Lição 1 | 26 de junho a 3 de julho |
Paulo e Roma
Sábado à tarde | Ano Bíblico: Sl 68–71 |
Verso para memorizar: "Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé" (romanos 1:8).
Leituras da semana: At 28:17-31; Rm 1:7; 15:14, 20-27; Ef 1; Fp 1:12
Idealmente, depois de estudarmos o fundo histórico do livro de Romanos, deveríamos começar com Romanos 1:1 e então, avançar através do livro inteiro, verso por verso. Mas, visto que só nos foi reservado um trimestre para o estudo do livro, tivemos que ser seletivos a respeito das partes a estudar. O livro poderia facilmente tomar quatro trimestres, e não apenas um. Consequentemente, só serão cobertos os capítulos-chave, nos quais está contida a mensagem básica.
Para o estudante do livro de Romanos, é extremamente importante entender seu fundo histórico. Sem essa ajuda, seria difícil saber o que Paulo estava dizendo. Paulo escreveu para um grupo específico de cristãos em um tempo específico e por uma razão específica; conhecendo, tanto quanto possível, essa razão, seremos muito beneficiados em nosso estudo.
Em nossa imaginação, devemos voltar no tempo, transportar-nos a Roma, tornar-nos membros daquela congregação e, então, como membros da igreja do primeiro século, ouvir Paulo e as palavras que o Espírito Santo lhe deu naquele tempo.
Incrivelmente, embora tenha sido escrito há tanto tempo e em um contexto inteiramente diferente, o livro tem mensagens relevantes para o povo de Deus hoje, em cada terra e para quase qualquer situação. Consequentemente, precisamos ouvir em oração as palavras escritas aqui e aplicá-las à nossa vida.
Domingo | Ano Bíblico: Sl 72–77 |
Data e lugar
Romanos 16:1, 2 indica que Paulo provavelmente tenha escrito essa epístola na cidade de Cencreia, que estava próxima ao porto oriental de Corinto, na Grécia. Paulo menciona Febe, residente da grande Corinto, o que estabelece esse como o lugar mais provável em que foi escrita a carta aos Romanos.
Um dos propósitos de determinar a cidade de origem das epístolas do Novo Testamento é confirmar a data em que a carta foi escrita. Paulo viajava muito, e se soubermos onde ele estava em uma ocasião particular, teremos uma pista para a data.
Paulo fundou a igreja de Corinto em sua segunda jornada missionária, em 49-52 d.C. (veja At 18:1-18). Na terceira jornada, 53-58 d.C., ele visitou novamente a Grécia (At 20:2, 3) e recebeu uma oferta para os santos em Jerusalém, perto do fim de sua jornada (Rm 15:25, 26). Portanto, a Epístola aos Romanos foi escrita provavelmente nos primeiros meses de 58 d.C.
1. Que outras igrejas importantes Paulo visitou em sua terceira viagem missionária? At 18:23
Visitando as igrejas da Galácia, Paulo descobriu que, durante sua ausência, falsos mestres haviam convencido os membros a se submeter à circuncisão e guardar outros preceitos da lei de Moisés. Temendo que seus oponentes chegassem a Roma antes dele, Paulo lhes escreveu uma carta (Romanos) para evitar que a mesma tragédia ocorresse ali. Acredita-se que a Epístola aos Gálatas também tenha sido escrita de Corinto durante a estadia de três meses de Paulo na terceira jornada missionária, talvez logo depois de sua chegada.
"Em sua epístola aos romanos, Paulo expôs os grandes princípios do evangelho. Ele afirmava a sua posição nas questões que estavam agitando as igrejas judaicas e gentílicas, e mostrava que as esperanças e promessas que haviam pertencido outrora aos judeus especialmente, eram agora oferecidas também aos gentios" (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 373).
Como dissemos, no estudo de qualquer livro da Bíblia, é importante saber por que foi escrito; isto é, de que situação ele estava tratando. Consequentemente, para compreendermos a Epístola aos Romanos, é importante saber quais eram as questões que agitavam as igrejas judaicas e gentílicas. A lição da próxima semana vai tratar dessas perguntas.
Segunda | Ano Bíblico: Sl 78–80 |
Toque pessoal
Uma carta é uma coisa, outra coisa é uma visita pessoal. Foi por isso que Paulo, embora houvesse escrito aos romanos, anunciou na carta que tinha a intenção de vê-los pessoalmente. Ele queria que eles soubessem que iria, e por quê.
2. Que razões Paulo deu para não ter visitado Roma mais cedo? Por que ele decidiu visitar Roma naquela ocasião? Que declaração ele fez sobre a relação entre os gentios e os judeus? Rm 15:20-27
O grande missionário aos gentios sentia-se constantemente impelido a levar o evangelho a áreas ainda não atingidas, deixando que outros trabalhassem em áreas em que o evangelho já havia sido estabelecido. Nos dias em que o cristianismo era jovem, e havia poucos obreiros, teria sido um desperdício do valioso potencial missionário que Paulo trabalhasse em áreas já penetradas. Ele disse: "Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro", e assim, "o entenderão aqueles que não o haviam escutado" (Rm 15:20, 21, NVI).
Não era propósito de Paulo acomodar-se em Roma. Era seu objetivo evangelizar a Espanha. Ele esperava conseguir o apoio dos cristãos em Roma para essa aventura.
3. Que princípio importante sobre a missão podemos tirar do fato de que Paulo buscou ajuda de uma igreja estabelecida para evangelizar uma nova área?
Leia novamente Romanos 15:20-27. Note quanto Paulo desejava servir; isto é, seu grande desejo era ministrar e servir. Qual é o motivo para suas ações?
Terça | Ano Bíblico: Sl 81–85 |
Paulo chega a Roma
4. Como Paulo chegou finalmente a Roma? At 28:16. Que lição podemos tirar sobre as coisas inesperadas e indesejadas que frequentemente interferem em nossos planos?
A vida pode dar algumas voltas muito estranhas. Com que frequência nossos planos, até aqueles formulados com as melhores intenções, não terminam como esperávamos! Realmente, o apóstolo Paulo chegou a Roma, mas provavelmente não como esperava.
Quando Paulo chegou a Jerusalém, no fim da terceira jornada missionária, com sua oferta para os pobres, coletada das congregações da Europa e da Ásia Menor, eventos inesperados o aguardavam. Ele foi preso e acorrentado. Depois de ser mantido prisioneiro por dois anos em Cesareia, ele apelou para César. Cerca de três anos depois de ser preso, ele chegou a Roma, e (podemos admitir) não como esperava quando escreveu à igreja romana, anos antes, sobre sua intenção de visitá-los.
5. Que podemos aprender sobre o tempo de Paulo em Roma? Que lição podemos aprender de sua atividade? At 28:17-31
"Não pelos sermões de Paulo, mas pelas suas cadeias, a atenção da corte foi atraída para o cristianismo. Foi como cativo que ele rompeu de tantas pessoas as cadeias que as mantinham na escravidão do pecado. E não foi só isto. Declarou: 'A maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus'" (Fp 1:14; Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 464).
Quantas vezes, em sua vida, você experimentou mudanças inesperadas que, no fim, se provaram ser um bem? (Veja Fp 1:12.) Como essas experiências podem e devem lhe dar fé para confiar em Deus nas coisas em que nenhum bem parece ter surgido?
Quarta | Ano Bíblico: Sl 86–89 |
Chamados para ser "santos"
6. Aqui está a saudação de Paulo à igreja de Roma: "A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo" (Rm 1:7). Que princípios de verdade, de teologia e fé podemos tirar de suas palavras neste texto?
Amados de Deus. Embora seja verdade que Deus ama o mundo, em sentido especial, Deus ama aqueles que O escolhem, aqueles que respondem ao Seu amor.
Vemos isso na esfera humana. Amamos especialmente aqueles que nos amam; com eles existe uma troca de mútua afeição. O amor exige resposta. Quando a resposta não chega, o amor é limitado em sua expressão mais plena.
Chamados para serdes santos. Em algumas traduções a expressão "para serdes" está em itálicos, o que significa que os tradutores inseriram as palavras. Mas elas podem ser omitidas e manter o significado intato. Quando são omitidas, temos a expressão "chamados santos"; isto é, "designados santos".
Santos é a tradução do grego hagioi, que significa literalmente "seres santos". Santo significa dedicado. Santo é aquele que foi "separado" por Deus. Pode ainda ter um longo caminho para chegar à santificação, mas o fato de que essa pessoa escolheu Cristo como Senhor a assinala como santa no significado bíblico da palavra.
7. Paulo diz que eles foram "chamados para ser santos". Isso significa que algumas pessoas não são chamadas? Como Efésios 1:4, Hebreus 2:9 e 2 Pedro 3:9 nos ajudam a entender o que Paulo queria dizer?
A grande notícia do evangelho é que a morte de Cristo foi universal; foi por todos os seres humanos. Todos foram chamados para ser salvos nEle, "chamados para serem santos" mesmo antes da fundação do mundo. A intenção original de Deus era que toda a humanidade encontrasse salvação em Jesus. O fogo final do inferno foi preparado só para o diabo e seus anjos (Mt 25:41). Que algumas pessoas não tirem proveito do que lhes foi oferecido não exclui o aspecto maravilhoso do dom mais do que alguém em greve de fome em uma feira exclui a maravilhosa fartura ali encontrada.
Pense nisto: Mesmo antes da fundação do mundo, Deus chamou você para ter salvação nEle. Por que você não haveria de permitir que nada, absolutamente nada, o impeça de ouvir Seu chamado?
Quinta | Ano Bíblico: Sl 90–99 |
Reputação mundial
Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm" (Rm 1:8, NVI).
Não se sabe como foi fundada a congregação de Roma. A tradição de que a igreja foi fundada por Pedro ou Paulo não tem fundamentação histórica. Talvez, tenha sido fundada por leigos convertidos no Dia de Pentecostes em Jerusalém (At 2), que depois visitaram ou se mudaram para Roma. Ou, talvez, em algum período posterior, conversos se hajam mudado para Roma e tenham testemunhado de sua fé naquela capital mundial.
É surpreendente que, poucas décadas depois do Pentecostes, uma congregação que aparentemente não havia recebido nenhuma visita apostólica fosse tão extensamente conhecida. "Apesar da oposição, vinte anos depois da crucifixão de Cristo, havia uma igreja viva e fiel em Roma. Essa igreja era forte e zelosa, e o Senhor operou isso" (Comentários de Ellen G. White, The SDA Bible Commentary, v. 6, p. 1.067).
"Fé" aqui provavelmente inclua o sentido mais amplo de fidelidade; isto é, fidelidade ao novo estilo de vida que descobriram em Cristo.
8. Como Paulo descreve a igreja de Roma? Rm 15:14
Os três itens que Paulo seleciona como dignos de nota na experiência dos cristãos romanos são:
1. "Possuídos de bondade". As pessoas diriam isso de nossa experiência? Quando se associam conosco, é a abundância de bondade em nós que chama sua atenção?
2. "Cheios de todo o conhecimento". A Bíblia enfatiza repetidamente a importância do esclarecimento, informação e conhecimento. Os cristãos são aconselhados a estudar a Bíblia e estar bem informados sobre seus ensinos. "As palavras: '... vos darei um coração novo' significam 'porei dentro de vós um espírito novo'" (Ez 36:26). A mudança de coração é sempre seguida da visão clara do dever cristão, e da compreensão da verdade" (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM 1989], p. 24).
3. "Aptos para vos admoestardes uns aos outros". Ninguém pode prosperar espiritualmente se estiver isolado de outros cristãos. Precisamos ser capazes de encorajar os outros e, ao mesmo tempo, ser encorajados pelos outros.
Que dizer de sua igreja local? Que reputação tem ela? Ainda mais importante: essa reputação é boa? Mais importante, se for necessário, como você pode ajudar a melhorar a situação?
Sexta | Ano Bíblico: Sl 100–105 |
Estudo adicional
Leia Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 706: "Os Mistérios da Bíblia: Prova de sua Inspiração"; Atos dos Apóstolos, p. 372-374: "A Salvação Para os Judeus".
Enquanto esteve aparentemente separado do trabalho ativo, Paulo exercia uma influência maior e mais duradoura do que se estivesse livre a viajar entre as igrejas como nos anos anteriores. Como prisioneiro do Senhor, ele retinha mais firmemente as afeições de seus irmãos; e suas palavras, escritas por quem estava em cadeias por amor de Cristo, impunham maior atenção e respeito do que quando ele estava pessoalmente com eles" (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 454).
"Ver a fé cristã firmemente estabelecida no grande centro do mundo conhecido era uma de suas mais caras esperanças e acalentados planos. Uma igreja havia sido estabelecida em Roma, e o apóstolo desejava conseguir a cooperação dos crentes dali na obra a ser promovida na Itália e em outros países. A fim de preparar o caminho para seus trabalhos entre esses irmãos, muitos dos quais lhe eram ainda estranhos, enviou-lhes uma carta, anunciando seu intento de visitar Roma e sua esperança de plantar o estandarte da cruz na Espanha" (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 373).
"O eterno Deus delineou o limite de separação entre os santos e os pecadores, entre conversos e não conversos. As duas classes não se misturam imperceptivelmente, como as cores do arco-íris, mas são tão distintas como a meia-noite e o meio-dia" (Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 390).
Perguntas para consideração
1. Pense na pergunta final da lição de quinta-feira. Como sua classe pode ajudar a melhorar a reputação de sua igreja, se necessário?
2. Partilhe com a classe algumas experiências em que situações que a princípio pareciam terríveis acabaram sendo transformadas em bênçãos. Como você pode usar essas experiências para ajudar outros que estejam passando por lutas difíceis?
3. Pense mais na ideia de que fomos chamados para ter salvação, mesmo antes da fundação do mundo (veja também Tt 1:1, 2; 2Tm 1:8, 9). Por que devemos considerar isso tão encorajador? O que essa promessa nos diz sobre o amor de Deus por todos? Por que é tão trágico quando as pessoas voltam as costas ao que lhes é oferecido tão graciosamente?
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/li132010.html