domingo, 18 de abril de 2010

Comentário da Lição 04 - A ÁGUA DA VIDA - Escola no Ar

2º Trimestre de 2010 - Saúde e cura
Comentário da Lição 04 - A ÁGUA DA VIDA

  imprimir
sábado, 17/4/2010 - › INTRODUÇÃO

"Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna". - Jo 4:14.

Deus atua, conhece e acompanha a vida pessoal de cada ser humano desde a sua formação no ventre materno. Declara o salmista Davi: "Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção". - Sl 139:13 e 14 - Nova Versão Internacional.

Eis a verdade fundamental de nossa existência: Somos obra da criação "especial e admirável" de Deus. O que causa admiração da maneira como somos feitos é que o elemento básico de nosso corpo é água. Esta é a razão porque necessitamos de muita água ao longo do dia em nossas atividades. Em todos os nossos esforços, a despesa é água e ela precisa ser reposta. Esse ciclo de despesa e abastecimento é vital para o bom desempenho de nossas tarefas e para a manutenção perfeita de todo o mecanismo dessa criação fabulosa, o corpo humano.

Para a samaritana, junto ao poço da aldeia de Sicar, Jesus salientou a importância de outra água que supre a sede espiritual, os anseios da alma que clamam por vida que perdura para sempre. Jesus declarou: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". - Jo 4:13 e 14 - Nova Versão Internacional.

Para manter a nossa saúde e vigor físicos é fundamental o uso da água de maneira sistemática. Para vencermos o pecado e sermos transportados para a eternidade, é vital beber da água da vida: Jesus.

Pense: "Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus". – Sl 42:1 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba." - Jo 7:37 – Nova Versão Internacional.



domingo, 18/4/2010 - › A ÁGUA VIVA

A água representa vida. Sem água não sobrevivemos por muitos dias. A Escritura Sagrada relaciona muitas vezes o plano da salvação com o poder vivificante da água. "Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus". "Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação" - Sl 42:1 e Is 12:3 – Nova Versão Internacional.

Estava Jesus a caminho da Galiléia e chegando ao poço de Jacó, próximo de Sicar, sentou-se junto à fonte, porque sem dúvida devia haver ali algumas árvores propiciando sombra. A hora era em torno do meio dia. Jesus estava só, porque os discípulos haviam ido até a aldeia para comprar alimentos.

A aldeia de Sicar distava cerca de dois quilômetros do poço de Jacó, onde os seus habitantes se abasteciam de água.

Uma mulher aproxima-se do poço para retirar água, e Jesus estabelece um diálogo procurando transmitir as boas novas da salvação. Jesus pede água: "Dê-me um pouco de água".

A mulher se surpreende porque reconheceu em Jesus um judeu. Em Sua resposta Jesus oferece à mulher outra água que é capaz de mitigar a sede da sua alma. A água que a mulher viera buscar saciava a sede física, e ela necessitava desta água continuamente. Jesus oferece água que uma vez recebida se transforma em "uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".

Quando a mulher compreendeu a mensagem de Jesus abandonou o seu cântaro junto ao poço e voltou correndo para a aldeia com a grande boa nova para seus amigos e vizinhos: "Vinde comigo, e vede um homem que me disse tudo...". Ele me ofereceu água da vida. Ele é meu Salvador. - João 4:29.

Pense: "Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas". – Is 55:1 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "O Espírito e a noiva dizem: "Vem!. E todo aquele que ouvir diga: "Vem!. Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida". – Ap 22:17 – Nova Versão Internacional.



segunda-feira, 19/4/2010 - › AS ÁGUAS DO BATISMO

Deus estabeleceu um ritual com a água relacionando-o com o plano da salvação. Todos os que aceitam a salvação por meio de Cristo Jesus, aceitam também o rito batismal pela imersão na água. Não que haja um poder espiritual transformador na água, mas o ritual tipifica a purificação dos nossos pecados pelo lavar. Tal com limpamos a sujeira de nossas mãos, nossos pés ou de nosso corpo, assim a imersão na água tipifica lavar o nosso corpo e a nossa mente das imundícias do pecado. O poder purificador centraliza-se pela fé no sangue de Jesus.

Deus usou muitos outros símbolos para tipificar ensinamentos espirituais. O cordeiro do sacrifício, a serpente de bronze levantada no deserto, o pão e o suco da videira usados na ceia, as bodas do casamento...

A imersão nas águas do batismo também tipifica a morte do homem do pecado e o nascimento do homem da fé e da justiça. Todo aquele que participa deste rito proclama publicamente a sua escolha espiritual de mudança da morte para a vida. O batismo tipifica o novo nascimento, o nascimento espiritual. Jesus declarou: "O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito". – Jo 3:6 – Nova Versão Internacional.

Paulo estabelece uma relação da imersão nas águas do batismo com a morte e a ressurreição de Jesus. "Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também, nós vivamos uma vida nova". – Rm 6:4 – Nova Versão Internacional.

As águas do batismo também estabelecem uma relação de filhos de Deus.

Pense: "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direto de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus". – Jo 1:12 e 13 –Nova Versão Internacional.

Desafio: "Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus". – Rm 6:11 – Nova Versão Internacional.



terça-feira, 20/4/2010 - › USOS DA ÁGUA

Levíticos é o livro do Velho Testamento que ensina em detalhes como o pecador deve responder à manifestação da graça e à declaração do amor de Deus pelo homem. Todo ensinamento era transmitido através dos serviços típicos realizados no santuário.

Nos capítulos onze a quinze e dezessete, o ensino é como obter e preservar viver saudável através de leis que determinam o que pode ser usado como alimento e como conservar o meio ambiente em estado limpo, higiênico e saudável. Para muitos que buscam a salvação, esta parte do processo santificador não é visto com muita seriedade. Argumentam que Deus não se importa com questões secundárias. No entanto, após descrever com clareza quais os alimentos animais que combatem o desenvolvimento de um corpo sadio e um caráter santificado, Deus é categórico ao declarar: "Pois eu sou o Senhor vosso Deus; santificar-vos-eis, portanto, para serdes santos, pois eu sou santo; não vos torneis vós mesmos impuros com todos estes animais… deveis, portanto, ser santos, pois eu sou santo". – Lv 11:44 e 45 – Tradução Ecumênica da Bíblia.

A permanente presença do Deus santo requer pureza de caráter e pureza do meio ambiente para o desenvolvimento do processo santificador. Deus é minucioso em todos os detalhes processo santificador.

Nestes capítulos aparece com freqüência o uso da água para purificar o meio ambiente e os indivíduos. A água desempenhava um papel importante como meio purificador. Isto ensina a lição que ainda hoje a água é importante, tanto no uso interno como externo.

Pense: "Pois o próprio Senhor, teu Deus, vai e vem no meio do acampamento para te salvar,… todo o acampamento é santo, e o Senhor nada deve ver que o envergonhe: ele cessaria de te acompanhar". – Dt 23:16 - Tradução Ecumênica da Bíblia.

Desafio: "Então ele lavará as suas roupas, e estará puro". – Lv 13:6 – Nova Versão Internacional.



quarta-feira, 21/4/2010 - › O PODER DA ÁGUA

Água, H2O. Uma molécula de hidrogênio e duas de oxigênio. Dois gazes invisíveis ao olho humano fundem-se e dão como resultado a um elemento da natureza com variadas e extraordinárias atuações. Brota da terra em mananciais que formam os pequenos e límpidos regatos. Estes se juntam uns aos outros e formam os rios caudalosos com volumes que encantam por sua grandeza e beleza.

A água é imprescindível para a vida no planeta. Sem ela, ele seria um imenso deserto, sem vida alguma. Dela depende toda a vida, tanto a vegetal como a animal.

Em nosso planeta, a água é fonte de vida desde os regatos até os imensos oceanos com as mais variadas espécies de animais aquáticos. As florestas e os campos apresentam seu verde exuberante sob a ação do poder da água que cai em gotas de chuva. Os animais terrestres e as aves dependem da água para viver.

O ser humano usa a água para mover as gigantescas hidroelétricas, gerando energia para iluminar cidades e zonas rurais; movimentar grandes e pequenas indústrias produtoras de facilidades e benefícios para as comunidades; abastecer os lares para desenvolver todas as suas atividades.

Precisamos da água em nosso corpo que é formado por cerca de 60% desse elemento. Faltando água ao nosso corpo, as energias vitais desfalecem e o vigor físico desaparece. Suprindo o organismo com água, renovamos as nossas forças, corremos e não nos cansamos, caminhamos e não nos fatigamos.

Pense: "Quem é que tem sabedoria para avaliar as nuvens? Quem é capaz de despejar os cântaros de água dos céus?" - Jó 38:37 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água". – Sl 63 – Nova Versão Internacional.



quinta-feira, 22/4/2010 - › ÁGUA COMO TERAPIA

Já foi avaliado que a água é fundamental para que a vida possa desenvolver-se em nosso planeta. Em verdade, sem água não haveria vida. Sendo um elemento tão importante, pode compreender-se que ela tem um alto valor terapêutico, tanto para preservar a saúde do corpo como libertá-lo de males que conspiram contra o seu bem-estar.

"Na saúde e na doença, a água pura é uma das mais excelentes bênçãos do céu. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e animais. Bebida abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e a natureza em resistir à doença. A aplicação externa da água é um dos mais fáceis e mais satisfatórios meios de regular a circulação do sangue. Um banho frio ou fresco é excelente tônico. O banho quente abre os poros, auxiliando assim na eliminação das impurezas. Tanto os banhos quentes como os neutros, acalmam os nervos e equilibram a circulação". – A Ciência do Bom Viver, pág. 237.

Em muitas de Suas curas, Jesus recorria ao uso da água, demonstrando assim que os ensinamentos comunicados para os israelitas eram de valor. Em outras oportunidades Jesus dispensava esta prática, ensinando desse modo que Ele é a água da vida e Sua palavra comunica vigor e vida.

Vivemos em um mundo onde esse elemento vital está-se tornando escasso em virtude da poluição do meio ambiente. Como filhos de Deus e herdeiros da promessa de um mundo limpo, temos a sagrada responsabilidade de zelar pela limpeza desse elemento e a sua conservação para o nosso bem.

Pense: "A areia abrasadora se tornará um lago; a terra seca, fontes borbulhantes". – Is 35:7 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "Nunca mais terão sede". – Ap 7:16 – Nova Versão Internacional.



sexta-feira, 23/4/2010 - › ESTUDO ADICIONAL

Vencido o pecado e reintegrado o homem ao Universo sem pecado, a graça será a permanente companheira entre Redentor e redimidos: "Pois o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, conduzindo-os até às fontes de água da vida". - Ap 7:17 – Bíblia de Jerusalém.

No capítulo 22:1 e 2, de Apocalipse, a certeza da graça, como o dom que comunica vida eterna aos santos no mundo renovado, é transmitida nestas palavras: "Então me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos". – Almeida Revista e Atualizada.

Água que comunica vida; frutos que comunicam vida; folhas que comunicam vida. Assim como o manancial renova permanentemente as suas águas, a árvore da vida, de modo permanente e certo renova seus frutos. Símbolos perfeitos da permanente provisão de graça para os redimidos pela permanente e visível presença de Cristo. Vida eterna jorrando do Manancial de graça eterna - o trono de Deus e do Cordeiro.

"Não se levantará por duas vezes a angústia". - Na 1:9. Como se levantaria segunda vez a enfermidade do pecado entre habitantes de um mundo novo, que compreenderam, aceitaram e vivem pelo poder da graça? O antídoto do pecado, tipificado pelas folhas que comunicam cura e vida, o dom eterno da graça - Jesus - é tão poderoso que destruirá o vírus do pecado e da rebelião para sempre.

Pense: "A areia abrasadora se tornará um lago; a terra seca, fontes borbulhantes". – Is 35:7 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "Não tiveram sede quando ele os conduziu através dos desertos; ele fez água fluir da rocha para eles; fendeu a rocha, e a água jorrou". – Is 48:21 – Nova Versão Internacional.



Conheça o autor
Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley Gazeta • Projeto gráfico › Rodrigo Matias