sábado, 17 de abril de 2010

Lição 3 – Aptidão física e espiritual - Auxiliar Para Lição da Escola Sabatina - Casa Publicadora Brasileira

Resumo da Lição

Texto chave: 1 Coríntios 9:25

O aluno deverá...

Reconhecer: A importância de usar e aperfeiçoar mental, física e espiritualmente aquilo que Deus nos deu.
Sentir: Sua responsabilidade para com Deus sendo mordomo do corpo que Ele nos deu.
Fazer: Estender e fortalecer diariamente os músculos físicos, bem como os músculos da fé.

Esboço

I. Conhecer: Use, não perca!

A. Como o servo de Mateus 25:14-28, que escondeu seu dom e o perdeu, Deus nos fez responsáveis por todos os dons que nos concedeu. Quais são os benefícios de usar os músculos dados por Deus?
B. Qual é o problema de não exercitar corretamente os músculos?

II. Sentir: Não somos de nós mesmos

A. Apesar de Deus nos ter dado vontade livre, se não reconhecermos nossa responsabilidade de disciplinar o corpo, colheremos o resultado não só fisicamente, mas também mental e espiritualmente. Como devemos cuidar corretamente dos dons de Deus?
B. Como podemos expressar louvor a Deus quando usamos e aperfeiçoamos Seus dons?

III. Fazer: Horário de treinamento

A. Que atividades você tem notado que lhe são mais benéficas?
B. Que escolhas de estilo de vida você pode fazer na próxima semana para trazer mais movimento à sua vida?
C. Como pode você aumentar e desenvolver sua fé?

Resumo: O corpo e a fé são dons de Deus. Somos responsáveis perante Ele por exercitá-los a fim de conservá-los úteis e saudáveis a Seu serviço.

Ciclo do aprendizado

Motivação

Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual:
A saúde física é o fundamento de uma mente sã e uma vida espiritual sadia.
Só para os professores: Escolha um voluntário que leia o resumo da lição abaixo antes de convidar a classe a participar da atividade de abertura.

Quais são algumas das motivações para manter saúde física? A obsessão para a resposta a esta pergunta não é nova. Os gregos antigos idolatravam a forma humana. Seu cuidado era considerado altamente importante. Falando da saúde física no contexto das realizações arquitetônicas de Herodes durante a era romana, a Eerdmans' Family Encyclopedia of the Bible afirma: "O atletismo de estilo grego também era realizado no estádio e no ginásio. Os gregos criam que o exercício desse tipo era necessário para obter um corpo saudável" (Guideposts: Carmel, N.Y.: 1978. p. 222). Em várias religiões orientais, o exercício físico tem considerável significado espiritual. Muitos indivíduos modernos procuram o exercício não para glorificar a Deus mas a si mesmos, para parecer "sensuais". Nosso estudo explora o papel e o significado do exercício físico para a vida do cristão. Se nosso corpo realmente foi "comprado por preço" e é "o templo do Espírito Santo", se estamos decididos a fazer tudo "para a glória de Deus", como isso pode afetar nossos hábitos de exercício?

Atividade de abertura

Opção A: Se o clima e o tempo permitirem, leve a classe a uma pequena caminhada, de preferência ao ar livre, e faça alguns leves exercícios de alongamento. Faça a pergunta: "O que isso tem que ver com meu relacionamento com Deus?"

Opção B:Distribua papel e lápis e peça que os membros façam um planejamento de exercício físico para a próxima semana. Faça a pergunta da Opção A.

Compreensão

Compreensão
Só para os professores:
Os gregos antigos criam em uma dupla natureza humana. Havia o lado físico, representado pelo corpo, e o lado espiritual, representado pela alma. Assim, uma alma podia existir independentemente do corpo. Por outro lado, os hebreus mantinham uma abordagem mais holística. Para eles, a alma era a integração do espírito com o corpo (Gn 2:7). Seguia-se, naturalmente, que aquilo que afetava o corpo afetava o espírito, e vice-versa. O cuidado com a natureza física teria um impacto na pessoa de maneira total. Mantenha esse conceito no centro de sua apresentação.

Comentário bíblico

I. O atleta espiritual
(Recapitule com a classe 1Co 9:24-27.)

Os versos acima estão entre as muitas referências das Escrituras ao atletismo – em particular, à corrida – como metáfora da vida cristã. Paulo reconhecia o paralelo entre o treinamento físico e o preparo espiritual. Um moderno corredor de longa distância pode ter um regime de exercícios assim: Preparação diária – 800 metros em voltas de aquecimento, mais exercícios de alongamento; três dias por semana, treinamento para desenvolver ritmo e velocidade (correndo pequenas distâncias, normalmente 200 a 400 metros, a passo acelerado por uma hora a uma hora e meia); dois dias por semana, corrida de distância de 10 a 20 quilômetros para desenvolver perseverança e obstinação mental; um dia por semana, treinamento colina acima para desenvolver força (correr em aclives abruptos a velocidade quase máxima com breves períodos de descanso). Também há treinamentos matutinos na sala de pesos por 45 minutos a uma hora. Um dia por semana, descanso. O atleta também vigia cuidadosamente a alimentação, evita atividades até tarde a fim de obter descanso adequado e exercita autodisciplina em todas as atividades (Veja também 2Tm 2:3-5; 4:7; Fp 3:12-14; Hb 12:1-3).

Pense nisto: É importante para o cristão cultivar a vida espiritual com tanta seriedade quanto para o atleta é cultivar o poder do corpo? Que exercícios espirituais você incorpora à sua rotina diária para obter benefícios como perseverança espiritual, força e ritmo? Que práticas você deve evitar a fim de ter uma corrida mais íntima com Deus?

II. Crendo sem ver
(Recapitule com a classe Jo 20:24-29.)

"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que Se torna galardoador dos que O buscam" (Hb 11:6). Alguém disse que quando entendemos e, então, confiamos, isso é sabedoria; mas quando não entendemos e ainda confiamos, isso é fé. Tomé vivia no nível da sabedoria. Se ele podia ver, entender ou tocar por si mesmo, ele cria. Mas o que agrada a Deus é exercer confiança nEle mesmo nas ocasiões em que não podemos ver nem tocar. Essa fé cresce, se fortalece e se expande com o uso. Como os músculos físicos, a fé exercitada aumenta a capacidade de mover montanhas" (veja Mc 11:23).

Pense nisto: Que ações posso fazer para exercitar minha fé? Se nunca tentar desafios maiores do que os que podem ser realizados com os recursos que já tenho, como minha fé vai crescer? Por outro lado, por que a fé se atrofia como resultado de planos e visão limitados?

III. Benefícios do exercício físico
(Recapitule com a classe 1Co 6:19, 20.)

Exercício e temperança têm um longa história conjunta. Note esta citação do grego estoico Epíteto, que viveu mais de 100 anos depois da morte de Cristo: "Você quer ser vencedor nos Jogos Olímpicos? A bem da verdade, eu também, pois é uma coisa gloriosa. ... Então, você precisa viver orientado por regras, comer o que é desagradável, abster-se de iguarias; você precisa se obrigar a constantes exercícios na hora designada, no calor e no frio; precisa se privar de vinho e bebidas frias; em outras palavras, você precisa ser tão submisso a todas as orientações de seu mestre quanto às de um médico" (James M. Freeman, Manners and Customs of the Bible [Plainfield, New Jersey: Logos International], 1972), p. 457.

Pense nisto: Que benefícios espirituais você pode receber do exercício físico? Visto que a verdade espiritual é recebida através da mente, como o exercício físico melhora a percepção mental?

Aplicação

Aplicação
Só para os professores:
Costuma-se dizer que a estrada para o inferno é feita de  boas intenções. Certamente, todos os membros da classe afirmariam que desejariam se exercitar mais. Mas quantos se exercitam? Use os estudos de casos a seguir para criar soluções para nossas desculpas. Ao mesmo tempo em que "ajudamos" essas pessoas, como estamos ajudando a nós mesmos a solucionar nossa própria procrastinação?

Caso 1: Sharon come "como um passarinho" mas não consegue perder peso. Seu médico não encontrou nada de anormal. Ela sabe que, se fizesse exercícios, estimularia seu metabolismo e facilitaria a perda de peso, mas se queixa de que é muito gorda para se exercitar e mal pode caminhar até a caixa postal sem perder o fôlego. Como podemos ajudá-la?
Caso 2: Volker sente que nunca foi bom em esportes na escola, porque sempre era o último a ser escolhido. Seus amigos mais próximos parecem ter o mesmo problema. Eles se orgulham em ser "feras" em computação e afirmam ser alérgicos a sol, suor e exercício. Como podemos encorajá-los a ser mais ativos?
Caso 3: Rosinha é viúva, com cinco filhos para criar e trabalha em dois empregos para sustentar a casa. Ela diz que gostaria de fazer mais exercícios, mas simplesmente não tem tempo. Como podemos superar a propensão para desculpá-la e ajudá-la a encontrar meios criativos para introduzir o exercício em sua rotina?
Caso 4: Ahmed é um brilhante jovem profissional, admirado por sua compreensão dos negócios. Ele vem de um lar pobre e está ansioso por fazer sua marca no mundo e erguer a família da pobreza. Para fazer isso, ele trabalha demais, dorme pouco e não faz exercícios físicos. Por mais louváveis que sejam suas metas, como podemos ajudar Ahmed a alcançar o equilíbrio?

Criação

Criação
Só para os professores:
Tendo estudado a função dos exercícios sob os pontos de vista científico, histórico e bíblico, e tendo tentado resolver algumas das desculpas que damos para não nos exercitar, agora precisamos pôr nosso conhecimento em ação. (Enfatize que é importante consultar um médico e, para os mais ambiciosos, um fisiologista de exercício antes de fazer mudanças dramáticas em qualquer programa de exercícios.)

Passos de ação

1. Distribua folhas de papel e canetas. Peça que os alunos dividam as folhas em duas colunas.
2. Na coluna da esquerda, os alunos devem mencionar aquelas formas de exercício em que estão atualmente comprometidos. Estimule a honestidade! Alguns podem ficar com as colunas completamente em branco. Isso é aceitável.
3. Em seguida, peça que os membros escrevam suas metas de exercícios na coluna da direita. (Correr a maratona no mês que vem não deve estar em muitas listas, se levarmos a sério nosso plano.)
4. Abaixo de cada meta, eles podem escrever os passos de ação que darão para alcançá-la. Como exemplo de meta: Dentro seis meses, correr três quilômetros cada manhã antes de trabalhar. Passos de ação: (A) Primeiro mêscomeçar caminhando em torno da quadra algumas vezes! (B) Correr moderadamente meio quilômetro no final do mês. (C) Segundo mês – estender o percurso  da corrida a um quilômetro. (D) Deitar mais cedo a fim de levantar mais cedo para deixar mais tempo para correr pela manhã, etc.


FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic322010.html