A Lição em resumo
Texto-chave: Romanos 1:8
O ALUNO DEVERÁ...
Descrever: O interesse de Paulo pela igreja de Roma.
Sentir: A influência das igrejas individuais na expansão do evangelho.
Fazer: Decidir tomar parte no trabalho da igreja em sua missão mundial.
Esboço do aprendizado
I. Saber: Chamados para ser santos
A. Embora Paulo viajasse bastante, construindo a obra do evangelho em áreas anteriormente não atingidas, sua carta à igreja de Roma documenta suas preocupações por uma igreja que ele ainda não havia visitado.
1. O que a preocupação de Paulo indica sobre sua visão do evangelho?
II. Sentir: Conhecidos por sua fé
A. Visto que Roma estava no centro do império, a igreja de Roma desempenhava um papel importante em influenciar a expansão do evangelho. Se a igreja já era competente em ensinar o evangelho (Rm 15:14), o que pode ter movido Paulo a escrever essa carta?
B. Que influência sua igreja pode ter na obra mundial do evangelho? Que mensagem você considera importante no fortalecimento de sua igreja nesse papel?
III. Fazer: Trabalhando livremente, apesar das algemas
A. Quando, finalmente, Paulo foi a Roma, ele estava preso. Como as cadeias de Paulo ajudaram a destacar o fato, não só perante os romanos, mas também de seus semelhantes cristãos, sobre a preeminência do evangelho?
B. Como as circunstâncias de sua vida o capacitaram a contribuir para o trabalho da igreja?
Resumo: Embora Paulo ainda não houvesse visitado Roma, ele mencionou a ajuda da igreja em estabelecer um bom fundamento para o avanço do evangelho por todo o império.
Ciclo do aprendizado
Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual: Como Paulo, que pregava Cristo e Sua justiça por meio de cartas, pessoalmente e em cadeias, a missão de nossa vida deve ser a saúde e o progresso da igreja mundial.
Só para os professores: Use esta atividade de abertura para ajudar seus alunos a entender a visão global de Paulo.
Atividade de abertura: A terceira viagem missionária de Paulo, a partir de Antioquia, através do que conhecemos hoje como Turquia, Grécia e até Jerusalém, cobriu cerca de 4.350 quilômetros por terra e por mar. A viagem durou mais de quatro anos, embora três desses anos tenham sido passados em Éfeso. A Galácia era um acréscimo relativamente recente ao Império Romano, tendo sido anexada menos de cem anos antes de o livro de Romanos ter sido escrito, em 57 ou 58 d.C.
Nessa ambiciosa viagem, Paulo fez muitas paradas para visitar as congregações que havia estabelecido em suas primeiras viagens. Durante essa jornada, ele também escreveu várias cartas a diversas igrejas. De Éfeso, ele escreveu a primeira carta aos Coríntios; da Macedônia, escreveu a segunda carta aos Coríntios; e, de Corinto, escreveu as cartas aos Gálatas e aos Romanos. É provável que uma das razões para ele escrever a Roma tenha sido pedir a ajuda da igreja para uma viagem ainda mais ambiciosa para a Espanha.
O caminho percorrido tem a distância aproximada de Belém (PA) até Porto Alegre (RS), acrescentando ainda um trecho até Ijuí (RS) (Veja mapa do percurso em http://mapas.viajeaqui.abril.com.br/guiarodoviario/mapa.aspx. Se possível, imprima o mapa para mostrá-lo aos alunos)
Usando os seguintes sites, imprima algumas fotos das antigas cidades de Éfeso, Corinto e Roma para ajudar seus alunos a se relacionarem com essas cidades que eram grandes e belas nos dias de Paulo, mas idólatras.
http://www.cathydeaton.com/Concise%20Bible%20Atlas%209-2006%20No%2038.htm
http://catholic-resources.org/AncientRome/
Pense nisto: Que tipo de homem deve ter sido Paulo para fazer essas viagens e se esforçar para manter-se em dia com as questões da época em todas as igrejas cristãs espalhadas ao longo do império? Qual era a paixão de sua vida? Como essa paixão pode nos ajudar a entender melhor qual deve ser a nossa própria paixão pela igreja?
Compreensão
Só para os professores: A fim de entender os desafios enfrentados por Paulo e pelas jovens igrejas cristãs com que ele estava trabalhando em Roma, bem como nas outras regiões do Império Romano, é importante examinar com a classe o ambiente cultural em que Paulo vivia e trabalhava.
Comentário bíblico
I. Tempos e Cultura
(Recapitule com a classe Rm 16:1, 2 e At 18:23.)
Éfeso, onde Paulo ficou por três anos em sua terceira viagem missionária, antes de continuar viagem para a Macedônia e Corinto, era uma cidade grande e bela, de mármore branco. Ao longo dos séculos, generais e governantes de diversas épocas construíram monumentos e templos a várias divindades e imperadores, mas Ártemis, a deusa do parto, era o mais famoso centro de adoração. Um templo a Ártemis, quatro vezes maior que o Partenon, na Grécia, era uma das Sete Maravilhas do Mundo, e a venda de ídolos aos peregrinos de todo o mundo era a grande fonte de renda. Não é de admirar que Paulo haja se instalado por tanto tempo nessa encruzilhada da Ásia, interessado como estava em disseminar o evangelho até os confins do mundo. O problema com um ourives, que sentiu que os ensinos de Paulo ameaçavam o comércio da cidade, com base na idolatria, levou à partida de Paulo de Éfeso (At 19).
A idolatria era dominante em cada cidade que Paulo visitava, mas havia também outros desafios. A carta de Paulo aos Coríntios, escrita em Éfeso, menciona que a imoralidade era prevalecente, não só na sociedade, mas que se infiltrava na igreja.
Corinto era uma encruzilhada muito maior de nações. Tinha dois portos e era rica, cheia de bela arquitetura, inclusive um grande templo para Apolo, e era habitada em sua maioria pelos cosmopolitas bem-sucedidos. Paulo ficou ali por 18 meses e trabalhou como fabricante de tendas. Foi dessa cidade que ele escreveu à igreja de Roma. Se Corinto e Éfeso eram grandes, famosas e bonitas, Roma era muito maior e mais importante. Roma tinha uma população de 1 milhão e era o centro do comércio do império. O interesse de Paulo pela igreja de Roma se devia, pelo menos em parte, à posição central e influência da cidade, especialmente porque Paulo planejava viajar além de Roma, à Espanha, para evangelizar aquela parte do mundo.
Pense nisto: Que vantagens as igrejas em cidades como Éfeso, Corinto e Roma podiam ter como centro de um trabalho mundial do evangelho? Que desafios especiais enfrentam as igrejas cercadas pela idolatria e imoralidade da vida urbana?
II. Boa reputação
(Recapitule com a classe Rm 15:14.)
Apesar de não haver visitado Roma antes e nem fundado aquela igreja, Paulo tinha ouvido falar da reputação da igreja. Diferentemente das cartas a Corinto, Paulo não tinha nenhuma denúncia forte contra os membros da igreja de Roma. Ele nota a "bondade" dos cristãos em Roma, que eram "capazes" e "plenamente instruídos" (Rm 15:14, NVI).
Paulo esperava que os cristãos de Roma fossem seus aliados no esforço de evangelizar o mundo. Para esse fim, ele escreveu a carta à igreja de Roma, descrevendo os grandes princípios do evangelho. Ele declarou persuasivamente que a aplicação prática do evangelho encontrava desafios que algumas das igrejas cristãs estavam enfrentando, cercadas como estavam pela cultura pagã de idolatria e imoralidade.
Visto que a igreja ainda estava na infância, havia também desafios com respeito à transição das tradições judaicas para o modo cristão de pensar. As tradições judaicas estavam arraigadas havia tanto tempo na mente humana que seus propósitos religiosos originais haviam sido mal entendidos ou esquecidos por muitos. Mas nem sempre estava claro quais crenças e práticas deveriam ser preservadas e quais haviam sido abolidas pelo encontro do tipo com o antítipo na morte de Cristo. Uma explicação decisiva dos fundamentos do evangelho era essencial para o desenvolvimento da jovem igreja.
Pense nisto: Embora a igreja de Roma não tivesse sido estabelecida por qualquer apóstolo conhecido, era vibrante e crescente, e Deus estava com ela. Que desafios enfrentam as igrejas sem muita liderança disponível e preparada? Como esses desafios podem ser atendidos?
III. Servindo em cadeias
(Recapitule com a classe At 28:17-31.)
A seu tempo, Paulo chegou a Roma, mas não como homem livre. Apesar de suas cadeias, o evangelho de Cristo, que estava sempre em seu coração e era a preocupação contínua de suas exortações e cartas, era pregado corajosamente a todos os que o ouvissem. Ele escreveu de Roma suas epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses e a Filemon.
Pense nisto: Como as dificuldades afetaram o senso de missão de Paulo?
Aplicação
Só para os professores: Como nos dias de Paulo, as maiores igrejas frequentemente estão situadas nas metrópoles, e podem fazer muito para apoiar o desenvolvimento de igrejas mais jovens em áreas menos povoadas e mais distantes. Porém, existem desafios em cada região. Use as perguntas para consideração abaixo para ajudar a classe a refletir não só nos desafios enfrentados pela igreja global mas em seu espaço no quadro global.
Perguntas para consideração
Que cidades e regiões de hoje são mais influentes não só no comércio material mas na exportação de pensamentos e ideias que influenciam o restante do mundo? Como a igreja de hoje pode fazer uso da posição e influência desses canais de cultura para espalhar o evangelho de Cristo ao redor do globo? Que desafios para o crescimento de igrejas saudáveis existem nas grandes cidades de hoje? Que desafios enfrentam as igrejas mais jovens, mais distantes?
Explicações claras dos princípios do evangelho ainda são tão importantes hoje quanto nas igrejas no tempo de Paulo. Que desafios enfrentados pelas igrejas podem ser atendidos por um definitivo "Assim diz o Senhor"? Que fontes de conhecimento e apoio Deus nos deu para nosso tempo?
Criatividade
Só para os professores: Sugira as seguintes ideias para ajudar os membros de sua classe a pôr em prática nas próximas semanas a discussão desta semana.
1. Planeje sua própria viagem missionária ao redor do seu bairro. Quais de seus vizinhos e membros de sua comunidade você chegou a conhecer e encorajar na fé? Planeje uma série de visitas nos próximos meses para desenvolver esses contatos e transformá-los em amizades reais.
2. Desenvolva um ministério em que você use cartas e cartões para partilhar sua fé na comunidade local, no ministério em prisões ou ao redor do mundo.
3. Tente descobrir se estão sendo feitos planos para viagens missionárias por grupos de estudantes ou igrejas locais em sua associação ou missão. Certas pessoas em sua classe, ou a classe como um todo, podem apoiar um projeto missionário ou planejar participar pessoalmente.
4. Quando pensa na paixão para a expansão do evangelho que alimentava a vida de Paulo, que mensagem especial merece a devoção de sua vida? Desafie os membros da classe a procurar pôr a declaração de missão de Paulo em suas passagens favoritas e use-as para planejar sua própria declaração de missão.
5. Que passagens concisas dos escritos de Paulo descrevem o profundo fervor de sua missão? Escolha uma dessas passagens para ler na conclusão de sua classe.
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/aux132010.html