"Confesso Leandro que, ao escrever esses versículos bíblicos dei 'Glória a Deus' por não ser adventista" – Parte 4
by leandro.quadros on 06/02/10 at 11:51 pm
HEBREUS 9:12
Esse é outro texto muito usado – e não apenas pelo senhor – para tentar "desmerecer" a doutrina do santuário celestial. Porém, uma análise com um pouco mais de detalhes é o suficiente para demonstrar que ele dá é força ao ensinamento bíblico como pregamos.
A seguir, transcreverei uma de uma resposta que já tinha elaborada sobre Hebreus 9:12. Em alguns aspectos terei que repetir algumas coisas, pois, ao fazer o mesmo, o pastor me coloca em uma condição importante: a de explicar novamente um conceito que não é ensinado aos irmãos evangélicos.
Creio que tal resposta também servirá para ajudar ao senhor – e a todos os leitores – a verem que não temos dúvida alguma de que Cristo nos purificou de nossos pecados (e nos purifica sempre que pecamos e vamos a Ele com confissão e arrependimento – 1 João 1:9)
Realmente, o sacrifício de Jesus foi perfeito e suficiente para pagar por nossos pecados de uma vez por todas, sem precisar que Ele morra uma segunda vez (Hebreus 9:24-28).
Mesmo assim, a expiação de Cristo na cruz é parte do processo de salvação estabelecido por Deus (Hebreus 9:14), que envolve a santificação, a Glorificação e, obviamente, o ministério sumo sacerdotal de Jesus no Santuário Celestial (como já vimos – Ler Hebreus 8:1, 2, especialmente).
Apesar de Jesus ter nos proporcionado o perdão quando morreu em nosso lugar, isto não significa que não seja necessária a realização de um juízo investigativo a fim de vindicar o caráter dos santos antes da volta dEle. Se estudarmos Daniel 7, que trata deste juízo precedente à volta de Cristo (para que Ele possa "dar a cada um segundo as suas obras" – Mateus 16:27 – é necessário que todos os casos tenham sido decididos) perceberemos que o julgamento faz parte das boas novas, pois "os santos recebem repetidamente a promessa de libertação em sintonia com o julgamento" (MAXWELL. Uma Nova Era Segundo As Profecias Do Apocalipse, 361.)
Sendo assim, esse juízo na verdade será uma bênção para o povo de Deus, além de servir para que o universo comprove que os filhos de Deus de coração aceitaram o sacrifício de Jesus continuam firmes na fé. Se alguém abandonou o Salvador, Seu sangue não poderá expiar tais pecados e, assim, terá o nome tirado do livro da vida (1 Coríntios 15:1-2; 2 Pedro 2:20-22; 1 Coríntios 9:27; 10:12, Apocalipse 3:5; Êxodo 32:32-33 – se o nome pode ser riscado do livro da vida antes da volta de Jesus, um juízo prévio foi realizado).
Deste modo, vemos que o juízo investigativo é fundamental para que todo o universo esteja informado sobre o modo de Deus lidar com o pecador (lemos sobre o interesse dos anjos no plano de salvação em 1 Pedro 1:12).
Voltemos a Hebreus 9:12. O texto pode ser mais bem traduzido (e isso não é apenas adventistas que afirmam) levando-se em conta o CONTEXTO em que se encontra no sermão aos Hebreus.
Ao invés de constar "santos dos santos" deveria estar "santuário" em Hebreus 9:12. Motivo: a palavra grega mais usada (veja: não é a única) para "santos dos santos" é hágia hagíon e não aparece nesse texto de Hebreus. Vê-se o termo ta hágia, que é melhor traduzido (repito: NESSE contexto) por "santuário". A versão Almeida, Revista e Corrigida acertadamente verteu o versículo para a seguinte maneira: "nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção."
Jesus quer dizer perante todos os anjos e seres de outros mundos durante o juízo investigativo que você e eu, pastor Rinaldi, somos dignos da salvação por que nosso cristianismo não é apenas de aparências. Nada mais que isso. Não há necessidade de temer o juízo (e desmerecer a doutrina) se estamos com o Salvador e entendemos a essência do ensinamento.
"Confesso, Leandro, que ao escrever esses versículos bíblicos dei "Glória a Deus por não ser adventista".
Não deveria fazer isso, pois, escreveu tais textos de forma descontextualizada.
Particularmente, prefiro dar glórias a Deus por TUDO o que Ele e faz na minha vida e pela conversão das pessoas. Não vejo razões para "glorificá-Lo" por não ser de um movimento religioso.
"Pergunto: há alguma elipse na minha resposta, ou queria que escrevesse todo o capítulo do livro em tela?"
Referente a sua resposta baseada no livro o Grande Conflito, nesse caso o senhor não fez uma elipse gramatical, mas, uma elipse ideológica, pois, considerou a doutrina do santuário levando-se em conta a ideia de apenas um livro da autora (e de um autor adventista), sem estudar O TÔDO. O que escrevi nas páginas anteriores pode auxiliá-lo nisso. Porém, uma pesquisa mais acurada, em livros especializados, surtirá muito mais efeito.
ELLEN WHITE: A PAPISA DO ADVENTISMO?
Informe aos leitores onde ficou a cadeira papal de Ellen White; qual adventista se ajoelhou diante dela ou beijou-lhe a mão como se ela fosse representante de Deus na terra…
E, outra pergunta (entre as muitas que já lhe fiz e para as quais não obtive resposta): com base nas citações dela a seguir, ainda terá a coragem de afirmar que para nós Ellen White é "papisa", sendo que não seguimos tradições de homens? (Mateus 15:3, 9)
"A Bíblia é a única regra de fé e doutrina. E não há nada mais apropriado para vigorizar a mente e fortalecer o intelecto do que o estudo da Palavra de Deus. Não há outro livro que seja tão poderoso para elevar os pensamentos e dar vigor às faculdades como as vastas e enobrecedoras verdades da Bíblia. Se a Palavra de Deus fosse estudada como deveria ser, os homens teriam uma grandeza de entendimento, uma nobreza de caráter e uma firmeza de propósito que raramente se vêem nestes tempos." – Fundamentos da Educação Cristã, 126 (o capítulo TODO fala do valor do estudo da Bíblia).
"Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos "últimos dias"; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios." – Primeiros Escritos, pág. 78 (Aqui o senhor pode até mesmo entender a função profética de Ellen White para os adventistas: levar-nos à Palavra e NUNCA estar no lugar dela).
JEANINE SAUTRON: O MODELO DE ADVENTISMO PARA RINALDI
Como é infantil sua forma de vir para um debate. Acredita ser correto usar uma pessoa como referência a fim de GENERALIZAR todas as outras que fazem parte do adventismo? E como se não bastasse, o senhor faz uma acusação terrível (que, de acordo com suas próprias palavras, mereceria cadeia): "NOTA: Por que os adventistas rejeitam o pedido de profetisa Jeanine Sautron? Seria porque ela é negra?"
Esse é o "grande apologista brasileiro", caro leitor!
Vou lhe dar informações históricas de quem conhece o assunto. A seguir, um artigo do Dr. Timm (por anos foi professor de História da Igreja):
O Pretenso Dom Profético de Jeanine Sautron
a) Jeanine Sautron nasceu em 1947, na ilha francesa da Reunião, perto de Madagascar, no Oceano Índico, sendo por vários anos membro da Igreja Adventista de S. Julien, França, não muito distante de Genebra, Suíça. Foi a partir de 1985 que Jeanine começou a divulgar seus sonhos e visões através de fitas cassete e em forma transcrita. O conteúdo dessas revelações foi cuidadosamente avaliado pela Comissão da Igreja de S. Julien, pela Associação Franco-Suíça da IASD e pelo Ellen G. White Estate, da Associação Geral [Se o senhor, pastor Rinaldi, soubesse da seriedade como a igreja adventista lida com o assunto do dom profético, não teria escrito coisas tão maldosas]. Não conseguindo obter o reconhecimento oficial da denominação como profetiza verdadeira, Jeanine passou a acusar a liderança da Igreja de apostasia. Apesar de excluída da igreja em 15 de junho de 1991, Jeanine continuou divulgando seus sonhos e visões em várias línguas (francês, inglês, espanhol, português, etc.).
b) No Brasil, os assim chamados "Adventistas do Sétimo Dia, os Remanescentes" possuem sua sede nacional em Brasília, DF, e qualificam seu nome com a frase: "Não filiados a qualquer tipo de igreja adventista do 7º dia nem às suas organizações ecumênicas." Seu líder no país é Oseas Maurer, natural de São Francisco do Sul, SC, ex-ancião da IASD Central de Brasília, que aposentou-se como alto-funcionário do Banco do Brasil. Entre as publicações do movimento em português destacam-se os 2 volumes da obra Sonhos e visões de Jeanine Sautron.1 Cartazes têm sido afixados em postes de iluminação pública e muros de várias cidades brasileiras, sem qualquer autorização municipal, marcando o fechamento da porta da graça para o ano 2005 e acusando publicamente o papa de ser a besta do Apocalipse.2
c) A mensagem fundamental do movimento está baseada em uma sucessão cronológica de datas, dentre as quais se destacam as seguintes:
1888 – começou o alto clamor para a IASD;
1988 – começou o julgamento dos vivos, que durou sete anos (32 anos para a IASD e 32 anos para o mundo);
1991 – terminou o julgamento dos vivos para a IASD, que foi rejeitada e vomitada (somente 5% dos adventistas foram aprovados e pertencerão aos 144.000), e começou o alto clamor para o mundo;
2005 – fechamento da porta da graça.
d) O movimento também ensina, entre outras coisas, (1) que "a IASD tornou-se Babilônia, a partir da década de 1960, porque se uniu ao estado, ao papado, ao ecumenismo, mudou suas doutrinas, deixou o mundo entrar na igreja, adotou o pentecostalismo da Celebration Church, está usando técnicas espíritas e pagãs de programação neuro-linguísticas nas pregações e, finalmente, recusou a verdade enviada do céu a ela" através da Sra. White e da Sra. Sautron; (2) que "os remanescentes vivos devem agora se abster de todo produto animal e também do sexo…"; e (3) que Jones e Waggoner são as duas testemunhas de Apocalipse 11:3, que ressuscitarão "para pertencer aos 144.000″.
e) Os adeptos desse movimento desconhecem completamente as advertências inspiradas quanto a marcação de datas para os eventos finais (ver Mt 24:36, 42, 44; 25:13; At 1:6-7). Ellen White é clara em afirmar que "o tempo não tem sido um teste desde 1844, e nunca mais o será."3 "Deus não nos revelou o tempo em que esta mensagem será concluída, ou quando terá fim o tempo de graça."4
"Quanto mais freqüentemente se marcar um tempo definido para o segundo advento, e mais amplamente for ele ensinado, tanto mais se satisfazem os propósitos de Satanás."5
f) É inacreditável como os adeptos desse movimento não vêem qualquer dificuldade em identificar E. J. Waggoner e A. T. Jones, que morreram em apostasia6, como as duas testemunhas de Apocalipse 11:3, e como fazendo parte dos 144.000! Se eles estão qualificados a fazer parte desse grupo, por que outros apóstatas também não estariam?
Referências bibliográficas:
1 Sonhos e visões de Jeanine Sautron: mensagens completas até setembro de 1995, 2 vols. (Brasília, DF: Centro Evangelístico Sonhos e Visões, 1995).
2 Contrastar com Ellen G. White, Obreiros evangélicos, 5ª ed. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1993), 372-380.
3 Idem, Primeiros Escritos, 3ª ed. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1988), 75.
4 Idem, Mensagens Escolhidas, 2ª ed. (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1985), 1:191; ver também 185-192.
5 Idem, O Grande Conflito, 457.
6 Ver: E. de Oliveira, A Mão de Deus ao Leme, 194-206; George R. Knight, From 1888 to Apostasy: The Case of A. T. Jones (Washington, DC: Review and Herald, 1987).
Fonte: Alberto R. Timm, "Movimentos, Tendências e Interpretações Particulares na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Brasil (1980-1999). Apostila de classe, pp. 18-20. Disponível em: http://www.centrowhite.org.br/textos.pdf/07/dom_profetico_jeanine.pdf
A respeito de sua "nota" (de que os Adventistas da Promessa não creem em EGW), nada tenho a ver com eles, do mesmo modo que o senhor não é culpado por alguns pentecostais (que mantêm contato comigo) afirmarem que o Espírito Santo não é Deus.
Seus "critérios" não são nada criteriosos…