Versão Internacional.



quinta-feira, 14/1/2010 - › ALEGRIA DURADOURA

"Foi pela fé que deixou o Egito, sem temer o furor do rei e resistiu, como se visse o invisível". – Hb 11:27 - A Bíblia de Jerusalém. Moisés recusou o trono dos faraós e um monumento nas planícies do Egito, para figurar na galeria dos heróis de Deus e viver a alegria da salvação com a certeza de receber a alegria duradoura da eternidade.

Seguramente a busca mais ansiada do ser humano é sentir-se bem e desfrutar a bênção da felicidade. Como pode alguém alcançar paz interior e sentir-se feliz?

O profeta Isaias apresenta uma mensagem poderosamente importante nesta direção: "Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança a vossa força, mas não o quisestes". - Is. 30:15 - Almeida Revista e Atualizada

Quatro palavras chaves transmitem o centro de sua mensagem: conversão, sossego, tranqüilidade e confiança.

Separado de Deus, o homem sente um vazio inexplicável em seu íntimo, e naturalmente a necessidade de preenchê-lo. Recorre a todo e qualquer expediente para preencher este vazio, mas parece que nada resolve. Porque o vazio é resultado de um relacionamento rompido. A necessidade é a conversão, a entrega. À conversão, segue outra experiência que atua com poder para comunicar a alegria da salvação: sossego. Descansar em alguém. Jesus é o único amigo capaz de dar este sossego.

Restabelecido o relacionamento de amizade segue-se a tranqüilidade, o descanso. Descanso, tranqüilidade é o presente de Jesus para seus amigos em meio aos temporais da vida.

Confiança é o resultado final deste relacionamento. Os temores desaparecem, as angústias, ansiedades, depressões, cedem lugar a um bem-estar inexplicável. A paz interior e a felicidade é um dom de Jesus para aqueles que nele confiam.

Pense: "Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa". – Jo 16:24 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa". – Jo 15:11 Nova Versão Internacional.



sexta-feira, 15/1/2010 - › ESTUDO ADICIONAL

"Purifica-me com hissôpo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve". Sl 51:7 – Almeida Revista e Atualizada.

Purifica-me, lava-me; é a busca do perdão. O pecado mancha nossa vida e destrói a sua semelhança com Deus; a beleza do caráter divino é desfeita pela ação do pecado e a alegria da salvação ´destruída. O único agente purificador e restaurador é o perdão divino. O perdão, que é uma dádiva gratuita, tem um valor muito alto, e só pode ser avaliado na base de sangue, o sangue do inocente Cordeiro de Deus - Jesus. É a certeza do perdão que vem por meio de Jesus que devolve a alegria.

"Ó Deus, meu salvador, livra-me da culpa desse crime! Então cantarei louvores a Ti! Abre, Senhor, os meus lábios, e contarei ao mundo a tua justiça e o teu perdão". - Sl 51: 14 e 15 - Bíblia Viva.

Somente Deus pode fazer esta cirurgia, extraindo o câncer letal da culpa. O problema da culpa não está no perdão de Deus, porque este é assegurado e conferido assim que reconhecemos nosso pecado; o problema está em nós mesmos perdoar-nos e aceitar que a culpa foi removida. Quando aceitamos o perdão e nos perdoamos, a alegria é devolvida.

Cantarei louvores - Perdoado e convicto de estar liberto da culpa, o pecador sente um desejo irresistível de louvar. A alegria da salvação inunda todo o ser que tem suas energias renovadas.

Contarei ao mundo a tua justiça e o teu perdão - Esta experiência da libertação do fardo do pecado, da opressão da culpa, induz a falar aos outros com alegria convicta e contagiante.

Faze-me testemunhar esta experiência maravilhosa. Quero contar a outros pecadores como é grande teu amor e como ele nos enche de alegria transbordante.

Paz interior e a alegria permanente da salvação são bênçãos de Jesus para os seus amigos.

Pense: "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita". – Sl 16:11 Nova Versão Internacional.

Desafio: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos". – Fp 4:4 – Almeida Revista e Atualizada.



Conheça o autor
Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley Gazeta • Projeto gráfico › Rodrigo Matias