Lição 7 | 8 a 15 de maio |
Descanso e restauração |
Sábado à tarde | Ano Bíblico: 1Cr 25–27 |
Verso para Memorizar: "Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: 'Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco'" (Mc 6:31, NVI). |
Leituras da semana: Gn 2:15; Êx 20:8-11; 23:12; Mt 11:28-30; Mc 2:27; 6:30-32
Um aluno brilhante de medicina, em Loma Linda, estava esgotado. Levantando-se às quatro da manhã e trabalhando até a meia-noite, ele se esforçava para acompanhar seu currículo fatigante, mas sem resultados. Ele estava ficando cada vez mais para trás.
"Desesperado, ele procurou um professor pedindo ajuda. Sendo um homem sábio, o professor recomendou que Tom tirasse pelo menos sete horas de sono toda noite, não importando o que acontecesse, e trinta minutos de exercício vigoroso todos os dias. Tom estava incrédulo, ... mas, afinal, concordou relutantemente em tentar esse programa. Afinal, ele estava tão atrasado que não tinha nada a perder. Para seu absoluto assombro, suas notas começaram a melhorar em apenas duas semanas. Ao final do ano, ele estava entre os melhores da classe e, no devido tempo, completou com sucesso seu preparo médico" ("I'm So Tired," Série Hardinge Lifestyle (Loma Linda, Calif., Escola de Saúde da Universidade Loma Linda, 1988), p. 3-5.
Muitos de nós estamos na mesma condição de Tom. Todos precisamos diariamente de ter descanso, bem como do descanso semanal a fim de alcançar saúde física, mental, espiritual e social.
A semana à primeira vista: Precisamos regularmente de descanso físico, mental e emocional a fim de produzir o nosso melhor.
No próximo sábado você precisa participar do Impacto Esperança
Domingo | Ano Bíblico: 1Cr 28, 29 |
Sem tempo
Muitos de nós vivemos em um ambiente muito tenso e agitado, cheio de muitas coisas a fazer e pouco tempo para executá-las. Madre Teresa disse: "Acho que hoje o mundo está de cabeça para baixo, e sofre tanto porque existe pouco amor no lar e na vida familiar. Não temos tempo para nossos filhos, não temos tempo uns para os outros. Não existe tempo para desfrutar uns com os outros."
Em algumas culturas, o esforço para "prosperar", ganhar dinheiro, ser um "sucesso", domina tudo, a ponto de o casamento, a família, e até a saúde serem sacrificados.
Evidentemente, é bom esforçar-se para trabalhar, fazer o melhor e prover o necessário para si mesmo e para a família; a Bíblia dá pouco valor aos preguiçosos (Pv 6:9; 13:4; 2Ts 3:10). No entanto, podemos levar longe demais uma coisa boa e, como resultado, sofremos nós e aqueles que amamos e com quem nos importamos. Muito frequentemente, ouvimos de um pai que trabalha todo o tempo, dizendo que está fazendo isso "para sua família" quando, no fim, é a família que está sendo prejudicada pela contínua e excessiva ausência do pai.
1. Qual era a intenção de Deus para a humanidade a respeito do trabalho, mesmo antes do pecado? Gn 2:15
Desde o início, mesmo no mundo anterior à Queda, a intenção de Deus era que os seres humanos trabalhassem. E também descansassem do trabalho. Especialmente agora, como seres caídos, milhares de anos afastados da árvore da vida, devemos nos lembrar de que nosso corpo tem limitações e, assim, o descanso é vitalmente importante.
2. Que disse Jesus sobre a necessidade de descanso, por mais importante que seja nosso trabalho? Mc 6:30-32, 45-46
Jesus e Seus discípulos tomaram tempo para descansar. Ele sabia que Seu corpo precisava de tempo para se restaurar. Também nós precisamos de tempo para descanso diário. O persistente abuso pela falta de sono, a seu tempo, produz perda física e emocional. Não importa quão jovem, saudável ou forte seja a pessoa, nosso corpo precisa de descanso e, mais cedo ou mais tarde, um estilo de vida desregrado cobrará sua conta.
Conheça mais sobre o Impacto Esperança visitando www.portaladventista.org
Segunda | Ano Bíblico: 2Cr 1–4 |
A necessidade repouso
Todos estamos cientes da necessidade de descansar. Precisamos de alimento, precisamos de água e precisamos de descanso. Muito frequentemente, nosso próprio corpo nos dá o sinal de que é hora de descansar, e muitos desses sinais são altos e claros. Na maioria das vezes, se ouvirmos o que o corpo nos diz, vamos obter descanso suficiente. Infelizmente, muitas vezes somos apanhados pelo clima de pressa e alvoroço da vida, de ganhar dinheiro, de correr para cá e para lá, que não ouvimos nosso corpo. Quantas pessoas – derrubadas pela doença e, finalmente, forçadas a descansar, e por muito tempo – teriam saúde se elas tão-somente houvessem ouvido o que seu próprio corpo lhes dizia?
Mais cedo ou mais tarde, vamos descansar – de uma forma ou de outra. A pergunta é: Por que não fazer isso da melhor maneira possível?
3. Que sinais seu corpo lhe envia, dizendo que é hora de diminuir a velocidade e descansar? Você os está ouvindo?
Todo ser vivo precisa de tempo para descanso a fim de restabelecer o que foi usado. Pense na palavra restabelecimento, que significa "restaurar ao antigo estado ou condição".
"O sono, o doce restaurador da natureza, revigora o corpo cansado e o prepara para os deveres do dia imediato" (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 342).
Precisamos perceber nossas limitações. Não podemos fazer nosso trabalho com as próprias forças. Deus promete graça para enfrentarmos o trabalho. No descanso regular, permitimos que o Senhor restabeleça nosso corpo a fim de acordarmos refrigerados, prontos para fazer Sua vontade.
4. Que razão é dada para o descanso? Êx 23:12
O termo traduzido como tomar alento ocorre como verbo só em poucas ocasiões no Antigo Testamento, mas se baseia em um substantivo muito comum, frequentemente traduzido como alma (Gn 2:7), que tem o significado de vida ou "aquilo que respira". Em outras palavras, é como se a palavra alma fosse transformada em verbo e, então, a ideia é que, pelo descanso, obtenhamos mais vida, mais respiração, mais "alma". Portanto, o descanso é básico, fundamental mesmo, para nós como seres humanos, e quando negamos a nós mesmos esse descanso necessário, negamos nossa humanidade básica.
Não deixe de anunciar o sábado como "Um Dia de Esperança". Ore a Deus por esse projeto.
Terça | Ano Bíblico: 2Cr 5–7 |
Descanso na presença de Deus
5. Qual é o convite de Jesus a todos nós? Mt 11:28-30. Qual é o seu entendimento sobre o que Jesus está dizendo aqui? Mais importante, qual tem sido sua experiência com essa promessa em sua própria vida?
O descanso que Jesus oferece é mais que apenas físico. É descanso para o ser. Precisamos experimentar o descanso completo que Cristo nos oferece. Um sono profundo basta para o descanso físico. Umas férias podem nos dar descanso emocional. Mas onde podemos encontrar descanso espiritual, alívio dos assuntos mais profundos do coração?
Jesus está pronto a dar descanso espiritual a todos os que vierem a Ele. O que inclui esse descanso?
Inclui libertação da dor e da culpa que acompanha o esforço humano pela aceitação por meio de boas obras. Podemos descansar na promessa de que somos aceitos por Deus devido às obras perfeitas de Jesus e, certamente, não por nossas próprias obras defeituosas. Por Sua graça e o poder transformador do Espírito, os cristãos podem se render a Jesus, e Ele lhes dará descanso. O justo viverá pela fé (Hc 2:4; Rm 1:17; Gl 3:11).
O esforço humano fica muito aquém do elevado padrão que Deus exige de nós. É muito confortante saber que Jesus pagou a penalidade do pecado e que, ao nos cobrir, Sua justiça – que existe fora de nós mas é atribuída a nós pela fé – contém nossa certeza da vida eterna. Sua vida e sacrifício perfeitos são nossa única esperança. NEle, podemos encontrar descanso.
Jesus não fala só aos que estão comprometidos pelo pecado mas também aos que cambaleiam sob os fardos da vida, quaisquer que sejam eles. Deus sabe quais são nossas lutas, sabe quais são nossos fardos, e nos convida para que os lancemos a Seus pés, confiantes em Sua amorosa bondade e cuidado por nós, não importando nossa situação. Que descanso receberemos quando aprendermos a confiar nEle!
Todos precisamos de um tempo e lugar em que possamos dirigir a mente a Deus. A oração, leitura da Bíblia, e meditação centrada em Cristo traz consigo um senso de paz e restauração.
É nesse lugar de adoração pessoal que o fiel ouvirá a voz mansa e suave de encorajamento e esperança. Esse ato de se afastar das tensões e pressões da vida permite que haja tempo para que o Espírito Santo restabeleça nossa vida.
Como você pode se valer melhor dessa maravilhosa promessa oferecida por Jesus? |
Faça parte dos dois milhóes de adventistas envolvidos no Impacto Esperança. Participe!
Quarta | Ano Bíblico: 2Cr 8, 9 |
Descanso diário
Leia Gênesis 1. Durante os dias da criação, o entardecer e o amanhecer definiram cada dia. Deus estava criando um ritmo natural que permitisse o ciclo de trabalho e descanso, a fim de rejuvenescer e restaurar o corpo em um padrão regular.
O corpo humano exige descanso diário. Estudos sobre a privação de sono mostram vários efeitos negativos, que podem incluir maior risco de diabetes, obesidade, mau desempenho escolar, acidentes de trânsito, ferimentos, comportamento psicopata e até risco acentuado de morte. O dia de trabalho de aeronautas, controladores de tráfego aéreo e médicos residentes é regulado estritamente, atingindo justamente o tempo para trabalho e tempo reservado para descanso. Tradicionalmente, antes do advento da iluminação elétrica, as pessoas dormiam naturalmente durante as horas da escuridão e trabalhavam com a luz. No mundo moderno, temos que nos guardar contra a tentação de trabalhar mais do que é saudável.
A descoberta científica do ritmo circadiano, mostrando que o corpo trabalha em um ciclo diário de 24 horas, com descarga específica de hormônios a horas certas do dia, apoia a declaração feita pela Sra. White: "O sono é muito mais proveitoso antes que depois da meia-noite. Duas horas de bom sono antes das doze são mais proveitosas que quatro horas depois das doze horas" (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 7, p. 224).
Estudos executados em laboratórios do sono mostram a necessidade de diferentes tipos de sono. A necessidade de sono para os adultos varia de seis a nove horas. A exigência de sono é atendida quando não há sonolência durante o dia e a pessoa sente bem-estar e agilidade. Pessoas que ficam despertas por 17 a 19 horas por dia têm um desempenho comparável ao dos embriagados.
6. Mencione alguns fatores que podem afetar a habilidade de obter uma boa noite de sono.
Algumas sugestões para ajudar você a ter um sono melhor:
- Exercite-se diariamente.
- Mantenha o quarto a uma temperatura confortável
- Evite comer duas a três horas antes de dormir.
- Evite tensão e excitamento antes de dormir.
- Evite álcool, pílulas de dormir e cafeína.
Em 2008, distribuímos mais de 21 milhões de revistas. Neste ano, o Impacto Esperança será maior.
Quinta | Ano Bíblico: 2Cr 10–13 |
Descanso semanal
7. Que diz a Bíblia sobre a importância do descanso? Gn 2:1-3; Êx 20:8-11
Deus descansou no sétimo dia, depois de completar o trabalho da criação. O verbo hebraico descansou vem da mesma palavra sábado (Shabbat). Este fato mostra como estão entranhados na criação em si o sábado e o descanso que ele realmente oferece. Por mais difícil que seja para nós entender completamente o texto, fica claro que o próprio Deus descansou no dia de sábado.8. Jesus disse que "o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2:27). Qual foi o contexto dessa declaração, e o que realmente significa?
Embora seja muito fácil ser apanhado por regras e regulamentos, nunca devemos esquecer que o sábado é um dia para nosso benefício. É para reflexão e deleite dos dons maravilhosos que Deus nos deu. É um tempo para contemplar a bondade de Deus. Esse dia é um sinal perpétuo para reconhecermos Seu amor. As boas-novas do sábado são que, ao guardá-lo, não só falamos a respeito do "descanso em Cristo", mas – de modo muito real e tangível – expressamos esse descanso, mostrando que confiamos nas obras de Cristo por nós, e não em nossas próprias obras, como meio de salvação.
Além de todos os benefícios espirituais, o sábado nos provê um tempo para que nos afastemos das labutas, tensões e fadigas da semana. É o meio que Deus tem para nos permitir descansar, relaxar, acalmar-nos e desprender-nos. O sábado provê uma forma de obter o descanso de que corpo e mente precisam tão frequentemente.
Qual é sua experiência a respeito do sábado? É de fato um deleite, uma bênção, um descanso? Ou, como no tempo de Cristo, se tornou mais um fardo? Como você pode extrair todos os benefícios possíveis desse dia dado por Deus para descanso? |
Ore a Deus pelas pessoas a quem você vai entregar a revista "Um Dia de Esperança".
Sexta | Ano Bíblico: 2Cr 14–16 |
Estudo adicional
Leia Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 99: "Temperança no Trabalho".
Os que fazem grande esforço para realizar justamente tanto trabalho em determinado tempo, e continuam a trabalhar quando seu juízo lhes diz que deviam descansar, jamais lucram. Estão vivendo de capital emprestado. Estão gastando a energia vital de que necessitarão num tempo futuro. E quando a energia que tão indiferentemente usaram lhes é exigida, fracassam por esta lhes faltar. Esgota-se a força física, fracassam as faculdades mentais. Reconhecem que se defrontam com a perda, mas não sabem qual é. Seu tempo de necessidade chegou, mas os recursos físicos estão esgotados. Todo aquele que viola as leis da saúde, em algum tempo sofrerá perda, em maior ou menor escala. Deus nos proveu de vigor constitucional, que será necessário em diferentes períodos da vida. Caso esgotemos indiferentemente essa energia pela contínua sobrecarga, em algum tempo seremos os prejudicados" (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 397, 398).
Perguntas para reflexão
1. Como age a sociedade e a cultura de sua cidade? Exige das pessoas trabalho, trabalho e trabalho? Ou é mais descontraída? Como você pode determinar o equilíbrio certo entre trabalho e descanso na cultura em que vive?
2. Alguns podem ter dificuldades para dormir por uma só causa: a consciência culpada. Se isto fala de você, o que Jesus fez na cruz para o ajudar? Ao mesmo tempo, o que você precisa fazer para endireitar as coisas e aliviar sua consciência?
3. Leve para a classe alguma pesquisa científica respeitável sobre a necessidade e os benefícios do descanso e comente como você pode se beneficiar desse conhecimento.